sonhos e dentadura

O que significa sonhar com dentadura?

Posted on Posted in sonhos

Sonhos em que os dentes desempenham um papel de liderança costumam ser bastante comuns, geralmente sonhar com dentadura está relacionado às noções de autoestima. Muitas vezes, embora longe de ser a norma, esses sonhos são um mau presságio.

O que significa sonhar com dentadura?

Sigmund Freud afirmou que apesar de ser um dos sonhos mais comuns entre as pessoas, é um dos mais difíceis de interpretar plenamente.

Sonhar com dentes costuma ser comum em momentos em que devemos enfrentar transformações ou mudanças significativas na vida. Uma crise econômica pode ser o gatilho para o sentimento de perda que podemos vivenciar, por exemplo.

Tradicionalmente, os dentes nos sonhos têm recebido o significado de sexualidade agressiva, mas podem representar processos de crescimento e decadência, relacionados à maturidade sexual. Confira algumas possibilidades:

Sonhar com dentes que caem

Sonhar com dentes que caem, sem ele, ou se perdem por algum motivo, poderia ser um alerta sobre alguma dor física que nos aflige e da qual ainda não temos consciência.

Na verdade, a Cabala e outras tradições afirmam que este sonho é um aviso sobre a saúde do sonhador, e esse aviso não deve ser considerado levianamente. A perda de dentes é um dos sonhos mais recorrentes e universais. Em todo caso cuide da sua saúde.

Sonhando que outra pessoa perde os dentes

Ver outra pessoa em nossos sonhos perder os dentes pode significar que vamos fazer alguma coisa na vida. Se a pessoa que vemos em sonhos perdendo os dentes for alguém que conhecemos, geralmente representa nossa falta de preocupação com essa pessoa em nossa vida diária.

Esse indivíduo pode estar passando por momentos difíceis e precisa de nossa consideração, e, talvez, até mesmo de nossa ajuda.

Um sonho em que uma criança, especialmente um bebê , perde dentes é possivelmente uma sugestão de que precisamos avançar na vida, aceitando o fato de que nossos infância anos são mais.

Dentadura amarela

Se em nosso sonho vemos a nossa dentadura amarela ou suja, geralmente indica possíveis perdas ou alguma incapacidade de compreender situações do nosso dia a dia.

É importante também lembrar que o desenvolvimento dos dentes é considerado um passo em direção à fala e, portanto, a comunicação correta.

Nesse sentido, sonhar que temos dificuldade de nos comunicarmos corretamente devido a algum problema com os dentes, geralmente indica que existe algum desconforto ou sentimento de inferioridade em relação ao modo de se comportar em situações sociais.

Sonhar com dentadura quebrada

Muitos psicólogos concordam que este sonho é um sinal claro de medo e insegurança. Esses tipos de sonhos geralmente ocorrem durante a transição de uma fase da vida para outra, refletindo alguma preocupação em envelhecer ou perder nossa atratividade sexual.

Por outro lado, este sonho também indica o processo de crescer ou transformar a sua vida. Aproximando-nos dos últimos estágios de nossas vidas, este sonho pode ser um reflexo de nossa preocupação em envelhecer e perder nosso espírito jovem.

Leia Também:  O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente

As emoções geradas pelo sonho podem ser muito importantes, visto que uma extração pode ter uma conotação diferenciada. Ela pode ser muito positiva e mudar completamente o sentimento de perda de negativo para positivo e, portanto, mudar o significado do sonho.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Sonhando com dentes brancos

    Sonhar que os nossos dentes são brancos, saudáveis e perfeitos costuma ser um sonho bom que significa que nos sentimos bem com a nossa vida. Embora possamos sentir que merecemos mais, este sonho prevê tarefas agradáveis no futuro, muitas vezes relacionadas com o trabalho.

    Sonhar em admirar os próprios dentes por sua brancura é sinal de vaidade, mas também de satisfação porque nossos desejos ainda não foram realizados. Em geral, dentes limpos e brilhantes estão associados a amizades fortes ou segurança financeira.

    Admirar nossos dentes por sua beleza, pressagia ocupações agradáveis e muita felicidade pela realização de nossos desejos. Se em nosso sonho vemos que temos dentes grandes e brancos, geralmente é uma indicação de grande confiança em nós mesmos.

    Sonhar recorrente com dentes perdidos ou caindo

    Sonhos recorrentes em que dentes caem geralmente significam que nossa mente subconsciente tenta nos alertar sobre algo que nos recusamos a aceitar. Isso pode assumir a forma de um relacionamento tóxico que nos faz sentir solitários e miseráveis, ou que estamos nos preocupando demais com coisas que nunca acontecerão.

    Porém, se não há nada que nos preocupe, talvez este sonho esteja apenas anunciando a chegada de uma mudança importante.

    Boca cheia de dentes

    Quando sonhamos com muitos dentes na boca e temos dificuldades de comunicação porque nossos dentes se locomoveram, ou de alguma forma os perdemos, isso geralmente significa que nos sentimos pressionados a concordar com os outros em relação a uma situação, geralmente de trabalho. Isso também pode indicar uma perda de fé em relação a uma situação de grupo.

    Sonhar com dentadura velha

    Geralmente esse tipo de sonho recebe o significado de que estamos prestes a assumir algum compromisso do qual não gostamos de todo. Então estamos decidindo ignorá-lo, mas talvez não consigamos fazê-lo por muito tempo.

    Dentadura no copo

    Sonhar com dentadura no copo costuma indicar que estamos cientes de que estamos passando por algum tipo de transição. Seja semelhante à da infância para a maturidade, ou do estado de maturidade para a velhice acompanhada de sentimentos de desamparo e vulnerabilidade.

    Sentir ansiedade por essa dentadura estar no copo pode sugerir medo de envelhecer, mas também ansiedade em relação ao amadurecimento, dependendo da fase da vida em que nos encontramos.

    O que é sonhar com dentadura

    Os antigos dicionários de sonhos sugerem que qualquer sonho envolvendo dentes é geralmente infeliz. No entanto, esta afirmação foi provada não ser verdadeira. Para uma correta interpretação do significado de sonhar com os dentes, é necessário levar em consideração a situação real e o contexto do sonhador.

    Por exemplo, apesar do fato de que na generalidade da cultura ocidental mostrar os dentes no sorriso pode significar gentileza e a atração do amor, em algumas regiões da África sonhar que uma mulher mostra muito os dentes é tido como um mau presságio, pois para eles simboliza as mandíbulas de um animal selvagem.

    Leia Também:  Sonhar com preparativos de casamento

    Da mesma forma, também em algumas regiões africanas, a queda dos dentes é um bom sonho, anunciando prosperidade, mas, como veremos, para a maioria das culturas ocidentais, pode ser exatamente o oposto.

    Considerações finais

    Em qualquer caso, sonhos com dentaduras quase sempre se relacionam com mudanças, nosso auto percepção, autoconfiança e força interior e, com o medo de perder algo na vida, geralmente temporária e não permanentemente.

    Para aumentar a sua capacidade de interpretação venha conhecer o nosso curso online de Psicanálise. O nosso curso pode te ajudar a desenvolver o seu autoconhecimento, permitindo acesso total ao seu potencial interior. Assim, poderá avaliar melhor o significado de sonhar com dentadura ou usar seus conhecimentos para transformar a sua rotina.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *