Acordar Cedo: qual a posição (atual) da ciência?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Pra quem trabalha ou estuda até tarde, acordar cedo não é lá muito agradável. Quando nós vamos para cama, principalmente nos dias mais frios, nós torcemos para que as poucas horas que iremos passar lá durem a eternidade. No entanto, na maioria das vezes, o dia seguinte chega mais rápido do que nós desejamos e o som insistente do despertador insiste em tocar. Nessa hora o que nós fazemos?

Muitas pessoas apelam para a função soneca do celular. Elas começam se dando mais cinco minutos de sono, que logo viram dez e, se não elas não tomam cuidado, podem até se tornar horas. É por essa razão, que muita gente cria o costume de se atrasar no trabalho ou na escola. No entanto, não precisa ser assim sempre. Que tal você tentar abrir mão desse mau hábito? Vamos te mostrar que acordar cedo tem muitos benefícios.

Por mais que pareça uma tortura empurrar o cobertor quentinho para o lado e por o pé para fora da cama, a ciência defende que essas atitudes podem te trazer muitas vantagens. Neste artigo, nós te apresentaremos algumas delas. Assim sendo, não deixe de anotar tudo o que iremos te contar aqui e cole esse lembrete na frente da sua cama. Quem sabe isso não vai te incentivar a acordar mais cedo no dia seguinte…

O que a ciência tem de bom a dizer sobre acordar cedo?

Esse é um hábito que te prepara para o sucesso

O segredo está na palavra “proatividade”. Para quem não sabe, uma pessoa proativa é aquela que se antecipa para resolver um problema. Ela consegue prever alguma complicação futura e já se prepara para enfrentar as adversidades que virão. Essa é uma característica muito desejada no âmbito profissional! Você deseja ter esse perfil?

Então é bom colocar o despertador para tocar mais cedo e desativar a função soneca do celular. Alguns estudos afirmam que pessoas que madrugam desenvolvem características mais proativas. Assim, por isso, acabam tendo mais sucesso no trabalho ou nos estudos. Já começamos com uma boa vantagem, não é mesmo? Se prepare, que há mais benefícios pela frente!

Quem tende a acordar cedo pode evitar algumas doenças

Digamos que essa vantagem não é para todo mundo. Na verdade, estamos falando agora com aquelas pessoas que são predispostas a acordar cedo. Sim, há quem seja geneticamente programado para pular da cama nas primeiras horas do dia. Se você é essa pessoa, pode começar a comemorar. Alguns estudos defendem que você correrá menos riscos de desenvolver doenças como a depressão e a esquizofrenia.

Levantar mais cedo da cama te ajuda a emagrecer

Essa não é uma ideia que veio da nossa cabeça. Resultados de uma pesquisa britânica revelam que pessoas que despertam mais cedo são mais magras. Quer saber a razão disso? Encontramos a resposta em outra pesquisa (dessa vez, norte-americana). De acordo com ela, pessoas que tomam aquele solzinho da manhã recebem mais benefícios do que ter a sua produção de vitamina D estimulada.

Os autores desse estudo afirmam que os raios solares da manhã influenciam no nosso índice de massa corporal (IMC). Assim, se você quer diminuir o seu índice, está na hora de você se acostumar com a ideia de colocar a cara no sol mais cedo. Mas não esqueça do protetor solar heim?

Esse é um hábito que melhora o funcionamento do nosso relógio biológico

Pra quem não sabe o que é isso, estamos falando do sistema que existe no nosso corpo para determinar os momentos em que teremos maior ou menor energia. Para termos o nosso relógio biológico funcionando direitinho, faz bem se expor à luz solar do período entre às 8h e às 12h.

Quando tomamos o cuidado de prestar atenção a essa necessidade do nosso corpo, consequentemente nós gastamos uma maior quantidade de calorias. Como você pode ver, acordar cedo é um hábito melhor do que você pensava, não é? No entanto, caso você não esteja tão convencido a aderir a esse estilo de vida, nós também temos boas notícias.

Será que a ciência recomenda todas as pessoas a acordarem mais cedo?

Mesmo depois de listarmos todos esses benefícios, a resposta é não. Se você acha que é necessário madrugar para ser uma pessoa mais produtiva, você está errado. Isso porque a ciência não dá respaldo para isso. Existem pessoas que são mais produtivas à noite ou até mesmo à tarde. E o nosso perfil já está definido pelos nossos genes.

Leia Também:  Acatar: significado na vida e nos relacionamentos

Isso mesmo! Existem diversos fatores genéticos que influenciam na nossa produtividade. Assim sendo, é necessário que você busque descobrir o momento do dia em que você se sente mais energizado para que você possa aproveitá-lo. Se você sabe que você é pouco funcional no período da manhã, pode ser que passar mais alguns momentos na cama não te prejudique em nada.

Considerações finais

Ainda assim, depois de saber que o hábito de acordar cedo pode trazer tantos benefícios, vale a pena experimentar pular da cama assim que o seu despertador tocar. Você perceberá o quanto a sua saúde será beneficiada. Ademais, provavelmente, você também irá se sentir muito bem durante o dia.

Se esse realmente não for o seu caso, você já sabe que não precisa se desesperar. O seu relógio biológico simplesmente não exige que você faça esse esforço. Busque entender como ele funciona e utilize esse conhecimento a seu favor!

Agora gostaríamos de falar com aquelas pessoas que desejam entender melhor a mente humana e saber o que a Psicanálise tem a dizer sobre o comportamento das pessoas. Caso você tenha esse interesse, te convidamos a se matricular no nosso curso de Psicanálise Clínica. Com o nosso certificado, você poderá inclusive clinicar ou trabalhar em empresas.

As nossas aulas são 100% online, o que as tornam acessíveis para qualquer pessoa. Dessa forma, isso vale inclusive aquelas que não podem reservar um horário fixo do seu dia para dedicar aos estudos. Você também fará as nossas provas pela internet, não tendo que se deslocar para uma instituição de ensino para isso.

Como você pode ver, só há benefícios em estudar conosco! Conheça mais sobre o curso e se matricule com a gente! Ademais, se você gostou nosso artigo sobre acordar cedo, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas! Nós também te convidamos a ler os outros artigos publicados aqui neste blog! Há muito conteúdo relacionado à área de psicanálise esperando por você!



Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

2 thoughts on “Acordar Cedo: qual a posição (atual) da ciência?

  1. ótimo artigo ele, penso que a motivação pessoal também esta relacionada com a capacidade de cada um lidar com seus problemas pessoais. Caso que aponta isso é o do compositor Andre Matos que dormia somente durante o dia e fez o grande trabalho artistico musical, mas fato é que acordar cedo ainda continua ser a melhor opção.

    1. José Roberto, obrigado por sua mensagem de incentivo e por sua valiosa contribuição, por meio de seu comentário. Equipe Psicanálise Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + nove =