o que fazer quando o amor acaba

Quando o amor acaba: como acontece, o que fazer?

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Eles apaixonaram-se, amaram-se e deixaram-se… Esse é o roteiro de muitas histórias de casais. Frequentemente, a causa para o rompimento de um relacionamento é que o amor não é mais suficiente. E é aí que o amor acaba.

O amor às vezes tem um começo e um fim. O início de uma história a dois é marcado pela esperança e emoção do encontro, porém os desgostos causados por desentendimentos podem atingir os parceiros de forma negativa. Então, o que fazer quando o amor acaba?

Neste momento em que os pensamentos e as emoções podem ser tão intensos, é preciso estar atento aos sinais que podem ajudá-la a identificar se acabou o amor e algumas possibilidades de como lidar com o término da relação quando o amor acaba.

Como saber quando o amor acaba?

Como você pode saber se o seu romance está chegando ao fim? Alguns sinais podem ajudar a perceber que o amor pode ter ido embora e é hora de você seguir em frente.

Sinais íntimos

*O relacionamento é apenas mais um item da sua rotina

Você se levanta, se arruma, dá um beijo de despedida nele, chega em casa, jantam juntos, assistem TV e adormecem na mesma posição de todas as noites.

Você vê o relacionamento apenas como mais um item da rotina diária. Não há nada para esperar. Você pode pensar que está confortável demais, mas o problema pode ser que você realmente não ama mais seu parceiro e/ou acha o relacionamento enfadonho e chato.

*É doloroso estar perto de outros casais

Ver outros casais tão felizes é como um tapa na cara. Vocês dois já foram assim, certo? Você começa a se questionar se são tão felizes quanto deveriam juntos.

Você acaba evitando outros casais porque é muito doloroso. Dói porque você sabe que já acabou o amor entre vocês dois.

*Você está ciente de que o amor acabou

Sua voz interior diz a você. Não é fácil concluir que acabou o amor. Não é fácil aceitar essa realidade com coragem.

No entanto, quando você está sozinho consigo mesmo, na privacidade de seus pensamentos, você está ciente da realidade. Principalmente porque essa certeza perdura no tempo.

*Você imagina seu futuro longe dessa pessoa

Quando o amor já acabou, esse fato se manifesta no próprio projeto de futuro, pois ao imaginar o futuro, você não observa o seu parceiro em seu roteiro de vida, mas a imagem do seu bem-estar é a solidão.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Você quer ficar sozinho, simplesmente porque agora está experimentando a pior solidão que existe.

    Sinais que indicam falta de comunicação

    *Falta de comunicação

    Além de falta de comunicação, vocês também não têm vontade de fazer nenhum esforço para melhorar o diálogo interpessoal.

    Você não quer se comprometer a fazer mais nada para alimentar essa história porque está longe de sentir o amor que um dia viveu. Isto é, você não quer alimentar uma possível ilusão.

    *Você diz menos “eu te amo”

    Tentar forçar as palavras realmente não funciona. Quanto menos você as sente, menos você as diz. Você pode se surpreender sorrindo e mudando de assunto quando ele disser que te ama.

    Leia Também:  O que é Libido?

    *A conversa sobre o futuro desaparece

    No início, tudo o que você fala é sobre o seu futuro juntos. Você fala sobre seu casamento, onde vão morar, o nome de seus filhos e como vão passar a aposentadoria juntos.

    Com que frequência vocês deixaram de conversar sobre o futuro? Você se pega evitando o assunto? Se sim, é um claro indicador de que seu coração não está mais batendo por ele.

    *Distância pessoal

    Quando o amor acaba, você sente aquela parede que o separa do outro. Uma distância que reflete não só na linguagem verbal, como também na própria expressão corporal.

    É bem possível que você até queira evitar planos na companhia do seu parceiro porque a presença dele te lembra da realidade da mudança que ocorreu entre vocês.

    *Tristeza

    O fim de um amor deixa inevitavelmente um traço de tristeza, porque é uma manifestação da dor que acompanha a perda emocional. Superar a tristeza após a separação não é uma tarefa fácil, porém é preciso seguir em frente.

    O que fazer quando o amor acaba?

    Em uma situação em que acabou o amor, você pode interpretar a realidade do seu ponto de vista, mas também deve ter empatia com seu parceiro colocando-se no lugar dele.

    Mesmo que seus sentimentos sejam diferentes, você merece estar com alguém que o ama incondicionalmente. Portanto, o adeus é a consequência natural de um processo vital dessas características.

    Quem disse que o amor pode acabar?

    Em uma separação ficamos na dúvida se realmente o amor acabou. No entanto, pode acontecer que você queira ter mais certeza de qual é a decisão correta. Nesse caso, você pode dar a si mesmo tempo e pedir isso ao seu parceiro.

    Não inicie um período de separação por um período indeterminado, ou seja, é conveniente que você especifique uma margem aproximada de dias ou semanas para ter sua resposta final.

    Seja qual for a decisão que você tomar, é importante que você assuma o compromisso ético de viver de acordo com o que o amor exige, pois essa é a melhor maneira de encerrar uma história com um final digno desse belo começo.

    Terapias de casal: o amor pode ser recuperado?

    Existem circunstâncias em que pode ser apropriado lutar por uma última chance e saber como salvar um relacionamento. Por exemplo, quando ainda há um pouco de esperança, embora o amor pareça adormecido no relacionamento.

    Em outras ocasiões, acontece que ainda existem sentimentos profundos em relação ao outro, por exemplo, afinidade e companheirismo.

    Lutar pela relação quando o amor acaba

    Também é conveniente lutar pelo diálogo por meio da terapia de casal porque, ao tomar sua decisão final, você se sentirá mais calmo se tiver feito todo o possível para salvar a relação.

    No entanto, o amor é uma questão de casal que implica reciprocidade. Ambos devem ter o desejo e o compromisso de tentar um recomeço, afinal essa atitude de tentar recuperar a paixão indica que o amor jamais acabará.

    Você pode tomar a mesma decisão, se além do amor que experimentou, também estiver unido ao seu parceiro pela felicidade em comum dos seus filhos. No entanto, ao final desta terapia, você terá que tomar sua decisão final.

    Considerações finais

    Deixar de amar não é divertido, mas é fácil perceber os sinais que indicam que acabou o amor. Faça o que é melhor para vocês dois e termine o relacionamento. É a única maneira certa de lidar com isso.

    Leia Também:  O que é Masoquista? Significado para Psicanálise

    Se você quiser compreender mais sobre como identificar quando o amor acaba, recomendamos que você se inscreva em nosso curso online de psicanálise. Ele te ajudará a entender mais e a lidar com as relações que envolvem o amor.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × 3 =