Você sabe o que significa a borboleta na Psicologia? Então, confira o nosso artigo para compreender sobre o assunto!

Símbolo de Borboleta na Psicologia: o que significa?

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Psicanálise e Cultura

Você sabe o que significa a borboleta na Psicologia? Então, confira o nosso artigo para compreender sobre o assunto!

Para muitas pessoas, a borboleta é um grande símbolo de mudança e libertação. Embora seja um animal delicado, a borboleta representa transformação para o futuro. A seguir explicamos melhor sobre a relação da borboleta e a psicologia.

Borboleta significado Psicologia

Segundo historiadores, a borboleta na Psicologia significa o renascimento da vida. Para os gregos, a borboleta representava a existência da transformação. Além da imortalidade humana. Já que a borboleta é delicada, os gregos a associaram ao sopro da vida e alma.

Nesse sentido, a alma de uma pessoa sai do corpo com a forma de uma borboleta. Então, os gregos afirmavam que, assim como no casulo, a borboleta se desprendia das suas amarras terrenas. Assim, a alma da pessoa voaria pela eternidade.

Logo, as pessoas consideram a borboleta como um símbolo da renovação e renascimento. Desse modo, os estudantes de Psicologia adotaram, de forma não oficial, a borboleta como o símbolo do curso.

O símbolo da borboleta na mitologia

Estudiosos afirmam que a borboleta na Psicologia se relaciona com o símbolo dessa ciência. Ψ é o símbolo da Psicologia que nós conhecemos como a vigésima terceira letra grega. Porém, o símbolo foi alterado para a nomenclatura de “psique”. Pois, carrega o significa de sopro ou alma.

Por isso, os estudantes de Psicologia sempre encontram o símbolo nos estudos do curso. Para eles, é uma maneira de preservar a identidade dessa área científica. Além disso, os formandos, assim como a borboleta, concluem a graduação transformados.

Entretanto, na Psicologia, muitas pessoas mancharam tanto o ícone, quanto a borboleta. Isso porque elas associaram, de forma infundada, os símbolos ao satanismo. Em especial a letra grega que se assemelha a um tridente. Assim sendo, muitas pessoas sempre deixaram lendas urbanas conduzirem suas vidas. Bem como os dogmas religiosos.

Saiba mais sobre a deusa grega Psiquê

Segundo historiadores, a borboleta na Psicologia tem ligação com Psiquê, a deusa grega da mente. Isso porque Psiquê representa a inteligência, o conhecimento e a esperteza. Além disso, ela representa a forma de borboleta da alma humana.

Então, os gregos retratam Psiquê como uma mulher com  grandes asas de borboleta. De acordo com a mitologia, esta deusa tem uma história marcada por desafios e paixões, pois queria purificar sua alma. Isso porque Psiquê tinha o objetivo de viver uma vida mais feliz e tranquila ao lado de Eros, seu amado.

Eros e Psiquê

Sendo assim, a borboleta na Psicologia surgiu por causa do mito de Eros e Psiquê. Nessa história, Psiquê era tão linda que atraía olhares masculinos. Por isso, a deusa Afrodite a invejava. Então, Afrodite ordenou que Psiquê fosse assassinada, mas Eros salva a jovem.

Contudo, Eros é o filho de Afrodite e ficou apaixonado por Psiquê. Após a confusão, eles viveram juntos em um castelo. Entretanto, a jovem não deveria ver o rosto dele. Mas, tentada por suas irmãs e pela curiosidade, Psiquê descumpre o trato e vê o rosto do amado.

Então, Psiquê queimou o rosto de Eros assim que aproximou a vela acesa para enxergá-lo melhor. Como consequência, Eros abandona a amada, tanto decepcionado, quanto furioso. Ainda que Psiquê sentisse arrependimento, Afrodite não poupou a sua ira contra ela.

Leia Também:  Dislexia: o que é, características e o que fazer?

Os desafios de Psiquê  e sua relação com a borboleta na psicologia

Portanto, Afrodite jamais facilitaria a vida de Psiquê. Isso tudo por causa da tristeza que seu filho Eros sentia. De modo semelhante, a jovem demonstrava arrependimento e tristeza. Contudo, Afrodite buscou vingança e lançou diversos desafios a Psiquê. Veja alguns a seguir:

  1. mandar a jovem para o submundo;
  2. batalhar contra o demônio Cerberus;
  3. viajar com Charon, o guia das almas;
  4. ir com Hades até Perséfone, a fim de conseguir a beleza que ela mantinha em uma caixa.

Já que Psiquê era inteligente e determinada, conseguiu vencer todos os desafios. Porém, não conseguiu realizar o último. Isso porque, quando Psiquê abriu a caixa, caiu numa armadilha. Assim, ela caiu em sono profundo. Contudo, Eros e o amor que eles sentiam puderam acordá-la do encantamento.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Então, Afrodite reconheceu o amor entre eles. Por isso, também festejou no casamento do seu filho. Desse modo, para presentear a inteligência e coragem extraordinárias de Psiquê, Zeus lhe concedeu imortalidade. Assim, Psiquê foi consagrada a borboleta na Psicologia. E é por isso que ela é considerada um símbolo de crescimento e transformação.

    O símbolo da borboleta na cultura pop

    Muitas pessoas conhecem a simbologia por trás da borboleta. Desse modo, muitos consumem produtos e serviços com esse símbolo. Assim, muitos sempre acreditaram que a borboleta representa a transformação. Ademais, leveza e poder.

    Por isso, artistas, estilistas, designers e outros profissionais adotaram a borboleta em seus projetos. Isso porque, para eles, significa um momento de renovação em suas carreiras e vidas pessoais. Ademais, muitas pessoas fazem tatuagens com o símbolo da borboleta.

    Ademais, temos a a personagem Elisabeth Braddock, por exemplo. Ela é uma heroína das histórias em quadrinhos dos X-Men. Assim como Psiquê, Elisabeth é uma mulher esperta, gentil, justa, forte e amorosa. Por isso, Elisabeth demonstra superpoderes psíquicos em formato de borboleta, outra referência à deusa grega.

    O que significa sonhar com borboleta?

    Se você sonhar com borboleta talvez indique que terá mais sorte na vida. Assim, pessoas que tiveram esse sonho perceberam mudanças e acontecimentos importantes. Por isso, confira a seguir os sonhos mais comuns.

    1. Sonhar com borboleta
    Pessoas que sonham com borboleta talvez estejam mudando. Ou seja, indica que elas passaram por um processo de transformação importante. Após enfrentarem desafios, elas amadurecem e descobrem o potencial que guardam.

    2. Sonhar com borboleta azul
    Pessoas que sonham com borboleta azul logo prosperarão em seus projetos. Isso porque a borboleta azul representa o conhecimento e potencial dos sonhadores. Nesse sentido, talvez essas pessoas prosperem assim que investirem no autoconhecimento. Além das próprias capacidades.

    3. Sonhar com borboleta branca
    Para muitas pessoas, a cor branca representa a paz e tranquilidade. Por isso, é provável que o sonhador consiga equilibrar seu mundo interno e externo. Caso você tenha esse sonho, não permita que momentos ruins atrapalhem a sua vida.

    4. Sonhar com borboleta escura
    Esse sonho significa que a pessoa está passando por algumas dificuldades na vida. Entretanto, elas logo superarão os problemas. E ainda, serão recompensadas pelos seus esforços.

    5. Sonhar com borboletas em você
    Se você sonhou com borboleta pousando em você, significa receptividade na vida. Em outras palavras, talvez as pessoas incluam você em projetos e relações transformadoras. Assim, você deve demonstrar disposição para lidar com responsabilidades importantes.

    Leia Também:  Análise do filme Um Método Perigoso, sobre Freud e Jung

    6. Sonhar com borboleta morta
    Por fim, ter esse sonho significa que precisamos rever as próprias atitudes. Então, é possível que tomemos decisões que não beneficiem o nosso futuro. Logo, precisamos ser mais objetivos em relação aos nossos sonhos. Assim, evitamos distrações.

    Considerações finais sobre borboleta na Psicologia

    Nesse artigo, vimos a borboleta é um símbolo para o crescimento e transformação humana. Afinal, todos nós enfrentamos desafios que exigem bastante das nossas habilidades. Como resultado, nós aprendemos a lidar com as nossas escolhas e atitudes.

    Por isso, mesmo que você passe por algumas dificuldades, lembre-se que estes são momentos passageiros. Dado que você tem o poder necessário para contornar adversidades. Assim, como a borboleta você pode amadurecer e  prosperar.

    Por isso, após compreender o significado da borboleta na Psicologia, te convidamos a se inscrever em nosso curso online de Psicanálise. Desse modo, você aprenderá a desenvolver seu  autoconhecimento. Além dos seu potencial interno. Por isso, garanta a sua vaga. E, descubra como transformar a sua vida!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *