os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise e Cultura

“Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” é um livro do autor Stephen Covey lançado em 1989. Mesmo após mais de trinta anos de publicação, o livro é referência para quem deseja viver de maneira eficaz. Então, para saber mais sobre essa obra, leia o nosso post!

Livro: os sete hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen Covey

Covey se baseou numa fábula para desenvolver a teoria da eficácia presente no seu livro. A história é a de um fazendeiro que descobre um ovo de ouro vindo de uma de suas galinhas. Sem esperar ela por mais ovos, ele decide matar a galinha para extrair os ovos dela e ficar milionário rapidamente. Contudo, quando ele abre a ave, vê que não há mais nenhum ovo ali.

Para compreender melhor a história veja que, se aquele fazendeiro ganancioso tivesse esperado o dia seguinte, muito provavelmente a galinha botaria mais ovos de ouro. Aliás, se ele prestasse atenção ao equilíbrio entre a produção desses preciosos ovos e a capacidade de produção, poderia adquirir eficácia na produção (riqueza).

Trazendo para a nossa realidade, é importante estar atento ao equilíbrio entre o que produzimos e a capacidade de produzir. Ou seja, imagine que você esteja produzindo mais do que a sua capacidade, em algum momento você irá se esgotar. Mas se você produzir abaixo do esperado, você desperdiçará o seu tempo. Logo, o equilíbrio é produzir o que você é capaz dentro do tempo estipulado.

Saiba mais…

Por conta disso, Covey traz em seu livro os sete hábitos que precisam estar em harmonia para adquirir esse equilíbrio natural. Vale ressaltar que o autor não traz um conjunto desconexo de fórmulas ditas como milagrosas para estimular as pessoas. Ele traça de forma coerente as atitudes que precisam ser adotadas, sendo que:

  • o 1º ao 3º hábito são sobre o autodomínio;
  • o 4º ao 6º hábito tratam das relações interpessoais.

Por fim, o último hábito é sobre você mesmo! Ele explica que é necessário ter uma renovação contínua que o levará a ter autoconhecimento e alcançar os objetivos desejados.

Quais são os sete hábitos das pessoas eficazes?

Então, vamos conferir nos próximos tópicos quais são esses sete hábitos das pessoas altamente eficazes.

Primeiro: ser proativo

O primeiro hábito que Covey apresenta é a proatividade, pois, para ele, ela estimula a decisão de tomar a responsabilidade pela própria vida.

Aqui a questão é compreender que a atitude de cada indivíduo dependerá das decisões que ele tomar. Com isso, o autor explica que as pessoas precisam ter responsabilidade e iniciativa para fazer as coisas ocorrerem.

Diante disso, os fatores externos também têm influência nas pessoas proativas, contudo as respostas deles estão baseadas nos seus valores pessoais. Por isso, para ingressar nesse grupo, Covey aponta que a iniciativa de resolver os problemas é o caminho. Para que isso ocorra é necessário apostar na autoconsciência.

Leia Também:  Terceira Idade: o que é, como planejar a mente?

Segundo: ter os próprios objetivos em mente

No livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, Covey aponta que o segundo hábito ocorre no começo do dia. Antes de iniciar as tarefas diárias, é preciso visualizar o que deseja para a vida. Ao projetar a chegada desses sonhos e metas, essa atitude irá ajudar a ter o objetivo mais claro na nossa mente.

Segundo o autor, quando a pessoa mantém a sua meta em mente, fica mais fácil alinhar quais são as ações que ela precisa tomar para torná-la real. Portanto, cada um deve compreender o destino que deseja. Aliás, deve-se avaliar quais são os passos para se chegar onde pretende a fim de evitar desvios nessa estrada.

Terceiro: começar com o mais importante

Hierarquizar as tarefas e iniciar pela a que é mais importante é o terceiro hábito que Covey recomenda.

Afinal, essa capacidade de priorizar garantirá um gerenciamento mais eficaz do nosso tempo. Por isso, é necessário ter disciplina e anseio de fazer as coisas da melhor forma possível, garantindo a entrega de um serviço completo.

O autor defende que o sucesso de trabalho duro e networking está em saber priorizar as atividades. Com isso, qualquer pessoa garantirá uma vantagem bastante competitiva sobre a concorrência. Vale ressaltar que essa priorização, elencada por Covey, evitará que as tarefas “mais chatas” não sejam realizadas, o que será um diferencial em relação a quem costuma postergar o que não gosta de fazer.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Quarto: pensar com a lógica ganha-ganha

    Antes de mais nada, o autor explica que a ideia do que é ganha-ganha. Essa filosofia de interação humana busca de forma sucessiva o benefício mútuo em todos os contextos. Ou seja, todas as pessoas envolvidas em um mesmo projeto precisam alcançar os resultados satisfatórios.

    Embora no ambiente de trabalho a competição esteja presente, por exemplo, nessa abordagem há recursos suficientes para que todos os envolvidos tenham sucesso. Aliás, é interessante que isso possa ocorrer de uma maneira que não exija que o outro fracasse.

    Por conta disso, as pessoas eficazes sempre buscam um ambiente comum em que elas utilizam os valores pessoais como bússola. Na opinião de Covey, todos os indivíduos perdem caso um não ganhe.

    Quinto: buscar entender, antes de ser entendido

    No quinto hábito dos sete das pessoas eficazes, Covey explica que a comunicação é uma habilidade fundamental. Contudo, segundo o autor, muitas pessoas possuem falhas ao escutar atentamente o outro.

    As pessoas têm mais facilidade em ouvir para responder o outro com o próprio ponto de vista, não com a finalidade de entender melhor o outro. No entanto, para ter uma interação de forma eficiente com outras pessoas, é necessário compreendê-las. Por isso, ouvir com empatia e desenvolver uma conexão de verdade são práticas importantes.

    Vale salientar que, para Covey, essa é uma atitude bem complicada de adquirir já que praticá-la envolve se colocar em uma posição de vulnerabilidade. Após desenvolver essa técnica, será possível ser entendido. Logo, essa é uma parte essencial no processo de comunicação.

    Sexto: criar sinergia

    O autor de “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” define que sinergia é a percepção de que o todo é maior do que a somatória das pequenas partes. Aliás, ele exalta o poder da cooperação e das relações interpessoais. Por isso, a sinergia valoriza as diferenças e gera relações mais amorosas e confiáveis.

    Leia Também:  Frases de amor próprio: 9 mais impactantes

    Trazendo essa teoria para o contexto de pessoas eficazes, Covey aponta que esses indivíduos sabem que o esforço em conjunto gera melhores resultados. Porém, para que isso ocorra, esse resultado depende do alinhamento da sinergia.

    Ou seja, todos precisam compreender o seu papel nesse grupo maior.

    Sétimo: recalibrar quando preciso

    Por fim, Covey apresenta o último hábito como “o principal”, isto é, aquele que torna os demais possíveis. Essa atitude envolve praticar as dimensões mental, física, emocional e espiritual. Essa prática precisa ocorrer de maneira constante, equilibrada e regular. Segundo o autor, para ser uma pessoa eficaz, é necessário:

    • cuidar do corpo, apostando em uma boa alimentação e exercícios diários, por exemplo;
    • exercitar a mente, como lendo novos livros;
    • praticar a espiritualidade, seja ela qual for;
    • exercitar e dedicar as boas convivências do dia a dia.

    Considerações finais os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

    O livro de Stephen Covey é uma boa dica de leitura para as pessoas que desejam ser mais produtivo e ter bons resultados. Segundo o autor, viver esses sete hábitos é uma luta diária e é muito normal desviar do foco, pois essas atitudes são difíceis de praticar de uma hora para outra.

    Agora que você conhece os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, temos um convite para você! Conheça o nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas, você poderá saber mais sobre essa área tão rica do saber humano, além de aprender como ser uma pessoa mais eficaz. Então, inscreva-se já e dê início a uma nova mudança na sua vida!

    One thought on “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.