o-que-faz-psicanalista-profissao

O que faz um Psicanalista, afinal?

Publicado em Publicado em Psicanálise

Foi-se o tempo em que a psicanálise era uma opção de tratamento apenas para pessoas que sofriam de transtornos mentais. Atualmente, hoje ela é vista como uma ótima maneira de ampliar o autoconhecimento, o controle emocional e tratar de posicionamento social e profissional. Assim, com a aceitação e o crescimento de profissionais que trabalham com o psíquico humano, uma questão se faz muito presente: o que faz um psicanalista? Como funciona a tal profissão “psicanalista”? O que faz um profissional de Psicanálise?

 

Psiquiatra, psicólogo e psicanalista

Antes de responder essa pergunta, é importante conhecer algumas diferenças de formação e atuação entre as profissões que muitas pessoas acreditam tratar da mesma coisa. São elas: o psiquiatra, o psicólogo e o psicanalista.

O psiquiatra é um profissional da área da medicina que realiza uma especialização em psiquiatria após sua conclusão de curso. Ela é feita entre 2 e 3 anos, abrangendo educação em neurologia, psicofarmacologia e treinamentos para diferentes modos de atuação. Com o curso concluído, ele está apto a prescrever medicamentos, coisa que o psicólogo não pode realizar.

Durante a formação superior em psicologia, o psicólogo estuda os processos da mente e comportamento humano, como sentimentos, razão e pensamento. O bacharelado e licenciatura possuem 4 anos de duração, completando 5 para a conquista do título de psicólogo. Durante o curso, ele recebe educação para diversos modos de atuação, como psicodiagnóstico, psicoterapia e outros. Quando formado, o profissional pode atuar com psicologia clínica, social, profissional (relacionada ao trabalho) e escolar.

Por final, o psicanalista é quem se forma em psicanálise, método de terapia criado por Sigmund Freud. Nele, o profissional se torna apto a realizar interpretações de ações do inconsciente de ações, palavras e imaginação do indivíduo. Diferente das outras duas profissões citadas, o psicanalista é aquela pessoa que conclui um curso de formação em psicanálise (inscreva-se aqui).

Não requer ensino superior para atuação como psicanalista.

 

O que faz um psicanalista?

O paciente busca a ajuda do psicanalista para ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, pensamentos e ações e, assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida. Neste modo, o psicanalista trabalha com as emoções e sentimentos do indivíduo, auxiliando-o a evoluir seu inconsciente, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas.

É trabalho do psicanalista adentrar o plano inconsciente do paciente e trazer sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas. Todo esse processo é benéfico ao paciente, que compreende melhor a si mesmo e, com o tempo, se torna apto a superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.

 

O que o psicanalista não pode fazer?

Tarefas regulamentadas a profissões da área da medicina, como psicólogo e médico, não são funções do psicanalista. Assim, não cabe a ele diagnosticar e tratar doenças, receitar medicamentos ou realizar encaminhamentos à área médica. Elas só são permitidas, caso o psicanalista tenha uma formação na área da saúde.

Como a psicanálise é relacionada apenas à orientação, não cabe ao psicanalista realizar testes ou abordagens de psiquiatras e psicólogos. Todas as tarefas permitidas a essa profissão são abordadas durante o curso de formação do psicanalista.

Você tem interesse em saber como trabalha um psicanalista? Em que consiste a profissão de Psicanalista?

Veja abaixo as 12 áreas que um psicanalista pode trabalhar. Esses itens foram retirados da CBO que determina as diretrizes de atuação do Psicanalista. A CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações. Ao listar o ofício de Psicanalista, a legislação brasileira reconhece (há mais de 60 anos) o profissional de psicanálise como autômomo em relação a outros ofícios e profissões.

 

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    12 Áreas de Atuação do Psicanalista

    Para finalizar a explicação sobre o que faz um psicanalista, a seguir iremos detalhar as 10 principais áreas de atuação e como elas são realizadas:

     

    1. Avaliação de comportamento

    O psicanalista pode entrevistar pessoas, recrutar dados, observar situações e escutar as pessoas. Ele deve definir o instrumento de avaliação, realizá-lo, elaborar um diagnóstico e sempre apresentar uma devolutiva ao paciente.

     

    2. Análises e tratamentos

    É dever do profissinal de Psicanálise propiciar um espaço de acolhimento e oferecer suporte emocional ao paciente. Durante os tratamentos, cabe a ele interpretar os conflitos vividos e promover benefícios de acordo com o que foi proposto. Assim, como desenvolver relações interpessoais, a percepção internar e mediar grupos a fim de solucionar as questões que o envolvem, podendo ser individual, em família ou no ciclo profissional.

     

    3. Orientação

    Durante as análises, é função primordial do psicanalista propor diversas soluções para os problemas do paciente. Elas são apresentadas através de aconselhamentos e orientação de decisões, baseadas em técnicas específicas para cada situação.

     

    4. Acompanhamento

    É tarefa do profissional de Psicanálise acompanhar os resultados de suas intervenções e a evolução do caso proposto pelo paciente.

     

    5. Educação e Pedagogia

    A pessoa que atua com Psicanálise também poderá realizar ações relacionadas à educação. Assim, ele está apto a ministrar aulas, supervisionar profissionais, formar outros psicanalistas, criar cursos profissionalizantes e aplicar treinamentos.

     

    6. Pesquisas experimentais, teóricas e clínicas

    Um outro caminho que pode ser seguido pelo psicanalista é o das pesquisas. Ele pode investigar o psíquico humano, rever metodologias e estabelecer ligações de parâmetro em pesquisas, desenvolver novos instrumentos de análise, coletar e organizar dados, e investigar novas ações de comportamento do indivíduo ou grupos analisados.

     

    7. Coordenação de equipes de atividades

    Qualquer equipe pode receber o acompanhamento de um psicanalista para melhorar o seu desempenho e busca por resultados, seja qualquer a sua área de atuação ou objetivo proposto. O profissional de psicanálise está apto a planejar e programar atividades gerais, trabalhar a dinâmica e acompanhar todo o processo de realização da mesma. Também pode ser aplicada funções a ele, como coordenar reuniões e grupos de estudo, organizar eventos e avaliar propostas e ações.

     

    8. Participação de atividades

    Entre outras funções que o psicanalista pode exercer estão as relacionadas a ampliação de sua área de atuação. Assim, ele pode acompanhar palestras, debates e seminários, participar de reuniões científicas e publicar artigos e livros. Ele também pode englobar comissões técnicas e até participar de eventos a fim de divulgar práticas da psicanálise e fornecer informação a meios de comunicação e organizações.

     

    9. Tarefas Administrativas

    Pode parecer estranho em primeira compreensão, mas o psicanalista está apto a realizar qualquer tipo de tarefa administrativa. Funções como redigir relatórios, criar cadastros, receber pessoas, compor reuniões técnicas e levantar dados sobre o desempenho do corpo profissional são apenas algumas dessas tarefas que ele pode exercer.

     

    10. Lecionar na área de Psicanálise

    O profissional poderá ser um professor de psicanálise, em faculdades de diversas áreas (especialmente cursos de artes e humanidades), cursos livres ou cursos técnicos (como cursos de técnico em enfermagem; alguns desses cursos têm matéria Psicanálise).

     

    11. Ser um coach, mentor ou consultor

    O profissional que já atua em um nicho específico (como um profissional de life coaching, coaching financeiro ou um personal trainer), ou mesmo é um profissional que trabalha com alguma forma de orientação ao público (um vendedor, um líder comunitário ou religioso, um assistente social, um profissional liberal, um profissional da saúde, um professor etc.), você pode ter a formação em Psicanálise como um diferencial, que vai potencializar seu currículo e permitir que compreenda melhor a mente e o comportamento de seu cliente, ajudando este a ter melhores resultados.

     

    12. Demonstração de competência profissional

    Para finalizar, este último tópico é a base para qualquer tipo de profissional. Para o caso do psicanalista, é dever dele seguir a risca o código de ética profissional. Assim, ele necessita demonstrar bom senso, manter sigilo, ser humano, manter-se atualizado sobre diversos assuntos (e não apenas em sua área de atuação), respeitar valores e crenças, ter autonomia de pensamento e compreender os limites de sua atuação.

    Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o que faz um psicanalista. Mas, caso você ainda tenha alguma questão a ser resolvida entre em contato com a gente. Tentaremos ao máximo tirar a sua dúvida.

     

    Você também ama a Psicanálise, como nós? Seja Psicanalista

    A Psicanálise é um domínio deslumbrante, sem dúvida o maior aparato já construído para a compreensão da mente humana. E, se considerarmos que compreender a própria mente deveria ser o principal motivo de nossa existência, a Psicanálise se mostra ainda mais importante.

    Convidamos você a vir estudar conosco no nosso Curso de Formação em Psicanálise, totalmente on-line, com o valor mais acessível do mercado. Nossa finalidade não é lucrativa, mas sim promover o saber psicanalítico.

    Veja que, enquanto cursos similares completos (que, como o nosso, contemplam o tripé teoria, supervisão e análise) custam acima de R$ 36.000, o nosso representa um valor infinitamente menor: apenas as horas de análise que você já terá inclusas no Curso já custariam mais que todo o valor de investimento pelo curso completo.

    O Nosso Curso é direcionado para pessoas que buscam aprimorar o autoconhecimento, desenvolver melhores relações interpessoais, aperfeiçoar-se em outras profissões com o saber sobre a existência humana que a Psicanálise oferece e, até mesmo, capacitar-se para atuar como psicanalista clínico.

     

    65 thoughts on “O que faz um Psicanalista, afinal?

    1. Como posso confirmar se determinado local está com o curso regulamentado?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Bom dia, Aline, tudo bem? Verifique se a escola: (1) é formada por psicanalistas; (2) é um instituto com sede regular e firma aberta; (3) oferece o tripé teoria / supervisão / análise. O Curso de nosso Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica contempla esses requisitos. Verifique mais informações em: http://www.psicanaliseclinica.com/faq. Estamos à disposição.

        1. Tielys carvalho disse:

          Oi eu tenho somente o ensino médio completo,com esse curso,posso exercer a função de psicanálise sem outras formações

          1. Psicanálise Clínica disse:

            Sim, Tielys. Você poderá atuar depois de concluído o nosso curso. O requisito é o ensino médio.

        2. Belo artigo! Esclareceu muito sobre a psicanálise e sua prática.

      2. ELISABETE SKORUPA disse:

        Aline estou terminando este curso de Psicanálise , eu recomendo muito bom, depois da parte teorica de 1 ano temos as aulas praticas online em dias determinados onde estudamos os casos com a orientação do preofessor. Fiquei satisfeita com conteúdo , mas o aprender é constante temos sempre de buscar mais conhecimento a leitura é fundamental temos muitos livros para ler e aprimorar nosso conhecimento … Espero ter ajudado,
        Elisabete Skorupa

      3. Apenas se estiver vinculado a IPA, o que eu duvido que esteja.

        1. Psicanálise Clínica disse:

          Israel, na verdade a IPA não determina se o curso é válido ou não. A IPA é uma associação particular baseada na Europa. Ou seja, não tem força de lei. No Brasil, para atuar, é preciso ter feito um curso de formação como o nosso e seguir estudando e sendo acompanhado por psicanalista mais experiente. Isso é oferecido pela nossa formação e tudo é explicado no decorrer do Curso. Mas, quanto à principal dúvida das pessoas se o nosso curso é suficiente juridicamente para atuar como psicanalista, a resposta é SIM.

        2. WALMIR RIBEIRO SANTOS disse:

          O que você sabe sobre a IPA?? Você sabe que ela é uma associação particular baseada na Europa?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Obrigado, Edleuza! Convidamos você a conhecer nosso Curso, caso sua decisão seja se aprofundar nesta tão rica área do saber que é a Psicanálise. Gratidão! Equipe Psicanálise Clínica. Matrículas: http://www.psicanaliseclinica.com

    2. Katiane Miguelete Honorato disse:

      A cada conteúdo que vcs me enviam, fico mais apaixonada pela psicanálise. Quero fazer este curso iniciar ainda este ano. Sou estudante de pedagogia, fazendo este curso posso ter meu consultório clínico? Obrigada

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Gratidão por sua mensagem, Katiane!

        Você será muito bem-vinda a estudar conosco.

        Equipe Psicanálise Clínica

      2. Renata Fraia disse:

        Excelente artigo. Estou me formando em Psicanálise e estava com algumas dúvidas quanto aos campos de atuação. Muito obrigada! 🙂

    3. Podemos atuar com o certificado desse curso em Portugal ?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Paulo. Temos vários alunos de Portugal. Quanto à legislação, não temos conhecimento específico sobre Portugal. Sendo o padrão internacional e como é no Brasil, você poderá atuar, desde que seguindo estritamente o método psicanalítico, tal qual demonstrado em nosso Curso. Temos certeza de que o Curso irá superar suas expectativas. Gratidão. Equipe Psicanálise Clínica.

    4. Estou fazendo um trabalho sobre esse tema “psicanálise clínica” sua matéria me ajudou bastante.

    5. Rosemary Predes disse:

      Qual o grau de escolaridade para fazer o curso de Psicanalise ????

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Rosemary, tudo bem? Os Institutos/Escolas de Psicanálise são livres para estabelecer o critério de admissão de alunos. Nosso Curso admite pessoas com nível superior em qualquer área (completo ou em andamento). Também admitimos pessoas com nível médio e não inscritas em nenhuma faculdade, desde que nos envie um relato (ou mini-currículo) de experiência anterior (profissional, áreas/assuntos que já estudou, atividades culturais realizadas etc.) para seleção prévia, isso é importante para garantirmos o envolvimento do aluno para acompanhar nossas aulas. Por favor, entre em contato conosco pelo Fale Conosco, respondemos com brevidade. Equipe Psicanálise Clínica.

    6. Evanilson Ferreira disse:

      Eu estou muito satisfeito com o curso até agora, estou no módulo nove. Conteúdos grandiosos para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do autoconhecimento!

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Evanilson, gratidão por sua mensagem e por sua companhia nesta jornada! Equipe Psicanálise Clínica

    7. Karina de araujo souza disse:

      Aaamooo a psicanalise e gostaria muito de fazer esse curso porém não tenho condições de pagar somente em duas vezes e nem tenho cartões de crédito, Não teria uma forma de dividir em mais parcelas com valores menores ? Agradeço desde já pela atenção.

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Karina, as formas de pagamento estão descritas na página de inscrição. Se você precisar de outras informações, fale com nossa equipe pelo Fale Conosco.

    8. Fabrício Ribeiro disse:

      Excelente curso. Estou fazendo e adorando o material. Já atuo no mercado há 2 anos como Life Coach e Hipnoterapeuta; sou estudante de Psicologia, confesso que provavelmente deixarei a Psicologia pois tenho mais identificação com a psicanálise.

    9. Daniela de Oliveira Wesselka disse:

      Estou no segundo modulo, e já extremamente empolgada em começar a atuar na área. Sempre quis fazer psicologia, porém quando conheci a psicanalise e comecei a ler a respeito me identifiquei muito.

    10. Jorge Cabral disse:

      Qual tempo de duração do curso?
      Ha um certificado de conclusão para trabalhar na área?
      Qual o valor?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Jorge, tudo bem? As informações estão na página do Curso. Enviaremos um e-mail para você com mais detalhes.

    11. Eu estou começando modulo 4 , e para mim a Psicianálise Clínica é o baú do tesouro na minha vida pessoal e no meu trabalho, eu sou Life Coaching e atuo desde 2019, e o conhecimento da Psicianálise abriu um leque gigante no entendimento dos problemas dos clientes,hoje estou mais confiante nos resultados, mais assertiva, estudar com vocês me deu um feeling extraordinário, sou eternamente grata por conhecê-los Prof Marcos e prof. André !

    12. Boa tarde….
      Quais as doenças que um Psicanalista pode atuar (tratar)?

    13. Lenice Santana Pucharelli disse:

      Desejo fazer a primeira avaliação !

    14. maria de lourdes disse:

      Já fiz o estudo das 12 apostilas, agora pretendo comprar livros para pesquisar mais. Vou aguardar a parte pratica estudando a teoria. Agradeço a oportunidade.

    15. Luciana Clemente Campos disse:

      Um psicanalista pode fazer uso da hipnoterapia em seus pacientes?

    16. marly freitas dos santos disse:

      Gostei muito de entender as diferenças dos profissionais: Psiquitra, Psicólogo e Psicanalista e ver que o universo de oportunidades e trabalho deste último é muito rico e contributivo pata a sociedade e pessoas.

    17. Lisete Bento da Silva disse:

      Olá, gostaria muito de fazer o curso. Sou professora do Ensino Fundamental há 36 anos, mas não tenho formação superior.
      Posso fazer o curso?

    18. Patrícia Miranda Lopes disse:

      Têm q ser pisicóloga p fazer a pisicanalise??

    19. Como é “gostoso” aquietar-me e apreender em minhas manifestações o traços do vínculo das minhas relações objetais. Cada vez que percebo que realmente não sou senhor na minha casa. (Pego-me rindo). E ainda, a possibilidade de agir nestes. O privilégio de praticarmos a livre associação de ideias, a atenção flutuante. E se somos gregários, abre-se um universo de possibilidades; e se não somos gregários, também esse universo está a nosso alcance; pois não somos nem Psiquiatras nem Psicólogos, e sim Psicanalistas.

    20. MARIA DE FATIMA PEREIRA DA SILVA NOVAIS disse:

      Ótima exposição acerca da psicanálise.

    21. Olá, boa tarde!
      Gostaria de saber
      1- Qual o tempo de duração do curso;
      2- Se o material de todo o curso já esta incluído na matrícula.
      Aguardo e agradeço pela resposta.

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Silvana, tudo bem? O curso de formação em psicanálise (clique aqui para se inscrever) tem duração mínima de 12 meses (caso você queira fazer em menos tempo) e máxima de 36 meses (tempo máximo). Neste período, você não paga nenhuma mensalidade ou valor extra. Todo o material está incluso no valor de inscrição: vídeo-aulas, apostilas em PDF, materiais complementares, lives etc.

    22. Sou graduada em ciências contábeis, gestão pública e pós graduada em psicologia organizacional, então gostaria de saber se posso fazer a pós em pisicanalise?

    23. Nizia madeiro Fodrigues disse:

      Qto o valor do curso todo ?

    24. neusa mauricio cavalcante neves disse:

      Amo cada vez mais…Loucura …loucura…bom de mais esse curso….quando começo a estudar perco o sentido do tempo, é como se a sede de aprender nuca pudesse ser consumida….ansiosa para atuar, mas sei que preciso ir muito mais além…para o autoconhecimento ,nem se fala….além de contribuir ricamente com minha área de atuação…
      Gratidão!

    25. Boa tarde me interesso pela psicanálise,mais só tenho ensino médio

    26. Luiz Bezerra Francisco disse:

      Excelente texto , bem didático .
      Só tenho palavras de Agradecimento.

    27. Mizael Carvalho disse:

      Excelente artigo! Muito obrigado pelo compartilhamento de seus conhecimentos!

    28. Ótimo artigo e muito esclarecedor sobre a atuação de um psicanalista, é uma área que me fascina a muitos anos, agora estou tendo a possibilidade de conhecê-la melhor.

    29. Osmar Pereira de Araújo disse:

      Muito bom e esclarecedor este artigo.
      Ajuda muito o psicanalista a entender a diferença entre psicologia, psiquiatra e psicanalise.

    30. Genival de Souza Pontes disse:

      Em um Escola de Ensino Fundamental e Médio, um Professor que também exerce o ofício de Psicanalista, a pedido da direção da Escola, pode exercer a prática da escuta de alunos, pais ou responsável, para sanar possíveis conflitos internos?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Genival, os conhecimentos da Psicanálise você pode aplicar em qualquer área. É possível a escola ter ou indicar psicanalistas. Entretanto, recomendamos que você não exerça os ofícios de professor e de psicanalista na mesma instituição de ensino, porque isso iria confundir os procedimentos e prejudicar a prática clínica (o atendimento do analisando).

    31. Walter Moura de Araujo disse:

      Boa tarde. Quando em atuação, quando é percebido que o nosso paciente necessita de u.m profissional da área de psicologia ou psiquiatria, é ético a orientação para que esse paciente busque tais profissionais?

    32. Viviane Lima disse:

      Olá , eu leio muito o conteúdo de vocês , acho ótimo , tenho aprendido demais, mas esse conteúdo foi demais. Já tô vendo um jeito de fazer o curso de vocês. Fico extasiada cada vez que leio um conteúdo aqui. Gratidão ao céu por vocês. Sou estudante de psicanálise e cada dia me fascina mais.]

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Viviane, ficamos muito felizes com a generosidade de suas palavras.

    33. Agueda Galvão disse:

      Estou na parte prática do curso e recomendo sem sombra de dúvidas! Excelente curso. O Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica – IBPC é ótimo! Recomendo!

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Agueda, somos muito gratos pela gentileza de suas palavras.

    34. GILBERTO DAMASIO ANTONIO disse:

      O presente ensaio nos apresenta um olhar panorâmico sobre o fazer de um psicanalista, sua competência e, principalmente, a versatilidade que esta habilitação pode ter ao adaptar-se a inúmeras atividades, onde, certamente, o olhar sobre o comportamento, sentimento e emoções ganhará larga vantagem perceptiva. Estou no AVANÇADO, com a perspectiva de concluir o curso em dezembro deste ano… recomendando a todos aqueles que desejam compreender os enlaces e nuances da vida psíquica do ser humano que tomem este caminho honrado e de conhecimento profundo… a Psicanálise! Gratidão!!!

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Gilberto, estamos agredecidos pela gentileza de suas palavras!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *