Personalidade histriônica: significado na psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

É muito comum encontramos pessoas que desejam ser o centro das atenções. Estamos falando daqueles indivíduos que sempre estão atraindo os olhares dos outros para a sua aparência ou para a sua capacidade de se comunicar. Se você tem contato com pessoas desse tipo, fique atento à possibilidade de elas terem o transtorno de personalidade histriônica.

O que é a personalidade histriônica?

A personalidade histriônica é um transtorno que faz certas pessoas sentirem a necessidade de estar sempre em evidência.

Esse anseio pela visibilidade e por ser o centro das atenções pode trazer diversos problemas a vida do indivíduo histriônico.

 

10 Características das pessoas histriônicas

Para que você possa entender melhor o que é histriônico e identificar os indivíduos que se encaixam nesse quadro, fique atento a algumas das principais características.

 

1. Os histriônicos são pessoas sedutoras

A pessoa que tem o transtorno de personalidade histriônica geralmente adota uma postura provocante e sedutora para impressionar quem está ao seu redor.

Suas roupas costumam ser chamativas e, quando conversam com outras pessoas, elas tendem ao flerte. Por essa razão, é possível que o comportamento do histriônico seja considerado ameaçador ou inadequado por outras pessoas.

Esta condição pode colocar o sujeito histriônico em problemas de vez em quando.

 

 

2. Este comportamento costuma se iniciar no final da adolesência

O comportamento exibido dá sinais durante a adolescência e se fortalece na idade adulta.

É a partir do início da idade adulta que o indivíduo buscará mais atenção, destaque social e elogios.

 

 

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

3. Grande preocupação com a aparência física

Em decorrência da constante busca por destaque, este indivíduo vai enaltecer o aspecto físico.

Ficará preocupado em mostrar o que tem, o quanto ganha, sobrevalorizar a vaidade.

 

4. Idolatria a símbolos de glamour e celebridades

A vaidade que o histriônico tem em relação a si também costuma valorizar nos outros.

Normalmente, este indivíduo costuma engrandecer a figura de personalidades consideradas fúteis mais que simbolizam grandeza e ostentação.

Claro que uma pessoa histriônica pode se aproximar de pessoas com a mesma característica.

Mas, como são pessoas competitivas, muitas vezes vão recusar seus iguais ou quem é visto como inferior.

Ao mesmo tempo, valorizam celebridades ou até mesmo pessoas com quem conviva presencialmente, desde que sinta que esta pessoa é uma “quase celebridade”.

 

5. Comportamentos exagerados em ambientes públicos

É importante deixar claro que dificilmente um indivíduo com esse tipo de personalidade não será notado em um círculo de conversas. Isso porque ele fará o possível para estar em evidência.

Para isso, ele provavelmente irá narrar histórias de sua vida em que ele esteve em proeminência (podendo até inventar fatos para interessar os seus interlocutores).

Ideias megalomaníacas, roupas espalhafatosas, tom de voz elevado, necessidade de falar de viagens e bens, elogios desmedidos aos filhos ou cônjuge, histórias fantasiosas com o objetivo de se destacar. Esses são alguns dos recursos empregados em ambiente com muitas pessoas.

 

6. São pessoas dramáticas e com emoções superficiais

A carência de atenção das pessoas que têm esse transtorno pode levá-las a se portar inadequadamente em situações em que eles não estão em destaque. Dessa forma, uma mulher histriônica pode usar um vestido branco e extravagante em um casamento, por exemplo.

Leia Também:  Lacan: vida, obra e diferenças com Freud

Além disso, um homem histriônico também pode agir de forma histérica para chamar a atenção de seus colegas de trabalho.

 

7. Histriônicos possuem comportamento afeito a escândalos

Também é possível que ele faça algum escândalo para chamar atenção do seu grupo.

Sobre as pessoas que têm esse transtorno, também é importante afirmar que elas geralmente dão demonstrações públicas de suas emoções de forma exagerada. Assim, podem reagir a certos acontecimentos de maneira desproporcional. Em geral, isso traz muito constrangimento para seus familiares e amigos.

Elas também podem mudar suas emoções de forma muito rápida. Em um momento ela pode estar desesperada e, em seguida, mostrar-se perfeitamente calma. Por essa razão, muitas pessoas consideram os histriônicos como pessoas dissimuladas e falsas.

8. São pessoas volúveis que necessitam de afirmação

Os indivíduos histriônicos também podem mudar rapidamente de opinião. Isso porque eles tendem a manifestar pontos de vista que agradam as pessoas que estão ao seu redor.

Por essa razão, essas pessoas frequentemente passam por apuros para defender as suas posições. Elas acabam fazendo afirmações cheias de convicção sem ter real conhecimento do que está sendo discutido.

Tendo em vista essa necessidade de sempre serem aprovados por outras pessoas, os histriônicos tendem a adaptar a sua vida para serem aceitos pelos seus conhecidos.

Por essa razão, eles podem mudar de hobbies e trocar o seu estilo sem grandes problemas. Podem inclusive criar o hábito de dar presentes a outras pessoas para agradá-las.

 

9. Pessoas histriônicas têm dificuldades de se relacionar

Os histriônicos também costumam agir de maneira íntima com pessoas com quem eles não têm tanta convivência. Isso acontece por causa da carência que eles têm de atenção.

Além disso, eles também costumam fazer amizades de maneira rápida devido às suas habilidades de sedução e ao seu carisma.

 

10. Tendência à carência, à tristeza e à depressão

Por outro lado, os relacionamentos dos indivíduos que têm esse transtorno costumam ser conflituosos uma vez que os histriônicos tendem a ser carentes e manipuladores. Pode-se afirmar que é bem possível que uma pessoa que tem esse transtorno faça ameaças de suicídio àqueles que tentam se afastar dela.

Pessoas assim vão criar uma expectativa de realidade e de aparência que é difícil de se sustentar o tempo todo.

A energia psíquica para manter a máscara desta pulsão de vida a pleno vapor é custosa. Somando o desgaste psíquico com os conflitos potenciais de relacionamento, essas pessoas são propensas a desenvolver depressão.

 

Considerações finais sobre a Personalidade Histriônica

Assim, é importante que elas sejam acompanhadas por psicólogos e psiquiatras. Isso porque elas terão mais qualidade de vida e os seus relacionamentos serão mais duráveis.

Buscamos te apresentar neste artigo o que é o transtorno de personalidade histriônica. Como você pôde ver, quem sofre desse problema vive com muito conflitos devido à sua grande necessidade de estar em evidência. Os indivíduos que apresentam esse transtorno têm grande dificuldade de se relacionar e de conviver com outras pessoas.

Se você tiver a oportunidade de indicar um psicólogo para uma pessoa que têm essas características, não deixe de fazer isso. Isso porque ela terá a oportunidade de entender melhor o seu comportamento e a sua necessidade de aceitação.

É importante ter em mente que as pessoas que têm esse transtorno não são pessoas ruins, elas só precisam de ajuda para se compreenderem melhor.

Leia Também:  Os 10 livros de autoajuda mais vendidos da história

Uma sugestão para se aprofundar sobre o significado de histriônico

Inclusive, é possível que você mesmo possa ajudar um sujeito histriônico. Para isso, sugerimos que você se aprofunde no conhecimento da personalidade humana. Isso vai lhe gerar autoconhecimento e permitir você conhecer melhor a mente das outras pessoas.

Recomendamos nosso curso de Psicanálise Clínica. Quando você completar os nossos 12 módulos e receber o nosso certificado, você estará preparado para trabalhar em clínicas e em empresas. Imagine como será ótimo contribuir para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e melhorem o seus relacionamentos!

É importante mencionar que as nossas aulas são 100% online, o que te permite acessá-las em qualquer horário. Isso significa que você não terá que separar um horário fixo do seu dia para dedicar aos seus estudos. Além disso, você poderá ter acesso ao conteúdo do curso em qualquer lugar que tiver internet. Pense na vantagem de não ter que sair de casa para ter que estudar!

Saiba que o nosso curso não é só destinado às pessoas que querem trabalhar como psicanalistas. Se você já trabalha em outro ramo, não se preocupe! O conteúdo que será compartilhado por nós poderá ser relacionado com os conhecimentos de sua área de atuação. Assim sendo, não perca tempo e faça sua matrícula conosco hoje mesmo! Investir em seus estudos é fundamental para que você se realize profissionalmente.

Se você gostou do nosso artigo sobre as características do transtorno de personalidade histriônica, pedimos que você compartilhe esse texto com outras pessoas. Isso porque esse problema não é muito conhecido pelas pessoas em geral e acreditamos que há muita gente que precise de ajuda. Além disso, te convidamos a ler os outros textos deste blog. Há muito conteúdo relacionado à área da psicanálise esperando por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =