A Galinha dos Ovos de Ouro: significado da fábula

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Desde os tempos mais longíquos, as fabulas carregam um imenso poder da verdade por baixo de sua fantasia. Por meio delas, enxergamos a nossa própria realidade, fazendo reflexões profundas a respeito de nossa natureza. Em específico, veja o significado da fábula A galinha dos ovos de ouro e o que ela pode dizer sobre nós.

A fábula

Em uma fazenda simplista, um fazendeiro fazia o seu trabalho como de costume. Ordenhou as vacas, fez algumas colheitas e cuidou de seu pequeno campo. Por fim, finalmente foi recolher os ovos na granja que mantinha na propriedade. Entretanto, o mesmo acabou sendo surpreendido: uma das galinhas colocou um ovo de ouro.

Assim que mostrou à sua esposa, correu até o mercado e conseguiu um bom dinheiro com a venda. No dia seguinte, verificou curioso seu galinheiro e novamente a galinha tinha colocado outro ovo de ouro. Dia após dia, as vendas dos ovos enriqueciam o casal que sempre queriam mais e não se contentavam.

Contudo, a dupla passou a acreditar que havia um tesouro dentro da ave que permitia fazer ovos de ouro. Querendo enriquecer mais rápido, ambos decidiram matá-la e abri-la para tirar a prova. Resultado: por dentro, a galinha era como qualquer outra.

Significado

A galinha dos ovos de ouro evoca à ganância constante que o ser humano pratica de forma insaciável. Hoje em dia especialmente, é bastante comum as pessoas procurarem muito além do que têm. Não porque elas precisam, nada disso, mas há uma vontade massacrante de ter mais. Simples: só querem mais e pronto.

Com isso, demonstram uma capacidade adoecida de avareza e ganância. Ainda que isso traga mais possibilidades em suas vidas, lutam a todo custo para não perder o que já têm. Dessa forma, evitam compartilhar, pois acreditam que ceder o que possuem é um gasto desnecessário. Se não for usado com eles mesmos, é visto como desperdício.

Infelizmente, ainda que não percebam de imediato, entram em uma espiral de frustrações e decepções imprevisíveis. Dificilmente conseguirão manter uma vida a dois ou progredir saudavelmente no trabalho. Basicamente, o seu meio de vida incompatibiliza com os demais, o que gera um afastamento generalizado. É uma condenação voluntária a uma vida de solidão.

Por que algumas pessoas agem de tal forma?

A galinha dos ovos de ouro mostra que, por trás de uma necessidade aparente, há uma fome de grandeza. Indivíduos cujo a vida parece limitada procuram a todo momento uma oportunidade de sair dela. Alguns de tanto tentar esquecem de sua moralidade e optam por meios escusos. Dessa forma, não ligam mais se ferem alguém ou não.

A ideia aqui é mudar as possibilidades atuais a um novo patamar com condições ainda melhores. Com um medo excessivo de retornar para a vida que levavam antes, os gananciosos acumulam e se mantêm nessa constante. Quanto mais fortuna conseguirem acumularem ao longo do tempo, melhor. Não importa como.

Note que podemos associar esse comportamento a um instinto de sobrevivência exageradamente egoísta. Podemos imaginar que os gananciosos tiveram algum contato com uma realidade mais difícil da qual vivem hoje. Com isso, na primeira oportunidade de crescimento, agarram e abusam como podem.

Empecilhos

Mesmo sendo uma fábula tão curta, A galinha dos ovos de ouro mostra aspectos bem negativos sobre nós. Assim, podemos imaginar como a nossa vida, à medida em que a fortuna cresce, pode se tornar difícil. Essa fome pelos prazeres do mundo pode acabar voltando para nós mesmos e nos engolindo. Em geral, os gananciosos enfrentam:

A solidão

Não há muito espaço para se construir relações saudáveis com as pessoas. A todo momento e em qualquer lugar, objetificam ganhos e valores, esquecendo o quanto é importante nos ligar aos demais. Consequentemente, seus entes próximos perdem importância e se afastam dele. O ganancioso se torna um exemplo ruim de má convivência.

Desconfiança

Imagine ter de lidar com alguém que só pensa em fazer ganhos e conquistas a todo momento? Obviamente, você terá medo de ser pego de surpresa e levar uma rasteira desse indivíduo. Certamente, não dá para confiar em uma pessoa que só pensa em si mesma. Qualquer projeto em conjunto é como pisar em uma fileira de ovos.

Falência emocional

Ao mesmo tempo em que enriquece abruptamente, seus sentimentos adoecem e acabam morrendo. Como não se dedica adequadamente às suas emoções, elas acabam entrando em colapso. Com isso, o seu lado emocional atrofia, reverberando em todos os aspectos de sua vida.

Lições

Como toda boa fábula, A galinha dos ovos de ouro nos inunda com preciosas lições sobre a vida. Não se trata de um moralismo ingênuo para colocar as crianças nas rédeas. Os adultos precisam trabalhar os seus próprios impulsos a fim de ter uma vida melhor e que valha a pena. Então comece por:

Valorizar suas conquistas

Pode parecer algo pouco o que tem agora, mas pense no esforço que fez para consegui-lo. Se você alcançou esse objeto empregando determinado esforço, imagine o que pode fazer se se empenhar mais? Com isso, valorize o que tem e tenha em mente que é um sinal do que obter mais à frente.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Evitar a cobiça a qualquer custo

    Mesmo que deseje mais para si, evite ceder à cobiça e invejar o que os outros têm. Apenas cada um sabe do esforço que fez para conseguir o que tem e você precisa colocar isso em mente. Use os outros como inspiração, vendo quem eram e o lugar em que chegaram, mas jamais os inveje.

    Resgate de valores

    Por fim, A galinha dos ovos de ouro nos ensina o valor de possuir princípios. Com isso, cultivamos a paciência, o respeito ao outro e a humildade universal. Use isso ao seu favor a fim de evoluir constante e saudavelmente.

    Comentários finais: A galinha dos ovos de ouro

    A galinha dos ovos de ouro condensa um valioso ensinamento sobre um dos vícios mais perigosos da humanidade. A ganância tem justamente o efeito contrário do que propõe. Ao invés de nos fazer ganhar cada vez mais, acaba nos sugando e nos esvaziando até o fim.

    Com isso, se atente à forma como anda agindo em sua vida nos últimos tempos. Pondere o peso de suas escolhas, como elas afetam a sua vida e a dos demais. Assim como o fazendeiro da história, você não quer perder tudo o que tem, certo?

    Esse olhar para si mesmo fica mais facilitado quando se tem a ferramenta certa para te guiar. Assim, faça o nosso curso de Psicanálise Clínica EAD. Ele é a solução perfeita para construir um olhar interno preciso e completo.

    O curso é feito de forma online, possibilitando uma flexibilidade bastante agradável ao estudante. Os horários ficam a cargo dele, fazendo com que sua rotina pouco se altere. Independente da hora que este estude, sempre terá um professor qualificado para acompanhar os seus estudos. Eles ajudarão você a alcançar todo o seu potencial aos estudos.

    Conheça de perto o que a psicoterapia pode fazer por você. Faça nosso curso de Psicanálise e encontre a chave do seu sucesso. Não esqueça também de compartilhar este post sobre A galinha dos ovos de ouro.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *