Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre o Suicídio

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Podemos afirmar que muitos assuntos relevantes para a sociedade ainda são tabus. As pessoas não querem falar sobre eles porque elas acreditam que esses temas são muito complicados para serem discutidos. Porém, é importante lembrá-las que esse silêncio só dificulta o acesso da sociedade à informação que pode salvar muitas vidas. É por essa razão que iniciativas como o setembro amarelo são fundamentais.

O que é o setembro amarelo?

Estamos falando de uma campanha brasileira que visa prevenir casos de suicídio. Muitas entidades buscam incentivar esse movimento; dentre elas, o Centro de Valorização da Vida. O objetivo do Setembro Amarelo é fazer com que a sociedade discuta sobre o suicídio. Quem participa dessa iniciativa busca conscientizar a sociedade em geral sobre o que é possível fazer para impedir que mais mortes aconteçam.

Reações naturais, porém erradas

É necessário ter em mente que, se as pessoas decidem não falar sobre o suicídio, elas ficam totalmente despreparadas para lidar com uma pessoa que está desistindo da vida. É essa falta de informação que muitas vezes contribui para que muitas mortes continuem acontecendo. É necessário que todos busquem entender qual é o seu papel na resolução desse problema.

Por exemplo, há quem acredite que a melhor forma de prevenir o suicídio é aconselhar o indivíduo que está sofrendo. Pode-se afirmar que essa atitude não irá ajudar em muita coisa. Na grande maioria dos casos, quando você se concentra em falar sobre o que você pensa e sobre as suas experiências, você faz com que o seu interlocutor entenda que você não está interessado em ouvi-lo de verdade.

Também existem pessoas que assumem uma postura muito crítica quando buscam aconselhar alguém. Elas dizem que o indivíduo que pensa em suicídio está pecando ou afirmam que ele não tem o direito de sofrer porque a sua vida é muito boa. Esses julgamentos podem fazer essa pessoa se sentir ainda pior, o que pode levá-la a realmente tirar a sua vida.

O objetivo do Setembro Amarelo é instruir a sociedade na forma como as pessoas devem agir quando elas descobrem que alguém está pensando em se suicidar. Durante todo o mês, muitas instituições desenvolvem eventos que têm o objetivo de chamar a atenção das pessoas para esse tema. Dentre as atividades realizadas, pode-se participar de caminhadas, palestras e distribuições de folhetos.

O que fazer quando você descobrir que alguém quer se suicidar

Nós recomendamos que você se informe sobre a programação do Setembro Amarelo e, sempre que possível, participe das atividades desenvolvidas nesse mês. Dessa forma, você descobrirá como agir corretamente quando você for conversar com alguma pessoa que esteja pensando em tirar a sua vida.

Ainda assim, neste artigo nós buscaremos te dar algumas dicas de como você deve se comportar nessa situação.

O que fazer

Em primeiro lugar, é necessário que você esteja disposto a se colocar no lugar da pessoa com que você está falando. Se você descobriu que ela quer se suicidar, tudo indica que ela está sofrendo. Assim sendo, é importante que você pense na forma como você gostaria de ser tratado se estivesse na mesma situação.

É fundamental que você não feche o canal de comunicação que você tem com essa pessoa. Se ela te der abertura para conversar com ela, você deve aproveitar essa oportunidade para ser compreensivo e deixar os julgamentos de lado. Assumir uma postura crítica só fará com que ela não queira mais falar sobre o assunto com você.

Prefira passar a maioria do tempo escutando o que essa pessoa tem para falar. Isso não significa que você não possa dizer alguma coisa. Você poderá fazer perguntas, por exemplo. Isso mostrará que você está engajado na conversa. Evite, no entanto, trazer o foco do diálogo para você. Em vez de dar conselhos ou falar sobre as suas experiências, prefira só oferecer o seu ombro.

É ainda mais aconselhável que você se limite a dar uma orientação. Recomende a esse indivíduo a ajuda de um profissional da área da saúde. Médicos e psicoterapeutas são pessoas capacitadas para indicar o que deve ser feito para que quem está sofrendo se sinta melhor. Assim, é possível que o indivíduo volte a ter prazer em viver.

Considerações Finais

Com este artigo, nós buscamos te mostrar a importância do Setembro Amarelo. Essa campanha é importante porque ajuda a sociedade a entender o que fazer para prevenir novos casos de suicídio no país. É importante que você participe desse movimento para que ele cresça e para que essa informação chegue a cada vez mais pessoas.

Leia Também:  Depressão em Crianças: Um Olhar Psicanalítico

Curso de Psicanálise

Se você deseja ajudar ainda mais as pessoas que estão sofrendo, nós te recomendamos o nosso curso de Psicanálise Clínica. Os profissionais que trabalham nessa área estão habilitados para orientar as pessoas a entenderem melhor a sua mente e os seus comportamentos. Assim, elas poderão tomar atitudes melhores para o seu futuro.

Conhecimento de qualquer lugar do mundo

Para você começar a atuar como psicanalista, é necessário que você cumpra os nossos 12 módulos. É importante que você saiba que todas as nossas aulas são online, o que te permite acessá-las a qualquer hora e em qualquer lugar que tenha internet. Assim sendo, você não precisará se deslocar para alguma instituição de ensino para estudar. Podemos afirmar que conseguir o seu certificado nunca foi tão fácil!

Não é necessário ter formação prévia

Também é importante que você saiba que não é necessário ser formado em Psicologia ou Medicina para realizar o nosso curso. Fique tranquilo com relação a isso. O nosso curso é recomendável para qualquer pessoa que deseja conhecer mais a área da Psicanálise (mesmo que você não queria trabalhar na área). Ainda assim, é importante mencionar que, tendo o nosso certificado, você poderá atuar em empresas e clínicas.

Certificação

Sabendo desses benefícios, não há motivos para que você não se matricule conosco hoje mesmo! Podemos afirmar que a sua vida profissional será muito beneficiada depois que você ganhar o nosso certificado.Ademais, você poderá ajudar outras pessoas a ter mais qualidade de vida. Assim sendo, busque saber mais sobre o curso e invista em seus estudos!

Agora que você sabe mais sobre o Setembro Amarelo, não deixe de se preparar para participar das atividades que serão promovidas nesse mês. Também divulgue esse artigo com outras pessoas. Dessa forma, cada vez mais gente se conscientizar[a da importância de tratarmos sobre o suicídio. Nós também te convidamos a ler outros artigos desse blog! Há muito conteúdo interessante relacionado à área da psicanálise esperando por você.



Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =