o que significa pensar fora da caixa

Pensar fora da caixa: o que é, como fazer na prática?

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

É hora de falar sobre uma habilidade que muitas vezes passa despercebida, mas tem um poder indescritível. Certamente você já ouviu o termo “pensar fora da caixa”. Portanto, confira abaixo o seu significado e dicas que trarão sucesso para a sua vida.

O que é pensar fora da caixa?

Muito simples. Vamos imaginar que tudo o que você sabe, o que viveu e o que pensa está dentro de uma caixa. E você? Você está no centro desta caixa, cercado por tudo isso que você aprendeu através de várias fontes: experiência, escola, universidade, etc.

Pensar fora da caixa significa deixar de lado tudo o que existe e procurar soluções extraordinárias para problemas comuns. Nesse sentido, é tentar ir além das coisas óbvias ou do que todo mundo vê. Além disso, é abordar um problema de uma maneira diferente.

Significado de pensar fora da caixa

Esta expressão se refere ao pensamento novo ou criativo. Acredita-se que o termo seja derivado de consultores de gestão nas décadas de 1970 e 1980, que desafiavam seus clientes a resolver o jogo dos “nove pontos”, que exigia mais imaginação para ser resolvido.

Então entendemos que essa frase usada na área de negócios se refere a criar novas ideias, desenvolver a imaginação e resolver problemas de forma criativa.

Pensando fora da caixa

É verdade que esse tipo de pensamento aumenta de forma significativa a produção de uma empresa ou negócio, pois oferece ao cliente/usuário uma alternativa de serviço e produto diferente daquele a que está acostumado com a concorrência.

Se esses resultados foram encontrados em uma organização, o que poderia pensar além do que conhecemos em nossas vidas, mas acima de tudo, como podemos ter esse tipo de pensamento?

Muitas vezes acreditamos que desenvolver o pensamento criativo requer grandes habilidades que nossos pais nos devem ter ensinado desde pequenos, quando na realidade não temos idade para usar a imaginação nos problemas do dia a dia e o melhor de tudo é que ela não é tão difícil quanto pensamos.

5 benefícios de pensar fora da caixa

Mas por que devemos pensar fora da caixa ? Aqui estão 5 vantagens:

  • Quando um problema parece não ter solução, pensar fora da caixa para chegar a uma abordagem totalmente diferente pode ser a chave para encontrar uma saída que ninguém mais foi capaz de ver. Desta forma, você amplia as possibilidades!
  • Vai ajudá-lo a sair da sua zona de conforto: aquele lugar onde você se sente confortável ou achegado, mas onde nada de incrível pode acontecer.
  • Você desenvolverá ou nutrirá muito mais sua criatividade e habilidades de pensamento crítico
  • Muito aprendizado. Cada vez que você realiza uma ação você gera um resultado, certo? E às vezes você pode não obter o resultado desejado, mas você consegue algo!
  • Se for um resultado bem-sucedido, você continuará procurando uma maneira de aplicá-lo a outras situações. E se não foi bem-sucedido, ou simplesmente o resultado foi diferente do que você esperava, você vai usar esse aprendizado e experiência em problemas ou situações semelhantes aos que você enfrenta.
  • E enfaticamente, com tudo isso, você vai se destacar da multidão. Na verdade, pensar fora da caixa é considerado uma das habilidades mais valiosas para qualquer líder. Pois bem, só quem pensa diferente poderá oferecer aos seus seguidores novas possibilidades de sucesso.
Leia Também:  Criação de filhos na psicanálise

Como pensar fora da caixa? 8 maneiras de pensar fora da caixa

Desafio

Sempre se pergunte: “por que?”, Como podemos melhorar / resolver / inovar? Não pare de pensar em um problema assim que encontrar a primeira e mais óbvia solução que vier à mente. Pense em soluções alternativas que requerem uma abordagem totalmente diferente.

Procure pontos de vista opostos ou contraditórios

Por que? Porque esta é uma das melhores maneiras de considerar todas as alternativas possíveis.

Faça coisas que exijam criatividade

Como que? Como escrever livremente, desenhar, fazer um mapa mental, entre muitos outros. Não importa que você não seja muito bom nessas atividades criativas. A piada é começar a estimular e ativar a criatividade.

Leia e consuma conteúdo que não é sua escolha mais comum

Por exemplo, se você lê livros puramente sobre crescimento pessoal, escolha um thriller. Isso o ajudará a mudar de cenário e a nutrir sua mente com novas perspectivas.

E essa ideia também pode ser extrapolada para outras questões, como aprender sobre uma religião diferente, pedir um modelo que você nunca pediu ou fazer uma aula que nunca teria passado pela sua cabeça.

Reconceitualize o problema

Volte para revisar um problema ou projeto que você teve no passado e pergunte como você poderia ter resolvido ou retrabalhado usando uma metodologia totalmente diferente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Mude sua rotina diária

    A criatividade surge quando você não está preso à mesma rotina. Mesmo as menores mudanças podem ter bons resultados para tirá-lo do comum e promover o pensamento criativo.

    Você pode começar mudando a ordem de suas atividades ou até mesmo a forma como as realiza, ou simplesmente fazendo algo espontâneo e diferente!

    Corrija suas crenças limitantes

    Tenha cuidado ao dizer coisas como: “É assim que eles me ensinaram”, “É assim que eu sempre fiz” ou “É assim que todo mundo faz”. Essas frases são os piores inimigos desse modo de pensar, porque estão limitando você mentalmente a explorar novos horizontes.

    Faça exercícios que estimulem o pensamento criativo

    Você pode fazer certos exercícios para pensar fora da caixa, basta fazer uma pesquisa no Google pelo termo “exercícios para pensar fora da caixa ” e praticar alguns.

    Considerações finais de pensar fora da caixa

    Acreditar em si mesmo lhe dá o poder de mudar a maneira como você vê o mundo, abre a imagem para você e muitas portas se abrem na sua frente. Se você realmente confia em suas habilidades, suas ideias e seus conhecimentos, não há limites para criar algo novo.

    Seu cérebro desenvolverá caminhos para alcançar seu objetivo, porque os obstáculos no caminho agora são um trampolim para chegar onde você deseja.

    Se você gostou do texto que escrevemos especialmente para você sobre “pensar fora da caixa” se inscreva em nosso Curso online de Psicanálise clínica e se torne um profissional com vasto conhecimento!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *