O que é orgulho: benefícios e riscos

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Tema muito comum nas discussões de relacionamento, todo mundo já falou ou ouviu falar sobre o que é orgulho. Não é difícil ver aquele amigo comentando que o outro é orgulhoso, ou a gente ver uma atitude de alguém e dizer algo como: “Nossa! Como fulano é orgulhoso.” Mas será que a gente só consegue ver orgulho como algo negativo, ou achamos que pode ser positivo também?

É claro que esse conhecimento é uma construção social, ou seja, não há uma resposta pronta para responder essa pergunta. No entanto, nesse artigo, vamos falar um pouco sobre esse tema discutindo propostas específicas.

Nesse contexto, considerando que você chegou até aqui, provavelmente você também está interessado sobre esse tema. Embora não vá conhecer tudo o que há para saber sobre o tema, vai aprender pelo menos uma parcela considerável de conteúdo. Fique atento, pois é um tema controverso e complexo.

Orgulho no dicionário

Se a gente buscar no dicionário a palavra orgulho vamos encontrar definições como:

  • Substantivo masculino originado dos termos orgullo (castelhano), urguli (frâncico – “excelência”) e orgull (catalão). Representa um sentimento de satisfação por uma realização ou capacidade. Um excesso de autoadmiração que resulta em arrogância, soberba, altivez. O sentimento pode ser direcionado a outras pessoas.

Dentre os sinônimos de orgulho no dicionário, podemos ver palavras como:

  • vaidade;
  • ufania;
  • soberba;
  • ostentação.

Contudo, há dicionários que indicam que o termo pode ter significado pejorativo, mas há aqueles em que apenas a definição positiva é apresentada. No entanto, de forma geral, vemos a indicação de orgulho como algo ruim.

Além disso, há sempre a indicação da humildade como antônimo direto de orgulho. Porém, responder o que é orgulho é dizer só isso? Será que ter orgulho é automaticamente não ter humildade, apenas? Achamos que a resposta pode ser bem mais complexa do que isso. Nos próximos tópicos vamos conversar sobre os dois lados do orgulho: os riscos e os benefícios.

Riscos de ser orgulhoso

Para a gente pensar um pouco sobre isso, é preciso entender como o orgulho pode ser visto por algumas vertentes de pensamento. Isso é necessário porque há muito o que falar sobre os riscos de ser orgulhoso, o que independe da perspectiva pela qual você interpreta. Contudo, é necessário ter em vista, principalmente, que os modos de pensar diferentes consolidam toda a linha de raciocínio que vem depois.

Assim, não é preciso concordar 100% com o que é dito nesse modo de vida, mas há resquícios que transbordam e indicam a sua própria perspectiva. Por exemplo, provavelmente você já leu, ou ouviu, ou disse que o orgulho é um pecado.

O orgulho na religião cristã

Esse modo de ver o pecado se ancora nos preceitos cristãos. De acordo com essa visão, é o orgulho que separa o homem de Deus. O orgulhoso é convicto de sua superioridade e é infalível, ou seja, não precisa de ninguém. O orgulhoso, segundo essa linha de pensamento, olharia seus dons (algo ganhado) em conquistas pessoais.

Essa ideia de orgulho é algo compartilhado por quem é cristão e por quem não é também. Esse conceito toma forma, pois muito dos pensamentos que a sociedade tem deriva do pensamento das comunidades cristãs.

O orgulho como um mal de modo geral

O orgulho, em um conceito geral, é negativo quando alcança o exagero. Nesse momento o orgulhoso teria uma satisfação incondicional sobre si e superestimaria seu próprio valor. Com isso, se veria como melhor e superior aos outros e inferiorizaria os demais.

Em alguns casos, para além disso, o orgulhoso seria egoísta e não se preocuparia com ninguém além de si. Sendo assim, os efeitos do orgulho transbordariam e afetariam aos que estão a sua volta.

Um dos riscos do orgulho seria também se achar tão poderoso e autossuficiente a ponto de se colocar em risco. Quem já não viu alguém achar que é bom demais e assumir várias coisas e não dar conta, ou sofrer com isso? Ou se achar a pessoa mais forte e acabar se metendo em confusão? O orgulho promove, muitas vezes, uma visão distorcida de si mesmo. Assim, em casos de orgulho exagerado, a pessoa se enxerga como alguém que está além de suas capacidades.

Benefícios de ser orgulhoso ou de ter orgulho

Um dos benefícios do orgulho é que ele leva ao reconhecimento. Assim, trata-se de uma forma de se elogiar e se fortalecer para o que vem pela frente. Afinal, quando a gente consegue enxergar qualidade em nós mesmos, conseguimos acreditar nas nossas habilidades.

Nessa visão positiva sobre orgulho, esse sentimento é algo que ajuda alguém a evoluir. Isso porque dá forças para ultrapassar os obstáculos. Dessa forma, diferente da visão negativa, o orgulho aqui não é fechado em si. Ao contrário, o orgulho não é máximo que alguém é, mas é a certeza de ter qualidades.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Ainda sobre os benefícios

    Você já deve ter passado por situações em que alguém te inferiorizou, não é? E o que é importante nesse momento? A gente acredita que o importante é saber que você pode tem defeitos, mas também qualidades. Ter orgulho de si é fazer justiça com a nossa história. É nos dar um “tapinha nas costas” e dizer “você conseguiu”. Não é algo te faz melhor que o outro, mas te faz alguém melhor por si mesmo.

    Em medidas corretas, ele impulsiona e faz bem não só para si, mas para os outros. Quando a gente demonstra o orgulho pelo outro estamos o motivando, mostrando a ele que ele é capaz. E quando a gente motiva a si e o outro, estamos evoluindo e construindo uma história melhor.

    Em busca de um equilíbrio

    Como vimos, responder essa pergunta é muito mais complexo do que inicialmente podemos imaginar. Ele é feito de camadas e cada camada significa algo. É importante compreendermos o orgulho e entendermos como o encaramos em nossas vidas, ter orgulho de si mesmo e dos outros. Além disso, é importante também se conhecer e enxergar nossas atitudes e como elas afetam aos outros e a nós mesmos.

    Somos seres pensantes, seres com falhas e enxergar o orgulho está entrelaçado com o se enxergar. O equilíbrio é algo que devemos buscar dia a dia, é uma luta que tem dias legais e dias ruins. E está tudo bem.

    O importante é a gente buscar o equilíbrio do orgulho em nossa vida, afinal, a gente já conquistou tanto. Eu sei que você tem muito o que se orgulhar, mas cuidado. Não se esqueça que o orgulho pode te afastar das pessoas. E lembre-se que você pode ser melhor em algo que outra pessoa, mas pode ser pior em outra coisa. Tudo em excesso faz mal, inclusive o orgulho.

    Considerações finais

    Nós esperamos que este artigo tenha ajudado você a construir um pouquinho mais seu conhecimento sobre o tema. Há muito mais para saber, como dissemos antes, mas agora você tem uma base para se aprofundar.

    Contribua com a gente nos comentários. Deixe sua opinião, suas dúvidas, suas críticas. Vamos conversar um pouco mais sobre o que é orgulho. Ademais, caso você queira se especializar no tratamento de pessoas orgulhosas seja por você mesmo ou por pessoas de sua família ou em seu trabalho, temos uma boa notícia. O nosso curso de Psicanálise Clínica online é aberto para todos os públicos e oferece um aprofundamento ideal sobre o assunto. Confira!

    14 thoughts on “O que é orgulho: benefícios e riscos

    1. Eduardo Pinto Ferreira disse:

      Peço desculpa mas não considero que o orgulho cause benefícios. Estamos a confunfir um sentimento positivo, ter satisfação com os resultados, com o orgulho. Sentir orgulho implica considerar, quem teve resultados negativos, seja um incapaz, um atraso de vida! Não pode ser assim! Os resultados positivos ou negativos estão mais relacionados com o tipo de prova e com as capacidades adequiridas, que variam de pessoa para pessoa, que não devem levar a uma reacção de orgulho, antes a um sentimento de satisfação com o resultado.
      Um abraço!
      Eduardo Pinto Ferreira

      1. Marcelo Moura M7 disse:

        Bom, partindo da sua perspectiva, compreende-se que possa ter vivenciado experiências negativas que impactaram significativamente na sua vida, de modo a crer que o orgulho se resume a um sentimento negativo.
        Sentir-se bem pelo feito, uma conquista pessoal de um filho, esposa, irmão ou um amigo, pode ser classificado como orgulho.
        Um pai, que reserva um tempo pra acompanhar seu filho na escolinha de futebol, por exemplo. Alguns podem enxergar aquilo apenas como atividade recreativa. O pai não. Ele observa o comportamento do filho. Como ele reage aos momentos de dificuldade, O quanto ele aguenta “apanhar” em campo, mas consegue reerguer-se, buscar o melhor para o time, tentar contribuir de alguma forma, quer seja com sua genialidade (se for daquelas que nascem com um dom), ou mesmo com sua raça, se doando ao máximo, até a última gota de suor. Perder ou ganhar, faz parte, Mas deixar o melhor de si em campo, isso não tem como mensurar. Para a plateia que assiste, é apenas um jogo, atividade recreativa entre as crianças. Para um pai, o orgulho de ver como o filho está crescendo, evoluindo, e não há nada errado (ou de negativo) em se orgulhar disso. Classificar essa sensação como uma mera “satisfação”, seria, de certa forma, diminuir o valor da conquista.

        Bom, foi apenas um ponto de vista.

        1. Katia Elaine Mendes De Paula disse:

          Só o fato de vc não concordar com a opinião alheia a sua, ou mesmo de apenas dizer “ah legal seu ponto de vista, cada pessoa entende esse tema de forma diferente ou de acordo com aquilo que tenha vivido ou ainda dentro das suas próprias vivencias de vida” já mostra que vc é orgulhoso e não aceita opiniões que sejam diferentes das suas. Argumentar para tentar fazer a outra pessoa mudar a ideia que tem a respeito do tema tbm é uma forma de orgulho, apenas pra mostrar que vc é o conhecedor do assunto e portanto, quem não concorda ta errado.

          1. Katia, creio que o conhecimento deva ser disseminado, uma discussão embasada expondo fatos e dados com respeito a opinião do outro, mesmo que este não aceite, pelo simples fato de causar uma genuína reflexão sem rivalidades, creio que seja frutífero para o ganho de todos os envolvidos. Caso leia este comentário, Obrigado.

          2. Eu consigo ver o seu lado do orgulhoso que tem a postura protecionista da sua própria ideia, mas estou preocupado caso o discordar seja considerado um ato orgulhoso. Se não permitirmos discordamos como vamos lapidar ideias e desenvolver conceitos? Eu particularmente adorei a explicação desse artigo

    2. Excelente explicação. O tema é amplo e o seu entendimento requer tempo e reflexão, algo que faço e que será ampliado com as suas informações. Obrigado por compartilhar.

    3. Luiz Dias Pereira disse:

      O orgulho está relacionado, numa outra visão, por exemplo compactua com a inveja de ser e ter, o que ele não possui, então nasce no sentimento ou emoção, a vontade de querer ser igual ao outro. Podemos observar , o querer aquilo que não lhe pertence, nasce o orgulho.

    4. O orgulho é uma parte do nosso eu instintivo, é um tipo de energia. Usada com equilíbrio e consciência plena. O altruista e o orgulhoso muitas vezes mora na mesma pessoa. Já o empata por se colocar no lugar do outro já tem uma energia mais amorosa, sem orgulho. Simplesmente é.

    5. Elisabete Gonçalves Coelho disse:

      Olá, agradeço pelo conteúdo. De uma maneira muito grosseira, enxergava só o lado negativo, mas pensando de uma forma positiva o orgulho contribui com a maneira de pensar e progredir! No decorrer do texto, você diz, sobre a interpretação de cada um e onde de fato esse sentimento pode ser danoso, quando em excesso! Gostei da explicação. Irei prosseguir na pesquisa sobre o assunto! Gratidão!

    6. Carlos José da Silva disse:

      O que enriquece o assunto é o debate de ideias, e como é muito comum , quem tiver melhores argumentos acaba convencendo o outro , isso não é orgulho, pois nas discussões pesa a arte do convencimento. Ou cada um de nós não tem opinião própria? Ou concordaremos todos uns com os outros? Seria hipocrisia afirmar isso.

    7. Poderíamos afirmar que exite o orgulho vicário? Ou seja, sentir orgulho autêntico no lugar do outro? Sentir realmente feliz pela realização do outro.

    8. Cleusa Lacerda Farias disse:

      Vejo o orgulho atrelado ao valor que vc dá pra vc ou aquilo que faz farte de vc. Vc é orgulhoso por aquilo que vc é que está ligado ao valor ou a importância que tal desempenho ou coisa significa pra vc. Se vc se sente orgulhosa por algo e não deprecia o outro em detrimento das suas conquista isso é positivo.

    9. Bom dia o artigo abrange um tema interessante que precisamos relacionar com ele todos os momentos de nossa existência… Observei que gerou uma série de obs e controversas ; porém estou interessado em saber mais sobre está palavra ( orgulho) e a aqueles que a estudam parabéns e agradeço pelo tempo que se ocupa para em divulgar está mensagem

    10. sédima maria. disse:

      Vemos duas vértices sobre o orgulho como algo negativo e também positivo . Acho negativo quando se tem um alto conceito exarcebado de si mesmo levando a arrogância , quando o orgulho resiste ao perdão e quando rompemos definitivamente laços de relacionamento por causa dele.Mas quando reconhecemos nossos valores e nos orgulhamos de nós e de nossas conquistas acho algo positivo . salientando também que quere convencer pessoas com as nossas opiniões não é orgulho e sim traço de personalidade narcisista. Lembrando também que o pai do orgulho é o diabo. Observemos as nossas emoções ,estabelecendo sempre o equilíbrio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *