Como saber ouvir

Como saber ouvir outra pessoa?

Posted on Posted in Comportamento

Como saber ouvir é uma capacidade que ilumina ideias, acalma ansiedade, liberta a criatividade e possui diversas relações saudáveis para quem ouve e para quem fala. Ouvir com atenção é necessário e todas as áreas ligadas à psicologia precisam desenvolver melhores técnicas para uma escuta ativa.

A importância de como saber ouvir

A partir do momento em que há atenção na prática de ouvir, há uma série de possibilidades de ampliar o entendimento sobre a vida cotidiana e interpretar melhor cada pensamento, ação ou ideia. É importante haver uma preparação para ouvir pessoas, porque infelizmente a todo o momento a tendência é ouvir para logo criar uma resposta sem muita atenção ao assunto que foi falado. O hábito de oferecer uma atenção rasa prejudica relacionamentos em qualquer esfera.

Pessoas que ouvem, permitem que o falante busque maiores informações no próprio inconsciente. A arte de ouvir sem interromper e sem julgar permite expressar muita consideração a quem fala. Exige-se um nível de comprometimento para ter atenção em todas as ideias expostas. Ser ouvinte não é tarefa restrita aos terapeutas. Saber ouvir e continuar a conversa com perguntas pontuadas de acordo com o que realmente foi discutido é indispensável.

O primeiro passo para ser um bom ouvinte, sem dúvidas, é ter o hábito de silenciar pensamentos aleatórios, pois é preciso ter atenção. Ou seja, é um cuidado pessoal para não estar disperso enquanto escuta é não se distrair com outros pensamentos enquanto outra pessoa fala. Logo, também é importante não julgar rapidamente o que se escuta, a fim de não interferir na compreensão do assunto. Muito se fala da empatia e há no hábito de escutar grande desenvolvimento de empatia justamente para não julgar prejudicialmente o que se ouve.

A arte de ouvir e como saber ouvir

Após a conclusão da conversa é o momento de compreender tudo de acordo com o contexto e por fim analisar uma conclusão, mas ainda sem julgar. Mais um passo para ser um bom ouvinte é permitir que o falante possa se expressar sem ser interrompido, demonstrar atenção é importante para permitir que a fala seja concluída. Cada pessoa tem seu ritmo, então, quanto mais respeito à individualidade das pessoas, melhor.

Em cada momento a arte de ouvir requer técnicas diferentes, seja para um psicanalista, professor, amigo, médico, conselheiro, ou mesmo um desconhecido com quem conversamos aleatoriamente. Saber ouvir diz muito sobre si mesmo. É preciso ter muito respeito pelo que se ouve para manter uma relação confiável. Assim como todas as áreas, o desenvolvimento da arte de ouvir não se encerra quando as falas são concluídas, pois, é muito ético não usar posteriormente algo que se ouviu para benefício próprio ou conversas paralelas.

O hábito de falar a terceiros sobre o que outras pessoas falam não torna ninguém confiável. Um bom ouvinte não deixa pessoas inseguras por não saberem se o que dizem não será julgado por outras pessoas depois. Ouvir é doar tempo para entrar no mundo de pensamentos de quem fala, é, se necessário, aconselhar com uma visão externa, é também se observar no contexto do que se ouve para se permitir corrigir os próprios erros que sejam semelhantes ao assunto .

Conclusão

Engana-se quem pensa que ouvir só é benéfico para quem é ouvido. A arte de ouvir nos permite aprender. É muito bom poder ouvir experiências de outras pessoas, isso nos permite não cometer os mesmos erros. Nos permite ampliar nossas ideias. Saber ouvir é saber aplicar nas próprias certezas algo que alguém disse e ter a oportunidade de traçar mais possibilidades de vida. Ou seja, ouvir é aprender.

Essa é a melhor parte da comunicação. Comunicar é falar e ouvir. E quanto mais ouvimos com atenção mais ampliamos nossa visão. Quando se aprende a ouvir é possível dar atenção a alguém e também ao próprio subconsciente para pôr em prática boas ideias que surgem de outras falas. É muito bonito perceber o quanto faz bem ter mais hábitos de atenção, saber ouvir e não criticar ideias alheias às próprias certezas de quem ouve.

A comunicação é indispensável para os seres humanos e o fato de criar o hábito de ouvir com atenção e dedicação torna possível muito mais desenvolvimento que seríamos capazes se nunca permitíssemos abrir a mente para novas ideias.

Leia Também:  Ansiosa demais: eu me sinto assim, o que fazer?

O presente artigo foi escrito por Ívia, formada em língua portuguesa e admiradora da área de psicologia! (contato: [email protected]

One thought on “Como saber ouvir outra pessoa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.