psicólogo da saúde

Psicologia da Saúde: conceito e aplicação

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Filosofia e Psicanálise

O conselho dos médicos a respeito da saúde também diz respeito a mente e comportamento. A mente humana precisa de cuidados no tratamento e prevenção das doenças psíquicas. Para explicar melhor como essa ação acontece, nós vamos entender o conceito de Psicologia da saúde e a sua aplicação.

O que é Psicologia da saúde?

A Psicologia da saúde é um ramo psicológico recente entre os profissionais da saúde. Essa especialidade tem o intuito de desenvolver e preservar a saúde humana usando conhecimentos pedagógicos, psicológicos e científicos. Para a tarefa, essa área da psicologia estuda as causas das doenças dos pacientes a fim de garantir o bem-estar deles.

Essa área de conhecimento entende o homem como um ser completo, sendo impossível separar a mente do corpo. Embora esse ramo da ciência seja parecido com outros, eles não são iguais. Por exemplo:

Medicina psicossomática

Investiga com cuidado os detalhes a respeito de como surgem as doenças nas pessoas. Aborda o paciente com um todo, não separa o corpo da mente e comportamento.

Medicina comportamental

Em suma, essa área estuda como prevenir problemas de saúde provocados pelos comportamentos negativos das pessoas.

Saúde comportamental

A Saúde comportamental tem o intuito de resolver as questões de saúde dos pacientes, mas sem apego a teorias.

Origens e aplicação

A Psicologia da saúde é apresentada em 1980 por Matarazzo para desenvolver uma área dedicada a prevenção e cuidados com a saúde. A princípio, é considerado o sujeito e seus funcionamentos cognitivos, afetivo, social e comportamental. Ou seja, se considera a família, doença ou momentos de ajuste psicológico sem alterações na saúde, como a gravidez ou menopausa.

Nesse sentido, um psicólogo da saúde faz uma intervenção psicológica que ultrapassa o campo da medicina. Desse modo, fatores econômicos, sociais ou culturais relacionados a saúde do paciente também são considerados. Logo, a psicologia e saúde estão presentes em todos os lugares, como na prevenção de acidentes domésticos ou rodoviários.

Como as consultas são feitas?

Após entendermos a importância da Psicologia da saúde, iremos ver como a consulta é realizada. O psicólogo da saúde faz o que os profissionais chamam de reabilitação psicológica. Em outras palavras, é ensinado ao doente alguns métodos e técnicas para controlar a doença e ter bem-estar na sua vida.

Ainda que a pessoa não consiga ser curado das doenças crônicas, ele aprende a cuidar delas. Por exemplo, quando a pessoa sofre os efeitos da pressão arterial elevada com frequência. Esse paciente vai aprender técnicas como a meditação, a fim de melhorar o seu estilo de vida.

Ação social

A Psicologia da saúde também possui uma visão biopsicossocial dos pacientes atendidos. Dito de outro modo, essa área tenta compreender a parte biológica, social e psicológica das pessoas. Assim é possível tratar esses pacientes como peças importantes para a qualidade de vida e bem-estar social.

Segundo especialistas na área, prevenir doenças mentais envolve a criação de estratégias para evitar o seu surgimento. Tanto que um dos desafios é criar projetos com a finalidade de amenizar, evitar ou compreender questões psicológicas das pessoas.

Além de ajudar na melhora da mente dos pacientes, os psicólogos da saúde diminuem a quantidade de internações. Ou seja, isso significa também que esses profissionais ensinam como usar os serviços de saúde e ajudam a diminuir o consumo de medicamentos.

Leia Também:  Frases sobre autismo: 20 melhores

Demanda

Alguns estudiosos, como Cols e Bock, realizam muitos estudos para prevenir doenças psíquicas. É uma grande responsabilidade, visto que esses pesquisadores visam a criação de ferramentas que melhorem a saúde social.

Logo, as pessoas se beneficiam da junção de saberes da psicologia social, organizacional, comunitária, hospitalar e de muitas outras. Por isso que a demanda por cursos nessa área vem crescendo entre os profissionais da saúde.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Os currículos desses profissionais estão cada vez melhores, destacando muitos temas importantes para a saúde pública e internacional. Para os estudantes na graduação já é possível perceber aspectos desses temas associados à psicologia e saúde.

    A união faz a diferença

    A Psicologia da saúde precisa de um vínculo com a psicologia comunitária, hospitalar, social e organizacional. Essa conexão é necessária porque melhora a consciência das pessoas a respeito dos seus papéis sociais.

    Por isso que a psicologia para profissionais da saúde tem se tornado cada vez mais importante. Sendo assim, é importante a interação do homem com a renovação das políticas de saúde.

    Da mesma forma, outras disciplinas têm surgido com o intuito de entender o ser humano como um todo. A psicologia para profissionais da saúde faz parte dessa tendência de uma sociedade mais saudável. E esse ponto de vista é possível porque esses profissionais acreditam que todos nós fazemos a diferença no bem-estar social.

    Institutos

    Algumas instituições utilizam a Psicologia da saúde nas atividades para o público há anos. Por exemplo:

    ITEPSA

    Três psicólogas foram as responsáveis pela criação do Instituto de Terapia Cognitiva em Psicologia da Saúde. A proposta delas é unir áreas da psicologia com técnicas e conhecimentos da Terapia Cognitivo-comportamental. O ITEPSA realiza cursos e workshops para ampliar a prática com a excelência técnica.

    SBPH – Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

    O SBPH foi criado em 1997 por um grupo de 45 psicólogos de várias regiões do Brasil. Com sede em Belo Horizonte, a primeira assembleia desses profissionais aconteceu no Hospital Mater Dei, no centro de estudos local. Em suma, a SBPH tem o intuito de divulgar pesquisas na área, estimular congressos e organizações na profissão.

    IBPS – Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde

    Assim como o SBPH, nós apresentamos para você o Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde, também em Porto Alegre. Desde 2008 que os psicólogos da saúde desenvolvem atividades para promover essa área de estudo. Os psicólogos do instituto utilizam pesquisas científicas e até capacitação de novos profissionais da saúde.

    Considerações finais sobre Psicologia da saúde

    A Psicologia da saúde atua com o objetivo de resgatar a visão do ser humano como um todo. Para esse objetivo reúne conhecimentos de outras áreas a fim de proporcionar clareza a respeito da saúde mental para a população. É um trabalho feito em conjunto, pois cada um de nós é parte importante dessa proposta.

    Essa área da saúde faz com que os pacientes entendam as causas das suas doenças e como tratá-las. Não só os cuidados, mas também a prevenção de muitos males que afetam o nosso bem-estar. E mesmo quando não é possível curar doenças, o paciente aprende a conquistar uma qualidade de vida melhor.

    Além da Psicologia da saúde você também vai aprender a cuidar da saúde com o nosso curso online de Psicanálise. As nossas aulas online são uma grande ferramenta de desenvolver seu eu interno e expandir seu autoconhecimento. Dessa forma, adquira o nosso curso por um valor especial e comece hoje mesmo a transformar a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *