o que é algomania

Algomania: mania de sentir ou fazer sentir dor

Posted on Posted in Transtornos e Doenças

Algomania é uma condição maníaca, presente em transtornos mentais, onde a pessoa tem a obsessão em sentir dor ou fazer sentir dor, tanto no aspecto físico quanto emocional. Assim, pode ser um dos sintomas de diversas doenças, como depressão, transtorno bipolar, transtorno de personalidade, dentre outros.

Embora seja uma compulsão pouco conhecida, é mais comum do você pode imaginar. A algomania, o desejo de sentir dor, muitas vezes pode levar a comportamentos extremos e perigosos. Logo, neste artigo vamos trazer todas as informações sobre esta mania, como os principais sintomas, possíveis causas e formas de tratamento.

O que é Algomania? 

Algomania é um estado mental caracterizado por uma mania ou obsessão de sentir, ou fazer sentir dor, física ou mental. Desse modo, a pessoa age de forma compulsiva para encontrar meios para procurar a dor e afligir-se com ela. Nesse sentido, a pessoa pode ter o desejo, por exemplo, de se autoflagelar ou mutilar-se. Contudo, essa condição pode ser desencadeada por uma série de fatores, como o estresse, o trauma e os transtornos mentais.

Em outras palavras, a algomania é uma forma de comportamento patológico caracterizada pela mania de sentir ou fazer sentir dor. Bem como, esta condição pode envolver o desejo de infligir dor física ou mental também para outras pessoas. Como, por exemplo, o maníaco pode ter o desejo de praticar atos de violência, abuso verbal ou mesmo sexual com outras pessoas.

De antemão, é importante destacar que este transtorno pode ser tratado com a ajuda de profissionais especializados. Assim, é possível ajudar a pessoa algomânica a lidar com a dor, a controlar seus impulsos e a desenvolver habilidades para um comportamento saudável.

algomania resumo

Os sintomas da mania de sentir dor 

Como dito anteriormente, a algomania é a necessidade compulsiva da pessoa em sentir ou fazer sentir dor. Em outras palavras, o indivíduo apresenta um comportamento compulsivo para infligir ou experimentar dor, bem como uma obsessão em se machucar ou machucar outras pessoas.

Sobretudo, os sintomas variam conforme a gravidade da condição, porém todos estão atrelados com essa necessidade desenfreada de dor, física ou emocional. Como esta condição geralmente tem relação com outros transtornos, além deste sintoma característico da algomania, a pessoa apresenta outros, como, por exemplo:

  • ansiedade extrema;
  • depressão;
  • raiva;
  • isolamento social;
  • raiva;
  • culpa;
  • vergonha.

Dessa forma, os sintomas da algomania podem variar dependendo do tipo, mas geralmente incluem o desejo de sentir dor ou o desejo de infligir dor a si mesmo. Ainda, vale enfatizar que as pessoas que sofrem de algomania são geralmente conscientes de que os seus comportamentos são perigosos ou inadequados, mas não conseguem resistir.

Causas da Algomania 

Sobretudo, existem diversas causas possíveis para a algomania, assim com acontece com outros transtornos maníacos. Dito isso, saiba que esta condição pode ser desencadeada por:

  • questões biológicas;
  • experiências traumáticas;
  • conflitos emocionais;
  • estresse crônico;
  • transtornos mentais.

Nesse sentido, os transtornos mentais mais comuns, associados a algomania, estão a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de personalidade limítrofe, transtorno de estresse pós-traumático.

Consequências da Algomania 

Sobretudo, a algomania pode levar a pessoa a complicações graves, de ordem física e emocional, como de isolamento social, transtornos mentais, abuso de uso de drogas e álcool e, nos casos mais graves, pode chegar ao suicídio. Assim, essa condição, sem dúvida, afeta a vida cotidiana das pessoas afetada, com consequências significativas para o bemestar físico e mental.

Ou seja, algomania pode limitar a capacidade de uma pessoa de realizar tarefas cotidianas como dirigir, trabalhar e cuidar de si mesmo. Por conseguinte, além dos efeitos físicos da algomania, também existem consequências emocionais e sociais que podem ser devastadoras.

Tratamento para mania de fazer sentir dor 

Primordialmente, o tratamento da algomania envolve abordagens comportamentais, de saúde mental, física e nutricional e, se necessário, o uso de medicamentos. Nesse sentido, a terapia de saúde mental pode ajudar o paciente a identificar e superar os transtornos mentais subjacentes que estão contribuindo para o comportamento.

Leia Também:  Transtorno desintegrativo da infância

Ao passo que, tratamentos no aspecto físico também são essenciais para ajudar o paciente a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de melhorar a saúde em geral. Como, por exemplo, praticar atividades físicas e mudar ter hábitos alimentares saudáveis.

Afinal, o que é mania?

Mania é uma condição psicológica caracterizada por um humor elevado e comportamento descontrolado. Sendo assim, é caracterizada por um forte desejo de realizar algo de forma compulsiva ou obsessiva. Além disso, a pessoa pode ter um sentimento de euforia ou ter ideias grandiosas, podendo ser a mania acompanhada por outros sintomas, tais como aumento da energia, agitação, fala descontrolada, pensamentos rápidos e impulsos irracionais. 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Como resultado, a mania pode causar danos significativos à saúde mental e às relações interpessoais. No entanto, existem diversos tratamentos para manias, como, por exemplo, por terapias comportamentais e, até mesmo, uso de medicamentos ansiolíticos

    Definitivamente, a algomania é uma doença mental complexa que pode levar a graves complicações. Desse modo, é importante reconhecer os sintomas e buscar tratamento adequado. Além disso, a prevenção é também importante e inclui reconhecer e tratar os transtornos mentais subjacentes, praticar técnicas de relaxamento e gerenciamento do estresse. 

    Algomania frase freud

    Como a Psicanálise pode ajudar na cura das manias?

    A terapia psicanalítica é um dos tratamentos mais eficazes para a cura das manias. Em síntese, por meio de técnicas específicas, o psicanalista analisará o comportamento, encontrando o que motiva as manias do paciente. Ou seja, através de técnicas de análise profunda, o terapeuta pode identificar os mecanismos inconscientes enraizados na origem das manias. 

    Por isso, se você quer aprender mais sobre como funciona a mente humana, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise. Com este estudo será capaz de entender como funciona a psiquê humana e como tratar, inclusive, as manias. Nesse sentido, vale destacar os principais benefícios destes estudo:

    (a) Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise,é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. 

    (b) Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    Por fim, se você gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Com isso, nos incentivará a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.