tipos de transtornos de ansiedade

Tipos de Transtornos de Ansiedade: 6 principais

Posted on Posted in Transtornos e Doenças

Veja sobre os tipos de transtornos de ansiedade. A ansiedade é um sentimento como outro qualquer, a tristeza, raiva, alegria, ou seja é uma reação normal, natural do nosso corpo, diante de situações que podem provocar medo, expectativa ou dúvida, que pode aparecer antes de uma prova, cirurgia, entrevista, casamento, parto, viagem, primeiro encontro, ou seja, quando tem uma causa aparente, dura pouco tempo e não exige esforço para controlá-la.

Neste artigo, entenderemos as causas, funcionamentos, tipos e tratamentos para ansiedade.

Afinal de contas, o que é ansiedade?

A função da ansiedade nesse caso é preparar a pessoa para lidar com essas situações e favorecer sua adaptação a elas, então você começa amanhã em um novo emprego e está ansiosa por conta disso, essa ansiedade vai te preparar para lidar com essa situação e logo em seguida vai passar.

Se pararmos pra pensar, tudo em excesso faz mal, o medo causa fobia, a raiva vira violência, a tristeza vira depressão, a alegria vira euforia, e a ansiedade vira transtorno de ansiedade. Mas como perceber que a ansiedade passou do ponto?

O problema da ansiedade é quando ela fica desproporcional aos acontecimentos, interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional, é como se ficássemos em alerta quase o tempo todo. Você começa a enxergar perigo em tudo, tem alterações do sono, preocupações excessivas e medos irracionais, deixa de efetuar uma tarefa da sua rotina, falta a compromissos, quer se isolar, tem dificuldade de concentração, insônia, ou seja, acaba ficando refém da ansiedade. E porque temos todas aquelas sensações nas crises de ansiedade?

Sintomas em comum nos diferentes tipos de ansiedade

Quando o cérebro percebe uma ameaça, sofremos uma descarga de adrenalina e cortisol para preparar nosso corpo para enfrentar essa situação, esses hormônios agem em determinadas partes do nosso corpo, por isso há a sensação de mal estar.

Nos pulmões há um aumento da frequência respiratória, dando aquela sensação de falta de ar, sufocamento e desmaio, algumas pessoas sentem desrealização, despersonalização, vai mais sangue pros nossos músculos, por isso a tensão muscular ou tremor. Algumas pessoas transpiram mais pois há um aumento da temperatura corporal, o metabolismo fica mais acelerado.

Há ainda a diminuição da produção de saliva por isso a boca seca, o aumento dos batimentos cardíacos por isso a sensação de palpitação, toda nossa parte digestória é paralisada, o intestino e o estômago diminuem o funcionamento, podendo causar dor de estômago, náusea, vômito e diarreia.

Outras sensações

Quando há uma entrevista de emprego ou um concurso público e isso significa muito na vida de uma pessoa, muito provavelmente ela vai se sentir ansiosa um dia antes, ou momentos antes, e talvez até sinta algumas sensações que citei aqui, é normal, mas logo em seguida ela já passa.

Três tipos de ansiedade segundo Freud

De acordo com Freud, temos três tipos de ansiedade:

  • A realista, que é o medo de perigos reais do mundo exterior, surge diante de um perigo eminente e real, mas que não necessariamente vá acontecer.
  • Neurótica, onde há o medo de que os instintos escapem ao controle, ou que os pensamentos se tornem realidade.
  • Moralística, é o medo de ser punido, fazendo o indivíduo sentir culpa por querer fazer sem ao menos ter feito.

Nesses três tipos, há muito presente um nervosismo extremo, medo de que algo aconteça, que não necessariamente vá acontecer.

Os 6 tipos de transtornos de ansiedade mais comuns

  1. TAG (Transtorno de ansiedade generalizada)
  2. Fobia Social
  3. Síndrome do pânico
  4. TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo)
  5. Estresse pós-traumático
  6. Agorafobia

Vamos ver um pouco mais sobre esses principais tipos de ansiedade, tais como hoje denominados.

  • Transtorno do Pânico

Transtorno do pânico ou síndrome do pânico: sentimento súbito de terror, sensação de morte iminente, coração disparado, suor intenso, dores no peito, falta de ar, tontura, impressão de que alguma catástrofe vai acontecer e as vezes, sensação de despersonalização.

As pessoas que sofrem de transtorno de pânico, acreditam que estão tendo um ataque do coração, imediatamente correm pro hospital, são atendidas, fazem todos os exames e recebem a notícia de que está tudo absolutamente normal. Quando o transtorno do pânico não é tratado a vida da pessoa acaba ficando limitada, o fato de não prever a hora que isso vai acontecer, traz mais ansiedade, instalando o medo de sentir medo.

Leia Também:  Sobre o TOC: transtorno obsessivo compulsivo

A partir disso ela passa a evitar lugares ou situações em que os ataques já ocorreram, e isso causa muito sofrimento, pois chega uma hora que sair de casa se torna um enorme sacrifício.

  • Fobias como tipo de transtorno de ansiedade

Fobias: é um medo exagerado por situações, animais, objetos e lugares.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Agorafobia

    Agorafobia é o medo de lugares em que haja multidão. Dentre as fobias, esta é uma das principais entre pessoas com quadros persistentes de ansiedade.

    • TAG

    Transtorno de ansiedade generalizada, sensação persistente de que a qualquer momento pode acontecer algo muito ruim ou que tudo vai dar errado.

    • TOC

    Transtorno obsessivo compulsivo, são ideias obsessivas que se aliviam após o indivíduo realizar uma tarefa que é condicionada por ele mesmo, como realizar atos repetidamente ou rituais específicos.

    • TEPT

    Nos tipos de transtornos de ansiedade, o transtorno de estresse pós-traumático que costuma aparecer após o indivíduo ter vivenciado uma situação na qual foi traumática, ou seja, a imagem, som, ou sensação, não sai da cabeça da pessoa, é como se ela vivenciasse tudo aquilo repetidamente em sua imaginação.

    Para os diferentes tipos de transtorno de ansiedade, o tratamento é feito por um profissional e o medicamento é prescrito por um psiquiatra, quando necessário, porém o mesmo não substitui o acompanhamento terapêutico.

    Este artigo sobre os tipos de transtorno de ansiedade foi escrito por Nathália Farah([email protected]), terapeuta de Mulheres especialista em Autoestima e Ansiedade.

    2 thoughts on “Tipos de Transtornos de Ansiedade: 6 principais

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.