transtorno afetivo bipolar

Transtorno Afetivo Bipolar (TAB): da mania à depressão

“O transtorno afetivo bipolar é uma psicopatologia grave que resulta em sérias lutas e desafios ao longo da vida.” (Nisha, 2019).

É uma alteração crônica e complexa do humor, caracterizado por uma combinação de episódios maníacos (mania bipolar), hipomaníacos e depressivos (depressão bipolar), com sintomas subsindrômicos (sintomas que não preencheriam critérios para diagnosticar um episódio depressivo) substanciais que comumente se apresentam entre os principais episódios de humor.

“É uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.” (Jain & Mitra, 2022).

Entendendo o Transtorno Afetivo Bipolar

O transtorno bipolar 1 tem sido frequentemente associado a comorbidades médicas e psiquiátricas graves, mortalidade precoce, altos níveis de incapacidade funcional e comprometimento da qualidade de vida. A característica necessária do transtorno bipolar 1 envolve a ocorrência de pelo menos um episódio maníaco ao longo da vida, embora os episódios depressivos sejam comuns.

O transtorno bipolar 2 requer a ocorrência de pelo menos um episódio hipomaníaco e um episódio depressivo maior.

Este artigo revisa a etiologia, epidemiologia, diagnóstico e tratamento do transtorno afetivo bipolar e destaca o papel da equipe multidisciplinar no manejo e melhoria do atendimento aos pacientes com essa condição.

Etiologia: as causas do transtorno afetivo bipolar (TAB)

Segundo Jain e Mitra (2022), o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode ser causado por uma variedade de fatores. Dentre eles:

Fatores Biológicos do TAB

Fatores genéticos: O risco de transtorno bipolar é de 10 a 25% quando um dos pais tem transtorno de humor. Estudos com gêmeos mostraram taxas de concordância de 70-90% em gêmeos monozigóticos. Os cromossomos 18q e 22q têm a evidência mais forte de ligação com o transtorno bipolar. O transtorno bipolar 1 tem a ligação genética mais alta de todos os transtornos psiquiátricos. [5]

Neuroanatomia: o córtex pré-frontal, o córtex cingulado anterior, o hipocampo e a amígdala são áreas importantes para a regulação emocional, condicionamento de respostas e resposta comportamental a estímulos.

Neuroimagem estrutural e funcional: Hiperdensidades anormais nas regiões subcorticais, especialmente no tálamo, gânglios da base e área periventricular no transtorno bipolar, indicam episódios recorrentes e mostram neurodegeneração. Pacientes com depressão grave ou história familiar de transtorno do humor apresentam aumento do metabolismo da glicose na região límbica com diminuição do metabolismo do córtex cerebral anterior.

Transtorno Afetivo Bipolar e o fator Aminas Biogênicas

Aminas biogênicas: a desregulação de neurotransmissores implicados nesse distúrbio inclui dopamina, serotonina e norepinefrina; no entanto, os dados ainda precisam convergir para revelar uma associação válida.

Desequilíbrio da regulação hormonal: observa-se hiperatividade adrenocortical na mania. O estresse crônico diminui o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que prejudica a neurogênese e a neuroplasticidade. O hormônio do crescimento é liberado após estimulação da dopamina e norepinefrina e sua liberação é inibida pela somatostatina. Níveis aumentados de somatostatina no líquor são observados na mania.

Fatores Psicossociais do Transtorno Afetivo Bipolar

1. Um estressor de vida significativo pode levar a alterações neuronais, como níveis de neurotransmissores, alterações de sinalização sináptica, bem como perda neuronal. Isso está implicado no primeiro episódio do transtorno do humor, bem como na recorrência dos episódios subsequentes.

2. Aqueles com traços de personalidade histriônicos, obsessivo compulsivos ou limítrofes coexistentes no cenário de TAB são mais propensos à precipitação de episódios depressivos.

Epidemiologia do transtorno afetivo bipolar (TAB)

Na população em geral, a prevalência do TAB, ao longo da vida, é de cerca de 1% para o tipo 1 e em torno de 0,4% para o tipo 2. A maioria dos estudos sugere que o TAB I tem uma prevalência igual em homens e mulheres.

A média de idade de início do transtorno bipolar é no início da idade adulta – 18 a 20 anos. Embora Jain e Mitra (2022) afirmem haver picos de início registrados entre as idades de 15 a 24 anos e aos 45 a 54 anos. Alguns autores acreditam que os transtornos bipolares geralmente começam em crianças e adolescentes com um episódio de depressão maior, anormalidades flutuantes crônicas de hiperatividade do humor, cognição e distúrbios de conduta.

No estágio inicial, os sintomas apresentados são inespecíficos e não se limitam ao espectro do humor. Para Gautam et al. (2019) o transtorno afetivo bipolar é “frequentemente associado a transtornos comórbidos, como transtornos de ansiedade, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtorno opositivo desafiador (TOD) e transtornos de conduta (TCs)”.

Diagnóstico do transtorno

Normalmente, os diagnósticos em crianças são difíceis devido às comorbidades comumente associadas. As crianças apresentam características atípicas ou mistas, como humor instável, irritabilidade, problemas de comportamento e ciclos rápidos. A apresentação na adolescência pode ser humor incongruente, bizarro e/ou paranoide, o que também pode dificultar o diagnóstico.

A 5ª Edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) ou a 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID 10) são frequentemente usados para auxiliar no diagnóstico.

Sintomas como irritabilidade, grandiosidade, tristeza persistente ou baixo humor, perda de interesses e/ou prazer, baixa energia, distúrbios do sono e do apetite, falta de concentração ou indecisão, baixa autoconfiança, pensamentos e atos suicidas, culpa ou autoculpa e agitação ou retardo psicomotor devem estar presentes na maior parte do dia, quase todos os dias, por, pelo menos, 2 semanas. Muito importante, ainda, é observar se os sintomas não são secundários a medicamentos, drogas ilícitas ou outras condições médicas.

Tratamento do transtorno afetivo bipolar (TAB)

O primeiro passo no manejo do TAB é confirmar o diagnóstico de mania ou hipomania e definir o estado de humor do paciente, pois a abordagem do tratamento difere significativamente para hipomania, mania, depressão e eutimia.

• Depressão leve: geralmente não requer medicação. Dependerá da disponibilidade de terapias psicológicas, terapias comportamentais, serviços de aconselhamento e terapia familiar. Em alguns ambientes, a medicação e o manejo psicossocial são fornecidos simultaneamente.
    • Depressão moderada: recomenda-se uma combinação de antidepressivo e psicoterapia.
    • Depressão grave: é aconselhável o tratamento psicofarmacológico com terapia cognitivo comportamental (TCC) e terapia familiar.
    • Sintomas maníacos: o tratamento pode ser iniciado com agentes antipsicóticos de baixa dosagem e estabilizadores de humor.

“Os principais objetivos são garantir a segurança dos pacientes e das pessoas próximas e alcançar a estabilização clínica e funcional com o mínimo possível de efeitos adversos. Além disso, o engajamento no tratamento e o desenvolvimento de uma aliança terapêutica são importantes em qualquer doença crônica que exija adesão de longo prazo.” (Jain & Mitra, 2022)

Referências bibliográficas:

Gautam, S., Jain, A., Gautam, M., Gautam, A., & Jagawat, T. (2019). Clinical practice guidelines for bipolar affective disorder (BPAD) in children and adolescents. Indian Journal of Psychiatry, 61(8), 294. https://doi.org/10.4103/psychiatry.indianjpsychiatry_570_18

Jain, A., & Mitra, P. (2022). Bipolar Affective Disorder. In StatPearls. StatPearls Publishing.

Nisha, S., A. (2019). Stressful Life Events and Relapse in Bipolar Affective Disorder: A Cross-Sectional Study from a Tertiary Care Center of Southern India – Sivin P. Sam, A. Nisha, P. Joseph Varghese, 2019. Indian Journal of Psychological Medicine. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.4103/IJPSYM.IJPSYM_113_18

Este artigo sobre o transtorno afetivo bipolar (TAB) foi escrito por Jorge G. Castro do Valle Filho (Instagram: @jorge.vallefilho), Médico Radiologista, membro titular da Associação Médica Brasileira e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Especialista em Neurociência e Neuroimagem pela Johns Hopkins University – Maryland/EUA. MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Gestão de Cuidados da Saúde pela Miami University of Science and Technology (MUST University), Flórida/EUA. Formação e Certificação em Inteligência Emocional, Mentalidade de Alta Performance e Gestão de Emoções pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

One thought on “Transtorno Afetivo Bipolar (TAB): da mania à depressão

1. Mizael Carvalho disse:

Belíssimo trabalho, muito esclarecedor. Parabéns!