Desde de 2020, estamos lidando com o trabalho remoto. Por isso, neste artigo, mostraremos as principais dicas para te ajudar. Confira!

Trabalho remoto: dicas para quem trabalha e quem gerencia

Posted on Posted in Comportamento

Desde de 2020, estamos lidando com o trabalho remoto. Portanto, há muitas dificuldades para se adaptar a esse novo modelo. Ademais, nem todo o  mundo se adaptou a trabalhar de casa. Por isso, mostraremos as principais dicas para te ajudar. Confira!

O que é trabalho remoto?

Para começar, saiba que esta é uma modalidade de trabalho em que os funcionários fazem suas tarefas de casa. Porém, esse modelo já existia antes da pandemia da covid-19. Assim, medidas de distanciamento social fizeram o  trabalho remoto ser mais popular.

Entretanto, esse modelo é um desafio. Isso porque é preciso ter disciplina para lidar com as situações do dia a dia. Em especial para quem precisou dividir o espaço de casa com os demais. Ou seja, conciliar o trabalho e a vida em família.

No caso das mulheres, a situação foi mais agravante. Isso porque, elas ainda são as reponsáveis por cuidar dos filhos. Ademais, exigem-se delas a limpeza e o preparo das refeições. Ou seja, por conta da nossa cultura, as mulheres se viram ainda mais sobrecarregadas.

Por que saber lidar com o trabalho remoto?

Especialistas afirmam que a tendência é de que o trabalho remoto continue após a pandemia. Além disso, para muitos setores é mais lucrativo manter seus funcionários trabalhando de casa. Isso porque, os custos são menores e há uma maior produtividade.

Desse modo, já são oferecidas vagas de trabalho remoto e híbrido. Ou seja, o revezamento do trabalho em casa e na empresa. Por isso, é fundamental se adequar a essa nova realidade. Então, mostraremos as principais dicas  de como trabalhar bem remotamente.

11 dicas de sucesso para o trabalho remoto

1. Estabeleça uma rotina

Não é porque você está trabalhando de casa que pode começar a trabalhar na hora que quiser. Portanto, você precisa estabelecer uma rotina com horários bem definidos. Por isso, tenha horários para começar e terminar sua jornada. E não esqueça de estabelecer horário para almoço.

2. Tenha um ambiente adequado para trabalhar

Um ambiente influencia na qualidade do seu trabalho. Por isso, separe um espaço da sua casa para trabalhar. Nesse sentido, a sua cama não é o melhor lugar. Procure ficar sentado e tenha o apoio de uma mesa. Ainda, conte com uma boa iluminação.

3. Tenha equipamentos adequados

Nesse caso, peça suporte à sua empresa. Afinal, você precisa ter condições mínimas de trabalho. Logo, isso inclui:

  • acesso à internet de qualidade, em especial se você faz reuniões com frequência;
  • computador ou notebook;
  • cadeira ergométrica;
  • apoio para os punhos.

Contudo, na maioria das vezes, é o próprio funcionário que adquire a maioria desses equipamentos. Portanto, lembre-se que você é o responsável pela sua saúde.

4. Faça pausas ao longo do expediente

Como o trabalho remoto exige passar horas em frente às telas, faça pausas. Assim, você evita dores nas costas e punhos. Por isso, utilize essas pausas para fazer alongamentos e movimentar o corpo. Ademais, dê um descanso aos olhos e use colírio para evitar “olhos secos”.

Leia Também:  Músicas para meditação: playlist de 20 músicas selecionadas

5. Mantenha uma alimentação saudável

Na correria do dia a dia, não prestamos atenção na alimentação. Desse modo, muitas pessoas abusam do café e alimentos industrializadas. Nesse sentido, há um maior o risco de desenvolver problemas graves de saúde, como a diabetes e colesterol.

Então, organize-se para cozinhar. Por isso, reserve momentos só para preparar as refeições. Ainda, não esqueça de se sentar à mesa e comer com calma. Desse modo, entenda melhor sobre o Mindful Eating.

6. Organize as tarefas domésticas

As tarefas domésticas devem ser divididas entre todos as pessoas que moram na casa. Isso porque, além da sobrecarga das mulheres, há também uma ideia de que trabalhar de casa é estar sempre disponível.

Por isso, converse com os seus familiares para dividir as tarefas. Dessa maneira, todos colaboram para o bem-estar coletivo. Assim, uma vez que todos se comprometem, evita-se conflitos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    7. Se arrume

    Pode parecer óbvio, mas se arrumar faz a diferença na sua rotina. Contudo, não estamos dizendo para você colocar a sua melhor roupa. Mas, evitar trabalhar de pijama ou com roupa de “ficar em casa”. Como resultado, seu cérebro que é o momento de trabalhar e não de relaxar.

    8. Anote todos os prazos e compromissos

    Não confie em sua mente para se lembrar de tudo. Por isso, tenha os seus compromissos anotados. De maneira semelhante, o mesmo se aplica para os prazos. Assim, você se organiza e não perde nenhum prazo.

    Porém, saiba usar ferramentas que te auxiliem. Ou seja, não importa se é por aplicativos ou o tradicional papel e caneta. O importante é que funcione para você e suas necessidades.

    9. Utilize o método pomodoro para cumprir suas tarefas

    Se o seu problema é foco, utilizar o método pomodoro vai te ajudar. Dessa maneira, você concentra suas obrigações por um período. Ademais, conclui suas tarefas sem interrupções.

    10. Estabeça regras para as crianças

    Quando há crianças em casa, é preciso planejar o dia delas também. Por isso, estabeleça regras com horários para brincar e estudar. Além disso, elas precisam saber que você está trabalhando. Contudo, lembre-se que essa é uma nova realidade para elas também.

    Portanto, separe momentos de qualidade com elas. Ou seja, converse com elas e faça programas juntos. Então, assistir um filme em família, por exemplo, pode ser o momento de aliviar a tensão para todos.

    11. Faça terapia

    Faça terapia para aliviar seus momentos de tensão. Por isso, busque ajuda com profissionais. Ademais, procure fazer hobbies que não sejam relacionadas ao trabalho, como:

    • crochê ou tricô;
    • artesanatos em geral;
    • leitura de livros  ou revistas;
    • assistir filmes ou séries;
    • testar novas receitas;
    • cultivar plantas;
    • ioga e outros tipos de meditação.

    Dicas para equipes de trabalho remoto

    Se você está gerenciando pessoas em trabalho remoto, você precisa ser ainda mais organizado. Pois, você é responsável por você e a qualidade do trabalho de outras pesssoas.

    Contudo, com a perda do contato presencial, algumas estratégias precisam ser tomadas. Por isso, apresentamos as seguintes dicas:

    • determine um dia para reunião de equipe;
    • envolva seus funcionários nos processos. Ou seja, pergunte a opinião deles;
    • concentre as informações em um único canal de comunicação;
    • certifique-se que as orientações estão claras para todos;
    • seja direto quando for pedir algo;
    • estabeleça horário para responder as dúvidas;
    • determine dias e horários para a entrega de tarefas;
    • mantenha o trabalho no horário comercial;
    • evite passar tarefas aos finais de semana e feriados;
    • dê feedbacks, sempre que possível.
    Leia Também:  Sonhar com caranguejo: 11 significados

    Considerações finais sobre o trabalho remoto

    O mundo passa por mudanças constantes. Logo, o trabalho também se transforma. Desse modo, precisamos estar atentos para nos adaptar. Afinal, todos nós dependemos do trabalho para sobreviver, não é mesmo?

    Por isso, neste artigo, apresentamos as principais dicas para quem trabalha e quem gerencia o trabalho remoto. Nesse sentido, para desenvolver seu potencial interno, faça nosso curso online de Psicanálise. Ademais, você aprenderá ferramentas para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade ao trabalhar de casa.

     

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *