O que é Psicanálise Integrativa?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

A Psicanálise por si só se mostra como um poderoso aliado no tratamento de alguns males da mente. Somando a isso, diversas técnicas derivadas acabam reforçando o valor de sua vertente principal. Assim, conheça melhor a Psicanálise integrativa e como esta pode nos ajudar.

O que é a Psicanálise integrativa?

A Psicanálise integrativa é uma psicoterapia apoiada por outros tratamentos complementares. A ideia é integrar o máximo de elementos que possam ajudar o cliente a obter as respostas que procura. Dessa forma, a revitalização da Psicanálise comum proporciona dinâmicas de trabalho que expandem a atuação do tratamento.

O intuito dessa psicoterapia é ofertar mais de um caminho para que o cliente caminhe. Muitos não se adequam inicialmente à forma que a Psicanálise funciona por não compreenderem a sua totalidade. Essa falta de conhecimento impede que ele crie permissão para que a psicoterapia aja de forma eficaz nele.

Dessa forma, quando se destrincha a dinâmica principal em peças que este entende, tudo fica mais fácil. Aliás, cada um de nós carrega uma certa preferência de como quer ser avaliado e tratado. Quando se conhece a psicoterapia integrativa, você se permite olhar de várias formas a fim de chegar num lugar comum.

Para que serve?

Como aberto linhas acima, a Psicanálise integrativa serve para que nós busquemos nós mesmos. Nesse caminho, nos permitimos aprender a nossa própria natureza a fim de cultivar uma sabedoria pessoal. É com essa estrada que entenderemos os motivos de determinados objetos nos afetar da forma que fazem.

Para os mais céticos, pensem em uma abordagem mais acessível às questões que carregam. A ideia não é alimentar as dúvidas que já te sufocam, nada disso. Porém, destrancar cada uma de acordo com a demanda se mostra a solução perfeita ao problema. Se uma perspectiva não funciona, pode se valer de outra tranquilamente na mesma sessão.

Com isso, trabalhar empecilhos pessoais passou a fugir de uma visão e mãos mais ortodoxas. Cada cliente tem acesso a um leque informacional que possibilita uma reflexão plena sobre si mesmo. Ademais, este vai trabalhar com a abordagem que mais lhe for conveniente e confortável.

Controvérsias quanto à sua composição

Por conta da forma como é composta, a Psicanálise integrativa acaba por sofrer certa rejeição por parte de algumas pessoas. Muitos afirmam que a mesma não tem embasamento algum para existir, servindo como passatempo terapêutico. Ademais, afirmam que a sua estrutura retira qualquer respaldo de método terapêutico.

Entretanto, devemos nos ater que algo não é substancialmente criado do nada, necessitando da junção de elementos para um fim. Com isso, a Psicanálise integrativa se mostra como uma forma mais flexibilizada da forma comum que conhecemos. Não é mais ou menos eficaz, mas, sim, uma alternativa mais fluida.

Além disso, o padrão que alguns seguem, visto de forma inviolável, também se originou de vários saberes. A ideia que temos hoje foi aperfeiçoada ao longo do tempo a fim de atender determinadas necessidades. Dessa forma, quando se acusa a psicoterapia pela forma como é composta se mostra como uma hipocrisia seletiva.

Benefícios

Por conta da forma que é composta, a Psicanálise integrativa costuma trazer excelentes resultados aos clientes. Graças a ela, eles podem modelar objetivos quanto a si mesmo, minimizando problemas ou maximizando qualidades. Com isso, os resultados, em geral, são esclarecedores, mostrando o que estava escondido. Assim, fica fácil olhar para:

Autoestima

Por conta da forma que nos enxergamos, acabamos esquecendo de nos valorizar como deveríamos. A pressão externa que nós sofremos acabam por nos obrigar a sermos auto negligentes. Com a intervenção da psicoterapia, aprendemos a olhar para dentro antes de qualquer coisa e relembrar o valor que carregamos.

Traumas

Infelizmente, nem todos podem ter uma vida plena por causa dos traumas que carregam. Graças a eles, demonstram um medo sufocante de se entregarem a algo que tanto queriam. Assim que a Psicanálise integrativa entra em ação, cada um é revisto na fonte e trabalhado ao seu tempo. Gradativamente, cada amarra é desfeita.

Segurança

Com a autoestima restaurada, é hora de pôr em prática tudo aquilo que você tem vontade. Como confiança em si mesmo agora, é perfeitamente capaz de realizar tudo o que está à mão. Porém, cuidado para que isso não se torne arrogância. Você é tão importante e capaz quanto qualquer pessoa e sempre pode aprender mais.

O que encontrar na Psicanálise integrativa?

Como trabalhado durante todo o texto, a Psicanálise integrativa é um compilado de diversas abordagens psicoterapêuticas. Dessa forma, você pode encontrar a que mais lhe deixa confortável ao momento que vive. Isso também depende da sua receptividade ao tratamento e ao que procura. Durante a sessão, pode entrar em contato com:

Terapias naturais

Usando elementos dados pela própria natureza, a terapia natural estabelece um caminho de purificação em seu corpo. Esse processo se assemelha bastante com a homeopatia, entregando os próprios ingredientes que causam o mal para achar a cura. Além do mais, isso proporciona segurança, já que esse método não dá sequelas ao corpo.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Cura espiritual

    A ideia é promover a paz de espírito com o intuito de aliviar quaisquer sintomas não físicos. Os tormentos mentais costumam trazer grande sofrimento a quem os porta. Quando se vale desse tipo de terapia, cada um pode ser amenizado e até diluído.

    Baralho cigano

    De forma interpretativa, o baralho consegue propor direcionamentos a quem os utiliza. A ideia é fazer uma reflexão do seu passado, estudo do presente e projeção ao futuro. Ainda que desconfie deste, com certeza tirará alguma lição positiva sobre.

    Considerações finais: Psicanálise Integrativa

    Por mais que a Psicanálise integrativa sofra com rejeições, não dá para negar os resultados que a mesma alcança. A psicoterapia promove uma busca profunda e pluralizada em nossas próprias raízes. Assim que passamos a integrá-la em nossa vida, obtemos a clareza que tanto necessitamos.

    Cabe ressaltar que, assim como qualquer tratamento, sua permissão a ele é fundamental para que surta efeito. Muitas pessoas se opõem à psicoterapia por desconhecimento de como ela funciona. Caso nunca tenha entrando em uma sessão terapêutica, se permita a ela. Somente assim saberá o que pode colher.

    Com isso, te convido a ingressar e aprender mais sobre o que a psicoterapia pode fazer por você. Inscreva-se em nosso curso de Psicanálise Clínica e veja o quão fácil as repostas chegarão até você. Graças ao autoconhecimento que nutrirá, poderá entender o que motiva cada comportamento que tem.

    Nosso curso é online, permitindo que estude quando e onde for melhor para você. Dessa forma, pode montar uma grade de estudos personalizada com a sua rotina, de modo que não te atrapalhe no cotidiano. Independente da hora que escolha, sempre poderá contar com o auxílio contínuo de nossa equipe tutora para te ajudar nas atividades.

    Quando finalizar seus estudos, receberá em casa um certificado impresso que confirma toda sua competência como psicanalista. Sendo assim, ingresse o quanto antes na psicoterapia e descubra o quanto a Psicanálise integrativa (ou não) pode ser transformadora.

    One thought on “O que é Psicanálise Integrativa?

    1. RICARDO BEZERRA DE MELO disse:

      Parabéns pelas informações, objetivas e bastante esclarecedoras!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *