teste de atenção concentrada

Teste de atenção concentrada: o que é, o que mede?

Posted on Posted in Formação, Psicanálise

Se você está desempregado, você está bem consciente de que não é o único que disputa as vagas disponibilizadas pelas empresas. Os processos seletivos estão cada vez mais acirrados e complexos, principalmente o das grandes corporações. Muitos deles são compostos por várias etapas e podem cobrar o teste de atenção concentrada.

Caso esteja procurando um emprego…

Se você está procurando um emprego, saiba que não estamos comentando essa questão para te desanimar. Na verdade, essa é uma lembrança amiga. Você precisa se preparar bastante para conseguir passar pelos processos de admissão das empresas. Se você for prevenido, as chances de você ser contratado são muito maiores.

Já não basta ter um bom currículo para ter um bom emprego. É bem verdade que esse é um requisito muito importante. No entanto, existem muitas pessoas que são muito qualificadas e continuam desempregadas. Esse é um indicativo de que as instituições estão esperando muito mais de seus candidatos.

É necessário ter atenção

Uma das características mais procuradas pelos recrutadores de empresas é a atenção. Isso porque muitas instituições podem ser grandemente prejudicadas pelo trabalho de funcionários que não estão concentrados. Relatórios acabam apresentando erros, e-mails divulgam informações incorretas e planilhas indicam dados no local errado.

Claro que errar é humano. Se usássemos aqui a máxima cristã que diz que quem nunca “pecou” que atire a primeira pedra, provavelmente ninguém iria se manifestar. Ainda assim, funcionários atentos acabam errando menos e, além disso, eles evitam repetir a todo custo os seus equívocos. É essa preocupação que as empresas esperam de você.

Por isso, elas começaram a usar um método para encontrar pessoas que são atentas no processo de seleção de seus candidatos. O nome dele não poderia ser mais autoexplicativo: teste de atenção concentrada. Se você ainda não se deparou com essa atividade nas dependências de uma empresa, é melhor se informar sobre ela agora!

O que é o teste de atenção concentrada

Esse é um teste psicológico que tem o objetivo de avaliar a sua atenção e, além disso, medir a sua capacidade de concentração em uma tarefa. Você já deve ter feito algum teste psicológico no processo seletivo de alguma empresa, então já imagina como deva funcionar.

Elas utilizam esse teste para descobrir aspectos sobre você que não ficam claros no seu currículo. Se elas considerarem apenas o que está escrito nele, elas correm um grande risco de contratarem funcionários capacitados, mas que não estão aptos a realizar as suas tarefas de forma adequada. O objetivo dos testes psicológicos é auxiliá-las nesse sentido.

Quanto ao teste de atenção concentrada, que passaremos a chamar aqui de teste de AC, ele é escolhido por muitas empresas para indicar quais são os candidatos mais atentos e concentrados em uma tarefa durante um período específico. A seguir, vamos dar mais detalhes de como ele funciona.

Detalhes sobre o teste de AC

No momento de realizar o teste, você receberá uma folha com vários símbolos. Três deles são apontados como modelos. Você terá que localizar então, entre todos os símbolos da folha, aqueles que são iguais aos exemplos que foram dados. Parece simples, não é? Mas não conte vitória antes de passar pelo teste. Se fosse fácil, ele não estaria lá.

Leia Também:  15 frases românticas para valorizar quem as recebe

O seus acertos serão analisados quantitativa e qualitativamente. Vale mencionar que você poderá realizar esse teste sozinho ou acompanhado de outras pessoas. Tudo irá depender da escolha da empresa. O recomendável é que o exercício aconteça em um local tranquilo, com uma boa temperatura e com iluminação adequada.

Pontos negativos desse teste

Já apontamos neste artigo o porquê de as empresas utilizarem o teste de AC em alguma etapa de seu processo seletivo. Ele é positivo em muitos aspectos. Afinal, se não fosse assim, certamente ele não seria feito. No entanto, não podemos dizer que esse método de avaliação também não possui problemas. É sobre eles que nós vamos tratar agora.

Assim como qualquer prova, o teste sozinho não é capaz de refletir as habilidades de um profissional. Principalmente porque o candidato estará nervoso no momento da atividade. Não podemos esquecer que ela acontece no meio de um processo estressante para qualquer pessoa que está procurando emprego.

Assim sendo, por mais que o recrutador tenha o cuidado de relaxar os candidatos antes de começar o teste, não há como garantir que eles conseguirão dar tudo de si na hora do exercício. Há que se considerar também que a pessoa pode estar doente no momento da avaliação, o que poderá interferir no resultado do teste.

Necessidade de fazer outros testes psicológicos

Tendo esses problemas em vista, o ideal é que as empresas combinem o teste de AC com outros testes psicológicos. Assim, elas serão capazes de traçar o perfil do seu candidato de forma mais acertada. De qualquer forma, se você é uma pessoa que está procurando emprego, se prepare para qualquer cenário.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Você pode, por exemplo, fazer alguns testes em sua própria casa. Na internet, você conseguirá acessar vários exemplos. Há também livros que trazem várias possibilidades desse exercício. Recomendamos que você procure a Coleção AC – Atenção Concentrada, já que ela é bastante completa.

Se interessou por esse teste psicológico?

Se você se interessou por esse teste e quer saber mais sobre assuntos relacionados ao comportamento do ser humano, nós temos um convite para você! Matricule-se em nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica!

Nós te ajudaremos a entender como a nossa mente funciona e também te capacitaremos para auxiliar pessoas que queiram se conhecer melhor. Felizmente, nossas aulas são totalmente online. Assim sendo, você não precisará sair de casa para obter mais conhecimento.

Vale mencionar também que o curso dura o período de 18 meses e possui 12 módulos. Você pode começá-lo hoje mesmo já que você terá acesso imediato ao nosso conteúdo depois que finalizar a sua compra! Então não perca mais tempo e comece a estudar mais sobre a psicanálise!

Considerações finais

Tendo dito isso, nós esperamos que você faça o curso e também se prepare ainda mais para os processos de admissão das empresas em que você quer trabalhar. Lembre-se de que os recrutadores estão atrás de profissionais qualificados, mas que também estejam totalmente aptos para realizarem o seu trabalho!

Tendo em vista tudo o que nós apresentamos aqui sobre o teste de atenção concentrada, comente o que você achou desse exercício. Você já teve que realizá-lo alguma vez na vida? Nós também te convidamos a ler outros artigos deste blog! Há muito conteúdo sobre psicanálise esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =