A hora é agora? As 15 perguntas para tomar decisão

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Nem sempre temos a certeza de que estamos percorrendo o caminho certo, e entramos em um mar de dúvidas a respeito de alguma decisão. Sem alguém com a devida experiência para nos guiar, precisamos nos questionar a fim de encontrar uma resposta adequada. Confira uma lista com 15 perguntas para decidir se a hora é agora.

O que preciso saber?

Para entender se a hora é agora, você precisa descobrir se tem tudo o que precisa no momento. Isso inclui, principalmente, suas capacidades mentais e algumas ferramentas físicas. Esse conjunto permitirá que saia dessa zona de dúvida e inicie seus planos. Com isso, pergunte-se o que tem agora e o que vai precisar para começar a trabalhar.

Quais as minhas preocupações éticas a isso?

Quando se perguntar se a hora é agora, veja se o caminho que escolheu afeta a moral de outros indivíduos. Isso porque eles não devem ser vistos como obstáculos para se chegar até um fim. Quando as suas ações impactam diretamente em seus princípios morais, é preciso rever como anda se comportando. Se isto fere você ou outra pessoa em algum nível, mude seus planos.

Como posso aumentar minha responsabilidade e diminuir danos?

Antes de tomar uma decisão importante, tenha em mente aumentar a sua responsabilidade sobre o que ela trará para você. Isso porque, ao fazermos uma escolha, precisamos dar conta dela a fim de minimizar qualquer tipo de dano. Para nós e aos outros, isso é bastante importante, já que preserva nossa integridade e imagem.

Quais situações trazem o seu melhor e pior?

Antes de tomar uma decisão, pense em quais ambientes se sai melhor e pior. A ideia aqui é trabalhar suas funções naturais pensando em otimizar a sua vida. Por exemplo, um local criativo pode te dar ainda mais energia. Entretanto, um local com muito barulho já pode te atrapalhar e reduzir sem bem-estar.

Minhas ações teriam consequências? Quais seriam?

Antes de verificar se a hora é agora, veja em como isso vai impactar na vida de todos. Com base em cada ação, pense em como isso afetará você e os demais. Pense nisso:

A curto prazo

As suas escolhas trariam resultados imediatos logo de cara? Se sim, eles são bons? Talvez você possa ponderar se vale a pena no momento.

A longo prazo

Se as consequências chegarem a longo prazo, pensem em como elas reverberariam. Talvez o que pareça bom ou não no momento não seja exatamente o que pareça. Com isso, pondere bastante sobre o assunto.

Consigo me justificar quanto às minhas ações?

As decisões que você está tomando no momento possuem razão aparente? Quebre a barreira pessoal e se pergunte se as mesmas valem a pena.

Se a situação fosse inversa?

Imagine que tudo o que está escolhendo agora de forma contrária. Quer dizer, imagine que ao invés de ser o agente de suas ações, você seria apenas expectador delas. Olhando dessa perspectiva, acredita que é o caminho certo?

Quais princípios você não negocia?

Ao pensar se a hora é agora, tenha em mente não trair sua própria natureza. Com isso, por exemplo, veja se sua liberdade não está em risco ou mesmo sua transparência.

Quais componentes afetam suas escolhas?

Pense bem no que pode influenciar as suas escolhas quando precisar decidir algo. A partir dai, se atente para as:

Motivações

Por qual motivo você esta fazendo o que faz.

São verdadeiras?

E se as mesmas são concretas, não apenas impulsos passageiros.

Você se ouve?

Um aspecto importante a ser trabalhado para saber se a hora é agora é trabalhar a intuição. Às vezes, nosso inconsciente capta padrões que nos levam ao sucesso ou fracasso. Ouça-se.

Como incluir mais pessoas na tomada de uma decisão

Se as suas decisões afetam mais pessoas além de você, pense em como chamá-las para tomar decisões. Isso vai permitir abordar diversos pontos de vistas e chegar até um consenso. Consequentemente, os resultados serão mais satisfatórios a todos.

Quais são os seus medos?

O que te assusta e pode colocar em uma posição mais defensiva? Pense bem no que pode te frear, já que isso pode atrapalhar qualquer plano que venha a ter. Gradativamente, lide com cada aspecto seu que não merece uma atenção adequada antes de decidir algo.

Como a organização do seu lado profissional está sendo trabalhada?

Já reparou se você possui estrutura suficiente para trabalhar no momento? Ainda que seja mencionado o trabalho acima, isso vale para qualquer área da vida. A organização é o pilar fundamental para resistir a qualquer mudança. Por meio dela, conseguimos migrar e nos adequar a uma nova realidade.

Leia Também:  Uma breve Biografia de Freud

Você se arrependerá se não decidir agora?

Antes de terminarmos de decidir se a hora é agora, acredita que se arrependerá se não agir no momento? Pergunte-se o porquê as escolhas que tomou precisam ser feitas no exato momento. Por conta disso, pode pensar na urgência delas, bem como em suas recompensas e consequências.



Qual o objetivo de meu trabalho?

Para quem ou o que você trabalha no momento? O seu trabalho atualmente visa uma meta clara, de modo que edifique você, ou apenas é um meio de vida? O tempo em que dedica as suas atividades deve valer o esforço que emprega nelas, de modo que haja uma recompensa sadia. Caso se encaixe nessa situação, tente alterar algumas dinâmicas e mudar suas diretrizes.

A hora é agora? Considerações finais

Precisamos olhar cada peça de nossas escolhas para determinar se a hora é agora. Isso porque poderemos observar a cada detalhe para entender corretamente aonde estamos indo e por que partimos. Não podemos agir simplesmente pelo impulso, já que teremos de lidar com tudo o que vem depois.

Assim, com a ajuda da lista acima, procure as motivações que acredita movimentar suas escolhas. Isso vai permitir uma relação detalhada da relação causa e efeito, dando mais liberdade para agir. Munido disso, perceberá que, com preparo, a hora pode ser a que achar mais conveniente.

Além disso, procure por nosso curso online de Psicanálise Clínica. As aulas proporcionam os caminhos concisos para que conheça adequadamente a si mesmo e aos outros. Para quem busca por respostas, é um excelente ponto de partida.

Nosso curso é realizado via internet, dando mais conforto e mobilidade para você estudar. Graças a isso, a sua sala de aula pode ser a sua casa, seu trabalho ou o cyber café de qualquer lugar. Contanto que tenha um computador acessível à internet, pode aprender quando e onde quiser. Mesmo que distantes, nossos professores sempre te alcançarão e atenderão suas necessidades.

Assim que concluir as aulas, recebe um certificado impresso mostrando a sua excelente formação acadêmica. Entre em contato conosco e conheça nosso curso de Psicanálise. Ah, e não se esqueça de compartilhar este post sobre maneiras de descobrir se a hora é agora no tocante a uma decisão!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + cinco =