pessoa tímida

Timidez: o que é e como perder a timidez?

Posted on Posted in Comportamento

Existem maneiras de superar a timidez, mesmo se você estiver em um ambiente social. Você é extremamente tímido? Você costuma se sentir estranho, fica branco, gagueja de ansiedade, resmunga ou desvia o olhar quando alguém se aproxima de você para falar?

Muitas pessoas nunca superam os sentimentos de timidez que experimentaram quando crianças. E, como adultos, ser tímido representa enormes desafios sociais que impedem o sucesso. Sobretudo, felizmente, é possível superar a timidez a qualquer momento.

Como perder a timidez

Se você é tímido, não se sinta mal. Muitas pessoas sofrem de alguma forma de ansiedade social. É verdade que a introversão pode levar à timidez. No entanto, evite permitir que a timidez o impeça de falar quando for necessário.

Aqui estão 10 maneiras de superar a timidez e ser mais confiante:

Trabalhe nos medos mais profundos

Considere a timidez como um sintoma da necessidade de abordar seus medos mais profundos. A sua timidez é um caso de baixa autoestima, relacionada ao condicionamento da infância, preocupação excessiva e assim por diante?

Além disso, se você precisar de ajuda e assistência para superar a timidez de uma vez por todas, considere fazer um trabalho de liberação emocional.

Aprecie sua individualidade

Caso você não tenha notado, todos são únicos e diferentes. Em vez de se sentir constrangido, abrace quem você é incondicionalmente. Quando você aprender a aceitar sua singularidade, terá mais confiança.

Respire fundo

Quando você está em situações em que sente que a timidez está tentando assumir o controle, pode ser útil respirar fundo. Isso o ajudará a limpar sua mente, dar-lhe-á algum tempo para ganhar compostura e evitar um ataque de ansiedade.

Vá em novas aventuras

Quando a maioria das pessoas pensa em sair de sua zona de conforto, geralmente foge para o outro lado. Ser ousado é um passo importante para superar o sentimento de timidez. Além disso, na próxima vez que você tiver uma oportunidade social que não seja sua cena usual, saia em disparada e tente.

Pare de dizer que você é tímido

Já percebeu que quanto mais você diz que é tímido, mais aumenta sua timidez? Portanto, em vez de falar constantemente sobre como você é tímido, tente reformular sua mente com afirmações positivas.

Por fim, afirme afirmações como:

  • “estou confiante”;
  • “falo com clareza e facilidade”;
  • “posso articular com beleza, eloquência e liberdade”.

Libere o passado

Alguém que você admira já te rejeitou? E então você achou difícil se recuperar da dor. Por isso, não permita que as mágoas do passado governem seu futuro.

Além disso, todo mundo não pode ser amigo de todo mundo. Então, em vez de permitir que a dor o atrapalhe, encontre novos amigos que irão apreciá-lo pelo que você é.

Aprenda a falar abertamente

Você fala tão baixo que as pessoas estão sempre pedindo para você falar mais alto? É normal falar, então tente adquirir o hábito de falar mais alto.

Leia Também:  Sonhar com Alface: análise popular e psicológica

Então, está com medo? Pratique na frente do espelho. Visualize sua voz como um dial que você pode girar para controlar o nível de seu volume. Além disso, peça a alguém com quem você se sinta confortável para lhe fornecer feedback sobre sua audibilidade.

Conheça novas pessoas regularmente

Uma ótima maneira de superar a timidez é fazer questão de conhecer alguém novo a cada semana. Ou seja, quando você está constantemente focado em fazer novos amigos, você esquecerá tudo sobre sua timidez.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Visualização criativa

    Imagine-se conversando com estranhos, fazendo apresentações públicas, fazendo uma palestra de vendas e assim por diante. Execute o filme mental em sua mente. Por isso, veja-se como alguém totalmente confiante.

    Tipos de timidez

    Primeiramente, a timidez pode variar em intensidade. As sensações de desconforto leves são fáceis para superar. Outros sentem um medo extremo de situações sociais, e esse medo pode ser debilitante.

    A timidez abrange um amplo espectro de comportamentos. É normal que as crianças às vezes se sintam tímidas em novas situações. As percepções de timidez também podem ser culturais.

    Além disso, algumas culturas, como muitas das dos Estados Unidos, tendem a considerá-lo negativamente. Outros, como algumas culturas asiáticas, tendem a considerar a timidez de forma mais positiva

    Quais são as causas?

    Cerca de 15% dos bebês nascem com essa tendência. A pesquisa mostrou diferenças biológicas nos cérebros de pessoas tímidas. As experiências sociais influenciam para a propensão para a timidez. Ou seja, acredita-se que a maioria das crianças tímidas desenvolva timidez devido às interações com os pais.

    Os pais autoritários ou superprotetores podem fazer com que seus filhos sejam tímidos. Crianças que não têm permissão para vivenciar coisas podem ter problemas para desenvolver habilidades sociais.

    Como é tratada?

    Superar a timidez extrema pode ser essencial para o desenvolvimento de uma autoestima saudável. Pois, com ela pode resultar em dificuldades na escola e na formação de relacionamentos.

    A psicoterapia pode ajudar as crianças a lidar com isso. Por isso, eles aprendem habilidades sociais, como ter consciência de sua timidez e maneiras de entender quando ela resultam em um pensamento irracional.

    Técnicas de relaxamento, como respiração profunda, podem ajudar crianças e adultos a lidar com a ansiedade, que pode estar por trás da timidez. A terapia de grupo também pode ser útil em crianças e adultos com timidez.

    Timidez ou timides? Qual é a grafia correta

    A palavra tímido é escrita com Z. Em português, letras diferentes compartilham o mesmo som, o que dá origem a uma infinidade de dúvidas ortográficas.

    Por fim, em muitos casos essas dúvidas se aplica as regras gerais de ortografia. Por isso, se você tem dúvidas sobre como se escreve “Timides” a grafia correta é “timidez”.

    Considerações finais

    Em síntese, se você colocar essas dicas em prática, certamente conseguirá superar isso e as situações que o envergonham. Lembre-se de que timidez não é ruim. É ruim se nos impedir de seguir em frente, conseguir o que queremos ou produzir sentimentos negativos.

    Além disso, no caso de sofrer um nível muito tão alto que nos impeça de seguir em frente, é melhor consultar um especialista. Ele nos dará as orientações a seguir, dependendo do nosso caso. Hoje existe muito conhecimento e temos infinitos meios para superá-lo.

    Leia Também:  Mamãe e bebê: o que a Psicologia sabe sobre este vínculo?

    Por fim, quer entender mais sobre a timidez? Então, conheça nosso Curso de Psicanálise e inicie uma carreira promissora nesta vasta área!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *