Pensar Claramente: objetividade e lógica para evitar erros

Posted on Posted in Comportamento

A princípio, muitas pessoas perdem oportunidades incríveis por causa da maneira como pensam. Saiba que pessoas que pensam de forma prática têm pensamentos organizados e prosperam com maior facilidade. Por isso, hoje nós te ajudaremos a pensar claramente e fazer escolhas assertivas para evitar erros.

Os 5 maiores erros das pessoas que não pensam de forma clara

Mesmo que nós não percebamos, cometemos erros que nos impedem de pensar de modo claro. Embora errar seja algo natural, devemos evitar a repetição dessa falhas. Além de liberar a mente, assim que possível. Caso o contrário, nossas vidas ficarão paralisadas por causa de:

Procrastinação

Por esse mpotivo, é possível que muitas pessoas não tenham pensamento objetivo. Elas adiam situações, de modo que evitem pensar nas coisas que elas deveriam fazer. Dessa forma, se deixam levar por acasos em vez de focar nas suas responsabilidades e atitudes.

Falta de organização

Até para pensar nós precisamos ter organização. Muitos de nós não organizam as ideias, de modo que ficamos presos a pensamentos improdutivos. Como resultado, não realizamos as metas que tanto queremos. Logo, há um sentimento de fustração.

Não ter prioridade

Quando nos referimos a prioridade, significa que uma pessoa não tem uma meta clara. Nesse sentido, se temos um objetivo pessoal, devemos agir e pensar de acordo para realizá-lo. Ou seja, se uma pessoa não tem metas definidas na vida, é provável que suas ações também não sejam definidas.

Não dividir metas grandes em etapas

Muitas pessoas assumem responsabilidades que não sabem como cumprir. Talvez se elas dividissem os planos em pequenas etapas pensariam de modo concentrado para finalizá-las. Entretanto, muitas pessoas assumem grandes responsabilidades, mas desistem porque não percebem seus avanços.

Não criar prazos

É fato que muitas pessoas não definem prazos para as suas atividades. Logo, ao criar um sentido de urgência, nos mobilizamos mais rápido para cumpri-las. Quem sabe se você não definir prazos se motiva a cumpri-los com ânimo e proatividade?

As 3 razões que estão te impedindo de pensar claramente

Nós devemos ter uma percepção maior a respeito de como agimos no cotidiano. Tudo porque nós temos hábitos e comportamentos que nos impedem de pensar de forma clara. Dessa forma, os três mais comuns são:

Focar demais nos problemas

Assim como outras pessoas, você pode enfrentar muitos desafios no seu cotidiano. Mesmo que sejam situações complicadas, você jamais deve se desgastar pensando somente nelas. Por isso, você também deve focar em soluções, pois organizará seus pensamentos e recursos para resolvê-los.

Dar prioridade aos outros

Você, sem dúvida, já deixou de fazer algo que precisava para atender outra pessoa. Embora seja gentil, você jamais deve atrasar suas atividades para atender a vontade dos outros. Mesmo que pareça grosseiro, você deve pensar primeiro no seu bem-estar e só depois ajudar alguém.

Leia Também:  Sonhar com Redemoinho: o que significa?

Assim, se você ajuda demais as pessoas enquanto deixa de lado suas responsabilidades, atrasa seus sonhos. Dessa forma, você precisa ser um pouco mais egoísta, focando no seu crescimento pessoal. Então, quando estiver disponível, ajudará melhor seu algum amigo ou parceiro.

Não ter metas claras

Assim qie definimos metas, agimos de acordo para realizá-las. Logo, é provável que uma pessoa precise de metas definidas para desenvolver o pensamento prático. Por isso, você deve pensar mais na construção do seu futuro! Isso porque as ações de hoje definem o amanhã.

As 3 pessoas que ganham com o seu fracasso

Caso você não desenvolva um pensamento claro, essas pessoas ganharão com o seu fracasso:

Colegas de trabalho

Se você não sabe como pensar claramente, talvez perca oportunidades de crescimento profissional. Como resultado, os seus colegas de trabalho tomarão as chances que poderiam ser suas. Por isso, você jamais deve permitir que essa possibilidade aconteça!

Além disso, uma pessoa não é má ou desonesta se pensa no próprio futuro. Contanto que você não prejudique ninguém, invista mais na sua forma de pensar para se alancar na vida profissional.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Chefes

    Logo que você aprende como pensar de maneira clara, saberá como reconhecer abusos no trabalho. Muitos chefes talvez tenham uma postura que não beneficie o funcionamento do ambiente. Então, se você não percebe essa situação, talvez fique refém de situações que afetem o seu desempenho. Além da sua saúde mental.

    Relacionamentos

    Uma pessoa sem pensamento prático fica vulnerável aos relacionamentos. Isso porque não pensa de forma objetiva para reconhecer ou evitar os abusos que sofre. Assim, ao pensar de forma prática,  você saberá como lidar com relacionamentos tóxicos.

    As 4 tendências que vão mudar a forma como você pensa

    Segundo especialistas comportamentais, nós sempre podemos mudar a maneira como pensamos. Para tanto, precisamos evoluir. Ou seja, precisamos rever nossa forma de pensar, assim como nossas atitudes. A fim de desenvolver seu pensamento prático e evitar erros, que tal você:

    Conhecer pessoas novas

    As pessoas que fazem networking aumentam suas possibilidades de desenvolvimento. Afinal, elas estão em contato com pessoas que a inspiram a fazer mais. Além de despertar seu potencial. Ou seja, você deve conviver com pessoas que te influenciem de forma positiva.

    Desafiar-se a fazer coisas diferentes

    Que tal você sair da mesmice? Então se desafie a fazer coisas novas! Dessa forma, você muda a sua maneira de pensar, resolvendo problemas de uma maneira mais confiante e diferente. Logo, ao sair da mesmice, saberá o que é capaz de fazer por si.

    Realizar metas pequenas

    Pessoas que concluem metas menores descobriram o poder de realização. Por meio desse aprendizado, elas entenderam melhor o que precisava ser feito ou evitado. Assim como elas, você também pode realizar metas pequenas. Ademais, compreende melhor o seu poder de planejamento e realização.

    Aprende com as falhas dos outros

    Segundo a crença popular, um sábio aprende também com o erro dos outros. Sendo assim, que tal você avaliar os erros e acertos cometidos por conhecidos? Porém, não é para julgá-los, mas para entender o raciocínio deles. E assim, aplicar uma lógica semelhante nas suas atividades.

    Dessa maneira, você observará, com facilidade, como determinadas atitudes dão resultados positivos ou  negativos.

    As 5 atitudes eficazes de quem consegue pensar claramente

    Pessoas que aprenderam como pensar de forma clara melhoraram seus hábitos. Tudo porque elas desenvolveram atitudes que as ajudaram a pensar de forma objetiva, como:

    Fazer planejamento

    Pessoas com capacidade de planejamento são mais assertivas nas suas escolhas. Pois, entendem o que fazer e quando fazer. Então, diminuem as chances de erro.

    Evitar distrações

    Se você evita distrações, tem chances menores de se desviar das suas obrigações. Embora você também precise descansar, você deve manter o foco no que precisa ser feito.

    Buscar soluções

    Uma pessoa que procura soluções, está mais concentrada na superação dos problemas Em outras palavras, você precisa ficar concentrado na resolução dos problemas em vez de se lamentar por eles. Logo, atitudes proativas sempre dão resultados positivos.

    Leia Também:  Vicio em Internet: definição e 3 dicas para superar

    Afastar-se

    Se possível, você deve se afastar dos problemas. Assim, dá uma pausa ao seu estresse. Em seguida, com a cabeça descansada, você retornará ao que estava fazendo e concluirá a tarefa.

    Descansar

    Da mesma forma que outras pessoas, você precisa descansar e relaxar. Portanto, você deve criar pausas. Ou seja, ter horário de descanso definido e um espaço pessoal apenas seu.

    O método revelado: os 5 passos para desenvolver pensamento prático

    A princípio, uma pessoa desenvolve pensamento prático à medida que se conhece mais. Mesmo que leve algum tempo, todos nós aprenderemos como pensar de maneira clara. A seguir, você aprenderá como desenvolver essa habilidade:

    Defina as suas necessidades

    Você organizará todas as suas necessidades, de modo que as anote em uma lista. Portanto, seja sincero consigo mesmo. Ou seja, deixe bem claro o que precisará ser feito.

    Proteja-se contra as distrações

    Enquanto você não finalizar as suas atividades, evite ser muito prestativo com os outros. Assim, você não assumirá compromissos que não pode cumprir. Dessa forma, você estará mais concentrado no que precisa pensar. Além do que de fato deve ser feito.

    Reúna os recursos disponíveis

    Para isso, pense em todas as suas qualidades. Assim, você entenderá melhor o que pode realizar. Ademais, ganha autoconfiança para fazer escolhas.

    Adapte suas atitudes

    Em suma, significa que você precisa pensar e agir conforme a urgência das suas tarefas. Após pensar sobre como fazer determinada tarefa, você agirá de acordo com o necessário para realizá-la.

    Coloque em prática

    Após tanto pensar, você precisa partir para a ação. Então, coloque em prática os seus pensamentos! Mas, lembre-se de ser o mais assertivo possível nas suas atitudes.

    Os 5 motivos para você fazer sua mudança de pensamento agora!

    As pessoas que sabem pensar de maneira clara transformam o mundo ao seu redor. Mesmo que pareça algo simples, ao ter um pensamento objetivo, também assume possibilidades. Como veremos a seguir:

    Desenvolve autoconhecimento

    À medida que você desenvolve o seu autoconhecimento, entende o seu potencial. Logo, você compreenderá melhor as realizações que é capaz de fazer na vida. Por isso, invista no seu pensamento objetivo o quanto antes.

    Faz escolhas assertivas

    Pessoas que fazem escolhas assertivas prosperam com facilidade na vida. Então, se você quer prosperar, comece a desenvolver o seu pensamento prático desde já.

    Melhora os seus relacionamentos

    Muitas pessoas crescem quando estão em contato com pessoas que investem no futuro. Sendo assim, que tal você entender melhor quais escolhas favorecem os seus relacionamentos? Para isso, reflita o que pode acontecer na sua vida a curto, médio e longo prazo. E não se esqueça de incluir também as pessoas que ama.

    Tem mudanças profissionais

    Ao passo que mudamos nossos pensamentos, mudamos também nossas carreiras. Logo, ao desenvolver um pensamento prático, você tomará atitudes que favoreçam seu crescimento profissional.

    Tem realização pessoal

    Com autoconfiança você saberá quais sonhos manteve guardados e agora pode realizar. Assim, você jamais deixará de lado as suas metas pessoais. Ainda que pareçam absurdas para outras pessoas. Portanto, acredite em você e no seu potencial.

    Os 7 perfis de pessoas que mais devem dominar o pensamento objetivo

    Nesse sentido, todos nós devemos pensar de forma clara. Assim, não são os nossos obstáculos pessoais que nos impedirão de demonstrar o nosso verdadeiro potencial. Por isso, os perfis que mais precisam do pensamento prático são:

    • Tímido: deve pensar de forma clara para se impor com mais segurança quando necessário;
    • líder: pensará de forma assertiva, pois ele precisa coordenar bem sua equipe;
    • instrutor ou professor: sempre deve conhecer os seus alunos, a fim de estimular o potencial deles;
    • indeciso: sairá da sua posição neutra e tomará atitudes mais proativas e decididas na vida;
    • inseguro: conquistará mais autonomia e autoconfiança para tomar as próprias decisões;
    • aprendiz: o quanto antes o aprendiz desenvolver seu pensamento objetivo, logo estará formado;
    • empreendedor: precisa pensar de forma clara para lidar com os desafios do seu negócio.
    Leia Também:  Relacionamento com clientes: 3 dicas da Psicanálise

    Os 3 cases mais inspiradores de quem sabe pensar claramente

    Mais e mais pessoas compreendem o poder de pensar de forma clara. Além de se desenvolverem melhor, evitam erros que poderiam prejudicar o futuro delas e de outras pessoas. Por exemplo:

    Jovem aprendiz

    Um jovem aprendiz de uma fábrica de café identificou uma falha no processo de fabricação. Apesar da timidez, ele explicou para o supervisor que o modelo utilizado consumia mais matéria-prima e energia para ser feito.

    Após avaliação dos administradores, eles perceberam que a sugestão do jovem estava correta. Como resultado, a empresa otimizou a produção, economizando matéria-prima e insumos, economizando dinheiro. Além disso, o jovem foi promovido por sua capacidade de análise e raciocínio no trabalho.

    Estudante de arquitetura

    Uma estudante americana de arquitetura salvou a vida de milhares de pessoas enquanto desenvolvia sua tese. No caso, ela estudou a construção de um edifício e apontou falhas que poderiam derrubá-lo. Apesar dela ter telefonado e não ter sido levada a sério de início, foi contatada para explicar sua teoria.

    Então, os proprietários e investidores entraram em pânico ao descobrir que a estudante estava correta. No caso, ela apontou erros na projeção do edifício, que desconsiderava o risco de ventanias. Caso uma tempestade com ventos de mais de 160 quilômetros atingisse o edifício, ele cairia.

    Assim, após ela explicar aos donos o que poderia ser feito, eles reformaram a estrutura do prédio. Por isso, a estudante conseguiu alertar sobre a falha. Ela ajudou a salvar milhares de pessoas. Além de concluir sua tese com nota máxima.

    Vendedor

    Rick Chesther, um vendedor carioca, em situação de vulnerabilidade, conseguiu prosperar. Além de se tornar um famoso palestrante. Tudo porque ele pensava de forma objetiva e empreendedora. Ele estipulava o preço da garrafa de água conforme a localização da cidade onde ele estava.

    Por exemplo, em zonas de subúrbio ele vendia cada garrafa por menos de R$2,50. Contudo, em zonas de classe média alta ele vendia cada garrafa a mais de R$4,00. Embora o seu plano fosse lucrativo, o que ele tinha de mais valioso era o talento para empreender.

    Então, após viralizar na internet, começou a ajudar milhares de pessoas a desenvolverem pensamento objetivo. Logo, ele criou uma carreira como um dos palestrantes mais promissores do país. Assim, com seus rendimentos, Rick Chesther passou a viver de maneira mais confortável. Ademais, ele também ensina empreendedorismo em outros países.

    As 10 perguntas para avaliar se você está no caminho certo ao pensar claramente

    Nós selecionamos 10 perguntas que te ajudarão a pensar de maneira clara no cotidiano. Então, reflita se:

    1. Você acha que é capaz de organizar os seus pensamentos?;
    2. acredita ser capaz de tomar decisões importantes?;
    3. dá valor para as suas ideias no cotidiano?;
    4. se sente seguro para tomar decisões que afetem a sua vida?;
    5. conhece todas as habilidades que possui?;
    6. consegue lidar bem com desorganização e sabe como revertê-la?;
    7. sabe gerenciar o seu emocional em situações de conflito?;
    8. sabe como se concentrar a fim de organizar seus pensamentos?;
    9. consegue lidar bem com os seus fracassos pessoais?;
    10. sabe vencer a procrastinação e superar as distrações do ambiente?

    Portanto, se você respondeu “sim” para seis perguntas ou mais, é provável que você esteja no controle das situações. Além disso, você tem o necessário para pensar de maneira clara. E ainda, vencer os obstáculos do dia a dia. Por isso, recomendamos que você mantenha essas habilidades. Logo, sempre continuará pensando e agindo de forma proativa.

    Se você respondeu “sim” para quatro perguntas ou menos, precisa aprimorar sua forma de pensar. Nesse caso, você precisa desenvolver o seu autoconhecimento para tornar seus pensamentos mais objetivos. Assim, à medida que aprimora o seu pensamento prático, mudanças positivas acontecerão.

    Considerações finais sobre pensar claramente

    Mostramos que pessoas que desenvolvem sua capacidade de pensar claramente, têm maiores chances de prosperar. Logo, é importante que você aprimore a sua forma de pensar. E ainda, invista no seu futuro. Portanto, nunca duvide do seu potencial. Saiba que você é capaz de fazer transformações grandiosas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *