Símbolo da Psicanálise: significado

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Você já ouviu falar sobre o símbolo da Psicanálise? Nós sabemos que toda área tem um emblema. A área de saúde, por exemplo, tem símbolos relacionados a serpentes. Quem nunca viu bordado no jaleco de um médico aquela cobra entrelaçada em um bastão?

Poderíamos falar de muitos outros emblemas já que eles estão presentes em logos de empresas e faculdades. Muitas vezes nós sabemos da sua existência, mas não sabemos o que cada símbolo significa.

Um emblema bastante conhecido é o símbolo do direito. Quem nunca viu aquela balança cujos dois lados estão equilibrados? Você já deve ter ideia do motivo pelo qual ela foi escolhida para simbolizar essa área. Esperamos que os profissionais desse ramo do conhecimento sejam justos e que busquem o equilíbrio e a igualdade.

E aquele tridente que representa a psicologia? Provavelmente você não sabia que ele foi escolhido por se assemelhar à letra “psi” do alfabeto grego. Interessante saber que cada símbolo tem um significado, não é? Normalmente os profissionais de cada área busca saber qual é o emblema da sua área. Se você é psicanalista, você sabe qual é o seu?

E o símbolo da psicanálise?

Bom, primeiro é preciso esclarecer que a psicanálise não é uma profissão regulamentada no Brasil. Assim sendo, não existe um curso superior reconhecido pelo MEC em que você possa se formar como psicanalista. Mesmo assim, a psicanálise não deixa de ser uma área do saber em que muitas pessoas se especializam.

Por isso, achamos justo apresentarmos qual é o símbolo que representa esses profissionais. Muitos psicanalistas seguem este símbolo. Importante reforçar que outros psicanalistas podem seguir outros desenhos. Não se apegue tanto a isso; não foque na burocracia e na superficialidade do que é ser psicanalista. Procure concentrar-se nos seus estudos e se tornar o melhor psicanalistas que você puder ser.

Este é o símbolo mais usado por psicanalistas. Cores e estilo podem variar, mas em linhas gerais este é o mais usado:

A solidão do psicanalista

Pode-se afirmar que associação decidiu estabelecer um emblema único para a psicanálise a fim de fortalecer a área. Agora é possível que os profissionais desse ramo divulguem o símbolo nas suas mídias, bem como em documentos e propagandas. Alguém pode dizer que definir um emblema para a área não seja tão importante. Mas nós temos que discordar com isso.

A definição de um símbolo é fundamental para os profissionais da psicanálise se identificarem de forma mais eficaz com o seu ramo de atuação.

O fato de a profissão ainda não ser regulamentada no país e de não existir um curso superior autorizado pelo governo para formar psicanalistas torna mais difícil criar um sentimento de grupo entre os atuantes na área.

Escolher um símbolo para representar essa área tem a função de fortalecer esse sentimento entre os profissionais da psicanálise. Eles podem bordar o emblema nos seus jalecos, podem utilizá-lo em logos de suas clínicas e, em casos mais extremos, até podem tatuá-los no corpo (por que não?).

Importante reforçar que não existe Conselho ou Ordem de Psicanalistas. Quem usa estes nomes está agindo de má-fé ou não tem conhecimento jurídico para saber que Conselhos e Ordens são orgãos criados exclusivamente por leis, não são empresas privadas. Em Psicanálise, isso não foi criado, e é bom que fique assim, para evitar que oportunistas tentem impor um jeito único de estudar ou fazer psicanálise.

Que símbolo é esse?

Bom, agora que nós já falamos que existe um símbolo que representa a psicanálise, só falta nós falarmos um pouco sobre ele.

Assim sendo, nós convidamos você a elaborar a sua própria análise. Pra quem nunca viu o símbolo, ele é constituído de uma tocha entrelaçada por duas serpentes. Diferentes associações também podem ter seus símbolos, ou informarem símbolos diferentes.

Você pode estabelecer ligações entre outros símbolos já existentes a fim de entender melhor o que o emblema da psicanálise significa.

Já sabemos que muitos emblemas da área da saúde são constituídos pela figura da serpente. De acordo com Joffre de Rezende, profissional da área de medicina, a cobra representa a ligação entre o mundo conhecido (a terra) e o mundo desconhecido (o subterrâneo). Com relação à figura do fogo, sabe-se que, dentre outros significados, ela é conhecida por representar o conhecimento.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Considerações finais

    Nós esperamos com esse texto ter mostrado para você a importância de uma área do conhecimento ser representada por um símbolo. Isso porque ele facilita a identificação do profissional desse ramo com os seus colegas de profissão. Essa função fica ainda mais clara em áreas que ainda não são regulamentadas, como é o caso da psicanálise.

    Leia Também:  O que é mágoa? O que fazer quando alguém te magoou?

    Curso de Psicanálise Clínica

    Caso você queira se especializar na área e não saiba como, nós queremos te fazer um convite: se matricule no nosso curso de Psicanálise Clínica. Isso porque, com o nosso certificado, você estará autorizado a trabalhar em clínicas e atuar em empresas. Simples assim! Não é necessário que você já tenha alguma formação: é só estudar com a gente!

    100% online

    Quer maior facilidade do que essa? Pois fique sabendo que nossas aulas são 100% online e as nossas provas são digitais. Isso significa que você não terá que se deslocar para uma instituição de ensino para alcançar a sua formação. Assim, fica a seu critério reservar qualquer horário do seu dia para se dedicar aos seus estudos. Imaginamos que essa notícia alegrou o seu dia, não é mesmo?

    Melhor valor

    Melhor do que isso é saber que nós temos o melhor valor do mercado. Se você encontrar um curso sobre psicanálise clínica que seja mais barato e mais completo que o nosso, nós igualaremos o preço da mensalidade ao valor do concorrente! Assim sendo, podemos afirmar que você não encontrará melhor custo-benefício que o nosso!

    Assim, busque saber mais do nosso curso e faça a sua matrícula! Não perca mais tempo e invista nos seus estudos e na sua vida profissional hoje mesmo! Garantimos que você não vai se arrepender da sua escolha! A área da psicanálise é muito gratificante e os seus profissionais ajudam muitas pessoas a cuidarem de sua saúde mental e a lidarem com os seus problemas!

    Caso você tenha gostado do nosso artigo sobre símbolo da Psicanálise, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas da área. Certamente elas irão gostar de saber que ela tem um símbolo que as representa e com o qual elas podem se identificar. Ademais, fique atento aos outros artigos deste blog. Há muito conteúdo relevante esperando por você!

    3 thoughts on “Símbolo da Psicanálise: significado

    1. Veja bem a minha opinião,
      O símbolo da psicanálise deve ser feito com três elementos
      Água, fogo e uma espada.
      A água representa povo e palavras , o fogo representa poder , a espada é a palavra penetrante do psicanalista
      Para solucionar problemas.

    2. A serpente está presente em toda a area de saude pq representa a cura(serpente de bronze no mastro) e não uma ligação entre o conhecido e o desconhecido. Já a tocha precisamos descobrir o significado

    3. Segundo a tradição, a tocha representaria sabedoria ou iluminação das trevas. Pode ser entendido como a revelação daquilo que estava oculto.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.