Segurança afetiva

Segurança afetiva: conceito em psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados, Psicanálise, Psicanálise e Cultura, Transtornos e Doenças

Para ter uma vida emocional saudável, você precisa de segurança afetiva. Não sabe do que se trata? Basta acompanhar a seleção de informações que trazemos neste conteúdo completo sobre o assunto. Vamos lá?

O que é segurança afetiva?

O conceito de segurança afetiva se refere à segurança que a relação saudável com o afeto tem em nossas vidas. Parece uma resposta complicada, mas veja que, na verdade, ela é bastante simples.

Nem todas as pessoas têm uma relação saudável com o afeto, seja na posição de quem recebe o afeto de alguém, seja na posição de quem demonstra o afeto para com o outro.

Quando ambas as relações – a de quem dá e a de quem recebe – são saudáveis, o indivíduo se sente seguro.

Para entender melhor como isso se manifesta na nossa vida prática, continue a leitura! 

Vamos com calma… para começo de conversa, o que é afeto (ou afetividade)?

Você já viu que entender a segurança afetiva é algo que só é possível entendendo o conceito de afeto. Em vista disso, exploraremos esse sentimento.

Em linhas gerais, o afeto é um sentimento terno de afeição, isto é, de ligação amorosa a algo ou alguém. Por outro lado, a afetividade é a qualidade de quem é afetivo, isto é, da pessoa que trata as pessoas com afeto.

Vale lembrar que o afeto se manifesta no dia a dia de forma bastante perceptível, com: 

  • elogios, 
  • palavras de afirmação, 
  • abraços, 
  • beijos, 
  • cafunés,
  • gestos de gentileza,
  • preocupação, 
  • demonstrações de cuidado.

O afeto e a segurança afetiva na psicologia

Já que o afeto é um sentimento e ele é relevante para como lidamos com pessoas, seres e até vivências de vida, certamente o afeto é um importante objeto de estudo para a psicologia.

Afinal, esta é a ciência que se debruça sobre os comportamentos e processos mentais humanos.

Assim sendo, confira em quais contextos a questão da segurança afetiva se destaca na psicologia! 

A importância das relações afetivas para um ser humano

Mais acima nós comentamos que uma relação saudável com o afeto traz segurança para como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo.

Explicamos melhor: os afetos são as lentes pelas quais interpretamos nossos relacionamentos e as situações que vivenciamos.

Na presença de afeto em um relacionamento, identificamos fortes sinais de que há saúde ali. Entretanto, na ausência de afeto, observamos indícios de que há algum tipo de estremecimento na relação.

O mesmo vale para nossas experiências de vida. Uma vivência associada a um sentimento negativo pode gerar traumas emocionais e neuroses

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Enquanto o trauma é uma resposta emocional diante de um evento que feriu profundamente uma pessoa, a neurose é um quadro clínico atípico no qual um indivíduo é tomado por sentimentos de apreensão e emoções negativas.

    Consequências da falta de afeto

    Quando relacionamentos e experiências de vida não são vividos de forma saudável por muito tempo, consequências graves afetam as pessoas envolvidas.

    Por exemplo, um casamento em que não há afeto pode terminar em um doloroso divórcio, onde pessoas que outrora se amavam se afastam cheias de rancor. Quando esse casamento envolve filhos, mais pessoas sofrem. Falando neles, quando filhos criados sem afeto crescem, as chances de cultivarem um relacionamento afetuoso com os pais até a velhice caem bastante. 

    Além da degradação e possível fim de relacionamentos, para quem não tem segurança afetiva, existe a chance do desenvolvimento de doenças graves, como uma depressão. A depressão, por sua vez, é uma doença que pode matar nos casos mais graves. 

    Por exemplo, surpreendeu a todos o suicídio da ex-miss EUA Cheslie Kryst, que sofria de uma depressão de alta funcionalidade que ela conseguiu esconder até dos parentes mais próximos.

    Importante: ter segurança afetiva é fundamental principalmente no início da vida

    Precisamos destacar, ainda, que a segurança afetiva é importante desde a mais tenra idade. Se o afeto é a lente pela qual enxergamos o mundo, ele precisa estar presente em nossas vidas desde cedo.

    Além disso, o afeto é determinante para os processos de aprendizagem e tem uma forte influência sobre o desenvolvimento cognitivo humano.

    Leia Também:  Racismo Recreativo: significado, origem e o que fazer

    Afeto e linguagem

    Por exemplo, a linguagem de uma criança não se desenvolve em um contexto em que não há outras pessoas com quem ela possa se comunicar.

    Para ter prova disso, basta estudar os casos da menina Genie e do menino selvagem. Ambas as crianças passaram por uma privação de contato com outros seres humanos em um período fundamental para a aquisição da linguagem e, por isso, quando foram encontradas e estudadas, não falavam. 

    Além disso, a capacidade de aquisição de língua também apresentou problemas. 

    Afeto e relacionamentos saudáveis

    Se relacionamentos precisam ser vividos de forma saudável para funcionarem na vida adulta, é importante que eles funcionem desde cedo.

    Quando as crianças aprendem a dar e receber afeto cedo, elas se acostumam a externar seus sentimentos com relação a seres humanos e até mesmo animais.

    Alguns termos relacionados ao afeto e igualmente relevantes

    Para encerrarmos essa discussão sobre segurança afetiva e afeto, falamos rapidamente sobre alguns termos que guardam relação com o tema central deste conteúdo. 

    Aprendê-los e exercitá-los (ou não) diariamente é um indicativo de que você lida bem com o afeto na sua vida. Na falta de domínio sobre as áreas a seguir, procure auxílio profissional para fazer ajustes. 

    Você pode conversar tanto com um psicólogo quanto com um psicanalista para descobrir de onde surgiram seus conflitos com a afetividade e estratégias para superá-los!

    Responsabilidade afetiva 

    Dizemos que uma pessoa usa de responsabilidade afetiva quando ela tem a postura de assumir sua responsabilidade quanto às expectativas criadas em um relacionamento.

    Por exemplo, de alguém que diz nos amar, espera-se a fidelidade, o carinho e o cuidado, só para citar alguns exemplos..

    Isso vale para relacionamentos amorosos, principalmente, mas também se aplica ao seu relacionamento com seus pais, com seus filhos e várias outras pessoas que fazem parte da sua vida.

    Dependência afetiva

    Por outro lado, a dependência afetiva consiste em dar permissão para que outros afetem suas emoções.

    Por exemplo, se você se sente entrar em desequilíbrio quando seus pais entram em conflito, esse é um sinal de que você guarda uma dependência emocional com eles.

    Carência afetiva

    Por fim, a carência afetiva é o sentimento de que falta uma proximidade maior com as pessoas. Nesse contexto, ela funciona como um diagnóstico da presença ou ausência de relacionamentos e vivências com as quais se guarda uma relação de afeto.

    Segurança afetiva: Considerações finais

    Neste conteúdo sobre segurança afetiva nós explicamos a você qual é o significado desse conceito. Além disso, mostramos na prática como ele afeta a vida de uma pessoa e os motivos pelos quais ele interessa à psicologia. 

    Apesar de falarmos brevemente sobre o tratamento da falta de afeto com psicanálise, precisamos destacar a importância da terapia psicanalítica na resolução de conflitos e doenças de ordem emocional e mental.

    Para saber como a psicanálise aborda a questão da segurança afetiva, não deixe de matricular-se em nosso curso completo de psicanálise clínica. Além de aprender sobre várias vertentes do campo de investigação de Freud sem sair de casa, você conquista um certificado que te permite fazer uma transição de carreira e, assim, trabalhar como psicanalista! Te aguardamos!

    One thought on “Segurança afetiva: conceito em psicologia

    1. Muito bom texto! Realmente há uma carência afetiva em toda fase de vida das pessoas sejam elas crianças e até o mais idoso.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.