Teoria Cognitiva Comportamental

Entendendo a Teoria Cognitiva Comportamental

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

O passar do tempo trouxe novas abordagens de como tratar os transtornos mentais e comportamentais em uma pessoa. Atualmente, as terapias têm sido um recurso cada vez mais utilizado para tratar de males contemporâneos. A partir de agora, você entenderá melhor o que é Teoria Cognitiva Comportamental e como ela pode mudar a sua vida.

O que é Teoria Cognitiva Comportamental

Teoria Cognitiva Comportamental é uma abordagem psicológica pluralizada para tratar problemas mentais e emotivos no paciente. A mesma indica que existe uma inter-relação única entre pensamento, emoção e comportamento de um indivíduo. Nisso, ajuda o paciente a gerenciar esses setores para que reaja melhor a um meio.

A Teoria Cognitiva Comportamental, ou Psicologia Cognitiva comportamental e ainda TCC, faz um estudo da captação humana. Ela indica a forma que todos nós interpretamos um acontecimento de forma pessoal e não da forma como ele é realmente. Em suma, o modo como alguém vê, pensa e sente uma situação que gera algum desconforto.

De maneira bastante direta, essa terapia é esclarecedora e específica ao problema. A mesma defende de forma eficaz que os acontecimentos em si não nos afetam, mas, sim, o modo como reagimos a eles. Nesse caminho, vai ensinar ao paciente a elaborar estratégias para viver melhor e adequadamente.

Objetivo

O objetivo da Teoria Cognitiva Comportamental é fazer a identificação de padrões psíquicos, comportamentais, hábitos e crenças envolvidos na origem dos problemas. É através desse ponto de partida que se reformula a percepção do paciente para algo mais positivo. Ou seja, uma reprogramação existencial do indivíduo.

Além dos transtornos psíquicos e emocionais, a Psicologia Cognitiva comportamental pode ser usada para trabalhar a vida por completo. Isso significa melhora nos relacionamentos e escolhas profissionais, por exemplo, algo comum à nossa rotina.

De um modo geral, apontamos ser uma terapia interativa e com a força direcionada aos interesses do paciente. A TCC oferta diversas estratégias para que o indivíduo altere o que achar necessário ao presente e ao futuro. Consequentemente, este experimenta uma vida tranquila, sadia e bastante positiva à vivência e produção.

Como ela funciona?

Já que a principal meta da Teoria Cognitiva Comportamental é mudar positivamente o sistema de significados, é preciso entendê-los primeiramente. Nesse caminho, o psicólogo vai enumerando as reações de determinados eventos descritos pelo indivíduo. Com isso, os padrões que determinam as percepções e crenças são identificados.

Após a identificação de padrões negativos, o terapeuta vai ajudar o indivíduo a adotar posturas cognitivas mais sadias e funcionais. Isso vai permitir que ele se adapte à sua realidade social de um modo mais construtivo e progressivo.

Para que isso possa acontecer, se determinam metas e um foco para atingir durante o processo. Com o passar do tempo, isso vai permitir que o paciente seja mais autônomo e lide sozinho com esses problemas pessoais. Em suma, a TCC ajudará a reescrever sua postura diante dos acontecimentos e torná-lo um reagente mais construtivo.

ABC

A Teoria Cognitiva Comportamental segue um modelo chamado de ABC que descreve a situação do indivíduo de maneira sequenciada. Em suma, esse modelo descreve os caminhos desde o surgimento do problema até a intervenção do psicoterapeuta. Claro, a abordagem sobre cada problema depende primariamente do paciente.

A letra A indica o evento, a situação que aconteceu no ambiente próximo. B aponta para as crenças, sobre o modo como interpretamos um evento de determinada forma. Por sua vez, C indica consequência, ou seja, sua resposta emotiva de acordo como interpretou a situação.

Esse esquema resume e exemplifica bem o processo de reabilitação.

Estruturação da TCC

Existem os pontos determinantes e conectados que ajudam a entender melhor a atuação da Teoria Cognitiva Comportamental. Mesmo que não saiba profundamente sobre o assunto, pode entender de forma rápida o processo de identificação e trabalho. Os pontos determinantes começam em:

Situação ou ambiente problemático

Aqui se encaixa o ambiente ou o momento em que acontece o problema. Aliás, esse é o estágio primário de toda a situação calamitosa na vida do paciente.

Sentimentos ou pensamentos originados

O problema anteriormente apresentado acaba por dar origem a pensamentos e sentimentos correspondentes. Estes, por sua vez, iniciam a alteração na parte psíquica do indivíduo e começam a comprometer seu estado.

Leia Também:  Proatividade: significado, sinônimos e exemplos

Humor resultante

Após os pensamentos e sentimentos aflorarem, o estado de humor se altera gradativamente. Por meio da emoção e humor resultante se chega ao estágio mais evidente de que há um problema.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Reação física

    Como consequência do humor, é gerada uma reação física no indivíduo. A partir daqui ele começará a manifestar fisicamente os efeitos de sua frustração com o meio através de seu humor.

    Comportamento

    Por fim, o seu comportamento será alterado, de maneira geralmente negativa.

    Benefícios

    A Teoria Cognitiva Comportamental surge para remodular a postura física e psíquica do indivíduo durante a sessão. Isso inclui repaginar a forma a como ele reage a estímulos internos e os sente. Além disso, a terapia também trabalha:

    Tratamentos de transtornos

    A Psicologia Cognitiva Comportamental é altamente indicada para ansiedade, depressão, problemas na alimentação, traumas, fobias, dependência e muitos outros problemas. Transtornos psíquicos e comportamentais podem ser amenizados e devidamente controlados com a ajuda dela. Isso significa obter uma qualidade de vida mais sadia e confortável a você.

    Problemas em relacionamento

    Independente da vida que leve, você se relaciona de várias formas com outras pessoas. No momento em que surgem problemas quanto a isso, é preciso intervir para que laços valiosos não se desfaçam. Além de relacionamentos afetivos com família e amigos, trabalha também relações amorosas e profissionais.

    Dificuldades de se desenvolver

    O aprendizado pode encontrar várias barreiras para que possa se exercitar e crescer como deveria. Por meio da TCC, você recobra as diretrizes e ferramentas do seu desenvolvimento pessoal. Assim, se coloca mais perto do que planejou à sua vida.

    Não se trata apenas de sorrir

    Ao contrário da forma simplista que muitos colocam, a Teoria Cognitiva Comportamental não se trata apenas de incentivar pensamento positivos. Você necessita observar cada momento de modo mais complexo e aprofundado para que compreenda as raízes dos seus padrões perceptivos. Não apenas eles, mas o seu comportamento também.

    Fazendo a desconstrução desse modo de pensar, aumentará sua flexibilidade comportamental. Quando esses setores cognitivos trabalham de forma harmônica, você pode ser mais consciente e agir sem prejuízos.

    Considerações finais sobre teoria cognitiva comportamental

    A Teoria Cognitiva Comportamental ajuda os indivíduos a separarem os sentimentos que carregam da realidade onde vivem. Por meio dela, você pode entender como eles se influenciam e passa a ser mais crítico quanto à veracidade dessa automação.

    Com isso, pode continuar a desenvolver habilidades que lhe mostrem quando a realidade imaginada aparece e dificulta sua vida. Em vez de deixar que tomem conta da sua vida, vai romper com esses padrões e alterar positivamente suas consequências.

    Para que possa aprimorar esses efeitos, se inscreve em nosso curso de Psicanálise 100% online, o mais completo do mercado. Por meio dele você trabalha o seu autoconhecimento e a sua capacidade de gerir sua vida emocional e psíquica. Com a ajuda do curso de Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, pode alcançar a melhor versão de si mesmo.

    One thought on “Entendendo a Teoria Cognitiva Comportamental

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.