Para muitos, amar e gostar são a mesma coisa, sendo que em intensidades diferentes. Entretanto, devemos informar que não é bem assim e a coisa é bem mais profunda do que parece.
Entenda melhor 12 diferenças entre gostar e amar e como entender melhor o que sente pelo outro.
Qual é a diferença entre gostar e amar?
Falando de uma forma mais simples, a diferença entre gostar e amar é que, quando você só gosta de alguém, estamos nos referindo a quando você aprecia a presença ou gosta de estar perto.
Por outro lado, amar é quando você não consegue mais imaginar a sua vida sem essa pessoa.
Mas vamos continuar para entender isso mais a fundo!
1. Gostar é o agora, amar é para sempre
Começamos nossa lista de diferenças entre gostar e amar falando sobre intenções e o tempo. Quando se fala em gostar existe um certo imediatismo, embora nada tão desesperador. O presente é o melhor momento para isso e por hora basta, sem mais aprofundamento.
Amar envolve projetar algo mais sólido onde os dois possam caminhar e caber juntos sem disputas. Não se trata apenas de viver o momento, mas também colher o que pode vir após e a longo prazo.
Você não se casa com alguém por simplesmente gostar dela, mas, sim, por amá-la e querer que isso dure.
2. Amar também é perdoar
Nem todo mundo é capaz de perdoar porque não possui as ferramentas certas para isso. Quando gostamos de alguém e ela nos faz mal é comum que nos sintamos magoados e busquemos a distância dela.
Não que o perdão seja algo difícil, mas dificilmente acontece quando estamos nesse estágio do afeto.
O amar, por sua vez, é um caminho mais fácil de conseguir o perdão por ele se dispor a entender a situação. Claro, quem ama alguém não fará vista grossa ao outro sempre que for vítima de alguma mágoa.
Todavia, tem a sabedoria de se libertar da dor que sente e, se for um caminho viável, retornar à relação com mais sabedoria.
3. O gostar está aberto as possibilidades
Entre as diferenças entre gostar e amar, fica claro como cada uma entende o contato que tem com a outra pessoa. Quando amamos alguém, a nossa disposição, energia e cuidados encontram um único destino.
Isso não é uma prisão, pois o outro se torna a casa onde guardamos o que é bom e consertamos nossas falhas.
O gostar aprecia ter alguém para ficar junto, mas também cogita outras possibilidades. Já que não tem nada sério, não se sente preso a explorar outras nuances que surgem em seu caminho.
Em relação ao relacionamento aberto, esse é um tema que merece mais atenção e não pode ser visto superficialmente.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
4. Enquanto o amor une, o gostar se espalha
Amar alguém significa que nada mais importará quando os dois estão juntos porque o outro é o seu mundo. Do mesmo modo acontece com você, já que seu amante focará apenas na sua presença. Vocês são o seu próprio universo e o restante do mundo é apenas um sonho.
Por sua vez, gostar pode até abraçar o outro forte, mas isso dura muito pouco tempo e sem um sabor completo. Enquanto se beija, ainda para observar o ambiente ao redor sem e conectar por completo.
Basicamente, não se conecta por completo a quem está com ele e no momento que estão vivendo juntos.
5. Limitações
Antes de prosseguirmos, queremos deixar claro que não estamos idealizando o tipo de relacionamento perfeito. Seja ao gostar e ao amar, todo mundo se sente encaixado com aquilo que está disposto a dar.
À sua maneira, entende bem o que pode conseguir em relação aos sentimentos e apoio do outro.
Dentro do gostar existe uma dedicação limitada porque não se espera tanto desse contato. Ainda que dormir juntos seja algo bom, o dia seguinte precisa começar urgentemente com os compromissos.
O amar se vale de uma entrega em que cada momento conta e mesmo pequenas ações fazem a diferença aos amantes.
6. A vista sobre as qualidades é diferente
Uma das diferenças entre gostar e amar mais sensíveis que existem é sobre a vista nas qualidades. Quem gosta admira as qualidades do outro, mas acaba se importando com os defeitos, mesmo que menores.
Por outro lado, quem ama, além de apreciar as qualidades, lida com os defeitos graças a virtudes como:
- Paciência
A tolerância que o amor traz acaba por ajudar no cultivo da paciência em relação ao caminhar do outro. Existe uma clareza em ver sua real natureza, mas os seus defeitos não são forçados a serem escondidos.
O ato de tolerar permite que discussões por bobagens não se criem e abre espaço para uma conversa.
- Aconselhamento e apoio
Além de tolerar, guiar o outro se torna uma constante mútua da relação porque queremos vê-lo crescer. Na conversa se cria um espaço para averiguar cada situação e guiar adequadamente o outro no seu desenvolvimento.
6. A divisão nas diferenças entre gostar e amar
O ato de amar alguém é enxergar com equidade a vida, necessidades e sonhos que possuem juntos e individualmente. Graças a isso que a divisão de qualquer elemento é melhor distribuída conforme a necessidade e urgência de cada um.
Para exemplificar, pense na mãe que permite que seu filho coma mais para que não sofra com a fome.
O gostar consegue dividir tudo o que possui, mas acaba ficando com a maior parte quase sempre. Ele ainda não desenvolveu a sensibilidade de compreender o quanto o outro está precisando.
Não se trata de egoísmo, porém necessita de maior vivência e sensibilidade para se equiparar e doar o que precisam.
7. Certezas
Quando amamos outra pessoa temos a certeza sobre o que falamos e sentimos em relação a ela. É dizer um “eu te amo”, mas saber exatamente as motivações por trás disso e os planos seguintes.
Já o gostar carrega algumas dúvidas e vazios, de modo que existam muitas possibilidades e espaços em aberto a questionamentos.
8. Cada toque é uma chance de crescimento
O amor envolve viver o agora, entender e absorver o que passou e ter planos ao futuro. Em relação ao gostar é aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro e esquecer do passado quase sempre.
9. O valor das desavenças
Qualquer tipo de relação com o passar do tempo viverá os seus momentos de crise. Como dito linhas acima, assim como as falhas, quem gosta vai se prender bastante a esse confrontos.
Contudo, aqueles que amam vão usar positivamente a briga que tiveram em favor deles já que:
- Entendem as falhas um do outro
Mais uma vez a tolerância faz surgir um campo neutro em que a avaliação se faz presente. É um momento aberto para que consiga colocar as coisas em ordem e restabelecer a união. Aqui há disposição para ouvir, entender e perdoar se for necessário e cabível.
- São amigos
Uma das coisas mais fascinantes no amor é a disposição que um tem para ser o melhor amigo do outro. Nesse caminho podem se compreender com mais facilidade e conversar abertamente sobre qualquer coisa.
10. Os saltos sobre os bloqueios do caminho possuem tamanhos diferentes
Outra das diferenças entre gostar e amar é a disposição em lidar com os desafios da relação. Para quem gosta, as tentações, desavenças, crises, egoísmo e ciúmes tendem a ser mais sentidos e repetidos. Quem ama sabe lidar bem com isso e por mais difícil que seja, sempre consegue sair bem da situação.
11. É permitir que o outro se vá quando é necessário
Para encerrar as diferenças entre gostar e amar, o ato de dizer adeus também difere entre um e outro. Embora não seja algo ruim, o gostar se mostra mais egoísta, não aceitando o término ou necessidade do outro ir. Isso é o contrário do que acontece no amor porque queremos que o outro seja feliz, conosco ou não.
Mensagens para entender a diferença entre gostar e amar
Compreender a diferença entre esses dois sentimentos é complicado, pois amar e gostar estão separados por uma linha muito tênue. Entretanto, mensagens sobre esse assunto pode contribuir para entender essas variações.
Essas dessemelhanças de forma bem simples e resumida são essas:
- gostar é querer ficar junto, mesmo sem vontade e amar é estar junto não importa o contexto;
- gostar é egocêntrico e amar é respeitar o outro.
Leia as mensagens e as frases para você refletir mais sobre o assunto:
- “A diferença entre ‘gostar’, ‘estar apaixonado’ e ‘amar’ é a mesma diferença entre ‘agora’, ‘por enquanto’ e ‘para sempre’.” — Desconhecido
- “Gostar é muito fácil. A gente gosta até de uma brisa no rosto. Amar é diferente. A gente ama até quando chove, dançando molhado.” — Dani Leão
- “Amar é diferente de gostar. Por exemplo, eu gosto muito de batata frita, mas se for preciso, vou saber viver sem. Quando ama não tem como.” — Bruno Noblet
Afinal, quais são as diferenças entre gostar e amar?
O texto de hoje carrega algumas impressões gerais sobre as diferenças entre gostar e amar porque esse é um tema subjetivo.
Embora seja algo sensível verificar algumas instâncias distintas, é extremamente complexo categorizar com precisão esses dois campos. O melhor termômetro para isso seria a nossa própria vida junto ao parceiro.
Ainda assim, o texto acima serve de gatilho para pensarmos sobre a forma como temos conduzido nossos relacionamentos. Certamente o significado de amar e ser amado, gostar e ser retribuído ganhou novos contornos até aqui. Em relação ao que é bom, sempre devolva tudo aquilo que te deram e continuam dando.
A fim de que possa entender melhor as diferenças entre gostar e amar, se inscreva em nosso Curso Online de Psicanálise Clínica. Com nossas aulas terá sensibilidade para gerir suas próprias emoções com autoconhecimento e confiança em qualquer situação. Entenda como a Psicanálise revela o seu potencial e te aproxima mais fácil de suas conquistas de vida!
4 thoughts on “12 diferenças entre gostar e amar”
sim agora deu para ver claramente as diferenças entre as duas formas, e com isso aplicar para meus pacientes e ate mesmo na minha própria vida.
Eu tive interesse neste tema porque uma pessoa do Instagram em que sigo comparou gostar como amar ckmonse fosse a mesma coisa.
Falou que tem pessoas que não gostam dela e que se elas quisessem ir para o céu teriam que gostar/amar ela. Citou: ” Amei ao próximo como a ti mesmo”. Ela me deixou confusa quanto a isto, pois tem umas pessoas que eu não gosto e que procuro mantê -las distante pra não me fazerem mal, mas não significa que eu as odeie, só não gosto do seu jeito de agir, de tratar as pessoas.
Numa mesa de café, minha tia deu definição de gostar, como o que ela apreciava ali: o mel, o queijo e o mamão! As vezes, em relacionamentos amorosos, há “sexualidade fluida” por decepção amorosa ou amor não correspondido!
Eu estou impressionada como o conhecimento, pode nos levar a entender o verdadeiro significado, de algo tão precioso para nós hoje em dia, busquei conhecer mais sobre relacionamentos, pois eu entendi e estou entendendo o ”Amor” na verdade a resposta para meus sentimentos, isso me tirou muitas dúvidas, como; relacionamentos, sentimentos, família e principalmente o meu ”AMOR POR DEUS” E VOU BUSCAR COMPREENDER CADA UM DESSES TÓPICOS ACIMA, MUITO MUITO PELO DIRECIONAMENTO , E POR CLAREAR MINHA VISÃO EM DIVERSAS ÁREAS.