o que é parasita

Pessoas parasitas: características e como lidar

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

Antes de falar sobre pessoas parasitas, é essencial entender o significado da palavra parasita. O parasita é “aquele que come ao lado de outro”. Ou seja, é quando um organismo vivo se instala no corpo de outro para retirar alimento. Nesse sentido, o organismo que se instala se chama parasita, enquanto o que está sendo parasitado, hospedeiro.

Diferente de uma relação de mutualismo, o qual ambos se ajudam e se beneficiam, no parasitismo apenas uma das partes se hospeda na outra e se beneficia sozinha.

Desse modo, esse tipo de relação não gera e nem pode gerar morte ao hospedeiro. Afinal, o parasita precisa do outro organismo vivo para continuar retirando alimentos dele. Portanto, o parasita não retira do outro corpo muitos nutrientes para não ficar debilitado.

Significado de uma pessoa parasita

Quando falamos que determinada pessoa é parasita, queremos dizer que aquela pessoa é uma aproveitadora. Ou seja, é quando a pessoa parasita poderia muito bem fazer determinada coisa, mas ao invés disso, deixa para outra pessoa fazer.

No ambiente de trabalho, podemos dizer que uma pessoa é parasita quando deseja receber sem trabalhar. Em outras palavras, pretende ficar o dia todo enrolando e ainda por cima tirar vantagem.

Por outro lado, em relações amorosas, a pessoa parasita é tida muitas vezes como uma pessoa tóxica. Afinal, ela suga a energia do outro parceiro, tirando tudo de melhor dele e transformando a relação de saudável para tóxica.

O que é uma pessoa parasita?

Uma pessoa parasita, é aquela que escolhe uma outra pessoa e suga dela o máximo de coisas que pode sugar, seja dinheiro, atenção, favores ou benefícios. Em seguida, quando ela não tem mais o que sugar, descarta a pessoa como se fosse lixo e vai buscar um outro hospedeiro.

Há dois tipos de pessoas no relacionamento: a doadora e a parasita. Nesse sentido, a pessoa parasita é aquela que mais recebe do que doa e que se aproveita da energia de outra pessoa para se sentir melhor. Sendo assim, por pensar muito em si mesma, acaba não percebendo quando uma pessoa ao seu redor está passando por uma situação difícil.

Por isso, pessoas assim, normalmente já receberam tudo do mundo: tem uma ótima casa, vida, escola, benefícios, toda uma forma de ganho, mas não retribuem nada parecido com isso.

Comportamento parasita

Às vezes as pessoas parasitas estão na própria família, por isso é recomendável saber quem são os parasitas, mesmo não podendo se afastar deles. Dessa forma, você começa a tomar mais cuidado. Em suma, veja abaixo o perfil de uma pessoa parasita.

Os perfis de pessoas parasitas costumam ser exigentes e cobradores de sua ajuda, ou seja, mesmo quando você ajuda, parece que não foi o suficiente. Por exemplo, você ter que ajudá-las como se fosse uma obrigação — e muitas vezes a gente se esquece que quando se ajuda muito uma pessoa, acaba por colaborar para que ela continue sugando.

Quanto mais uma pessoa suga, mais ela deseja e menos vai conquistar algo na vida por conta própria. Afinal, a pessoa parasita tem quem faça tudo por ela.

Leia Também:  Empoderado: significado de pessoa empoderada

Características de pessoas parasitas

O parasita pode passar a vida inteira sem chamar a atenção, apenas usando as artimanhas para manipular os outros a fazerem o que ele quiser. Na amizade, um parasita é aquela pessoa que gruda na outra para conseguir status, dinheiro, carro novo e etc.

No amor não é diferente, pois o parasita também extrai de tudo de aproveitável de uma pessoa durante o relacionamento. Se o namorado ou a namorada é famosa, é para ganhar status. Se é bonita ou bonito, é para exibir como um troféu.

Além disso, um parasita frequentemente escolhe alvos inferiores, dessa forma ele encanta por onde passa, é simpático e carismático. Porém, é mal sucedido na vida profissional. Por outro lado, acha que merece mais, então pensa que já pode ocupar o cargo mais alto.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O que é um parasita financeiro

    Um parasita financeiro é indivíduo que você conhece e se relaciona, onde ele é capaz de fazer com seus gastos sejam muito mais elevados do que deveriam ser. Dessa forma, eles impedem que você alcance a prosperidade financeira desejada.

    No entanto algumas pessoas não conseguem enxergar a gravidade de se relacionar com parasitas financeiros. Por isso, o ideal é atentar-se e buscar meios de se proteger de pessoas assim.

    Dica de ouro

    Tenha em mente que você não precisa e não tem nenhuma obrigação de viver relacionamentos com parasitas, sondando os frutos do seu trabalho.

    Além disso, é desgastante viver com parasitas usufruindo do seu dinheiro sem você receber nenhum tipo de privilegio ou ajuda em troca.
    Por isso, é importante ressaltar que cada ser é responsável por si próprio. Dessa forma, é recomendado que cada um busque seus meios para se manter através do seu próprio esforço e não por meio de segundos.

    Influencia dos parasitas?

    Um dos fatores que os parasitas influenciam em nossa vida é que muitas vezes acabamos por anular certas prioridades em prol de uma pessoa parasita. Sendo que por outro lado, poderíamos estar priorizando outras obrigações em nossa vida.

    Portanto, investir em uma pessoa que não tem condição de fazer o máximo por ela, acaba por deixar o parasita na zona de conforto. Então, cuidado para não acostumar mal pessoas que poderiam estar conquistando grandes coisas por elas mesmas.

    Sendo assim, e muito importante escolher quem você deseja auxiliar e saber também como ajudar. Por exemplo, às vezes achamos que ajudar é pescar, temperar e fazer a lenha, ou seja, dar a comida já crocante. Quando na verdade, ajudar pode ser só dar a vara de pescar.

    Considerações finais sobre pessoas parasitas

    De modo geral, é recomendado manter distância de pessoas parasitas, uma vez que é muito fácil cair no papo destes indivíduos. Por fim, eles não começam tirando grandes coisas de você, mas sim aos poucos, tanto que quase não se percebe.

    Caso você conheça pessoas parasitas ou tenha curiosidade de aprender mais sobre a psique de pessoas assim, convidamos você para se inscrever em nosso curso online de psicanálise clínica.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *