diferença depressão e ansiedade

Qual a diferença entre depressão e ansiedade

Posted on Posted in Transtornos e Doenças

A depressão e a ansiedade são dois transtornos que, frequentemente, são confundidos entre as pessoas. Nesse sentido, buscar qual a diferença entre depressão e ansiedade é necessário, principalmente para enxergar os quadros de crises de ambos problemas. Além disso, ter a noção de suas distinções é importante para não propagar informações confusas. Neste artigo, traremos as distinções entre esses dois transtornos.

Qual diferença entre depressão e ansiedade?

Atualmente, os índices de pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade são muito altos. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas “doenças do século” ou “mal do século”. 

Desse modo, para atentar-se aos sintomas, às características e às particularidades é preciso buscar as informações sobre qual a diferença entre depressão e ansiedade. Por essa razão, dedicar-se a colher as evidências entre um e outro pode ajudar, principalmente, pessoas que vêm passando por alguma das dificuldades consequentes dessas doenças.

Além disso, é válido buscar fontes confiáveis, objetivas e verdadeiras, para que haja uma clareza no entendimento referente qual a diferença entre depressão e ansiedade. Ademais desse fato, se autoanalisar é um passo fundamental para enxergar tal questão, visto que é um ato de percepção muito importante para o conhecimento de tais transtornos.

Isto posto, vamos direcionar as diferenças entre os dois males do século. Em suma, a depressão é caracterizada por um transtorno de uma tristeza muito forte, apresentando angústias, falta de disposição e de prazer e, também, reclusão e baixa autoestima. 

No que diz respeito à ansiedade, podemos defini-la como uma excessiva euforia, preocupação e antecipação do futuro. Os sintomas são muitas vezes incontroláveis e constantes, deixando a pessoa acelerada por um período duradouro.

Diferença entre depressão e ansiedade

Sintomas da depressão

A depressão é uma doença que requer diagnóstico e tratamento médico, desse modo, se faz necessária a consulta com um especialista para reconhecer os seus sintomas patológicos. Entretanto, ter como orientação o exercício de enxergar a si mesmo é o principal passo para descobrir a consequência dela no corpo durante o dia a dia.

Logo, sabendo qual a diferença entre ansiedade e depressão se torna mais fácil reconhecer as fragilidades, as causas e os sintomas de cada uma. No que se refere à depressão, estes sintomas são os seguintes:

  • desânimo, indisposição e cansaço constantes;
  • apatia e ausência de prazer;
  • angústia e pessimismo;
  • perda ou aumento do apetite;
  • distorção da realidade;
  • perda ou diminuição da libido;
  • pensamentos autodestrutivos;
  • insônia e sensação de fracasso. 

É claro que existem outros fatores além destes, visto que a depressão é uma alteração química do cérebro que pode se apresentar de diversas maneiras no indivíduo. Estar ciente de suas manifestações também faz com que o depressivo enxergue os efeitos fisiológicos dela, que podem trazer riscos referentes à saúde física.

Sintomas da ansiedade

Sentir-se ansioso constantemente é perturbador, uma vez que quando manifestada, a ansiedade se torna um ciclo de excessivos pensamentos negativos. Assim sendo, a pessoa ansiosa possui reações tanto no corpo quanto no emocional, por isso, é importante se atentar aos sintomas.

Seguem alguns dos principais indicativos e manifestações da ansiedade, tanto no físico quanto no psicológico: 

  • palpitações;
  • preocupação excessiva e constante;
  • falta de ar;
  • taquicardia;
  • agitação nas pernas e/ou nos braços;
  • enjoo e vômitos;
  • tensão muscular;
  • irritabilidade;
  • alteração frequente de humor. 

É importante ressaltar que nem toda pessoa tem os mesmos sintomas, além de, também, existirem outros fatores que dependem da resposta corporal e emocional de quem está enfrentando a ansiedade. Para mais, o fato de haver uma lista muito grande desses sintomas, nem todos eles se manifestam em alguém durante os seus quadros. 

Qual diferença entre ansiedade e depressão esquema

Diferença ansiedade e depressão

Saber qual a diferença entre depressão e ansiedade é importante, pois ambos os transtornos são considerados os que mais afetam a saúde mental das pessoas. Por esse motivo, embora haja semelhança entre o primeiro e o segundo, essa semelhança não os categoriza como uma mesma coisa.

A depressão, por exemplo, traz índices nas pesquisas (médicas e científicas) de que pode ser crônica e também pode possuir histórico genético. Já referente à ansiedade, não é comprovado o mesmo, ou seja, a origem dos dois males são ocorridas em contextos diferentes. 

Nesse sentido, tanto a ansiedade quanto a depressão podem surgir por diversas causas. Quando nos referimos à segunda, há vidências de que ela tem várias causas, por exemplo, pode ser um fator crônico ou que surgiu após eventos traumáticos na vida da pessoa. 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    A predisposição hereditária também é um aspecto influente numa família. Isto é, a condição genética é apontada como uma possível causa da depressão em alguém que já possui um histórico familiar sob a mesma questão. 

    Além disso, algumas pessoas desenvolvem a depressão tanto pela genética quanto por episódios de vulnerabilidade, como abusos, traumas, violências etc. Logo, nesse caso, em alguns momentos é difícil reconhecer de onde surgiu tal doença, por isso, é necessário procurar ajuda médica e psicoterapia. 

    Ansioso ou deprimido 

    É verdade que muitas vezes não sabemos distinguir se estamos ansiosos ou deprimidos, principalmente se há a presença tanto da depressão quanto da ansiedade na nossa vida. Nesse sentido, além de saber qual a diferença entre depressão e ansiedade é preciso conseguir diferenciar se estamos deprimidos ou se estamos ansiosos. 

    Uma pessoa ansiosa provavelmente possui a cabeça concentrada em uma preocupação excessiva com o futuro. Essa preocupação excessiva muitas vezes deixa o corpo do ansioso com muitas agitações e reações físicas incômodas

    No que corresponde a uma pessoa deprimida, na maioria dos casos sua dor está concentrada em eventos ocasionados no passado ou em perturbações e angústias do presente. Essa dor, essas perturbações e angústias, geralmente desenvolvem uma indisposição no indivíduo, além de uma diminuição de vontade de viver e uma incapacidade de sentir prazer.   

    No entanto, há quadros em que os sintomas da ansiedade e os sintomas da depressão se misturam, ou seja, os transtornos podem chegar a se igualar em algumas reações. Em relação a isso, cabe ao médico diagnosticar e prescrever um tratamento para esse caso. 

    Ansiedade ou depressão? 

    “Ansiedade ou depressão, como saber com qual estou?” pode ser um questionamento presente na vida de diversas pessoas. Ainda que os transtornos estejam caracterizados com suas diferenças entre si, o sujeito pode continuar confuso sobre qual problema está enfrentando. 

    Por esse motivo, quando a confusão ainda persiste é outro aspecto que exige uma procura médica ou de psicoterapia, principalmente para se autoconhecer e entender como está a sua saúde mental. Psiquiatras, psicólogos e psicanalistas são profissionais que ajudam a lidar com essa barreira. 

    Tratamento para depressão e ansiedade

    O tratamento para depressão e ansiedade pode ser feito por meio de consultas com psicanalistas e psicólogos. Em alguns casos, a pessoa pode necessitar de um tratamento medicamentoso também, prescrito por psiquiatras. 

    Além disso, fatores como exercício físico, alimentação saudável e rotina equilibrada, bem como tempo para lazer de qualidade e autocuidado são também fundamentais para tratar tais transtornos. 

    Se você se identificou com os sintomas e as diferenças entre depressão e ansiedade apresentadas aqui, procure ajuda e rede de apoio. Profissionais da saúde mental e centros de apoio como, por exemplo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) são essenciais para o tratamento e para a superação dos dois. 

    Também, se gostou do conteúdo deste artigo, procure por outros em nosso site e compartilhe com os amigos. Isso nos estimula a continuar sempre elaborando conteúdos de qualidade.

    One thought on “Qual a diferença entre depressão e ansiedade

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.