A psicologia é o estudo de todos os aspectos do comportamento e dos processos mentais. Nela, estão inclusos tópicos de estudo como o funcionamento do cérebro, a organização de nossa memória e como é a interação das pessoas em grupos.
Por ser um assunto humano, ela faz conexão com as ciências naturais, sociais e as artes, disponibilizando inúmeras oportunidades de carreira. Psicólogos podem trabalhar com psicologia clínica, educacional, organizacional, com psicologia de aconselhamento ou da saúde.
Mas, antes de adentrar a fundo sobre as possibilidades de trabalho propostas pela psicologia, antes iremos explicar a diferença com outras duas áreas facilmente confundidas com ela. Sendo elas a psiquiatria e a psicanálise.
A diferença entre psicologia, psiquiatria e psicanálise
A maior diferença entre essas disciplinas está relacionada na forma da educação e formação para cada uma das profissões. Assim, temos:
- Psiquiatra: trata-se de um médico com graduação e especialização em psiquiatria. Cabe a ele o trabalho de investigar doenças relativas à saúde mental, sempre de acordo com ensinamentos da medicina. O psiquiatra está apto a prescrever medicamentos aos seus pacientes. O tempo de formação é de 5 e 6 anos, em medicina, somado ao período de especialização e residência.
- Psicanalista: é uma profissão com formação livre, de preferência uma graduação em qualquer tipo de área, que utiliza da psicanálise como método. Além dos consultórios, o psicanalista também pode atuar em diversas frentes, como terapia em grupo ou empresas e instituições. O nosso curso de formação online em Psicanálise Clínica possui duração de 18 meses e torna apto a realização de exercícios em clínicas.
- Psicólogo: é um profissional formado em psicologia que utiliza a psicanálise como linha de trabalho, ou outras abordagens técnicas relacionadas. Além da psicologia clínica, ele também pode trabalhar com aplicação de testes psicológicos e de avaliação mental. O tempo de formação é de 5 a 6 anos, na faculdade de psicologia.
Como é o estudo da psicologia?
Por se tratar de um assunto de nível universitário, a pessoa que deseja conquistar sua formação em psicologia se depara com matérias de muita leitura e estudo.
Em contrapartida, o nível matemático desta faculdade é relativamente baixo, limitando-se à estatísticas, sendo de extrema importância ao trabalho de um psicólogo. Assim, como o as matérias classificadas como biológicas.
Geralmente, a partir do segundo ano, o aluno de psicologia completará seus estudos com trabalhos práticos. Eles são relacionados à matéria em geral e se afunilam, de acordo com os interesses do aluno. Neste período é comum realizar trabalho supervisionadas com psicologia experimental, pesquisas e até testes psicológicos. Para se formar em psicologia, no último ano o aluno deve apresentar uma tese de pesquisa.
Com a formação em Psicologia concluída, o profissional terá um amplo leque de oportunidades de trabalho. Não limitando-se apenas aos trabalhos em clínicas, geralmente esse o mais associado à profissão. A seguir, listamos as principais áreas de atuação de um psicólogo.
As 10 principais áreas de atuação da psicologia
Clínica de psicologia: aqui, o profissional atende pessoas que sofrem de problemas emocionais e inquietações que afetam o seu comportamento social. As consultas podem ser realizadas de forma individual, em grupos e até em empresas.
Psicologia de Educação: o profissional auxilia alunos, pais e professores a resolver eventuais problemas manifestados durante o processo de aprendizagem. Em alguns casos, ele também pode colaborar com o desenvolvimento de programas educacionais em faculdades, escolas e creches.
Orientador profissional: cabe ao psicólogo auxiliar estudantes a escolherem cursos, faculdades e qual profissão seguir em suas vidas.
Estudos de comportamento do consumidor: o profissional de psicologia pode se especializar em estudos relacionados ao marketing. Ele estuda o comportamento de grupos de consumidores para orientar agências ou responsáveis do setor de marketing de empresas.
Psicologia esportiva: o profissional é contratado para acompanhar e preparar o lado emocional de atletas. Cabe a eles acompanhar treinamentos e em competições, maximizando o rendimento individual e a harmonia de equipes.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Psicologia da saúde e hospitalar: o trabalho é realizado ao lado de médicos e assistentes sociais para fortalecer a saúde física e mental de pacientes e familiares. O serviço pode ser prestado em hospitais e clínicas.
Psicologia jurídica: aqui, o psicólogo é destinado a acompanhar processos que envolvem circunstâncias sociais, como adoção de crianças, violência contra menores e definição de guarda de filhos. O profissional também pode atuar em presídios, realizando constantes avaliações psicológicas de detentos e de profissionais de segurança.
Psicologia social: o psicólogo atua em penitenciárias, entretanto também pode focar seu trabalho com outros serviços sociais, como asilos e centros de atendimento ao adolescente e crianças. Cabe a ele elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental do seu grupo de estudo.
Psicologia do trabalho: nela, o serviço é realizado em empresas e organizações. Entre as principais funções estão: seleção de funcionários, promoção de relacionamentos sociais entre os funcionários, orientação de carreira e serviços para reestruturação do trabalho.
Neuropsicologia: o profissional atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa sobre emoções, personalidade e comportamento com foco na relação desses itens com o funcionamento cerebral.
Algumas das áreas descritas acima como áreas de psicologia podem ser também áreas da psicanálise. Entretanto, algumas dessas áreas são restritas a psicólogos.
Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas em relação à psicologia. Caso, ainda tenha algum questionamento sobre a profissão, comente abaixo. Afinal, a psicologia é uma das matérias com assuntos mais amplos e de inúmeras possibilidades mercadológicas.
Você é apaixonado por Psicanálise como nós?
Ajude-nos a desenvolver ainda mais nosso blog: comentando, curtindo e compartilhando nossos conteúdos.
A Psicanálise é uma ciência fascinante, por isso queremos que você venha estudar conosco no nosso Curso de Formação em Psicanálise, totalmente on-line.
O Nosso Curso é recomendado para quem busca autoconhecimento, melhoria nas relações interpessoais, o aperfeiçoamento em outras profissões e até mesmo capacitação para atuar como psicanalista.
16 thoughts on “Psicologia: o que é, o que estuda?”
Muito abragente a area para neuro psicologia prescisa de um curso especifico?
ola. excelente conteúdo sempre que vocês escreve são de muita importância para todos, que admira a ciência da psicanálise. valeu muito obrigado.
Sou apaixonada pela Psicanalise. Todos os esclarecimentos enviados por vcs enriquecem meus conhecimentos. Já estou inscrita no curso, só falta um tempo para concluir um outro que estou fazendo, para iniciar meus estudos com vcs. Não vejo a hora de me tornar Psicanalista no IBP.
Só tenho que agradecer!!!
Muito obrigado, Janette. Parabéns pela sua determinação. Conte conosco nesta jornada!
Realmente vocês são ótimos!
Estou amando o curso, muito completo ele agrega muitos conhecimentos, estou na metade do curso, ele abre a mente e aumentou a minha vontade de clinicar.
Muito importante o curso de psícanálise , mesmo estando no inicio, mais já deixa
a entender a importância, espero superar as dificuldade para chegar ao termino do curso.
Todo o material didático e os artigos pertinentes nos atrai com entusiasmo para a leitura. São muito bons.
Olá boa tarde !
Ainda Estou na parte teórica do curso de psicanálise no IBPC, e os artigos como temas complementares são muito bons. Esse em especial nos mantém mais esclarecidos quanto as nossas responsabilidades em relação a psicanálise. Gratidão!
Gratidão por sua mensagem, Maria Aparecida. 🙂
Boa tarde,
Busquei esse curso, em primeiro plano para meu auto conhecimento (pois nada melhor para as nossas relações do que “conhecermos a nós mesmos” como diria um famoso Filósofo da antiga Grécia, no entanto, estou entusiasmada com o leque de possibilidades que a profissão de Psicanalista agrega. Obrigada!
queria fazer psicologia on line. vcs ofertam?
Geysa, tudo bem? O Curso de Psicologia não é permitido ser ofertado online. Diferentemente do curso de psicanálise. Nós oferecemos o Curso Completo de Formação Online em Psicanálise (clique para saber mais e inscrever-se).
Há dois anos questionei uma amiga Psicóloga: “Que área devo estudar para conhecer o funcionamento da mente?”. “Psicanálise” foi sua resposta. E aqui estou, a poucos dias de iniciar meus seis meses de PRÁTICA. A parte TEÓRICA foi BOA demais, cadernos e ampla disponibilização de material bibliográfico. Alcancei meu objetivo? SIM, lendo, relendo e “ruminando” os conteúdos estou APRENDENDO, e estou ciente que será um continuum. Agradeço ao pessoal atrás dessa estrutura, pois ela funciona mesmo. Obrigado.
Excelente explicação bem didática. Gratidão!!!
Foi aqui aborado tambem a difierença entre psicologia, psicanálise e psiquiatria, O que observo é que há uma grande confusão no dia a dia e no cotidiano das pessoa quando se trata destas tres áreas. Neste Sentido este artigo é muito bom e esclarecedor.