psicoterapeuta holístico

Psicoterapia Holística: significado e atuação

Posted on Posted in Comportamento

A psicoterapia holística não trabalha a mente da mesma forma que você faria com a psicologia clínica. Este aspecto contempla as emoções e distúrbios psicológicos a partir da integração do corpo, mente e espírito. Ou seja, inclui a totalidade do ser humano e representa uma resposta de evolução e desenvolvimento de si mesmo.

O que é psicoterapia holística?

Se trata de uma integração entre a mente e o espírito com o corpo. Ele defende que o corpo é afetado por nossos pensamentos e emoções. E, por isso, temos que aprender a conhecê-los e entendê-los.

Para acabar ou diminuir um problema, é necessário acessar o inconsciente e integrá-lo com plena consciência. Além disso, para encontrar soluções, todo o nosso sistema tem que se transformar e trabalhar para o mesmo fim.

O que é uma terapia holística?

Muitas pessoas que usam a psicologia holística fazem essa terapia por meio da autoconsciência e da cura interior. Esta terapia é para todos os tipos de pessoas e casos. Além disso, atua de maneira individual, em casal ou em grupo, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Essa psicoterapia contempla a totalidade do ser humano e, portanto, não deixa de lado nenhum aspecto. Uma vez que em muitos distúrbios psicológicos e traumas de pessoas, muitas vezes tem vários componentes do inconsciente. A terapia holística nos ajuda a nos conectarmos com as áreas que muitas vezes não atendemos no dia a dia.

Além disso, deve-se levar em conta que o corpo também afeta por nossas emoções. Por esta razão, a psicologia holística considera ambas as dimensões como um todo.

Benefícios e críticas da terapia holística

Os defensores da terapia holística relatam que essa abordagem é eficaz no tratamento de diferentes tipos de transtornos de:

  • ansiedade;
  • transtorno depressivo maior;
  • problemas relacionados ao estresse;
  • transtornos relacionados ao trauma, como abuso sexual.

No entanto, a principal limitação da abordagem da terapia holística é o seu próprio foco. É muito difícil alcançar o “espírito” de uma pessoas ou compreender ou observar se ele integrou seu corpo, sentimentos e espírito.

Não tem padrões definidos que possam identificar se alguém fez esse tipo de integração ou não. Além disso, muitas das noções de terapia holística estão mais alinhadas com a filosofia do que em noções reais de tratamento.

Tentativas

As tentativas de integrar alguns dos princípios de uma terapia holística com psicoterapias validadas têm sido mais bem-sucedidas. Como o uso de psicoterapia dinâmica breve (um tipo de terapia baseada em Freud). E, também, algumas das técnicas de trabalho corporal, como técnicas de respiração, tai chi, ioga, etc.

Mesmo assim, muitos desses relatos vêm de fontes questionáveis. Por causa da vasta gama de técnicas e diferentes abordagens em terapia holística, tem muito poucos ensaios de pesquisa confiáveis. E não ajuda a utilização como evidência de que essa abordagem dá boas vantagens.

Certificações

O ponto principal a respeito da terapia holística é averiguar o terapeuta. As pessoas que desejam se envolver nesta forma de tratamento tem que saber se ele licenciado.

O profissional de alguma forma é licenciado a disciplina de tratamento de saúde mental profissional. Bem como aconselhamento, psicologia clínica ou serviço social. Além disso, ele incorpora os aspectos da abordagem holística com técnicas terapêuticas validadas, como formas padrão de terapia.

Leia Também:  O que é Anedonia? Definição da palavra

As pessoas que tentam se envolver nesta forma de terapia devem discutir as qualificações. Além de saber o treinamento e quaisquer outras certificações ou áreas de especialização do terapeuta.

O consciente e o inconsciente

Cada pessoa tem sua maneira de ser, pensar e agir. Quando nos perguntamos por que somos assim, devemos também nos perguntar o que nos levou a ser assim. A infância costuma ser uma das fases em que são feitos os maiores traumas e experiências negativas que terão impacto no futuro.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Tratá-los desde a raiz, lembrando a origem dos danos, é a única forma de superar esses acontecimentos e seguir em frente. Se nossa personalidade não alterou e danificou em algum momento de nossas vidas, não nos perguntaríamos “por que sou assim?”

    A maioria das pessoas que vai à terapia o faz porque seus pensamentos ou comportamento estão causando problemas. Contemplar apenas nossa forma consciente não nos ajudará a entender o porquê de nossa atitude e, portanto, continuaremos infelizes.

    Transformação

    A psicologia holística busca transformar:

    • corporal;
    • mental;
    • emocional.

    A psique faz parte do inconsciente da personalidade para que “problemas” surjam. Além disso, que possam ser identificados e resolvidos.

    Da mesma forma, visa resgatar a identidade original da pessoa. E o ajuda, a partir de sua base e não da distorção, como deveria ter acontecido desde o início.

    A abordagem da terapia holística

    O objetivo dessa abordagem é equilibrar todos os diferentes aspectos da pessoa. De modo que a pessoa inteira seja tratada no tratamento e não apenas um aspecto da pessoa.

    Por exemplo, na abordagem médica tradicional ocidental, alguém com artrite seria tratado por um especialista. Ele o trataria de sua artrite com medicamentos e outras intervenções.

    Usando a medicina holística, em vez de apenas tratar a artrite de alguém, os aspectos emocionais, atitudes e crenças (mentais) da pessoa, relacionamentos. Como a doença e os aspectos espirituais (significados mais profundos sobre a existência e o futuro de alguém) a afeta, isso se abordará no processo de tratamento.

    Tratamentos

    As pessoas preferem as abordagens como acupuntura, massagem, terapia natural. Mas a maioria desses tratamentos não tem evidências sólidas para apoiar o seu uso para uma série de doenças. Por exemplo, uma técnica pouco sugerida como tratamento na medicina holística é a acupuntura.

    Uma série de estudos de pesquisa indicaram que muitas vezes não importa onde as agulhas de acupuntura estão. Como, por exemplo, um artigo da “Revista de Medicina Alternativa e Complementar” de março de 2009.

    Saiba mais

    As pessoas falam que se sentem melhor mesmo que as agulhas não sejam colocadas de acordo com a prática da acupuntura. Isso indica que esse método pode capitalizar sobre um efeito placebo.

    Por outro lado, tem vantagens na atitude geral de que uma pessoa deve ser tratado em muitos domínios diferentes de funcionamento. Em vez de apenas ter um problema abordado, e essa noção pode ter alguma importância em psicoterapia.

    Muitas formas da psicoterapia podem ter bons benefícios. Isso quando as pessoas em terapia também fazem programas de exercícios. E não só isso, mas em meditação, ioga e até espiritualidade.

    Considerações finais sobre psicoterapia holística

    Como pudemos ver esses tipo de tratamentos tendem a diminuir as abordagens tradicionais ao tratamento. E, em muitos casos, os provedores de tratamento holístico têm críticas bastante fortes a eles.

    Leia Também:  Paz Interior: o que é, como alcançar?

    Confira mais detalhes sobre a Psicoterapia holística se inscrevendo em nosso curso de psicanálise clínica. Saiba novas abordagens no campo da psicologia e seja um profissional da área.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *