Pós-Graduação em Psicologia

Pós-Graduação em Psicologia: quais áreas e onde estudar?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Fazer uma especialização em Psicologia é um excelente caminho para incrementar todo o seu potencial de conhecimento e trabalho. Todavia, dadas as ramificações, é preciso escolher a área mais adequada aos seus interesses e capacidade de atuação e realização. Continue a leitura para conhecer alguns lugares para estudar pós-graduação em Psicologia e algumas áreas específicas.

Quais áreas posso escolher?

Felizmente, existem diversos caminhos aos quais a sua pós-graduação em Psicologia pode ser muito bem direcionada. É um meio de enriquecer mercados específicos e que funcionam com dinâmicas distintas das convencionais. Assim, confira alguns exemplos abaixo:

Pós-graduação em Psicologia escolar

Trata-se da apresentação reflexiva sobre as atuações psicológicas dentro do contexto escolar público e privado. Através daqui, será abordado o processo de ensino-aprendizagem e busca da melhora do ambiente escolar aos estudantes. Sem contar a busca dos agentes que influenciam no convívio escolar e aprendizagem dos alunos.

Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho

A aplicação do serviço aqui visa colaborar na gestão de pessoal dentro do trabalho, bem como a relação com clientes. Assim sendo, essa proposta pode ser feita em conjunto com o RH, por exemplo, trabalhando no recrutamento das pessoas. Ademais, pode ser vista também na liderança e treinamento, observando características no grupo favoráveis ao ambiente.

Pós-graduação em Psicologia forense e investigação Criminal

O indivíduo trabalhará na identificação de perfis criminais e perícias, contribuindo diretamente ao caminho processual da justiça criminal. Com base na avaliação desse profissional o tribunal fará a condução dos julgamentos, credibilizar depoimentos, imputabilidade do réu, entre outras coisas.

Psicoterapias

Sendo mais “simples”, fará o tratamento psicoemocional dos pacientes com base em escuta e compreensão. Assim, pode orientá-lo a encontrar alívio emotivo e dar tratamento para que lide saudavelmente com suas emoções.

Pós-graduação em Psicologia Social

Trabalhando em centros comunitários, poderá organizar atividades educativas, recreativas e sociais. Dessa forma, poderá ajudar o público a enfrentar seus problemas, fazendo um resgate das experiências ruins ao meio social. Por exemplo, o profissional pode ajudar pessoas com problemas sociais ou questões de delinquência.

Neuropsicologia

O cérebro será estudado para que se possa entender seu funcionamento e achar problemas cognitivos a se desenvolver. Por meio do resultado obtido, se tem um plano de trabalho para que suas habilidades cognitivas sejam restauradas.

Pós-graduação em Psicologia do Trânsito

Em suma, aqui se estuda o comportamento das pessoas dentro do trânsito, investigando as nuances nesse contexto. A aplicação dos testes faz com que esse curso seja específico e unicamente a psicólogos formados.

O crescimento profissional

Todos nós sabemos das dificuldades de inserção no mercado por conta também da alta competitividade. Nesse contexto, a qualificação de uma pós acaba fazendo com que ganhe o destaque necessário ao seu crescimento profissional. Por esse motivo, a pós-graduação em Psicologia nesse contexto é um investimento de alto retorno a ser feito.

Apesar dos tropeços, o mercado de trabalho necessita urgentemente de especialistas valorosos para cobrir lacunas em si. Nisso, a pós em Psicologia dará uma relevância muito maior na empresa onde já está ou que pode ingressar. Sem contar que, pessoalmente, é uma forma produtiva de revitalizar tudo aquilo que já aprendeu antes e fazer novas aplicações.

Cartão de visitas

Sabemos das dificuldades experimentadas no caminho universitário, principalmente na pós-graduação em Psicologia. Para muitos é uma jornada conciliar saudavelmente estudos com carreira e a vida pessoal. Entretanto, o esforço é recompensado com as possibilidades abertas e o valor pessoal conquistado.

Leia Também:  15 principais ideias de Freud

O aprofundamento em seus conhecimentos revela a sua dedicação no caminho profissional escolhido. Além de se elevar no mar de graduados, você toma à frente das oportunidades que vão surgindo no caminho. Revitalizando as ações psicológicas no mercado, pode construir à sua imagem a nossa forma de ver e acompanhar as ações humanas.

Um lugar ao sol

Existe uma questão prática, e até óbvia, na busca pela pós-graduação em Psicologia desde sempre. A valorização do currículo visa refinar a sua existência profissional e colocação rápida no mercado. Assim, por meio disso, as empresas podem encontrar você mais facilmente, de modo que sua contratação seja mais rápida.

Rápida o suficiente para suprir algumas demandas pertinentes no mercado de trabalho e que deixam a desejar. Infelizmente, dadas diversas circunstâncias, está cada vez mais difícil encontrar mão de obra qualificada. Cargos existem, e aos montes, porém isso não significa que haja alguém para ocupar em correspondência.

Assim, a pós em Psicologia dá o destaque necessário para que a seleção possa ocorrer ao seu favor. Um candidato com pós tem mais facilidade de alavancar sua vida profissional e pôr em prática perspectivas pessoais à profissão. Afinal, com a bagagem que possui, certamente mudará para melhor o atendimento e direção ao público e outros profissionais.

Estruturação de grupos

A inscrição em uma pós-graduação em Psicologia abre possibilidades grandiosas em se fazer contatos na área. Ademais, esse tipo de curso é importante para que haja a troca de experiências como forma de enriquecer o saber. Através daí, se tem o compartilhamento do aprendizado que contribuirá diretamente à sua carreira.

O Networking na pós em Psicologia abre oportunidades em diversos níveis, tanto a você, quanto aos outros. Por exemplo, chances de conquistar uma vaga de emprego ou fazer parcerias. Imagine convidar profissionais de excelência para atuarem juntos numa empresa ou negócio próprio.

Além de ampliar essa rede de contatos, a mesma tem de se manter atualizada o quanto for possível. Mesmo que não queira mudar de status ou emprego agora, o desejo pode vir no futuro. Isso inclui a atualização profissional através de outros aperfeiçoamentos.

Os degraus ao sucesso

A inclusão da pós-graduação em Psicologia no currículo se inclina ao seu crescimento profissional. Imagine o surgimento de uma promoção e você com plena capacidade de ocupar esse cargo. Além dos benefícios inerentes, o reconhecimento de sua capacidade de atuação é extremamente gratificante e recompensador.

Apesar dos bloqueios do caminho, não ceda ao conformismo e se mantenha afiado quanto à sua qualificação. Com os cursos apresentados no começo do texto você tem algumas diretrizes pelas quais pode caminhar. Acredite, as chances de sucesso aqui são muito altas e satisfatórias ao seu desenvolvimento profissional no mercado.

Onde estudar?

Existem diversas instituições que prestam cursos reconhecidamente notáveis na pós-graduação em Psicologia. Selecionamos abaixo algumas das mais recorrentes no tema e com destaque em suas propostas. Começamos por:

UniNassau

Sendo de grande relevância na construção educacional no norte e nordeste, a UniNassau carrega seus feitos pessoais na pós. Os cursos podem ser acessados à distância, de modo que qualquer estudante do Brasil possa realizá-los. No link https://posead.uninassau.edu.br/?gclid=CjwKCAjw34n5BRA9EiwA2u9k3_uqVNNNHq1XmwVoT7xX1qbqSmhHURptK0dsBzhbk8MDieeDPtlNVBoCMjIQAvD_BwE isso pode ser conferido em detalhes.

Faculdade Unyleya

Também trabalhando à distância, a proposta da Faculdade Unyleya é levar educação de qualidade ao país. Tanto a equipe docente quanto a metodologia aplicada visam a exploração completa do potencial dos estudantes. Saiba mais no endereço https://unyleya.edu.br/pos-graduacao-ead/area/psicologia/?ap=google-area&src=search.psicologia.g&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=Psicologia_%C3%81rea(FY)&utm_content=Psicologia_%C3%81rea_Novo&keyword=pos%20em%20psicologia&gclid=CjwKCAjw34n5BRA9EiwA2u9k3w0H5_B_tZE_5RD-OZrHVs7WGaakP8Ei8_7BYRFf9Mk2thClyxNVDhoCTr4QAvD_BwE.

Leia Também:  Não leve por trás: 7 dicas para não ser enganado

Instituto de Psicologia

Dedicado exclusivamente à área, o Instituto de Psicologia possui cinco programas de pós-graduação. Sendo elas Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Psicologia Experimental, Psicologia Clínica, Psicologia Social e Neurociências e Comportamento. Por meio do link http://www.ip.usp.br/site/a-pos-graduacao-do-ipusp/ entenderá a proposta completa.

Considerações finais em Pós-graduação em Psicologia

A pós-graduação em Psicologia visa a reformulação do seu saber para direcionamento de áreas específicas. Com isso, terá autoridade o suficiente para lidar com as demandas que surgem e propor soluções inovadoras e eficazes ao meio.

Com as opções listadas acima e outras, escolha aquela que lhe traga satisfação e afinidade de essência. Nada melhor trabalhar com aquilo que gosta e poder aprender bem mais do que pensava com a certeza do caminho certo.

A fim de complementar essas habilidades, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica. Você terá em mãos uma ferramenta de descoberta pessoal, alcançando autoconhecimento e liberdade de trabalho com suas capacidades. A Psicanálise com a pós-graduação em Psicologia tornarão você parte da nata especializada em um mercado que sabe fazer a diferença na vida de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 10 =