A Galinha dos Ovos de Ouro: significado da fábula

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Desde os tempos mais longíquos, as fabulas carregam um imenso poder da verdade por baixo de sua fantasia.

Por meio delas, enxergamos a nossa própria realidade, fazendo reflexões profundas a respeito de nossa natureza.

Em específico, veja o significado da fábula A Galinha dos Ovos de Ouro e o que ela pode dizer sobre nós!

A fábula

Em uma fazenda simplista, um fazendeiro fazia o seu trabalho como de costume. Ordenhou as vacas, fez algumas colheitas e cuidou de seu pequeno campo.

Por fim, finalmente foi recolher os ovos na granja que mantinha na propriedade. Entretanto, o mesmo acabou sendo surpreendido: uma das galinhas colocou um ovo de ouro.

Assim que mostrou à sua esposa, correu até o mercado e conseguiu um bom dinheiro com a venda.

No dia seguinte, verificou curioso seu galinheiro e novamente a galinha tinha colocado outro ovo de ouro. Dia após dia, as vendas dos ovos enriqueciam o casal que sempre queriam mais e não se contentavam.

Contudo, a dupla passou a acreditar que havia um tesouro dentro da ave que permitia fazer ovos de ouro.

Querendo enriquecer mais rápido, ambos decidiram matá-la e abri-la para tirar a prova. Resultado: por dentro, a galinha era como qualquer outra.

Significado

A Galinha dos Ovos de Ouro evoca à ganância constante que o ser humano pratica de forma insaciável. Hoje em dia especialmente, é bastante comum as pessoas procurarem muito além do que têm.

Não porque elas precisam, nada disso, mas há uma vontade massacrante de ter mais. Simples: só querem mais e pronto.

Com isso, demonstram uma capacidade adoecida de avareza e ganância. Ainda que isso traga mais possibilidades em suas vidas, lutam a todo custo para não perder o que já têm.

Dessa forma, evitam compartilhar, pois acreditam que ceder o que possuem é um gasto desnecessário. Se não for usado com eles mesmos, é visto como desperdício.

Infelizmente, ainda que não percebam de imediato, entram em uma espiral de frustrações e decepções imprevisíveis. Dificilmente conseguirão manter uma vida a dois ou progredir saudavelmente no trabalho.

Basicamente, o seu meio de vida incompatibiliza com os demais, o que gera um afastamento generalizado. É uma condenação voluntária a uma vida de solidão.

Por que algumas pessoas agem de tal forma?

A Galinha dos Ovos de Ouro mostra que, por trás de uma necessidade aparente, há uma fome de grandeza. Indivíduos cujo a vida parece limitada procuram a todo momento uma oportunidade de sair dela.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Alguns de tanto tentar esquecem de sua moralidade e optam por meios escusos. Dessa forma, não ligam mais se ferem alguém ou não.

    A ideia aqui é mudar as possibilidades atuais a um novo patamar com condições ainda melhores. Com um medo excessivo de retornar para a vida que levavam antes, os gananciosos acumulam e se mantêm nessa constante.

    Quanto mais fortuna conseguirem acumularem ao longo do tempo, melhor. Não importa como.

    Note que podemos associar esse comportamento a um instinto de sobrevivência exageradamente egoísta. Podemos imaginar que os gananciosos tiveram algum contato com uma realidade mais difícil da qual vivem hoje.

    Com isso, na primeira oportunidade de crescimento, agarram e abusam como podem.

    Empecilhos

    A fábula A Galinha dos Ovos de Ouro revela aspectos negativos sobre nós. À medida que a fortuna cresce, nossa vida pode se tornar difícil. A busca insaciável por prazeres pode acabar nos prejudicando.

    Os gananciosos geralmente enfrentam:

    • Solidão: Gananciosos têm dificuldade em construir relações saudáveis, focando apenas em ganhos e valores. Isso afasta seus entes queridos e os torna exemplos ruins de convivência.
    • Desconfiança: Ninguém confia em quem só pensa em ganhos e conquistas. Trabalhar com essas pessoas é como pisar em ovos, pois sempre há medo de ser traído.
    • Falência emocional: Enquanto enriquecem rapidamente, suas emoções adoecem. Sem cuidar de suas emoções, elas colapsam, afetando todos os aspectos de sua vida.

    Lições

    Como toda boa fábula, A Galinha dos Ovos de Ouro oferece valiosas lições para a vida, úteis não apenas para crianças, mas também para adultos que precisam controlar seus impulsos.

    Aqui estão algumas lições importantes:

    • Valorize suas conquistas: Mesmo que pareça pouco, reconheça o esforço que fez para alcançar o que tem. Pense no que pode conquistar se se empenhar ainda mais. Valorize suas realizações como um sinal do que pode obter no futuro.
    • Evite a cobiça: Desejar mais é natural, mas evite ceder à cobiça ou invejar o que os outros têm. Reconheça o esforço alheio e use os outros como inspiração, sem invejá-los.
    • Resgate de valores: A fábula nos ensina a importância de ter princípios, como paciência, respeito e humildade. Cultive esses valores para evoluir de forma constante e saudável.

    Comentários finais: A Galinha dos Ovos de Ouro

    A Galinha dos Ovos de Ouro condensa um valioso ensinamento sobre um dos vícios mais perigosos da humanidade. A ganância tem justamente o efeito contrário do que propõe.

    Ao invés de nos fazer ganhar cada vez mais, acaba nos sugando e nos esvaziando até o fim.

    Com isso, se atente à forma como anda agindo em sua vida nos últimos tempos. Pondere o peso de suas escolhas, como elas afetam a sua vida e a dos demais. Assim como o fazendeiro da história, você não quer perder tudo o que tem, certo?

    Esse olhar para si mesmo fica mais facilitado quando se tem a ferramenta certa para te guiar. Assim, faça o nosso curso de Psicanálise Clínica EAD. Ele é a solução perfeita para construir um olhar interno preciso e completo!

    Não esqueça também de compartilhar este post sobre A Galinha dos Ovos de Ouro!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *