tipos de temperamento

Os 4 tipos de temperamento humano

Posted on Posted in Comportamento

O temperamento é um traço de nossa personalidade que aponta quais particularidades estão presentes em nosso comportamento. A partir disso, o trabalho de percepção sobre eles se divide em quatro tipos diferentes, sendo suficientes para justificar uma diversidade social. Nesse caminho, vamos te apresentar os quatro tipos de temperamento para que identifique o seu.

Temperamento Colérico

Dentre os tipos de temperamento, o colérico se mostra como o mais selvagem entre os demais. Em suma, trata-se do temperamento mais explosivo e agressivo. Isso aponta diretamente para a índole do indivíduo, de maneira tal que você consegue traçar previamente o seu comportamento.

Sem contar que pessoas detentoras desse temperamento são geralmente dominadoras e ambiciosas. Embora também sejam enérgicas, façam planejamentos e tenham determinação, são impulsivas no modo de agir. Com isso, precisam trabalhar aspectos tais como:

  • Intolerância

Infelizmente, os coléricos se mostram bem limitados com algumas ideias e costumes ao redor. Têm dificuldade em aceitar novidades e introduzir o que é diferente do seu modo de ser e pensar. Em casos mais graves, têm dificuldades para estabelecer relacionamentos e se mostram ofensivos, agredindo a moral e a ética do outro.

  • Egocentrismo

Existe uma ideia bastante consensual de que os coléricos sejam o centro do universo, o que é verdade. Os coléricos acreditam que tudo deve girar em torno deles, de maneira que apenas eles importam. Portanto, não é difícil inferir que a sua postura acaba dificultando relacionamentos interpessoais com amigos e colegas de trabalho.

  • Impaciência

A paciência é uma virtude que se mostra estranha a esse grupo. Isso porque eles não se enxergam tão à vontade com um trabalho mais delicado, sensível e que necessita de tempo. Assim, podem comprometer suas atividades diárias e entregar resultados aquém do esperado.

Temperamento Fleumático

Dentre os tipos de temperamento, o fleumático se mostra como o mais dócil de todos. Isso porque tem uma postura bastante pacífica,  sonhadora e enxerga a vida de um jeito mais positivo. Assim, é confiável e equilibrado como é esperado a partir de seu comportamento.

Uma parte importante do seu temperamento é ser adepto de uma rotina mais rígida em relação às suas tarefas. A super valorização do silêncio dá espaço suficiente para pensar em suas ações. Por isso, é difícil ver um fleumático perder o controle. Outras características que traz em sua personalidade são:

  • Paciência

Paciência não é uma virtude para todos, mas felizmente o fleumático exerce-a com facilidade. Isso é um movimento natural do seu temperamento, de maneira que o coloque em rápida posição de aprendizado. Não é de se admirar que consigam realizar feitos difíceis e importantes em sua vida.

  • Disciplina

O fleumático só chega no lugar que deseja porque é bastante disciplinado com sua rotina. Ele traça metas com facilidade para que alcance rapidamente os seus objetivos na vida. Por esse motivo, a maioria torna-se personalidade de sucesso ou, não raro,  tem uma posição de destaque.

  • Resistência às mudanças

Apesar de todas as qualidades que trazem, são bastante resistentes em se adequar a mudanças. Uma vez que isso pode tirar seu controle sobre as coisas. Isso acaba tornando-os mais indecisos em alguns momentos, e também mais lentos. Afinal, resistir pode significar atraso ou adaptações tardias.

Leia Também:  Paz Interior: o que é, como alcançar?

Temperamento Melancólico

O melancólico se mostra bastante sensível com suas emoções e possui um dos tipos de temperamento mais profundos. São detalhistas graças à sua parte introvertida. Porém, apresentam grandes dificuldades em expor suas emoções e sentimentos aos outros.  Isto faz com sejam mais distantes nas relações que estabelecem socialmente.

Embora tenham cautela, costumam ser fiel com aqueles em quem acreditam ou às ideias que defendem. Isso não significa que não podem exercer seu lado de desconfiança e ter cautela quando necessário. Quanto ao lado profissional, o indivíduo melancólico costuma escolher profissões que possa exercer sozinho. Pois sentem-se mais livres sem parceria ou ordens  de outra pessoa.

Ainda que possam se mostrar egoísta, inflexível e, muitas vezes, pessimista, a pessoa melancólica tem o seu lado positivo. Suas maiores qualidades são:

  • lealdade;
  • sensibilidade; e
  • dedicação.

Além disso, consegue se importar e se dedicar aos demais, quando necessário.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Temperamento Sanguíneo

    Ao contrário do melancólico, o sanguíneo tem um dos tipos de temperamentos mais otimista do quadro. É muito expansivo, de maneira que sua presença contagia o ambiente onde está. De modo que não passa sem que seja notado. Contudo, pode se mostrar impulsivo, tomando atitudes pouco pensadas em momentos importantes de sua vida.

    A espontaneidade o faz querer interagir com o máximo de pessoas possível, pois esse é o seu lugar. Por exemplo, é acostumado a fazer gestos chamativos e se sentir muito bem em público. Mostra-se adaptável, entusiasta e resiliente, de maneira que se recupera facilmente de situações difíceis e aprende com suas vivências.

    Entretanto, os sanguíneos precisam trabalhar sua impulsividade para que não se arrependam de suas atitudes. Além disso, o sanguíneo necessita melhorar a sua superficialidade, falta de atenção e exagero em seu comportamento.

     

     

    Os tipos de temperamentos humanos não guardam relação direta com seu destino

    O escritor, psicólogo e Ph.D. da Universidade de Harvard, Daniel Goleman, popularizou o conceito de inteligência emocional. De acordo com ele, existem diferentes pontos que determinam o temperamento humano e muitos deles são flexíveis. Com isso, alguns aspectos podem ser modificados e transformados.

    Nisso, fica evidente que os tipos de temperamentos não definem o destino de  uma pessoa. Caso tenha um controle saudável, mudanças de hábitos e canalização correta de suas emoções, pode mudar alguns aspectos de seu temperamento. A inteligência emocional é um artifício valioso que pode alavancar o potencial de seus posicionamentos e os expandir.

    Os tipos de temperamentos no mercado de trabalho

    As empresas costumam avaliar os tipos de comportamento para predeterminar a postura do funcionário no ambiente laboral. Isso é importante para que se identifique o seu perfil e colabore no processo de sua contratação. A depender do seu desempenho, significa que você estará empregado ou será dispensado do processo de contratação.

    Não apenas empresas estão se valendo dessa avaliação na hora de contratar. Empreendedores têm buscado outros modos de encontrar o negócio ideal que combine com as suas qualidades pessoais. A sua carreira é elemento vital de sua vida e qualquer ferramenta que os ajudem nisso é muito bem-vinda.

    Mesmo que não queiram abrir um negócio de imediato, os testes servem também para que se conheçam melhor. O futuro de um modo geral pode ser planejado com mais auto-conhecimento. Assim, importa muito:

    • conhecer a si mesmo;
    • suas qualidades;
    • habilidades;
    • e motivações.
    Leia Também:  Action Out: tradução e significado em Psicologia

     

    Sobre o teste para saber onde você se encaixa nos tipos de temperamento

    A identificação dos tipos de personalidade pode ser feita através de testes. Em suma, consistem em um jogo de perguntas com alternativas predeterminadas e que o usuário escolhe. O mesmo fará isso respondendo honestamente qual alternativa mais se encaixa em seu perfil.

    Quanto ao conteúdo dos testes, é importante frisar que cada um possui estrutura própria. Você pode fazer os testes disponíveis gratuitamente pela internet para que tenha uma ideia de suas diretrizes temperamentais. Ou, se for o caso, consultar um terapeuta para que possa avaliar essa questão pessoalmente.

    Considerações finais sobre o temperamento humano

    Os tipos de temperamento classificam adequadamente as estruturas psíquicas de cada um de nós. Podemos compreender facilmente quem somos com base na observação das características descritas em cada um deles. Isso permite uma aproximação suficiente para que se encaminhe na sua busca por saber mais.

    Porém, é válido esclarecer que mesmo apresentando características predominantes de um tipo específico, pode conter traços de outro. Dessa forma, pode ter um temperamento mais dominante e outro mais secundário, de modo a fundir vários traços.

    Mas se quiser conhecer a si mesmo por completo, inscreva-se em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD. O curso possibilita uma clareza maior a respeito da natureza humana, providenciando autoconhecimento e liberdade para que os alunos tenham condições de gerir as próprias vidas. Por meio do curso de Psicanálise, você pode compreender facilmente os tipos de personalidade em em qual você se encaixa. Matricule-se!

    One thought on “Os 4 tipos de temperamento humano

    1. meus caros, em que obra de Freud há as descrições que os senhores descrevem? Ficaria feliz com a citação de algum psicanalista . ….

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    19 − 7 =