psicologia positiva

Positividade: verdades, mitos e psicologia positiva

Posted on Posted in Comportamento

Antes de tudo, entenda que a positividade não tem relação com você ver o mundo como se fosse um “mar de rosas”, como se o pensamento positivo fosse a solução para os seus problemas. Ser uma pessoa positiva é você saber potencializar suas habilidades e encontrar o que, de fato, lhe faz feliz. E, não menos importante, utilizar esta positividade para superar as adversidades da melhor forma. 

Nesse sentido, com a Psicologia Positiva, criada por Martin Seligman, passou-se a entender a psicologia não deve olhar somente para patologia. Em vez disso, a visão deve estar voltada às pessoas desenvolverem o que há de melhor em si e, então, prosperarem.  

Ou seja, as pessoas devem sempre focar sobre o que está certo, ao invés de estarem buscando sempre corrigir algo que entendem estar errados com elas. Por isso, a positividade, demonstrada na chamada Psicologia Positiva, vai além do que comumente se diz ser a “Ciência da Felicidade”. 

Conceito de Positividade 

Como conceito de positividade pode-se dizer que é a atitude de se manter motivado, com foco nos objetivos pessoais e nas coisas boas da vida. Além disso, engloba colocar a visão sobre as formas positivadas de se alcançar os objetivos, buscando a melhor solução, acreditando sempre no resultado positivo.  

Em outras palavras, a ideia de positividade é que as pessoas devem se concentrar nas coisas boas da vida. Enfim, o conceito de positividade é a demonstração de otimismo, independentemente da situação experimentada. Saiba que estudos demonstrar que manter uma atitude otimista em relação à vida nos ajuda a lidar melhor com desafios, encontrando sempre soluções rápidas. 

O que é Psicologia Positiva? 

Psicologia Positiva é um campo da Psicologia que foi criado pelo psicólogo americano Martin Seligman, quando, difundido em um discurso de posse para presidência da Associação Americana de Psicologia.  

Quando destacou que a Psicologia não deve ter um olhar voltado apenas para doença, déficit e patologias. Ao invés disso, deve dar preferência à compreensão do melhor nas pessoas e como elas prosperam. A partir daí que surgiu a Psicologia Positiva, aonde o enfoque voltou-se sobre o que está certo nas pessoas, não no que está de errado com elas. 

Nesse sentido, partindo da Psicologia Positiva, surgiram uma infinidade de pesquisas sobre positividade. Principalmente de como as pessoas devem experimentar os seus potenciais, usando as emoções positivas para, enfim, alcançarem a real felicidade. 

Além disso, cumpre destacar que este ramo da psicologia não tem relação com um certo padrão de pensamentos e palavras positivas para se alcançar os resultados almejados. Enfim, a Psicologia Positiva não é só pensar positivo! Entenda: problemas, decepções, dias ruins, eles sempre existirão, com pensamentos positivos ou não, o que vai fazer a diferença é a forma como você lida com eles. 

O que é Positividade? 

No significado da palavra, positividade é a virtude daquilo que é positivo, uma personalidade positiva e otimista. Entretanto, como vimos anteriormente, a aplicação prática deste conceito vai além da pessoa ser positiva em seus pensamentos e palavras. O que, neste mundo caótico, podem parecer meras ilusões, como se fosse “palavras vazias”, sem qualquer aplicação prática na vida.

Por isso, a positividade engloba o estado de ser positivo, de tal forma que a pessoa abrace o otimismo e entusiasmo a qualquer situação da vida, até nas adversidades. Ou seja, a positividade é um estado mental positivo, que nos motiva a buscar solução para os problemas. Nos remetendo, assim, a olhar para o lado bom das coisas e a manter um foco saudável e produtivo, independentemente das circunstâncias.

Nisso tudo, como se ensina na Psicologia Positiva, se deve identificar as qualidades humanas e, em seguida, encontrar formas de colocá-las em uso. Em suma, encontrar e usar nossas qualidades nada mais é que voltar seu olhar para o lado positivo dos aspectos que você têm que vão fazer com que progrida com mais sucesso em tudo que faz.

positividade resumido

Ainda mais, vale enfatizar que, ao potencializar suas qualidades humanas, isso é benéfico tanto para você quanto para as pessoas ao seu redor. Assim, conforme estudos da Psicologia Positiva, à medida que você identifica e usa as qualidades humanas, você é capaz também de perceber no outro o que ele tem de melhor.

Leia Também:  Psicanálise para pais: Instruindo-os na criação dos filhos

Por fim, dentre os benefícios da Psicologia positiva, podemos destacar como principais:

  • aumenta a nossa perspectiva sobre a vida;
  • melhora a cognição;
  • estimula a criatividade;
  • ajuda na solução de problemas;
  • aumenta a longevidade.

Mitos e Verdade sobre Positividade 

Muito se fala sobre o poder da positividade, mas entre mitos e verdades, é importante entender o que realmente funciona. Primeiramente, é verdade que enxergar o lado positivo das coisas pode nos ajudar a lidar com problemas e desafios. No entanto, não adianta forçar uma postura positiva quando não existe. Por isso, é importante aceitar os sentimentos ruins e trabalhar em cima deles.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Ou seja, os mitos sobre a positividade dizem que é necessário ser positivo o tempo todo, e que isso pode ser conseguido simplesmente ignorando os problemas. Por outro lado, a verdade é que a positividade é muito mais do que isso. Em vez de simplesmente ignorar os problemas, é preciso enfrentálos com coragem.

    O que é Positividade Tóxica? 

    Positividade Tóxica é um termo usado para descrever uma mentalidade que enfatiza o pensamento positivo acima de tudo, ao ponto de ser danosos. No entanto, é importante ter em mente que se trata de uma forma de pensar extremista que pode afetar a saúde mental.

    Nesse ínterim, para entender melhor o que é Positividade Tóxica, é importante examinar os seus efeitos. Primeiramente, ela pode levar à negação dos sentimentos negativos, o que significa que a pessoa não está processando adequadamente a dor ou ansiedade. 

    Por outro lado, a Positividade Tóxica também pode criar uma pressão desnecessária para se sentir bem o tempo todo. Isso pode levar as pessoas a se sentirem culpadas por estarem se sentindo tristes ou ansiosas, o que pode aumentar esses sentimentos. Além disso, a recusa em aceitar o que está acontecendo pode impedir que as pessoas busquem ajuda profissional quando necessária.

    Positividade Martin Seligman

    Quer aprender mais sobre como funciona a mente humana?

    Se você chegou até o final deste artigo sobre positividade, é sinal que você gosta de entender como funciona a mente humana. Então, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise. Dentre os principais benefícios do curso estão:

    • Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.
    • Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Por fim, se você gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a sempre produzir conteúdos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.