voltar a estudar

Voltar a estudar: As 5 melhores razões

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Infelizmente, muitas pessoas acabam abdicando dos estudos, em geral, pela necessidade de trabalhar. Contudo, a vontade retoma, ainda que haja medo em sofrer rejeição dos outros e de si mesmo. Para vencer isso, confira cinco razões para voltar a estudar.

Melhorar o currículo

Uma das melhores razões em voltar a estudar se encontra na melhora de seu currículo. As empresas disponibilizam cargos de acordo com a escolaridade do funcionário ou futuro candidato. Ainda que este possua qualidades naturais que serão muito úteis no seu crescimento, sua formação é o cartão de visita.

Quem possui uma formação mais básica, acaba conseguindo um cargo básico correspondente. Isso significa salário baixo, carga horária extensa e muita dedicação durante horas. Não é uma regra, mas isso é o retrato comum do que acontece no mundo atualmente.

Assim que decidir voltar aos estudos, você possibilitará dar maior destaque à sua própria carreira. À medida em que for obtendo uma nova graduação, libera espaço em sua carta a novos conhecimentos e possibilidades. Mesmo que a jornada até o topo seja difícil, desistir de si apenas trará arrependimento e frustração.

Aumentar as suas possibilidades

Voltar a estudar está ligado mais a você do que na própria carreira, a depender de como olhe isso. A escola ou faculdade são campos de experiências para a própria vida enquanto você estiver instalado nelas. Desse modo, você constrói a sua estrutura interna, alcançando mais facilmente a:

Autonomia

A educação proporciona mais liberdade a quem se dedica a ela continuamente. Por conta disso, você passa a se sentir mais seguro de si mesmo. Graças a certeza de que pode fazer mais e melhor, você tem livre arbítrio para agir de maneira pessoal. Basicamente, sua autoestima aumenta e conduz suas ações.

Variedade

Quem estuda encontra mais opções porque sabe onde procurar e como fazer. Não estamos tentando desmerecer quem construiu uma vida apenas com as ferramentas que tinha, nada disso. Contudo, é inegável o poder transformador que o estudo entrega. Isso acaba por instigar a querer sempre mais e melhor.

Mais lugares para atuar

Tratando-se de trabalho, quando você se compromete com os estudos, encontra mais lugares onde seu trabalho é necessário. Com isso, você acaba por se tornar peça importante em qualquer lugar que entre. Independente de onde esteja, sempre encontrará algo que precisa de sua mão.

Networking

Ao voltar a estudar, você se permite construir uma grande rede de contatos importantes ao seu futuro. O ambiente educacional é composto pelas mais variadas pessoas. Independente de que estas estejam formadas ou não, exercem alguma função em suas vidas. Dessa forma, você tem a oportunidade de agregar coisas novas a si mesmo.

Além do conhecimento, um apoio físico, moral e social acaba por ser executado. Ainda que não visasse isso, você mesmo perceberá que os contatos te ajudarão na subida de alguns degraus. Esses vínculos podem te levar a um lugar que você quer ou que precisava ver e não tinha percebido. As chances de construir uma carreira aumentam bastante.

Independente de estudar presencialmente ou à distância com essas pessoas, tente descobrir  interesses em comum. A ampliação do Networking proporciona uma escalada segura a novos ares, fazendo com que saia de sua zona de conforto. Sendo assim, se mantenha aberto às novas amizades e parcerias.

Leia Também:  Ficar na defensiva: como entender em psicanálise

Melhorar salários e posições de trabalho

À medida em que volta a estudar e inclui novos cursos no seu currículo, tem uma chance maior de aumentar seu salário. Profissionais com uma gama maior de qualificações são automaticamente reconhecidos financeiramente. Com isso, entram para o quadro daqueles que recebem mais pelo tempo e investimento que gastaram no seu crescimento.

Ademais, cabe ressaltar que a inclusão de novos cursos com o tempo acabam por te levantar. Cargos altos em qualquer empresa são ocupados por aqueles que investiram na formação. Quem tem apenas o ensino médio, por exemplo, não pode ser encaixado na função de gerência. É preciso saber o que faz e como faz.

Já que esses trabalhos costumam ser mais complicados, uma gratificação maior é solicitada e recomendada. Aliás, é para isso que alguém se forma e se qualifica: receber mais de acordo com a quantidade de tarefas que pode desempenhar. Por isso, invista de forma contínua para sustentar sua escalada de sucesso profissional.

Desenvolver-se

Uma das melhores coisas em voltar a estudar é propor uma abertura para sua mente. Isso porque, segundo o dito popular, ninguém pode arrancar conhecimento de você. O aprendizado é uma conquista, resultado de cada esforço que empregou. Graças a ele, você pode:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Aprender coisas novas

Ainda que estude algo mais técnico, sua criatividade dará conta de encaixar isso em sua rotina. Mesmo que não pense dessa forma, aprender novos mecanismos para trabalhar no mundo revitaliza você mentalmente. Dia após dia, uma mudança positiva e constante se fará, fazendo com que entregue o seu melhor de várias formas.

Construir antigos sonhos

Às vezes, antigos sonhos não se concretizaram justamente pela falta de formação adequada para tal. Claro que a sua força de vontade e capacidades pessoais contam bastante ao sucesso. Porém, quando você tem uma formação adequada, fica mais fácil trabalhar projetos antigos. A abertura de um negócio, por exemplo.

Autorrealizar-se

Os estudos permitem que você alcance metas aparentemente intransponíveis. Quando você olha para trás, percebe toda a sua trajetória, esforço empregado e a superação de desafios. Assim, se sentirá mais realizado, visto que terá em mãos tudo aquilo que pode sonhar.

Considerações finais sobre voltar a estudar

Quando você se propõe a voltar a estudar, você se permite ir mais longe. O estudo é uma escada natural de crescimento ao conhecimento e a concretização de planos. Por meio deles, você consegue moldar o seu potencial, acrescentando novas habilidades, ideias e possibilidades.

Ainda que tenha algum receio, evite alimentá-lo. Se não o fizer, acabará desnutrindo a sua vontade de crescer e prosperar em um meio. Desafios sempre existirão e a sua função é enfrentá-los, mesmo que não vença alguns, a fim de obter sua conquista. Voltar para a sala de aula pode não ser fácil, mas certamente é bastante recompensador.

Para te ajudar nessa estrada rumo ao crescimento que é voltar a estudar, se inscreva em nosso curso de Psicanálise online! O curso é a ferramenta mais indicada para aqueles que buscam agregar conhecimento e compreender o mundo em que estão inseridos. Além disso, o autoconhecimento obtido o levará a entender como conquistar seus sonhos, o que pode estar diretamente relacionado com a volta às aulas. Matricule-se!

One thought on “Voltar a estudar: As 5 melhores razões

  1. Oi. Gostei dos posts. Uma sugestão: abram um ícone para podermos compartilhar com pessoas próximas. Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 9 =