Acupuntura para ansiedade

Acupuntura para ansiedade: de fato funciona?

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

A ansiedade é, de fato, um dos grandes males do século. Não estamos nos referindo àquele desconforto que sentimos antes de falar em público, por exemplo. Estamos falando de um transtorno que traz diversos problemas para o dia a dia de muita gente. Tendo isso em vista, é importante divulgar o tratamento pela acupuntura para ansiedade.

Problemas contemporâneos

É verdade que existem pessoas que já não sabem o que é viver sem sentirem os sintomas desse distúrbio. Mas elas precisam estar conscientes de que a ansiedade tem cura e que elas não precisam se submeter a uma vida com tantas dificuldades. Para isso, é necessário tratar o problema. Atualmente existem várias formas de fazer isso.

A medicina tradicional já desenvolveu diversas formas de tratar a ansiedade. Atualmente existem vários remédios que ajudam muita gente a se livrar dos sintomas desse transtorno. A psicoterapia também tem sido fundamental para curar pessoas ansiosas. Ainda assim, a acupuntura também precisa ter o seu espaço dentro do tratamento.

O que é acupuntura

Imaginamos que muita gente já ouviu falar sobre esse recurso terapêutico. Isso porque ele é bastante divulgado no Brasil. No entanto, não podemos garantir que a informação que chegou aos seus ouvidos sobre a acupuntura realmente condiz com a realidade.

Afinal, se todos os brasileiros realmente conhecessem os benefícios da terapia, ela seria muito mais procurada atualmente. A acupuntura é uma técnica de origem chinesa que consiste na aplicação de agulhas muito finas em alguns pontos da pele de uma pessoa. Espera-se com isso desencadear, no seu corpo, efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Entenda a lógica da terapia

Para que você entenda a lógica do tratamento, é importante mencionar que a tradição asiática defende que o corpo das pessoas é composto por energia. O desequilíbrio do fluxo dessa energia nos canais que a transportam (meridianos) causa inflamações.

A medicina tradicional asiática acredita que a cura pode ser alcançada por meio da acupuntura. Isso porque ela facilita a circulação da energia, restabelecendo o equilíbrio do corpo.

Preconceito relacionado à acupuntura

Quem ouve essa explicação pode imaginar que a acupuntura não tem embasamento científico e que se trata apenas de uma crença. Na verdade, isso é uma mentira. Em primeiro lugar, é importante deixar claro que essa terapia tem sido estudada nos últimos 50 anos de forma consistente.

O que se tem descoberto é que seus efeitos positivos são inegáveis. O presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Fernando Genschow, descreveu de forma clara o funcionamento da acupuntura.

Explicação de Fernando Genschow

Segundo ele, a inserção da agulha na pele estimula terminações nervosas no órgão e em tecidos subjacentes. Esse estímulo segue pelos nervos periféricos alcançando o sistema nervoso central.

O resultado disso é a liberação de substâncias químicas que, dentre outras coisas, têm efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes. Assim sendo, mesmo que algumas religiões possam fazer uso da acupuntura, ela é uma terapia que tem explicação fisiológica e fisiopatológica.

Estudo a respeito do benefício da acupuntura para o tratamento da ansiedade

Tendo dito isso, vale a pena abordar ainda qual é a contribuição da acupuntura para o tratamento da ansiedade. Por essa razão, iremos apresentar aqui de forma breve um estudo da Universidade Federal do Pará, produzido por André Luiz Picolli da Silva em 2010.

O pesquisador se propôs a relatar o tratamento de uma mulher que sofria o transtorno de ansiedade por meio da acupuntura. De acordo com o estudo, 10 sessões foram realizadas. Na 6ª, a paciente suspendeu o uso de seus medicamentos uma vez que os sintomas iniciais foram significamente reduzidos.

Leia Também:  Ansiosa demais: eu me sinto assim, o que fazer?

Mesmo com a melhora, a paciente foi aconselhada a continuar com o tratamento da acupuntura depois do tratamento inicial. Além disso, ela também foi instruída a continuar com o acompanhamento psicológico. O pesquisador concluiu que a terapia diminuiu a intensidade dos sintomas da paciente, mas não a curou definitivamente.

Cuidados com relação ao tratamento com acupuntura

Tendo esse estudo em vista, é importante deixar claro que a acupuntura faz parte do tratamento de ansiedade, mas ela não é o tratamento em si. Assim sendo, uma pessoa que sofre com o transtorno deve ser acompanhada por um médico. Ele saberá indicar quais as etapas que um paciente precisará passar para ser curado do seu problema.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Além disso, é de extrema importância que você não interrompa qualquer tratamento sem consultar o seu médico. Isso porque existem algumas medicações que não podem ser retiradas de forma brusca. Elas precisam ser reduzidas de forma gradual para que o seu corpo tenha tempo para lidar com as mudanças.

O ideal é que você converse com o seu médico sobre a acupuntura e descubra se a terapia poderá ser incluída no seu tratamento. Caso ele não se oponha ao uso da técnica, aproveite todos os benefícios que ela irá te oferecer!

Curso de Psicanálise Clínica

Ainda é necessário falar sobre a importância do acompanhamento psicológico no tratamento da ansiedade. Muitas pessoas não se preocupam em cuidar de sua saúde mental e acabam lidando com as consequências de suas escolhas. A psicoterapia é importante e as pessoas precisam saber disso!

Se você quiser entender essa importância, nós recomendamos o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. Por meio dele, você conseguirá compreender as principais ideias dos teóricos da área e também ficará habilitado para ajudar outras pessoas a lidarem com os seus problemas.

Vale lembrar que esse curso é totalmente online e pode ser realizado no seu próprio ritmo. Além disso, você terá acesso imediato a ele assim que você efetuar a sua matrícula. Assim sendo, não há motivos para você não fazer a sua inscrição agora mesmo! Temos certeza que você será muito beneficiado pelo conteúdo que será ministrado.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós esperamos que você tenha entendido por que a acupuntura pode fazer parte do tratamento da ansiedade. Torcemos para que você se liberte de qualquer preconceito relacionado ao uso da técnica. Vale lembrar que ela pode te ajudar no tratamento de outros problemas. Então busque se informar mais sobre essa terapia!

Comente também se você já havia ouvido falar sobre os benefícios da acupuntura para ansiedade. Além disso, nos diga se há alguém que você conhece que precisa fazer uso dessa técnica. Não deixe também de continuar lendo os textos publicados aqui no blog! Temos muito conteúdo relacionado à psicanálise esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 10 =