o poder da ação

O Poder da Ação: método para pensar menos e agir mais

Posted on Posted in Comportamento

Às vezes nós perdemos boas oportunidades de realizar os nossos sonhos. Mas o que será que nos impede de agir e parar com a mania de pensar muito? Continue a leitura para descobrir como o poder da ação pode melhorar a sua vida.

Índice de Conteúdos

Os 5 maiores erros das pessoas que pensam demais

As pessoas que desconhecem o poder da ação quase sempre cometem esses cinco erros:

Criticam-se demais

Além de se criticarem muito, algumas pessoas não usam os seus erros como fontes de aprendizado.

Duvidam muito das próprias escolhas

Quem pensa muito tem dificuldade para fazer escolhas e sempre questiona as próprias decisões.

Pensam negativo

Nutrir pensamentos negativos faz qualquer pessoa imaginar os piores cenários possíveis na sua vida.

Focar demais nos problemas

Pensar demais no problema impede que uma pessoa passe a se concentrar nas soluções.

Aumentam os próprios problemas

Por fim, um dos maiores erros de quem pensa demais é imaginar uma situação pior do que ela é de verdade.

As 3 razões que estão te impedindo de agir

A dificuldade para agir mais e pensar menos é algo bastante comum em algumas pessoas. Embora não percebam, indivíduos que pensam demais demonstram essas características:

Medo

O medo do desconhecido impede que muitas pessoas sigam com os seus objetivos, alimentado pelas inseguranças e dúvidas.

Zona de terror

A zona de terror surge quando nós saímos da zona de conforto e sentimos desconforto com experiências novas. Já que muitas pessoas não insistem, retornam para a zona de conforto, ficando presas a um mesmo lugar na vida.

Perfeccionismo

Se você tem um comportamento perfeccionista, sempre acreditará que lhe falta algo para poder começar e não vai agir.

As 3 pessoas que ganham com o seu fracasso

Sem o poder da ação na sua vida você está a mercê de pessoas que desejam o seu fracasso. Afinal, nem todo mundo tem competência para construir o sucesso com as próprias mãos e se aproveita do fracasso dos outros. Os tipos mais comuns são:

Invejosos

Algumas pessoas gastam um tempo precioso olhando para o lado e desejando o sucesso dos outros. Assim que surge a oportunidade essas pessoas não pensam duas vezes em prejudicar alguém. Você precisa tomar cuidado com quem deseja saber demais da sua vida.

Gananciosos

A ambição é algo que todos nós devemos ter a fim de buscar por uma vida melhor. Entretanto, uma pessoa gananciosa não mede esforços para vencer na vida, incluindo ganhar com o fracasso dos outros. Uma pessoa gananciosa faz de tudo para prosperar, o que significa que pode te atrapalhar e se aproveitar das suas dificuldades.

Pessoas com atitude

Pessoas que entendem o poder da ação têm mais oportunidades de melhorar as próprias vidas. Elas não têm medo da mudança e sempre estão dispostas a buscar novos desafios para desenvolver as próprias competências. Quando você se recusa a encarar um desafio, uma pessoa com atitude ganha com o seu medo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    As 4 tendências que vão mudar a forma como você age

    Segundo psicólogos, ter método de ação eficaz pode ajudar qualquer pessoa a agir mais. Para tanto, as pessoas precisam mudar alguns comportamentos e serem mais proativas. De acordo com especialistas, essas quatro tendências comportamentais são a chave para agir mais:

    Leia Também:  O que fazer da vida? 8 áreas do crescimento

    Diminuir as crenças limitantes

    Por causa de crenças limitantes nós ficamos presos a determinadas atitudes que impedem o nosso crescimento. Quem pensa demais e não age, por exemplo, costuma acreditar que não vai conseguir, nunca será capaz ou não é o momento. Dessa forma, essas pessoas continuam presas a insatisfação de não agirem da maneira como gostariam.

    Fazer dos seus objetivos uma prioridade

    As pessoas estão errando quando não colocam os próprios objetivos como prioridades na vida. Quase sempre essas pessoas estão mais focadas nas necessidades dos outros do que em si mesmas. Se esse for o seu caso, seja mais comprometido com os seus sonhos.

    Ter coragem para viver situações novas

    Sim, lidar com o desconhecido pode ser bastante desafiador, mas é preciso ser uma pessoa corajosa. Ainda que você sinta medo, o que é normal, é preciso tomar novas atitudes para melhorar a sua vida. Habitue-se a não ficar preso na zona de conforto e descubra como a autoconfiança ajudará na busca por novas oportunidades.

    Fique perto das pessoas que te inspiram

    Por fim, sempre esteja perto das pessoas que te incentivam e inspiram você a buscar novos resultados. Segundo especialistas, conviver com perfis específicos de pessoas nos influencia a pensar e agir de determinada forma. Sendo assim, se relacione com pessoas que estimulam você a se desenvolver mais.

    As 7 atitudes eficazes de quem conseguiu ter mais atitude na vida

    Ser uma pessoa capaz de agir leva algum tempo, mas não significa que é tarefa impossível. Tanto que algumas ações específicas são capazes de virar o jogo a favor de quem quer ter mais atitude. Conheça sete atitudes eficazes de quem tem o poder da ação:

    Aceitar as próprias falhas

    Pessoas que entendem o quanto errar é importante para o crescimento delas não desistem tão fácil. Todas as ações que nós fazemos podem dar errado e saber que esse risco existe é necessário. Embora o resultado não seja como você esperava, esse erro, com certeza, te deu uma lição valiosa.

    Ser comprometido com objetivos pessoais

    É provável que você já tenha se comprometido com alguém quando tal pessoa te pediu um favor. Porém, você deve entender que os seus próprios sonhos são importantes. Seja comprometido consigo e a fim de conquistar os resultados que procura, seja a sua prioridade.

    Cuidar do seu corpo e da sua mente

    Ninguém é indestrutível e você, sem dúvida, sente medo, pode sofrer ou ficar doente. Dessa forma, você deve cuidar da sua saúde mental, emocional e física com frequência. Se a sua saúde não está boa você não será tão ativo e dedicado aos seus objetivos.

    Não se comparar com outras pessoas

    Todos nós temos jornadas próprias e se comparar com os outros, desejando o que eles têm, é perda de tempo. Lembre-se que todo mundo começou do zero na vida e venceu obstáculos até chegar onde está. Em vez de se comparar com alguém, se inspire nele, admire a sua trajetória e respeite as suas diferenças.

    Desenvolver autoconhecimento e saber o que deseja

    Uma pessoa com autoconhecimento tem muito mais clareza de quem ela é e do que deseja para si. Além de mostrar a sua essência, o autoconhecimento te permite enxergar os seus valores e aquilo que você considera importante. Ademais, ter autoconhecimento faz uma pessoa se sentir mais segura em relação aos seus desejos e escolhas.

    Fazer a restrição de algumas escolhas

    Às vezes você precisa restringir algumas escolhas na sua vida a fim de se manter no seu caminho. Ou seja, deve ser cuidadoso em relação às suas decisões para evitar distrações na sua vida. Assim, pense naquilo que te desvia dos seus objetivos e tome algumas atitudes para se proteger dessas distrações.

    Leia Também:  Alfabetizar seu filho em casa: 10 estratégias

    Dar significado para as suas atitudes

    Por fim, uma tendência valiosa para ter mais atitude é dar significado para as suas ações. Ainda que sejam as pequenas atitudes, quando você sabe a razão de fazê-las, se sente motivado a realizá-las. Por exemplo, escolher um horário para planejar uma atividade e executá-la, como um passeio, sabendo que será um momento de descanso.

    O método revelado: os 5 passos para você agir mais

    Que tal você aprender agora a usar o poder da ação e ser mais proativo em relação as suas escolhas? O passo a passo a seguir foi usado por pessoas que tinham bastante dificuldade de agir e pensavam demais. Siga o exemplo delas e se torne uma pessoa capaz de alcançar novas conquistas:

    1°: Evite pensar demais

    Quem pensa demais, como resultado, acaba ficando estagnado ou até andando em círculos. Nós devemos, sem dúvida, pensar com o intuito de esclarecer aonde nós vamos chegar com os nossos planos. Porém, pensar de forma exagerada não é uma escolha tão produtiva para quem deseja agir.

    2°: Só comece

    O poder da ação acontece quando você decide começar uma tarefa em vez de apenas planejá-la. Ainda que seja pequeno, dê o primeiro passo e o restante da situação vai acontecer de forma natural.

    3°: Não pare por causa do perfeccionismo

    Se você começar a pensar que tal tarefa precisa ficar perfeita você não vai mais agir. O desejo pela perfeição constante é um grande bloqueio para quem deseja ter atitude. Mesmo que uma ideia não pareça boa no início você pode transformá-la em algo melhor, acredite.

    4°: Entenda que nem todo movimento é ação

    Muitas pessoas acreditam que fazer uma atividade intensa significa também que estão trabalhando em algo importante. Às vezes, quem faz tudo de uma vez acaba não fazendo nada direito. Por isso, que é muito importante manter o foco em uma atividade por vez e desacelerar quando for necessário.

    Dessa forma, foque a sua atenção em atividades que são mais importantes, evitando se distrair. Saiba o que é mais importante para você agora e foque a sua atenção nisso. Assim que terminar, e estiver pronto, repita esse processo.

    5°: Devagar, mas constante

    Não importa a velocidade que você chega a algum lugar, mas, sim, você chegar a tal lugar. Em outras palavras, você não precisa ter pressa para realizar às suas ações. Caso você se apresse, a chance de cometer erros que poderiam ser evitados se torna muito maior.

    Busque ter atitudes constantes, de modo a seguir sempre o mesmo ritmo. Embora não pareça, ser constante ao dar pequenos passos te levará até o seu objetivo.

    Os 5 motivos para você começar a agir agora!

    Assim que uma pessoa descobre o poder da ação ela aproveita melhor os resultados da sua mudança de comportamento. Os ganhos mais atrativos para quem costuma agir mais, pensar menos são:

    Quase sempre produzirá de forma saudável

    Seja para a carreira ou projetos pessoais, quem age mais sempre está envolvido em algum projeto. E ser uma pessoa mais proativa coloca esses indivíduos em lugar de destaque no mercado de trabalho. Afinal, a necessidade por profissionais que gostam de desafios é contínua.

    Mais chances de melhorar a carreira

    O poder da ação torna uma pessoa mais proativa e aumenta as chances dela ter uma carreira promissora. Já que é uma pessoa mais eficiente e alcança ótimos resultados, sempre encontrará oportunidades de crescimento no mercado de trabalho.

    Gerenciamento do tempo

    Quem costuma agir mais sabe como gerenciar o próprio tempo e não deixar coisas para o último momento. Saber se organizar deixa você mais tranquilo em relação ao cumprimento das suas metas.

    Destacar-se na profissão

    Pessoas que são mais proativas costumam chamar atenção de forma positiva na empresa. Além dos ótimos resultados, a organização costuma valorizar esse profissional porque ele adiciona valores importantes ao lugar. Por exemplo, responsabilidade, participação, inovação e outros.

    Ser mais feliz

    As pessoas que buscam por evolução e não se acomodam têm mais chances de se sentirem realizadas. Não só demonstram determinação, mas elas também carregam uma motivação para cumprir os seus objetivos.

    Os 5 perfis de pessoas que mais devem dominar o poder da ação

    Alguns perfis de pessoas devem aprender o poder da ação para melhorar o alcance das suas conquistas. Os cinco perfis que mais precisam agir são:

    Leia Também:  Relacionamento Familiar na Psicanálise

    O improdutivo

    Talvez a maioria das pessoas improdutivas tenha dificuldade apenas para começar a trabalhar. Como nós dissemos antes, um dos segredos para agir é somente começar a fazer o que precisa ser feito.

    O não proativo

    Quem não é proativo acaba deixando que as pessoas e as situações conduzem a sua rotina. Assim que tomar mais atitudes, essa pessoa se tornará mais participativa em seus projetos e dará o melhor de si para realizá-los.

    O medroso

    Viver para sempre na zona de conforto impede que qualquer pessoa cresça na vida. Afinal, quem não se arrisca jamais lidará com desafios e conquistas novas em seu caminho.

    O pensador

    Planejar-se é essencial para qualquer pessoa fazer bem uma atividade. Entretanto, pensar demais no que deve ser feito impede que a ação seja concretizada. Agir é fundamental para ver as coisas acontecendo na sua vida.

    O calado

    Às vezes a pessoa silenciosa consegue produzir bastante enquanto trabalha sozinha. Contudo, é preciso se sentir confortável trabalhando em equipe e se posicionar quando necessário. É preciso haver equilíbrio e não deixar os traços da personalidade serem maiores do que você.

    Os 3 cases mais inspiradores de quem passou a agir mais

    A seguir nós traremos exemplos de pessoas que usam o poder de implementação nas suas vidas:

    Problemas de produção

    Uma empresa em São Paulo passava por alguns problemas recorrentes na sua linha de produção. Por causa da sua proatividade, um dos empregados sugeriu mudanças, apresentando alternativas eficazes para eliminar o problema com os gargalos. Como resultado, a sugestão criativa do funcionário otimizou a produção e lhe rendeu uma promoção e um aumento de salário.

    Negócio de sucesso

    Uma mãe solteira nos Estados Unidos passava bastante dificuldade por causa da crise financeira. Usando os seus últimos U$5 dólares e os conhecimentos de culinária, ela decidiu vender bolos e pães em casa. Além da iniciativa ter dado certo, o negócio se expandiu e hoje ela é dona de uma padaria bastante respeitada.

    Educação

    Um professor novato em uma escola mineira percebeu o desempenho baixo dos alunos do 2° ano do ensino médio. Em vez de deixar as coisas como estavam, ele sugeriu mudanças na grade curricular e na forma de aprendizado. Como resultado, em 4 meses as notas médias de 4.7 subiram para 7.8 nessa turma graças a ação do professor.

    As 10 perguntas para avaliar se você está no caminho certo ao pensar menos e agir mais

    Agora é com você. Nós temos 10 perguntas e queremos que você responda “sim” ou “não” para elas, combinado? Vamos lá:

    1 – Você se sente confortável com as mudanças?

    2 – Cuida do seu corpo e da sua mente enquanto busca seus objetivos?

    3 – Entende que, mesmo com as dificuldades, precisa ser persistente?

    4 – Acredita que agir mais tem trazido benefícios para você?

    5 – Critica-se bastante por causa dos seus erros?

    6 – Acredita que os erros que você comete te ajudam a crescer?

    7 – Espera que alguém tome a iniciativa por você em algumas situações?

    8 – Sabendo da solução para um problema em grupo, você poderia sugeri-la?

    9 – Entende que os seus projetos pessoais devem ser prioridades em sua vida?

    10 – Está disposto a conhecer as suas falhas e qualidades se te ajudarem a agir mais?

    Se você respondeu “sim” a 6 perguntas ou mais pode ser um sinal de que você está pronto para agir mais. Neste caso, o recomendado é você enumerar os seus planos e agir de acordo com a necessidade de realização deles.

    Se você respondeu “sim” a 4 perguntas ou menos, pode ser que ainda não se sinta pronto para agir. É preciso sair mais da bolha e, aos poucos, mas constante, se propor a novos desafios.

    Considerações finais sobre o poder da ação

    O poder da ação é a chave definitiva para quem deseja transformar a sua vida. Ainda que seja necessário planejar os seus passos, de nada adiantará se você apenas pensar neles. Para o seu próprio bem, abrace a coragem, se arrisque mais e seja alguém com atitude. Então, quer saber mais sobre o assunto, inscreva-se em nosso curso de Psicanálise Clínica. Não perca essa chance!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *