O passar do tempo trouxe novas abordagens de como tratar os transtornos mentais e comportamentais em uma pessoa. Atualmente, as terapias têm sido um recurso cada vez mais utilizado para tratar de males contemporâneos. A partir de agora, você entenderá melhor o que é Teoria Cognitiva Comportamental e como ela pode mudar a sua vida.
Índice de Conteúdos
O que é Teoria Cognitiva Comportamental
Teoria Cognitiva Comportamental é uma abordagem psicológica pluralizada para tratar problemas mentais e emotivos no paciente. A mesma indica que existe uma inter-relação única entre pensamento, emoção e comportamento de um indivíduo. Nisso, ajuda o paciente a gerenciar esses setores para que reaja melhor a um meio.
A Teoria Cognitiva Comportamental, ou Psicologia Cognitiva comportamental e ainda TCC, faz um estudo da captação humana. Ela indica a forma que todos nós interpretamos um acontecimento de forma pessoal e não da forma como ele é realmente. Em suma, o modo como alguém vê, pensa e sente uma situação que gera algum desconforto.
De maneira bastante direta, essa terapia é esclarecedora e específica ao problema. A mesma defende de forma eficaz que os acontecimentos em si não nos afetam, mas, sim, o modo como reagimos a eles. Nesse caminho, vai ensinar ao paciente a elaborar estratégias para viver melhor e adequadamente.
Objetivo
O objetivo da Teoria Cognitiva Comportamental é fazer a identificação de padrões psíquicos, comportamentais, hábitos e crenças envolvidos na origem dos problemas. É através desse ponto de partida que se reformula a percepção do paciente para algo mais positivo. Ou seja, uma reprogramação existencial do indivíduo.
Além dos transtornos psíquicos e emocionais, a Psicologia Cognitiva comportamental pode ser usada para trabalhar a vida por completo. Isso significa melhora nos relacionamentos e escolhas profissionais, por exemplo, algo comum à nossa rotina.
De um modo geral, apontamos ser uma terapia interativa e com a força direcionada aos interesses do paciente. A TCC oferta diversas estratégias para que o indivíduo altere o que achar necessário ao presente e ao futuro. Consequentemente, este experimenta uma vida tranquila, sadia e bastante positiva à vivência e produção.
Como ela funciona?
Já que a principal meta da Teoria Cognitiva Comportamental é mudar positivamente o sistema de significados, é preciso entendê-los primeiramente. Nesse caminho, o psicólogo vai enumerando as reações de determinados eventos descritos pelo indivíduo. Com isso, os padrões que determinam as percepções e crenças são identificados.
Após a identificação de padrões negativos, o terapeuta vai ajudar o indivíduo a adotar posturas cognitivas mais sadias e funcionais. Isso vai permitir que ele se adapte à sua realidade social de um modo mais construtivo e progressivo.
Para que isso possa acontecer, se determinam metas e um foco para atingir durante o processo. Com o passar do tempo, isso vai permitir que o paciente seja mais autônomo e lide sozinho com esses problemas pessoais. Em suma, a TCC ajudará a reescrever sua postura diante dos acontecimentos e torná-lo um reagente mais construtivo.
ABC
A Teoria Cognitiva Comportamental segue um modelo chamado de ABC que descreve a situação do indivíduo de maneira sequenciada. Em suma, esse modelo descreve os caminhos desde o surgimento do problema até a intervenção do psicoterapeuta. Claro, a abordagem sobre cada problema depende primariamente do paciente.
A letra A indica o evento, a situação que aconteceu no ambiente próximo. B aponta para as crenças, sobre o modo como interpretamos um evento de determinada forma. Por sua vez, C indica consequência, ou seja, sua resposta emotiva de acordo como interpretou a situação.
Esse esquema resume e exemplifica bem o processo de reabilitação.
Estruturação da TCC
Existem os pontos determinantes e conectados que ajudam a entender melhor a atuação da Teoria Cognitiva Comportamental. Mesmo que não saiba profundamente sobre o assunto, pode entender de forma rápida o processo de identificação e trabalho. Os pontos determinantes começam em:
Situação ou ambiente problemático
Aqui se encaixa o ambiente ou o momento em que acontece o problema. Aliás, esse é o estágio primário de toda a situação calamitosa na vida do paciente.
Sentimentos ou pensamentos originados
O problema anteriormente apresentado acaba por dar origem a pensamentos e sentimentos correspondentes. Estes, por sua vez, iniciam a alteração na parte psíquica do indivíduo e começam a comprometer seu estado.
Humor resultante
Após os pensamentos e sentimentos aflorarem, o estado de humor se altera gradativamente. Por meio da emoção e humor resultante se chega ao estágio mais evidente de que há um problema.
Reação física
Como consequência do humor, é gerada uma reação física no indivíduo. A partir daqui ele começará a manifestar fisicamente os efeitos de sua frustração com o meio através de seu humor.
Comportamento
Por fim, o seu comportamento será alterado, de maneira geralmente negativa.
Benefícios
A Teoria Cognitiva Comportamental surge para remodular a postura física e psíquica do indivíduo durante a sessão. Isso inclui repaginar a forma a como ele reage a estímulos internos e os sente. Além disso, a terapia também trabalha:
Tratamentos de transtornos
A Psicologia Cognitiva Comportamental é altamente indicada para ansiedade, depressão, problemas na alimentação, traumas, fobias, dependência e muitos outros problemas. Transtornos psíquicos e comportamentais podem ser amenizados e devidamente controlados com a ajuda dela. Isso significa obter uma qualidade de vida mais sadia e confortável a você.
Problemas em relacionamento
Independente da vida que leve, você se relaciona de várias formas com outras pessoas. No momento em que surgem problemas quanto a isso, é preciso intervir para que laços valiosos não se desfaçam. Além de relacionamentos afetivos com família e amigos, trabalha também relações amorosas e profissionais.
Dificuldades de se desenvolver
O aprendizado pode encontrar várias barreiras para que possa se exercitar e crescer como deveria. Por meio da TCC, você recobra as diretrizes e ferramentas do seu desenvolvimento pessoal. Assim, se coloca mais perto do que planejou à sua vida.
Não se trata apenas de sorrir
Ao contrário da forma simplista que muitos colocam, a Teoria Cognitiva Comportamental não se trata apenas de incentivar pensamento positivos. Você necessita observar cada momento de modo mais complexo e aprofundado para que compreenda as raízes dos seus padrões perceptivos. Não apenas eles, mas o seu comportamento também.
Fazendo a desconstrução desse modo de pensar, aumentará sua flexibilidade comportamental. Quando esses setores cognitivos trabalham de forma harmônica, você pode ser mais consciente e agir sem prejuízos.
Considerações finais sobre teoria cognitiva comportamental
A Teoria Cognitiva Comportamental ajuda os indivíduos a separarem os sentimentos que carregam da realidade onde vivem. Por meio dela, você pode entender como eles se influenciam e passa a ser mais crítico quanto à veracidade dessa automação.
Com isso, pode continuar a desenvolver habilidades que lhe mostrem quando a realidade imaginada aparece e dificulta sua vida. Em vez de deixar que tomem conta da sua vida, vai romper com esses padrões e alterar positivamente suas consequências.
Para que possa aprimorar esses efeitos, se inscreve em nosso curso de Psicanálise 100% online, o mais completo do mercado. Por meio dele você trabalha o seu autoconhecimento e a sua capacidade de gerir sua vida emocional e psíquica. Com a ajuda do curso de Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, pode alcançar a melhor versão de si mesmo.
One thought on “Entendendo a Teoria Cognitiva Comportamental”
Muito bom esse conteúdo.
Fácil compreensão e rico em informações.