psicanálise o que é

Psicanálise o que é?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

O trabalho e a insistência de Freud ajudaram a criar um dos maiores e melhores movimentos da cura mental. Passaríamos muito tempo tentando explicar todas as nuances disso, mas temos um material conciso e de fácil entendimento para você. Entenda melhor sobre a Psicanálise: o que é e como ela nos observa.

O que é a Psicanálise?

Quando for perguntado Psicanálise: o que é, tenha em mente que se trata de um procedimento investigativo para a mente. A ideia é fazer uma observação de nossos processos mentais e compreender a natureza humana. É uma ferramenta indispensável, visto que esses processos são inacessíveis de qualquer outra maneira.

O propósito final é fazer o tratamento dos distúrbios mentais que afetam a humanidade e entender nosso comportamento. Inicialmente, esse método foi vandalizado por conta da forma que trabalhava seus pacientes. Tal agressão era frequente porque, naquela época, tratamentos mais invasivos e a ignorância humana eram frequentemente solicitados em quaisquer casos.

O inconsciente foi a principal linha de pensamento para Freud explicar seu trabalho. Todavia, os estudiosos da época ainda preferiam fatos físicos e ideias simplistas e que pudessem ser observadas. Por isso que quando perguntavam sobre a Psicanálise, o que é em suma, repudiavam sua proposta.

O entendimento cadenciado

O próprio autor ao se questionar sobre a Psicanálise, significado, achou melhor estruturá-la em partes para explicar melhor. Graças a isso, o entendimento sobre Psicanálise: o que é ficou mais fluido e confortável de entender, mesmo para quem não é familiarizado. Dividi-se em três áreas, sendo estas:

Investigação

A Psicanálise seria uma forma de investigar o psiquismo da humanidade e fazer avaliações a respeito dele. Dessa forma, poderia entender melhor o seu funcionamento, traçando diretrizes de observação e projeção. Embora a Psicanálise não seja considerada uma ciência, seu papel filosófico é suficiente para tal.

Teoria

A especulação em relação à natureza do homem também também estrutura a pergunta “Psicanálise: o que é?”. Por causa disso, a linha de pensamento em relação à vivência pode ficar tangibilizada e observável. Consequentemente, o comportamento humano começa a demonstrar padrões e sequências a um determinado fim para comprovar o que foi imaginado.

Tratamento

A psicanálise se desenvolveu como uma prática de tratamento às fraturas psíquicas e comportamentais. Tudo isso acontecia por meio da técnica de associação livre, na qual o paciente apenas falava o que vinha à mente. Desse modo, passou a ser vista como a cura pela palavra, fazendo o paciente se abrir em seu próprio tempo.

A lanterna para a humanidade

Ao longo do texto responderemos a pergunta “Psicanálise o que é” sob diversas perspectivas, mas que se conectam. Continuando, é uma ferramenta para que enxerguemos nossa própria escuridão mental, literalmente. Graças a essa teoria da personalidade, podemos entender melhor nossa postura diante da:

Moralidade

A moral empregada na sociedade afeta diretamente os indivíduos que estão imersos nela. Todos nós carregamos impulsos, vontades e desejos que se contrapõem em relação a esse dito popular. Consequentemente, a moral acaba servindo como um peso que nos força a esconder tudo aquilo que guardamos.

Isso é um dos principais motivos para desenvolvermos distúrbios mentais.

Ética

Os seres humanos constroem valores para que, juntos, possam conviver bem em sociedade. Acontece que a ética é percebida de forma alternada de pessoa para pessoa. Por causa da Psicanálise, temos um olhar mais limpo para entender as nuances de mudança transformação em cada indivíduo.

Cultura humana

A cultura humana, em parte, é desenvolvida em cima dos outros dois fatores citados anteriormente. É um registro de como nos comportamos e reagimos em determinado momento e como isso repercute no futuro da humanidade. Já que depende da localidade, isso dá origem a variadas culturas e não apenas uma.

Por exemplo, quem mora em Salvador possui traços comportamentais bem distintos de quem reside em Minas Gerais. As relações sociais, os costumes, a fala, o jeito de ser acabam por alimentar uma cultura humana própria daquela região.

Correntes

Assim que Freud fez o mundo se perguntar “Psicanálise: o que é”, não demorou muito a ter adeptos. Eles ajudaram a propagar os conhecimentos obtidos com o trabalho, popularizando o procedimento. Entretanto, os novos seguidores também teriam com o que contribui r e montaram sua própria linha de pensamento.

Leia Também:  O que é Inconsciente para Psicanálise?

Um dos mais famosos foi Carl Gustav Jung, que junto com Alfred Adler, propagou a teoria no século XX. Antes de deixar de seguir as ideias de Freud, Jung chegou a presidir a Associação Internacional de Psicanálise (IPA). Jung teve êxito e conseguiu implementar suas próprias teorias a respeito do desenvolvimento, dando novas perspectivas.

Ainda que Freud tivesse uma ideia particular e até bruta por assim escrever, isso foi importante ao que viria depois. Isso porque ajudou a influenciar positivamente as pesquisas psicoterapêuticas usando uma abordagem psicológica pouco ou quase nada invasiva. Olhando a crueza da época, foi essencial este avanço.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Seu valor atemporal

    Na época em que surgiu o questionamento “Psicanálise, o que é”, houve um choque medicinal muito grande. A busca pela cura física e mental através das palavras foi algo inovador e reformulou a forma de observar o ser humano. Com isso, os processos de adaptação acabaram por proporcionar avanços no tratamento daquele tempo.

    Antes da Psicanálise, os métodos da psicoterapia se mostram pouco eficazes e até dolorosos. Em alguns casos, a terapia com banhos ou mesmo a sangria, algo que podia causar a morte dos pacientes. O fracasso era evidente na permanência das doenças mentais ou mesmo na sua piora, já que muitos acabavam sequelados.

    Por meio da Psicanálise esses casos passaram a ser vistos de modo mais humanizado e sadio. Além da recuperação ou melhora, os pacientes voltavam ilesos para casa porque não é um método invasivo. Nisso, houve a reimaginação dos tabus antigos, bem como os preconceitos.

    O que pode enxergar?

    A Psicanálise se mostra versátil no contato com a psique humana para explicá-lo. Trata-se de um método onde podemos ver neuroses, perversões, sonhos, psicoses, relacionamentos… Os conflitos inerentes à vida humana e que, até então, não tinham o cuidado necessário.

    De que forma nos afeta?

    Respondida a pergunta “Psicanálise, o que é”, hora de ver como nos beneficiamos dela. O inconsciente guarda dados importantes e pertencentes ao nosso desenvolvimento como indivíduos. Sem contar que contém as respostas para que tenhamos uma vida mais plena.

    Uma das conquistas da sessão é o autoconhecimento, a capacidade de enxergar a si mesmo. É por meio dele que entenderá os processos mentais que te atingem. Isso inclui enxergar suas falhas, medos, desejos e seu potencial.

    Além disso, pode se livrar de traumas do passado que se agarraram em sua essência. Ou, caso queira, fazer a reconexão com peças que julga importantes em seu desenvolvimento. Estes são apenas os primeiros pontos que podem ser aproveitados de uma lista gigantesca de benefícios.

    Considerações finais sobre Psicanálise: o que é

    Talvez não seja tão fácil entender a Psicanálise, o que é, de primeira, mas tudo bem. O propósito do texto acima foi esclarecer as bases da teoria e que são de extrema relevância ao entendimento.

    Caso tenha algo a acrescentar ou mesmo alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Teremos o maior prazer em estender essa conversa com você e elucidar alguns pontos.

    Ou, caso queira absorção completa, se inscreva em nosso curso de Psicanálise. Nele aprenderá todos os fundamentos necessários para ser um psicanalista e cidadão de sucesso. Poderá responder sozinho “Psicanálise, o que é” de forma criativa, agregadora e transformadora a qualquer pessoa.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.