A coragem de ser imperfeito: riscos e benefícios

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Podemos dizer que as pessoas não gostam de mostrar as suas vulnerabilidades. Todos nós temos talentos e qualidades. Hoje em dia, com as redes sociais, nós temos a possibilidade de mostrá-los para diversas pessoas. No entanto, é interessante percebermos que ninguém compartilha com as outras pessoas as suas falhas e as suas imperfeições. É difícil achar quem tem a coragem de ser imperfeito.

Veja, não existem pessoas perfeitas. Dessa forma, não há como dizer que temos como escolher sermos imperfeitos ou não. No entanto, é possível decidirmos viver de uma forma que nos desobrigue de mantermos uma falsa imagem de perfeição. Nós sabemos o quanto isso é um desafio hoje em dia.

Quem hoje tira uma foto e posta no Instagram sem pensar em camuflar aspectos indesejados? Poucas pessoas, não é mesmo? Hoje temos muitos recursos para isso. Podemos usar filtros e até mesmo o photoshop. Também é fácil filtrar aquilo que nós queremos que as pessoas saibam de nós.

Compartilhamos momentos felizes, mas escondemos os momentos infelizes da nossa vida.

No entanto, ainda é possível ir contra a maré. Há quem simplesmente decida não dar tanta importância a essas questões e resolva mostrar às pessoas quem elas realmente são. Existem riscos ao se fazer isso? Certamente! No entanto, podemos dizer que os benefícios são infinitamente maiores e não se limitam só a você.

Riscos de mostrar as suas imperfeições

A primeira coisa que você precisa saber sobre os perigos de se mostrar imperfeito é a possibilidade de você ser ridicularizado. Infelizmente nós sabemos que existem pessoas que realmente ocupam o seu tempo buscando inferiorizar outras pessoas.

Apesar de nós sabermos que ninguém é perfeito, há pessoas que simplesmente ignoram essa realidade e cobram dos outros o que nem elas tem a oferecer.

Existe também a possibilidade de sermos excluídos. Quando nós não nos esforçamos para nos encaixar em um padrão, nós corremos o risco de outras pessoas se afastarem de nós ou nem mesmo se aproximarem. Isso porque as pessoas gostam de conviver com quem afirma o seu estilo de vida. Assim, aquilo que é diferente se torna desinteressante e até incômodo.

Além disso, também você pode correr o risco de se arrepender no meio do caminho. Isso porque, quando você começar a receber críticas e sentir que algumas pessoas se afastaram de você, você pode querer voltar no tempo. Isso com o objetivo de continuar a manter aquela imagem “perfeita” que você tinha.

Ainda assim, nós temos que te falar que você não deve desistir.

Benefícios de ser (e se mostrar) imperfeito

Primeiramente, quem se assume imperfeito sente uma liberdade enorme. Uma vez que você mostra as suas falhas, você não sente a pressão de que ter que forjar a sua imagem. Não estamos dizendo aqui que você não precisa mudar. Existem algumas transformações que são muito positivas. Ainda assim, você não cria expectativas nas pessoas que você não pode atender.

Outro ponto positivo em você ter a coragem de ser imperfeito é você ter certeza que quem está ao seu lado continua ali porque realmente gosta de você. Além disso, você se afasta de quem realmente não vale a pena (na verdade, elas irão se distanciar sem muito esforço da sua parte). Pode ser um processo doloroso no começo, mas você vai ver que ele valerá a pena.

Leia Também:  Sonhar com Jacaré: 11 significados

Imperfeição e padrões sociais

Há ainda mais benefícios em assumir a coragem de ser imperfeito. Existem imperfeições que, na verdade, são construções da sociedade. As pessoas disseram que estrias, celulites, espinhas e cravos são problemas, mas elas estão erradas! E é necessário que nós nos posicionemos com relação a isso.

Precisamos mostrar que o padrão que a indústria da beleza impôs nas pessoas é irreal e deve ser combatido.

Para isso, é necessário que as pessoas assumam essas “imperfeições” e mostrem o quão normais elas são. É importante que elas postem fotos nas redes sociais que mostrem essas características indesejadas e que as revistas, novelas e filmes sejam mais representativas. Dessa forma, as pessoas começarão a se sentir melhor consigo mesmas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Você consegue perceber os benefícios de você ter a coragem de mostrar as suas “falhas”? Eles não se limitam a você, mas se estendem a outras pessoas.

Podemos dizer que é importante que cada pessoa faça a sua parte a fim de que outras pessoas também criem a coragem de também fazerem o mesmo! É importante que elas se identifiquem com pessoas que passem por situações parecidas com elas.

Considerações finais: a coragem de ser imperfeito

Como nós falamos, você certamente correrá riscos ao mostrar as suas vulnerabilidades.

Num mundo em que as pessoas vendem a imagem de que são perfeitas e impecáveis, parece ser um crime mostrar que nós temos defeitos. No entanto, vale a pena mostrar com suas próprias experiências que seres humanos não são infalíveis. É melhor deixarmos essa responsabilidade para super-heróis de histórias em quadrinhos.

Se corremos o risco de recebermos críticas, por outro lado, temos a vantagem de nos unirmos com pessoas que realmente valem a pena.

Além disso, podemos nos identificar com pessoas que passam por questões parecidas com as nossas. Quanto às pessoas que não se identificam conosco, elas se afastarão por conta própria (o que também é uma coisa a se comemorar).

Sempre faz bem investirmos na nossa autoestima e faz parte disso assumirmos e aceitarmos os nossos defeitos. Esse é o primeiro passo para nós melhorarmos como pessoas.

Quem ignora as suas falhas, dificilmente saberá lidar com elas. Além disso, um indivíduo que não tem a coragem de ser imperfeito irá frustrar quem criou expectativas que não serão atendidas.

Curso de Psicanálise Clínica

Se você por acaso deseja ajudar outras pessoas a passarem por esse processo de autoaceitação, nós te indicamos o nosso curso de Psicanálise Clínica. Você terá a oportunidade de ganhar um certificado que te autorizará a clinicar e trabalhar em empresas. Podemos te garantir que você aprenderá tudo o que precisa para atender às demandas do mercado.

Mais do que isso; esse curso também é indicado para aquelas pessoas que não querem trabalhar na área, mas querem entender mais as ideias dos estudiosos da psicanálise. É possível associar os conteúdos que serão aprendidos com os conhecimentos de outras áreas. Assim sendo, seja qual for o seu caso, você só ganha se matriculando conosco.

Precisamos mencionar que as aulas são 100% online, ou seja, você não precisa se preocupar em reservar um horário do seu dia para se dedicar aos estudos. Você terá a flexibilidade que precisa para alcançar a sua formação. Nossas provas também serão feitas pela internet! Essa é uma boa notícia para as pessoas que são ocupadas, mas que querem investir nos seus estudos.

Leia Também:  Pessoa de espírito livre: 12 características

Sendo assim, não perca mais tempo e conheça mais sobre o curso! Se você gostou do nosso artigo sobre a coragem de ser imperfeito, compartilhe esse artigo com os seus conhecidos. Além disso, não deixe de ler os outros textos deste blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 2 =