procrastinar

O que é procrastinar? Entenda o termo de uma vez por todas

Posted on Posted in Comportamento

Você já sentiu que deveria fazer algo muito importante, mas não teve forças para conseguir realizar a atividade? Então, você está praticando a procrastinação! Você sabe o que é procrastinar e como acabar com esse mau hábito? Não? Então confira agora!

O que é procrastinar?

A procrastinação é um hábito adquirido por muitos de nós. Começamos deixando um trabalho escolar para ser feito no último dia da entrega e, quando vemos, estamos deixando um projeto muito importante da empresa para o último minuto!

Por conta disso, procrastinar é muito prejudicial para nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Assim, procrastinar é caracterizado como o ato de adiar uma tarefa que necessita ser realizada naquele momento. Isso não quer dizer que você irá ficar sem fazer nada durante o dia todo.

Muito pelo contrário, você encherá seu dia com atividades de menor relevância, mas que darão ao seu cérebro alguma satisfação ao ser realizada. Por exemplo, se você tem uma leitura importante para uma prova da faculdade, é muito provável que você decida limpar toda a sua casa antes, preparar um almoço caprichado e organizar seus livros nas prateleiras.

Claro, todas essas atividades são necessárias para uma vida organizada, mas não eram tão necessárias bem no dia que você precisava estudar para a prova!

Ou seja, você sabia que tinha uma atividade muito importante a ser realizada, mas seu cérebro preferiu cumprir com outras ações, de menos importância, mas que também lhe dariam a sensação de “dever cumprido”.

O que leva uma pessoa a procrastinar?

Há muitos motivos que levam uma pessoa a procrastinar, como a ansiedade e a depressão. Além disso, há também o medo de fracassar naquela atividade, o que faz com que a mente busque atrasar ao máximo a realização da tarefa.

Outra coisa que leva as pessoas a procrastinar é o “vício na adrenalina” causada por ter que fazer a tarefa no último segundo. Normalmente, essas pessoas dizem que se motivam pela escassez de tempo. Mas, na verdade, elas só estão procrastinando e enganando a si mesmas.

Isso porque nosso cérebro sempre busca por uma recompensa imediata. Ou seja, tarefas curtas que tem uma maior taxa de sucesso sempre serão preferidas pela nossa mente, enquanto atividades mais complexas, e com possibilidades de falharem, serão sempre deixadas para depois.

Por isso, as consequências da procrastinação são perigosas. Deixar um trabalho muito importante e complexo para a última hora pode fazer com que ele tenha pouca qualidade. Com isso, gerando problemas para sua vida acadêmica, pessoal e profissional.

Assim, é necessário que você faça o máximo possível para deixar de procrastinar, mesmo que isso seja muito difícil. Saiba que ter a intenção de parar de procrastinar já um grande passo.

5 dicas para deixar a procrastinação de lado!

Como dito acima, o primeiro grande passo a se tomar é perceber que você procrastina e ter a noção de que é algo que deve ser evitado. Agora, daremos a você 5 dicas para você deixar a procrastinação no passado e iniciar uma vida muito mais produtiva!

1.Anote todos os seus afazeres do dia por ordem de prioridade

Se na segunda-feira você precisa escrever um relatório importante para o seu chefe, aguar as plantas e comprar ração para seu cachorro, crie uma lista em que a tarefa mais importante (o relatório) esteja no topo.

Leia Também:  Procrastinando: 5 dicas para resolver

Mostre para a sua mente que você realmente precisa fazer isso com certa urgência.

2.Ao acordar, não enrole na cama: levante assim que o despertador tocar

Se você já inicia seu dia praticando a procrastinação, é provável que ele se mantenha assim até o final. Portanto, estabeleça uma rotina matinal e siga todos os passos.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Há muitas pessoas que praticam O milagre da Manhã, ou o #5amclub, que são projetos de rotinas matinais visando o crescimento pessoal. Assim, encontre uma rotina que lhe agrade e que te faça iniciar o dia fazendo algo bom por você mesmo.

3.Estabeleça horários de descanso entre as atividades

Se você tem muitas atividades importantes em sua lista, é necessário que haja algumas pausas entre cada tarefa. Assim, determine de 10 a 20 minutos de descanso a cada uma hora de produção, ou 5 a 10 minutos a cada 40 minutos.

Esse tempo é necessário para que seu cérebro consiga descansar e “arejar”, para continuar produzindo com o máximo de qualidade.

Muitas pesquisas afirmam que nós não conseguimos nos manter concentrados em uma mesma atividade por muito tempo, por isso, invista nos minutos de descanso.

4.Não deixe distrações em seu ambiente de trabalho

Se você perde muito tempo em seu celular, evite deixa-lo ao seu alcance enquanto trabalha em tarefas difíceis. Garanto que aquela “olhadinha” nas redes sociais pode esperar até o final da atividade ou até o próximo intervalo de descanso.

Além disso, outros objetos que podem desprender sua atenção também devem ser tirados de sua mesa. E, se sua atividade não precisa da internet, considere desconectá-la do computador!

Todas essas ações lhe ajudarão a melhorar a qualidade da sua produção!

5. Quando pensar em procrastinar, lembre-se de como é ruim ter de fazer tudo com pressa e sem qualidade

A gente sempre se esquece do estresse e do nervosismo que passamos ao ter que fazer algo às pressas. Mas, ao buscar o fim da procrastinação, é importante que você se lembre da sensação ruim de se sentir muito pressionado e sem tempo, e de como isso gera maus resultados para sua vida pessoal e profissional.

Assim, busque sempre diminuir a pressão de ter que fazer tudo de última hora!

Conclusão

Por fim, é importante que nós entendamos que a procrastinação é algo ruim para o nosso crescimento pessoal e profissional. Após isso, a fiscalização de nossos hábitos e a criação de novas regrinhas pessoais fará com que a sua procrastinação diária diminua.

Ademais, com a prática de atividades matinais, seu dia começará com um gás a mais, que durará até o fim do dia! Por isso, busque criar uma rotina mais produtiva e organizada, e acabe com o ato de procrastinar!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inicie 2020 parando com a procrastinação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − 2 =