sonhar com traição

Sonhar com traição: os 9 significados para a Psicanálise

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Em alguma noite você chegou a sonhar tanto que, quando acordou, se sentiu cansado? Ou você já dormiu e não se lembrou de sonho nenhum? Acreditamos que todos nós já passamos por alguma situação dessa. A situação fica ainda mais intrigante quando acontece de a gente sonhar com traição. O que esse sonho significa? É sobre isso que nós iremos falar nesse artigo. Confira!

O que Freud fala sobre os sonhos

Se você é novo por aqui, talvez não saiba que Freud é considerado o pai da psicanálise. Em vista disso, nós achamos interessante trazer a visão dele sobre sonhos a fim de que você entenda o raciocínio por trás das interpretações que oferecemos mais abaixo.

Porém, neste artigo, seremos breves a respeito disso, já que a tanto para falar sobre sonhar com traição. Contudo, se você quiser saber mais, nós temos um artigo que abrange melhor a importância do sonho para a psicanálise.

O sonho e o inconsciente

No livro “A interpretação dos Sonhos”, Freud escreveu que o “sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Essa frase nos alude a importância que ele deu aos sonhos. Inclusive, foi esta a obra que consolidou os principais fundamentos da teoria psicanalítica.

Nesse contexto, é importante destacar que a interpretação do sonho se tornou um método para formular hipóteses. Por esse motivo, foi admitida a possibilidade de inferir o sentido de determinados sintomas a interpretação dos sonhos. Sintomas esses que poderiam ser psicológicos, como, por exemplo, fobias e neuroses.

Tal possibilidade se deu, porque, segundo Freud, a essência do sonho é um desejo infantil reprimido, sendo que esse desejo se simbolizaria através dos sonhos. Assim, podemos pensar no sonho como uma porta para entender nossa mente, nossos traumas.

Possíveis significados de sonhar com traição

Dito isso, vamos falar dos possíveis significados de sonhar com traição.

Sonhar com traição sempre provoca um incomodo, seja essa traição do tipo amorosa ou fraterna. Assim, esse tipo de presságio nunca nos deixa em paz. Por isso, antes de apontarmos para um significado concreto é importante olhar para si mesmo. Ou seja, entender como está a nossa vida em relação a nós mesmos, nossos valores, crenças e as pessoas.

Essa autoavaliação que indicamos é importante para entendermos se a traição que nos angustia não parte de nós. Como dissemos, o sonho é impulsionado por nossos desejos e sentimentos. Dessa forma, sonhar com traição pode indicar que o sonhador vem se traindo. Ou seja, vem se submetendo a experiências que vão contra suas próprias necessidades e desejos.

O papel da baixa autoestima

Outra possibilidade em relação a esse sonho é a baixa autoestima. Ou seja, a pessoa não se sente merecedora do relacionamento que tem. É como se a pessoa sentisse que deve algo ao universo, dessa forma, em seu sonho, ela dá algo. Além disso, o sonho pode estar refletindo alguma situação traumática vivida por você. Porém, não é algo masoquista, é uma tentativa de sua psique te ajudar a dar respostas.

Possíveis significados de sonhar com traição

Neste tópico iremos falar de significados mais concretos de sonhar com traição em determinados contextos.

Sonhar que é traído

Esse sonho pode representar uma insegurança consigo mesmo. Além disso, pode demostrar a desconfiança para com outras pessoas. Como dissemos, o sonho traz informações do inconsciente para a razão. Dessa forma, entenda a si mesmo para ver se esta possibilidade se aplica.

Leia Também:  Incomodar alguém: como desconfiar e evitar essa atitude

Sonhar com traição de namorado

Esse sonho pode estar ligado ao medo, ou o sentimento de não merecimento. Além disso, pode demonstrar que você está com dificuldade para admitir um sentimento. Nesse caso, isso gera no seu subconsciente um sentimento de “perda” para projetar o que poderia acontecer.

Sonhar com traição de marido

Esse contexto tem relação com o anterior. Porém, é preciso considerar que quando comparamos namoro e casamento, o último deveria transmitir mais segurança. Contudo, sentimentos e pensamentos de insegurança ou dependência emocional ainda podem existir. Sonhar que é traída pelo marido pode representar a dependência emocional que a pessoa tem.

Ademais, você precisa pensar sobre como está ser relacionamento. Será que você está sendo sincero? Será que tem algo a resolver, ou melhorar a comunicação?

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Sonhar com traição de namorado com amiga

Sonhar com traição do namorado com sua amiga está ligado ao medo de perder esse namoro sem poder fazer nada. Porém, também está relacionado mais a você mesmo com relação às suas atitudes. Por isso, interprete os detalhes do seu sonho. Esses detalhes podem ser refletidos e trazer ao consciente as situações que te incomodam.

Nesse caso, tente manter a estabilidade emocional e tenha atitudes maduras para esclarecer seus sentimentos. O sonho não pode ser encarado como uma premonição. Dessa forma, tente entender o que sua psique quer te dizer e tenha calma.

Sonhar com traição de outro casal

Este sonho pode ser um sinal de que você precisa concentrar-se na sua própria vida. Novidades podem estar para acontecer e você precisa manter o foco pra identificar as oportunidades. Cuide mais de você e se concentre no seu futuro.

Sonhar com traição de amigo

É importante que você não relacione diretamente a pessoa do seu sonho com a realidade. Ou seja, sua mente pode estar te indicando surpresas que estão a vir, más ou boas. Porém, não necessariamente, elas estão relacionadas a pessoa com a qual você sonhou. Geralmente, é sobre o gênero da relação.

Sonhar que está traindo

Esse sonho pode indicar que alguém está tentando arruinar você de alguma forma. É preciso tomar cuidado com suas relações e entender o que você está sentindo no que diz respeito a elas.

Sonhar que perdoa uma traição

Sonhar com o perdão implica sentimentos de paz, otimismo e esperança. Porém, quando relacionado à traição, pode significar que você está desestabilizado. Isso porque sonhar que perdoa uma traição pode estar relacionado à falta de senso para distinguir o certo do errado. Procure analisar se está realmente em paz.

Sonhar que resiste a uma traição

Se no sonho você resiste a traição, isso é algo positivo. Porém, não significa que está ileso de passar por momentos de provação e decepção. Dessa forma, esteja atento a estes sinais, seja sincero e reflita sobre tudo que está acontecendo.

Conclusão

Sonhar com traição pode ter vários significados, porém, todos eles estão relacionados a sua psique. Seja sincero com você e reflita sobre o que você está passando. Conversar sobre esse tipo de sonho com um psicoterapeuta pode ser eficiente nesse processo de descoberta. Assim sendo, falando em psicoterapia, se você quer saber mais sobre psicanálise, então, conheça nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica! É virtual, barato e muito completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 17 =