como trabalhar o medo infantil

Psicologia Infantil: o que é, como funciona

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Neste artigo vamos falar sobre o que é a Psicologia Infantil. Além disso, iremos abordar quais as áreas de atuação em que ela intervém e como ela se reflete tanto no campo da psicoterapia como na educação.

Psicologia infantil, o que trata?

A princípio, a psicologia infantil é o estudo do comportamento da criança, do nascer até a adolescência. Nessa análise, o especialista trata dos fenômenos e irregularidades no progresso psíquico de criança e jovens.

Desse modo, este ramo da psicologia enfoca a evolução dos aspectos:

  • físicos;
  • motores;
  • cognitivos;
  • perceptivos;
  • afetivos;
  • e sociais.

No entanto, a psicologia infantil também aborda duas variáveis: a ambiental e a biológica. No campo ambiental, ela observa por exemplo, a influência dos pais ou dos amigos, e no campo biológico, ela analisa o que é definido pela genética.

O que é um psicólogo infantil?

Antes de mais nada, os psicólogos infantis são especialistas que precisam entender e explicar o progresso e as ações do menor.

Para isso, eles usam as terapias, tanto as individuais quanto as coletivas. Estas, por sua vez, ajudam no diagnóstico e no tratamento de problemas de ordem social, emocional, afetivo, e de aprendizagem, que podem ocorrer na infância.

Problemas mais comuns

Os distúbios psicológicos mais comuns em crianças são:

Autismo

O autismo é um transtorno neuropsiquiátrico. Ele tem como características o isolamento social, as dificuldades de comunicação e os padrões de conduta estereotipados.

Depressão infantil

Ademais, a depressão infantil é um transtorno que se caracteriza por uma mudança do estado de espírito do menor. Desta forma a criança pode entrar em um estado de profunda tristeza ou sofrer mudanças rápidas de humor.

Divórcio dos pais

Como é de se esperar, o divórcio dos pais causa nos filhos um grande impacto emocional. Nesse sentido, o divórcio pode causar diferentes atitudes, afetando várias áreas, como a sociabilidade, a autoestima, o estudo, as ações, etc.

Tiques nervosos

Por outro lado, os tiques são ações involuntárias repentinas, curtas e repetitivas de qualquer grupo muscular. As causas desse transtorno podem ser físicas ou psicológicas e, como consequência, eles podem levar a problemas comportamentais e sociais. Contudo, na maioria das vezes, esse distúrbio some em poucos meses.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Infância (TDAH)

Por fim, o TDAH é um transtorno comportamental que tem como principais características:

  • a distração;
  • os períodos de atenção transitória;
  • a inquietação;
  • a instabilidade emocional;
  • a hiperatividade;
  • e as atitudes impulsivas.

Técnicas psicológicas usadas por um psicólogo infantil

A palavra é o material central do psicólogo em seu trabalho, mas será que ela serve para os filhos mais novos? Nem sempre. Afinal, as habilidades de diálogo dos pequenos são mais limitadas. Isso sem falar na dificuldade deles em identificar e expressar suas emoções.

Portanto, isso traz um grande desafio para o psicólogo infantil. Ou seja, é preciso um bom domínio das técnicas psicológicas específicas para trabalhar com os pequenos.

Leia Também:  Pedagogia Diretiva e Não Diretiva: 3 diferenças

Entenda

Devido à situação específica da psicologia infantil os recursos mais comuns na terapia com crianças são:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • o brincar;
    • o desenho;
    • a expressão corporal;
    • e a dramatização.

    Além disso, como métodos de intervenção para reforço e modelagem de conduta também são usadas técnicas como a economia de fichas, os contratos de atuação. ou a técnica de “time out”.

    Depois de ver o que um psicólogo infantil faz, não é difícil ver a complexidade do trabalho com as crianças. Porém, a satisfação de ver a evolução desses pequenos pacientes compensa todo o esforço.

    Terapia infantil e a aprendizagem

    Na psicologia infantil, temos uma divisão fundamental: a psicoterapia infantil e a psicologia infantil com foco nos processos de educação e aprendizagem.

    Embora essa divisão seja, até certo ponto, artificial – uma vez que a psicoterapia também se baseia nos processos de aprendizagem – ela nos ajuda. Afinal, ela nos auxilia a ter em mente os diferentes resultados em que é possível chegar em um contexto clínico ou terapêutico.

    Entretanto, os psicólogos infantis que atuam na terapia para meninos e meninas praticam em um contexto em que os pais vão atrás de uma consulta preocupados com um problema. Porém, muitos casos não têm a ver apenas com o desempenho da criança na escola. Mas também com seu humor e estado emocional, ou sua conduta em casa. Como esses dois aspectos estão relacionados, a psicologia infantil pode influencia de maneira positia o processo de aprendizagem.

    Benefícios de ter um psicólogo infantil

    Sendo assim, as vantagens e os benefícios de contar com os serviços de um psicólogo infantil podem ser resumidos da seguinte forma:

    Detectar distúrbios psicológicos

    A infância é a fase da vida em que o desenvolvimento psicológico das pessoas muda de forma mais rápida, tanto para melhor como para pior.

    Além disso, tendo em vista que muitos dos traços psicológicos do ser humano se formam nos primeiros anos, é importante que esse progresso ocorra da forma mais harmoniosa possível. Especialmente, dada a vulnerabilidade das crianças e a sua dificuldade de adaptação aos problemas da infância.

    Por isso, o trabalho do psicólogo infantil é necessário. Eles evitam que as crianças tenham que enfrentar sozinhas possíveis distúrbios psicológicos. O que, por sua vez, pode causar outros problemas como, por exemplo, os estilos de apego inadequados, a criação de uma baixa autoestima, a formação de traumas, e outros.

    Tirar vantagem da escola

    Acima de tudo, a escola é um lugar onde existe a chance de internalizar as aptidões e as competências fundamentais para se ter uma boa vida na idade adulta e se tornar um ser humano autônomo.

    Portanto, os psicólogos infantis facilitam a exploração desse ambiente. Ao mesmo tempo que não deixam que os sentimentos de inferioridade e as crenças irracionais sobre si mesmo, e sobre os outros, afetem a criança.

    Fortalecer os laços emocionais

    Por fim, ajudar uma criança a ser feliz e a se sentir bem com sua vida torna mais fácil a boa relação com os pais.

    Contudo, as relações familiares não são as mesmas se todos os dias há episódios de ansiedade. Bem como os acessos de raiva, frustrações e o choro incontrolável também atrapalham a boa convivência. Não importa o quanto você ame um filho ou filha.

    Sendo assim, essa forma de convívio pode estar alimentando a dor dos mais pequenos e de seus pais.

    Leia Também:  Jean Piaget: o que é escola, aprendizado e infância

    Como é possível descobrir que a criança precisa de tratamento psicológico?

    Ao contrário do adulto, que consegue entender o que acontece e o motivo de certas ações, as crianças usam outros meios para mostrar a sua angústia.

    Portanto, ações agressivas ou criar hábitos estranhos, como dormir com a luz acesa ou fazer xixi na cama com frequência, por exemplo, são sinais de que algo está errado.

    Além disso, outros indicativos que a criança precisa de ajuda profissional são:

    • a falta de concentração;
    • os problemas de aprendizagem ou interação social;
    • os distúrbios físicos e doenças frequentes;
    • a compulsão para comer.

    Então, fique atento às ações das crianças a sua volta.

    Considerações finais

    Em suma, a psicologia infantil é uma área muito importante e complexa hoje em dia. Dessa forma, para ajudar a identificar se crianças ou adolescentes precisam de ajuda profissional, os pais podem recorrer ao auxílio psicológico.

    Essa opção permite orientações específicas sobre as questões relacionadas a crianças. Mas lembre-se que apenas um profissional da área pode avaliar se a criança precisa de algum tratamento.

    Além disso, você pode conhecer mais sobre a mente humana com as lições da psicanálise. Assim, com o nosso curso 100% online de psicanálise clínica você poderá melhorar o seu domínio sobre a psicologia infantil e conhecer mais sobre esta área.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *