serotonina alta no exame de sangue

Serotonina Alta: o que é e quais sinais indicativos

Nosso cérebro possui substâncias que devem manter-se em equilíbrio, pois são responsável para manter nosso bem-estar e demais processos do organismo. Ela age na condução dos impulsos nervosos, e com a serotonina alta há alterações emocionais e funcionais do organismo.

A serotonina é um dos principais neurotransmissores envolvidos no humor e no bem-estar. Ela é produzida pelo cérebro e intestino a partir do aminoácido triptofano.

Geralmente, a serotonina alta, também conhecida como síndrome serotoninérgica, acontece devido ao uso elevado de medicamentos controlados. Que podem gerais sintomas leves, como náusea e inquietação, nos casos mais graves podem ocorrer crises convulsivas e a pessoa ficar inconsciente.

O que é serotonina e quais suas funções no organismo?

O nosso cérebro possui inúmeras substâncias, responsáveis pela manutenção do nosso bem-estar e de várias processos orgânicos, e, dentre elas, está a serotonina.

Em suma, a serotonina é um neurotransmissor, que desempenha função fundamental Sistema Nervoso Central. Produzida pelo aminoácido triptofano, ela se conecta a diversos receptores, atuando, principalmente, nos sistemas cardiovascular, nervoso e gastrointestinal.

Em outras palavras, a serotonina funciona como um mensageiro do cérebro para as funções orgânicas do corpo relacionadas ao nosso bem-estar. Embora a serotonina envolva questões da mente, sua produção é 90% feita pelo intestino.

Onde as células convertem o aminoácido triptofano em serotonina. Portanto, uma boa alimentação é fundamenta para os casos de serotonina alta.

Contudo, a serotonina é conhecida como hormônio do prazer, pois nos dá autoconfiança e autovalorização. Além disso, está diretamente relacionada à libido, pois quando os níveis dela mudam também altera os desejos sexuais.

No mais, a serotonina atua diretamente no bom funcionamento do organismo, que atuam em ações como:

• humor;
  • temperatura corporal;
  • funções cognitivas;
  • sono;
  • controle do apetite
  • coagulação sanguínea;
  • regulação da libido;
  • cicatrização.

Serotonina alta no exame de sangue

A serotonina alta é uma condição bastante grave, que precisa de tratamento urgente, pois a pessoa pode estar correndo risco de vida.

Síndrome serotoninérgica, popularmente conhecida como serotonina alta ou síndrome da serotonina, é uma condição em que, com o aumento abrupto da serotonina a sinapse (comunicação entre os neurônios) é estimulada de forma exagerada, acima do adequado.

Os níveis de serotonina no sangue são normalmente baixos, mas em casos de síndrome serotoninérgica, os níveis de serotonina podem estar elevados.

Causas da alta serotonina

Certos medicamentos podem elevar significativamente os níveis dessa substância. No geral, as pessoas que sofrem com serotonina alta são àquelas que fazem tratamentos medicamentosos para algum transtorno psicológico que acarretam a baixa da serotonina. Doenças como depressão, transtorno de ansiedade e alimentares.

Existem inúmeras substâncias que podem aumentar bruscamente a serotonina, como, por exemplo, aminoácido triptofano – usado, em geral, no tratamento de insônia e depressão. Além disso, outros fatores podem influenciar diretamente na alta da serotonina, pelo uso de determinadas substâncias.

Algumas substâncias aumentam rapidamente os níveis, como, por exemplo, drogas, como anfetaminas ou cocaína; estimulação do receptor com drogas como LSD; medicamentos com lítio, que aumentam a sensibilidade desses receptores; alguns antidepressivos inibidores de absorção de serotonina, como a fluoxetina, sertralina, paroxetina.

As crises da síndrome serotoninérgica acontece, no geral, quando as substâncias são usadas em conjunto ou ingeridas em simultâneo, ou, também, pelo uso excessivo de somente uma dessas substâncias.

Portanto, resumidamente, as causas da serotonina alta são:

• Uso de certos medicamentos controlados, como antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina (ISRS) e inibidores da recaptação da serotonina e da noradrenalina (IRSN)
    • Uso de drogas ilícitas, como anfetaminas, cocaína e LSD
    • Ingestão de certos suplementos alimentares, como triptofano, 5-HTP e L-triptofano

Sinas e sintomas de serotonina alta

Primeiramente, saiba que manter bons hábitos alimentares, principalmente com alimentos com fontes de carboidratos, e a prática regular de exercícios físicos, são maneiras fundamentais para se manter saudáveis níveis de serotonina no corpo.

Como dito anteriormente, o aumento da serotonina, é comumente causado pelo uso de medicamentos controlados, que fazem com que se eleve abruptamente. Quando isso acontece, existem sintomas característicos, quais sejam:

• mudanças de humor;
    • agitação no estado mental, com ansiedade elevada e inquietação;
    • aumento na pressão do sangue;
    • diarreia;
    • náuseas e vômitos;
    • febre;
    • alteração nos batimentos cardíacos;
    • tremores;
    • sudorese;
    • rigidez nos músculos;
    • alucinações;
    • perda da coordenação;
    • espasmos musculares, chamado de mioclonia;
    • agitação;
    • movimentos descoordenados, chamado de ataxia;
    • Reflexos neurológicos elevados, chamado de hiperreflexia.

Logo após o uso exagerado das substâncias que citamos, a elevação acontece, em sua maioria, em até 24 horas, comumente nas 6 horas após a dose exagerada.

Tratamento para serotonina elevada

Esta síndrome tem cura, a depender do estágio em que a doença se encontra. De pronto, para o início do trabalho, são suspensos todos os medicamentos. Nos casos mais graves, pode acontecer a internação em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para que o corpo se estabilize das crises.

Dessa forma, saiba que o tratamento desta síndrome é clínico, ou seja, somente um médico poderá atuar em seu tratamento, para chegar a cura. A recomendação é que o médico tenha especialidade em toxicologia.