vida com propósito

Ter uma vida com Propósito: 7 dicas

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Você já se pegou em um momento tão ruim da sua trajetória que ficou difícil enxergar a razão de continuar existindo? Se sim, este texto foi feito pensando em você. No entanto, também escrevemos pensando em pessoas que querem mudar de rota ou nem começaram a viver direito ainda. Uma vida com propósito pode ser muito complicada para quem não tem esse objetivo em perspectiva. Contudo, te ajudamos a priorizar o seu futuro. Confira!

O significado do termo “propósito”

Como dissemos mais acima, há pessoas que chegam em momentos tão esgotantes da vida que fica impossível planejar qualquer coisa. Assim, é possível definir que essas pessoas não vão querer saber de uma vida com propósito. Isso porque a palavra ‘propósito’ significa “grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa“. Nesse contexto, tudo que uma pessoa esgotada não quer é ter que fazer planos.

Por esse motivo, muita gente acaba entrando em quadros de depressão seríssimos. Não é exagero que uma parcela de pessoas depressivas e desesperadas pela falta e repulsa a propósitos novos acaba cometendo suicídio. Aparentemente, a morte é a melhor maneira de cancelar qualquer plano de vida e o desespero encoraja o suicida.

Tendo essa realidade infeliz em perspectiva, confeccionamos este texto com 7 dicas para você implementar antes de tomar uma decisão radical. Nesse contexto, estamos não só falando do suicídio, mas de uma vida totalmente inerte e depressiva. Contudo, antes disso, apresentaremos a você uma resenha rápida do livro bestseller “Uma vida com propósitos”, escrito pelo pastor americano Rick Warren.

O conceito popularizado de vida com propósito: o livro de Rick Warren

Se você já passou pelas seções de autoajuda das livrarias brasileiras, provavelmente já viu um famoso livro de capa branca ou verde em que aparece uma árvore com frutas cor de laranja. No título, você lê: “Uma vida com propósitos. Para que estou na terra?”. Não é à toa que perguntamos se você já viu esta obra. Acontece que trata-se de um fenômeno mundial não lido apenas por cristãos. 

Estima-se que o livro de Warren seja um dos livros com maior vendagem da história. Em seu conteúdo, o pastor apresenta cerca de 1.200 versículos bíblicos que ajudariam os leitores a encontrar uma resposta para a pergunta feita no título.

Caso você não tenha muito interesse em literatura religiosa, saiba que nosso texto segue uma abordagem distinta. Falaremos sobre como procurar um propósito para o seu dia a dia, e não responder essa pergunta em seu lugar. Tendo em vista que a Psicanálise estuda o comportamento humano a partir do que se conversa com quem está fazendo análise, não podemos excluir a sua perspectiva singular. Só você pode descobrir o seu propósito.

7 maneiras de conquistar uma vida com propósito e se comprometer com ela

1 Busque o autoconhecimento

Em primeiro lugar, é necessário destacar que conhecer a si mesmo é imprescindível para ter uma vida com propósito. Se o propósito é a vontade de realizar alguma coisa, obviamente as pessoas são muito diferentes quanto a isso. Enquanto várias pessoas amam viajar e largariam tudo para colocar o pé na estrada, outras jamais fariam isso porque essa decisão não faz parte de seu projeto de vida.

Uma maneira excelente de descobrir mais sobre quem você é e sobre o que você gosta é fazendo terapia. Apesar de a análise parecer algo para ajudar pessoas com transtornos mentais graves, ela na verdade é útil para diversos tipos de pessoas. Assim, se você está com problemas para saber quem é, fazer análise com um psicanalista por algum tempo pode te ajudar demais.

Leia Também:  Conceito de Psicanálise

2 Comece a enxergar as opiniões alheias com mais ceticismo

Quando você começar a olhar mais para si mesmo, perceberá o quanto a opinião alheia pode ser prejudicial às vezes. Em um de nossos textos sobre empreendedorismo feminino nós discutimos o quanto a mentalidade de uma mulher pode ser limitada por crenças que eram válidas em gerações que a antecederam.

Esse é só um exemplo de como pode ser complicado viver segundo as expectativas e conselhos dos outros. Assim sendo, seja mais cético. Você verá que em muitas decisões vale mais a pena seguir sua intuição própria e se basear nas experiências que você conhece para decidir como seria uma vida com propósito.

Nem sempre vale a pena continuar em um trabalho insatisfatório ainda que sua família convença você de que o dinheiro compensa. Um namoro pode realmente precisar de um ponto final ainda que todas as suas amigas achem que você está delirando quanto a abusos que fazem mal. Lembre-se que a única pessoa que está vivendo a sua realidade é você mesmo. Assim, a melhor resposta para qualquer decisão de vida está escondida em você também.

3 Avalie a sua trajetória e identifique o que gostaria de manter

Os próximos passos que comentaremos levam em consideração que você escutou nossas recomendações e seguiu os dois primeiros. Assim, estamos contando que você já está por dentro de quem é e não está dando tanto ouvido assim ao papo alheio.

Agora que você já fez isso, é importante avaliar tudo o que você já vivenciou durante a sua trajetória. Caso a sua vida pareça meio cinza agora, isso não significa que toda ela tenha sido insignificante. Tendo isso em vista, recupere as vivências que te agradaram e reflita sobre vivê-las novamente. Na verdade, é possível que você queira repetir um sentimento e não uma experiência com contornos específicos.

Para não deixar você na mão, vamos dar um exemplo. Imagine que você teve um namorado durante a sua adolescência. As conversas que vocês tinham e o modo como se beijavam podem ter dado em você aquela conhecida sensação de borboletas no estômago. No final do relacionamento, pode ser que você já não gostasse tanto assim da pessoa. Porém, o sentimento é algo que vale a pena repetir. Pronto! Eis aí um propósito interessante!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

4 Procure se afastar daquilo (ou de quem) não se alinha mais com o que faz sentido para você

Na esteira do que indicamos mais acima, também é importante refletir sobre o que não faz sentido repetir. Um relacionamento abusivo ou um aborto são experiências muito marcantes e negativas. Nesse contexto, é um propósito de vida não repeti-las também. Isso também vale para um homem ciumento e tóxico. Por ser assim hoje, não significa que esse comportamento se perpetuará por todos os seus relacionamentos. Basta lutar pelo propósito!

5 Abra espaço para experiências de vida diferentes

Agora que você já sabe aquilo que quer e aquilo que não quer, está na hora de se abrir para experiências nunca vivenciadas antes. Estamos falando de coisas que você nem sabe se gosta.

Por exemplo: muitos jovens cristãos são impedidos pelos pais de frequentar shows e fazer viagens com amigos. Assim, quando essas pessoas chegam na vida adulta, não faz sentido continuar vivendo de acordo com as práticas religiosas dos pais.

Leia Também:  O que é propósito de vida? Os 20 propósitos nobres

Nesse contexto, é possível que o jovem goste ou não da experiência. Antes, ela ficava vedada por causa da culpa e do medo de desobedecer. No entanto, se parece interessante, é importante viver para ter uma opinião própria.

6 Estabeleça novos objetivos

Uma vez que você tenha descoberto coisas novas, provavelmente elas trarão para você alguns direcionamentos para outras experiências. Só aí outras oportunidades nascem para que você tenha a oportunidade de vivenciar uma vida com propósito. À medida que novos objetivos e sonhos vão surgindo, você ganhará a motivação para conquistá-los. Contudo, tome cuidado para estipular metas realistas para não acabar se frustrando no caminho!

7 Busque métodos de organização e estilo de vida que te motivem a conquistar sua vida com propósito

Por fim, falando em realismo, ter um mínimo de senso de organização é importante para que as suas metas se tornem alcançáveis. Sonhar com objetivos impossíveis pode ser muito prejudicial também. À medida em que for aprendendo a sonhar, vá incorporando medidas de organização e planejamento ao seu estilo de vida. Quando você conquistar o primeiro sonho mais complicado, não pare. Depois da segunda conquista, conquistar vira hábito.

Considerações finais sobre uma vida com propósito

No texto de hoje, conversamos um pouco sobre como conquistar uma vida com propósito. Conte para nós nos comentários se você gostou das 7 dicas que apresentamos! Por fim, não deixe de conferir o nosso curso online de Psicanálise Clínica! Nele, você encontra uma excelente ferramenta de conhecimento que poderá te ajudar com cada um dos 7 itens discutidos aqui. Assim sendo, não deixe essa oportunidade passar e faça a sua matrícula!

2 thoughts on “Ter uma vida com Propósito: 7 dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − sete =