sonhar-com-cobra

Sonhar com cobra: 5 significados para Psicanálise

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Primeiramente, nesse artigo vamos buscar entender o significado dos sonhos para a psicanálise. Qual a importância dos sonhos. E tentar responder uma das maiores dúvidas quando o assunto é interpretação de sonhos. O que significa sonhar com cobra?

Alguns sonhos são capazes de causar curiosidade e tirar o sono. Mas, para a psicanálise existe um motivo e uma explicação por trás deles. Essa explicação pode estar no seu inconsciente e ajudar a relevar questões até então desconhecidas até mesmo para você.

O que são os sonhos?

Várias áreas de estudo têm maneiras diferentes de responder essa questão. Enquanto para ciência os sonhos são nossa imaginação, imagens e sons criados pelo inconsciente. Para a psicologia o sonho pode representar desejos desse mesmo inconsciente. Já, para algumas religiões sonhos podem ser uma forma de comunicação com o divino.

Porém, o que se sabe com certeza é que dormir é uma necessidade do ser humano. Portanto, estamos todos propensos a sonhar.

Os sonhos antes da psicanálise

Antes de Freud se dedicar ao estudo dos sonhos pouco se tinha de conhecimento sobre o assunto. Os sonhos, geralmente, eram vistos, como dito,  como premonições ou imaginação. O mistério envolvendo o que é o sonho e por quais motivos sonhamos sempre foi muito grande.

Portanto, a obra de Freud e seu estudo aprofundado sobre os sonhos, trouxe um norte, sobre o significado dos sonhos. Funcionando, então, como um guia sobre algo até então muito pouco explorado.

Os sonhos para Freud

 Freud escreveu o livro A interpretação dos Sonhos, que busca a compreensão dos sonhos. A teoria trazida nesse livro baseia até os dias atuais a visão do sonho na psicanálise.

Para Freud, os sonhos são uma maneira de o inconsciente realizar desejos que estão, muitas vezes, reprimidos. Quando dormirmos, o nosso consciente fica de lado, portanto, o inconsciente fica a vontade para trazer a tona essas questões.

De modo que, para interpretar os sonhos, Freud leva em conta não apenas o conteúdo do sonho, mas também aquele que está sonhando. Em tese, a interpretação do sonho depende também de quem o sonha e não apenas do que é sonhado. Ou seja, ao se sonhar com cobra, por exemplo, o significado desse sonho pode variar de acordo com quem está sonhando.

Conteúdo Manifesto x Conteúdo Latente

Freud divide o conteúdo dos sonhos em duas áreas. A junção das duas proporciona o entendimento do sonho e, portanto, sua interpretação.

Conteúdo Manifesto: Envolve aquilo que a paciente conta sobre o sonho, os detalhes e acontecimentos. Ou seja, aquilo que pode ser lembrado ao acordar.

Conteúdo Latente: É onde se busca chegar. A interpretação feita do sonho a partir das lembranças do paciente (conteúdo manifesto) e da análise sobre o paciente. Analise essa, feita a partir de frações do seu sonho.

Os sonhos para Jung

Pra a teoria Junguiana o sonho é, de certa forma, uma compensação do nosso inconsciente. Ou seja, é uma forma do nosso inconsciente compensar algo que o consciente está reprimindo.

Um exemplo: Sentisse desejo no inconsciente de realizar certa atividade, porém o consciente reprime esse desejo. A partir disso, no momento do sonho, essa atividade poderá ser realizada, como uma forma de compensação.

Mas, o que significa, popularmente, sonhar com cobra?

Algumas explicações para esse sonho são passadas pela cultura popular e perpetuadas através de gerações. De fato, sonhar com cobra sempre causa curiosidade e até mesmo certo medo nas pessoas. Vejamos então alguns dos significados mais populares para esse sonho:

  • Medos relacionados à vida sexual;
  • Medo de assumir compromissos amorosos;
  • Amizades falsas;
  • Traição;
  • Problemas familiares;

Como visto, existem vários significados associados a sonhar com cobra. O significado também pode variar de acordo com a cor, tamanho e comportamento da cobra durante o sonho.

5 significados percebidos a partir das características do sonho e animal

  • Apenas ver uma cobra no sonho: Receio perante a vida sexual.
  • Cobra gigante: Um alerta do inconsciente para problemas que estão ganhando maior proporção e devem ser resolvidos.
  • Tentar matar uma cobra no sonho: Tentativa do inconsciente de compensar algo que falta.
  • Sonhar com cobra morta: Um aviso do inconsciente sobre um problema que foi resolvido/superado.
  • Lutando cobra e outro animal: Sugere que está acontecendo uma batalha interna entre o consciente e o inconsciente.

Podemos, também, mencionar algumas variações deste tipo de sonho:

  • Sonhar com cobra morta: Sugere autoboicote em razão de medos excessivos.
  • Sonhar com cobra gigante: Indica que a pessoa pode estar com excesso de preocupações, criando verdadeiros monstros a partir de problemas pontuais.
  • Sonhar com cobra venenosa ou picando: Pode sugerir que a pessoa está nutrindo muitas inimizades, ou que precisa perdoar alguém muito relevante de seu círculo familiar e afetivo.
  • Sonhar com cobra preta / verde / branca / amarela / vermelha / colorida / coral: as cores não representam necessariamente grandes diferenças à interpretação. Uma sugestão possível é que, quanto mais viva for a cor, mais relevante é a mensagem que o sonho está tentando enviar.

Lembrando que todas as possibilidades acima são exemplos e podem servir de porta de entrada para uma reflexão. Duas pessoas não possuem idênticos inconscientes, razão para que seja preciso investigar caso a caso as representações dos sonhos.

A interpretação Freudiana

Como citado anteriormente, para Freud, o significado do sonho depende diretamente de quem o sonha. Sendo assim, apesar de existirem significados genéricos sobre sonhar com cobra, só será possível chegar ao conteúdo latente a partir da interpretação do sonhador.

Freud interpreta a cobra nos sonhos como uma representação fálica do pênis. Portanto, sonhos com esse animal seria um apontamento para sua sexualidade, sua masculinidade ou as figuras masculinas presentes na sua vida. Podendo representar também a sua relação com os homens que você conhece.

A interpretação de Jung

A teoria Junguiana percebe o sonho com cobras como uma espécie de aviso do subconsciente. Seria, então, um alerta para avisar o sonhador quando ocorre uma incompatibilidade entre o consciente da mente e o inconsciente.

Sendo assim, a cobra, que é um animal perigoso e ameaçador, representa a ameaça, para o sonhador, existente nessa incompatibilidade. Em síntese, sonhar com cobra seria um alerta. Espera-se que o nosso consciente preste atenção em algum fator que o inconsciente considera merecer atenção.

Sonhos podem alertar sobre o outro?

Apesar de ser, popularmente, visto como um alerta para traição. Para a psicanálise, no geral, os sonhos com cobra, assim como os demais sonhos, não representam avisos sobre o outro. Ou seja, é impossível que um sonho te avise, por exemplo, que existe, no seu ciclo de amizade, uma pessoa falsa. Os sonhos, tanto para Freud, como para Jung, falam apenas sobre o próprio sonhador.

Sendo eles criações do inconsciente, tem conhecimento apenas sobre a sua própria mente. Um sonho nunca poderá avisar sobre algo externo ou prever algo.

Conclusão

Sonhar com cobras, pode como visto no texto, representar diferentes aspectos e mensagens que o inconsciente esta tentando passar. Para que seja possível entender o significado desse sonho por completo é preciso, porém, a interpretação do sonhador. Será assim que, a partir dos seus pensamentos, conhecimentos e sentimentos, será possível chegar ao conteúdo latente.

O trabalho do psicanalista será guiar o sonhador pelo caminho até essa interpretação final. Ajudando-o a interpretar as partes do seu sonho de acordo com sua percepção de forma mais assertiva e eficaz. Sendo assim, a partir dos seus sonhos o paciente poderá entender melhor o que ocorre no seu inconsciente.

Conseguir alcançar a percepção do inconsciente e de como ele afeta seus sonhos. Esse é um grande passo, para entender inclusive como o seu inconsciente te afeta quando acordado. Entender como seus sonhos influenciam na pessoa que você é, suas decisões, pensamentos e convicções de vida.

Conheça o Curso de Psicanálise Clínica

Por fim, o conhecimento sobre a interpretação de sonhos é apenas uma parte do vasto ramo da psicanálise. Você chegou a esse artigo, pois se interessa e deseja aprender mais profundamente sobre a psicanálise? Pois então, temos um convite para você.

Nosso Curso de Psicanálise Clínica é uma oportunidade única para você aprender, sobre psicanálise e os conceitos de Freud. Nele você terá o conhecimento necessário para ingressar na área e se tornar um excelente psicanalista. Venha conhecer o nosso curso!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *