psicologia positiva de Seligman

O que é Psicologia Positiva: conceito e aplicação

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

À medida que crescem muitas pessoas se acostumam a pensar de forma negativa. Entretanto, você sabia que quando nós usamos as nossas habilidades com atitudes positivas temos mais chances de sucesso? Nós vamos entender melhor o significado da Psicologia positiva e como ela se aplica na sua vida.

O que é psicologia positiva?

A Psicologia positiva é uma área de estudo focada em reforçar aspectos positivos da vida das pessoas. Criada por Martin Seligman, essa ferramenta ajuda as pessoas a ter mais qualidade de vida por meio de experiências positivas. Segundo ele, já que pensamentos negativos são aprendidos, ideias positivas também podem ser.

Com a ajuda desse estudo científico você consegue entender melhor as suas emoções. Além disso, é possível ter relacionamentos mais equilibrados no seu dia a dia. Por fim, a mudança de perspectiva faz você compreender a sua história a fim de valorizar suas qualidades e força interna.

É importante destacar que Martin Seligman não buscava ignorar desordens psicológicas quando criou esse estudo. Para ele era importante tratar os distúrbios de uma pessoa, mas sem descuidar dos aspectos positivos da mente. Logo, a terapia tirava o foco da dor para ampliar a perspectiva dos pacientes.

Popularidade

Ao longo de uma década a Psicologia positiva se tornou bastante popular entre as pessoas. O público ficou bastante interessado na possibilidade de aprender como ser mais feliz. O estudo criado por Seligman ajuda os pacientes a consertarem o que não funciona e os impede de serem felizes.

Entretanto, os problemas reais que todos nós temos não devem ser ignorados na terapia. Como a vida perfeita não existe, é importante para todos nós sabermos enfrentar as adversidades. Dessa forma, a Psicologia positiva tem um caráter complementar, ampliando a abordagem que antes era centrada apenas no problema.

A Psicologia em seu amplo aspecto é uma ciência que precisa comprovar as teorias que apresenta. Por isso que esse estudo científico de Seligman não deve ser confundido com autoajuda não comprovada ou poder do pensamento positivo.

Ainda estamos na ciência

Por focar na melhor parte do ser humano, algumas pessoas reduzem a Psicologia positiva a uma simples autoajuda. Como nós dissemos antes, estamos lidando com a ciência comprovada. Foi por causa de muitos estudos que esse ramo científico conseguiu avançar na sua proposta de mudança.

Talvez essa ciência precise estimular nas pessoas a importância do autocuidado. É possível trabalhar o amor-próprio no dia a dia por meio de atitudes simples, como se exercitar ou traçar metas de vida.

A teoria do bem-estar

Para nós entendermos melhor a Psicologia positiva de Seligman precisamos conhecer a teoria do bem-estar. De acordo com Seligman, é uma teoria formada por cinco elementos que ajudam as pessoas a evoluírem. São elas:

Emoções positivas

As pessoas aprendem novos conhecimentos quando alimentam emoções positivas. Não só vivem com alegria, mas também com satisfação nas ações do dia a dia.

Leia Também:  Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos (Freud)

Engajamento

Seja para motivação, seja para crescimento, uma pessoa tem mais chances de sucesso quando sabe usar recursos pessoais. O engajamento significa se envolver de forma consciente e ativa com os seus propósitos.

Relações positivas

Com a ajuda de bons relacionamentos uma pessoa se sente conectada e apoiada por seus contatos. Assim, quanto mais as relações forem felizes, mais sociáveis as pessoas se tornam.

Propósito e significado

Martin Seligman afirmou que cada pessoa se conecta a algo maior do que ela. Por isso que pessoas felizes lidam melhor com a própria espiritualidade e contribuição social. Ao encontrar o seu propósito na vida você, sem dúvida, se sentirá feliz.

Metas, persistência e realização

Quando uma pessoa cria metas pessoais ela precisa ser persistente para fazê-las. Não só se sentirá mais confiante, como também uma pessoa mais feliz e motivada.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Você está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando. Aliás, ao final do nosso texto, temos um convite para você!

    Quais são os focos da Psicologia positiva?

    A princípio, a Psicologia positiva se concentra nas influências e eventos positivos da vida de uma pessoa. Esse ramo científico, por meio dos tópicos estudados, tem o intuito de ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas, começando pelos:

    • traços ou estados positivos de humor, como resiliência, gratidão e compaixão;
    • boas experiências envolvendo o amor, alegria, inspiração ou felicidade;
    • aplicação de princípios positivos em instituições ou organizações;
    • estudo de temas envolvendo otimismo, caráter, felicidade, satisfação, compaixão e autoestima.

    O coaching e a Psicologia positiva

    Como é um grande pilar para a área de coaching, a Psicologia positiva é usada em diversos momentos pelos coachs. Esses profissionais usam técnicas positivas para motivar as pessoas a darem o seu melhor, aumentar a produtividade e priorizar o bem-estar no trabalho. Desse modo é possível ter ótimos laços profissionais e vencer barreiras.

    Entretanto, é importante destacar que cada um de nós é único em muitos aspectos. Não tem um método único que corresponda às necessidades de todas as pessoas. Portanto, a Psicologia positiva e o coaching ajudarão as pessoas a terem um entendimento melhor delas mesmas.

    Como aplicar a Psicologia positiva no dia a dia?

    Sabia que você consegue aplicar a Psicologia no seu dia a dia por meio de ações simples? Observe as quatro dicas a seguir para tornar a sua vida mais positiva:

    Foque nas emoções positivas

    Você precisa dar mais atenção às emoções e pensamentos positivos na sua vida. A maneira como você pensa e se sente influencia a sua forma de agir em situações adversas. Desse modo, tente manter uma mentalidade mais positiva, pensando e agindo com calma no seu dia a dia.

    Tenha um propósito definido

    Embora seja uma pergunta complexa para você responder agora, qual é o seu propósito de vida? Todos nós devemos descobrir o que nos motiva e agir de acordo com essas metas para fazê-las. Dessa forma você entenderá melhor o que te faz acordar pela manhã e o prazer das suas conquistas.

    Aproveite o presente

    Pensar demais no futuro ou estar preso ao passado faz as pessoas perderem a chance de viver o presente. Mesmo que o momento seja de dificuldade para você, tente observar quais lições a vida te ensina. A oportunidade que você tem para melhorar a sua vida e viver melhor é aproveitar o agora.

    Leia Também:  As duas etapas do Tratamento Psicanalítico

    A sua melhor versão

    Encontre dentro de si as qualidades e defeitos que possui para entender como ser alguém melhor. A melhor versão de si diz respeito a saber as suas falhas, superar os seus limites e enaltecer aquilo que você faz bem. Sempre que possível aprenda com as pessoas e situações ao redor.

    Considerações finais sobre Psicologia positiva

    Com a ajuda da Psicologia positiva de Seligman nós podemos ser pessoas ainda melhores. Melhores no sentido de aproveitar a vida com mais prazer e propósito. As pessoas podem ser e fazer muito mais do que pensam quando acreditam no próprio potencial.

    Mudanças de verdade talvez levem um tempo para que nós percebamos as diferenças. Entretanto, nós devemos ser pacientes e não desanimar com essa espera. Afinal, as recompensas de pensar positivo são muito satisfatórias.

    Além da Psicologia positiva você também pode melhorar a sua vida com o nosso curso online de Psicanálise. Com a ajuda das aulas você terá acesso ao seu potencial completo, melhorando também o seu autoconhecimento e capacidade de realização pessoal. Então, entre em contato com a nossa equipe e descubra agora mesmo como transformar a sua vida. Não perca tempo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *