sessão de psicanálise

Sessão de Psicanálise: como funciona, quanto custa?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Um dos fatores que torna otimista o cenário da terapia alternativa é o crescente interesse pela Psicanálise. Como fazer terapia pode ser algo novo para muitos, existe a dúvida em relação a como funciona e quanto custaria. Vamos explicar mais sobre a sessão de Psicanálise e o que pode encontrar nela.

Como funciona a sessão de Psicanálise?

De maneira simplória, podemos afirmar que a sessão de Psicanálise lembra bastante os filmes que assistimos. Longe das telas, o paciente de deitará e simplesmente começará a falar sobre sua vida. Tudo o que viver à mente é bem-vindo para que o tratamento se inicie e dê continuidade.

Enquanto o paciente fala, o psicanalista fica sentado atrás dele fazendo anotações. Este, por sua vez, tem a liberdade de conduzir a sessão de modo que se trabalhe as necessidades do cliente. Com base no que o paciente diz, o médico pode buscar referências em seu passado que levaram até seu estado atual. Aqui se dá a abertura do autoconhecimento.

Em geral, a sessão costuma durar em torno de 1 hora, dependendo da necessidade do paciente. Nada impede que se encerre antes, contanto que o trabalho tenha sido produtivo para ambos. Aqui é onde vemos que externar as suas dores tem papel fundamental em seu crescimento e cura. Apenas uma sessão serve para abrir as portas de sua recuperação.

O que esperar dela?

A ideia é que o paciente possa se deparar com as raízes de seu comportamento dentro do presente. Uma sessão de Psicanálise visa mostrar como as atitudes que apresenta no momento se originaram no passado. Por mais que, na época, não tivesse demonstrado grandes mudanças, eventos delicados ajudaram a construir rachaduras em sua mente.

É justamente dessas rachaduras que escapam os impulsos e ações involuntárias, em geral, destrutivas. Durante a sessão, o indivíduo pode perceber o quanto seus passos até aqui prejudicam um avanço mais construtivo. Por meio da ajuda psicanalítica, enxergará os caminhos que tomou, avaliando suas consequências ou qualquer avanço.

Cabe ressaltar que a psicoterapia se trata de um trabalho delicado e não é imediato. Com isso, diversas sessões podem ser recomendadas para acompanhar os avanços no paciente. Este, por sua vez, tem onde externar sua angústia e buscar orientação em relação a ela. No fim, se trata de um trabalho de reconstrução de sua imagem para si mesmo.

Quanto custa cada sessão?

O valor de cada sessão de Psicanálise depende diretamente do profissional e do lugar onde é ofertada. Em bairros mais nobres temos a certeza de que o custo da sessão é mais elevado que em outros locais. Isso porque, além do bairro, permite que haja mais infraestrutura para o psicanalista trabalhar e o paciente ser atendido adequadamente.

Podemos afirmar que uma sessão custa, em média, entre R$70,00 e R$400,00 reais. Nisso fica incluso o currículo do profissional terapeuta também. Muitos se valem de uma formação mais detalhada para atenderem de forma mais dinâmica e rica no ambiente de trabalho. O valor da sessão seria reflexo do investimento permanente dele.

Ainda que a formação pessoal conte, nem sempre os valores correspondem à qualidade do trabalho. Ou seja, um psicanalista com preço acessível pode ser tão bom quanto o que cobra mais caro. O fator humano também influencia bastante nisso, de maneira que ele se relacione com a causa. Busque referências antes de começar a frequentar sessões.

Leia Também:  Origem dos sonhos: de onde o sonho vem?

Benefícios

O principal questionamento de muitas pessoas é o que a sessão de Psicanálise pode trazer de bom. A ida a um terapeuta ainda é vista com bastante preconceito e sem necessidade por parte de algumas pessoas. Para muitos, tudo não passa de encenação e gasto de dinheiro. Contudo, se soubessem da verdade, podiam encontrar:

Autoconhecimento

O processo de análise visa esclarecer a natureza real do paciente sendo trabalhado. Assim que a terapia se inicia, o mesmo amplia sua consciência para entender os motivos de ser como é. Dessa forma, com suas feridas expostas, pode entender as ramificações criadas, bem como implicações. Nada melhor do que compreender a si mesmo com mais clareza.

Mudança de perspectiva

Assim que descobre quem é e como isto afeta sua vida, pode executar uma mudança para construir seu crescimento. O propósito é fazer com que melhore algumas atitudes e possa refinar outras. Dessa forma, tratando-se de um ambiente social, isso significa agir de uma forma mais construtiva e positiva à sua vida.

Respostas positivas aos problemas

Ao invés de se render aos problemas, o paciente passa a trabalhá-los instintivamente. Isso porque sabe como lidar melhor com eles após a terapia. Ademais, também passa a avaliar as consequências e os ganhos envolvidos em cada situação. Sempre é hora de aprender e usar isso em seu crescimento.

Onde pode ser administrada?

Uma das melhores coisas da Psicanálise é a sua flexibilidade para atuar. Em qualquer lugar é possível ser atendido por um psicanalista com a mesma qualidade. A quem precisa de acompanhamento contínuo, se torna um tratamento ainda melhor de ser administrado.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Aliás, não é vergonha alguma recorrer a uma sessão de Psicanálise sempre que precisar, muito pelo contrário. Pode fazer várias visitas ao profissional sempre que necessitar em locais como:

Consultórios

Este é o local de trabalho mais comum aos psicanalistas. O endereço fixo permite que uma clientela fidelizada se consulte com frequência com o mesmo profissional. Assim, o psicoterapeuta pode atender em sua própria casa, galeria comercial, em prédios comerciais ou até em residência do cliente.

Empresas

As grandes empresas descobriram as vantagens de se ter um psicoterapeuta atuando dentro delas. Por meio dele, podem equilibrar o lado emocional de seus colaboradores ao bem comum. Estes são atendidos como seres humanos individuais e coletivos. Um dos resultados diretos se encontra na boa entrega em relação à profissão.

Considerações finais: sessão de psicanálise

A sessão de Psicanálise é a porta de saída a diversos sinais que rodeiam nossas vidas. Por meio dela, podemos buscar esclarecimentos para entendermos melhor quem somos e como podemos agir. Isso permite uma gradual melhora em nossa perspectiva e em como podemos viver de maneira mais adequada.

Avaliando os benefícios a serem conseguidos, vale muito a pena recorrer a uma sessão de Psicanálise. O investimento financeiro e de tempo resulta em uma escalada a uma vida mais plena e feliz. Assim, com isso, pode explorar o máximo de suas capacidades sem que se limite completamente.

Além da sessão de Psicanálise, o convido para se inscrever em nosso curso de Psicanálise online e entender tudo por completo. O curso permite que expanda seus conhecimentos e entenda como o passado pode afetar o futuro. Dessa forma, aprenderá a criar ferramentas capazes de elaborar qualquer questão, bem como resolvê-la.

Leia Também:  O que é afeição? Vocabulário e exemplos da Psicologia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 2 =