À Procura da Felicidade: 5 lições tiradas do filme

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Com indicações ao Oscar e ao Globo de ouro para Will Smith, À procura da felicidade nos emociona profundamente. A trajetória de um pai que precisa enfrentar o mundo e conciliar a educação do filho ensinou preciosas lições sobre a vida. Continue a leitura e confira cinco lições tiradas do longa.

Neste texto, não contaremos o enredo por completo. Assista ao filme para ter uma visão geral da história antes de pegar spoilers. Aqui, fazemos uma análise das lições aprendidas para que você sinta o interesse de replicar em sua vida. Muitas vezes, aprendemos vendo o outro errar e acertar.

Nunca desista

Chris, interpretado por Will Smith, conseguiu um estágio não remunerado em uma firma bastante reconhecida. Entretanto, possui três horas a menos de trabalho que os outros estagiários, já que precisava pegar o filho e um lugar no albergue.

A pressão sobre ele era gigantesca, já que precisava ser pai e entregar resultados similares aos dos outros funcionários. Tudo em em menos tempo.

Embora fosse exaustivo, ela nunca desistiu porque tinha:

Metas

Mesmo sentindo o peso do mundo sobre os ombros, Chris possuía metas claras em sua vida. O caminho pelo o qual percorria exigia mudanças para que ele alcançasse melhoras no seu bem-estar  e também no bem-estar do filho. Eram essas metas que motivavam a sua resiliência contra o cansaço e desespero que o assolaram boa parte do longa.

Responsabilidades

Durante todo À procura da felicidade, é mostrado a relação que Chris tem com o filho pequeno. Assumindo três papéis simultaneamente, de pai, mãe e trabalhador, se sentiu fracassado ao levar o garoto tão baixo comquanto ele. Foi o seu filho que o motivou a ser persistente e incisivo quanto ao que queria. Aquela pequena alma o lembrava diariamente o motivo de fazer o que faz.

Poucas escolhas

As alternativas que Chris tinha eram ou lutar por seus sonhos ou se permitir ser engolido pela dura realidade que vivia. Como muitos conquistadores, deu tudo o que queria para alcançar o que precisava. Com isso, notamos o sabor de cada pequena vitória que o pai tem junto ao filho. Aquele era o sabor inicial do sucesso que o esperava.

Aprenda a ser líder

Muitas pessoas têm medo da liderança porque não foram ensinadas a trabalhá-la. Em geral, elas mantiveram contato apenas com chefes que davam ordens e os submetiam à vontade deles. Com um líder, o quadro é completamente oposto. Você aprende valores sobre ensinamento, apoio, compartilhamento e, principalmente, gestão de pessoas.

Chris acreditava no próprio sonho e não poupou esforços para alcançá-lo. Sabendo que ninguém deveria fazer aquilo por ele, encontrou caminhos para transformar suas nuvens em pedras. Não o bastante em construir o próprio caminho, também se importava de repassar lições ao filho. À procura da felicidade mostra o exemplo perfeito do que deveria ser um líder.

Aceite os desafios

Podemos notar que, mesmo no início do longa, Chris é dado a fugir da zona de conforto. Ele sempre está disposto a enfrentar adversidades por que sabe que algo melhor virá depois delas.

Isso também inclui o seu crescimento, visto que cada nova experiência agrega bastante em sua vida. Dessa forma, ele também cresce, entendendo seus erros e procurando acertar da próxima.

Assim como o Chris, aceite cada desafio que surgir em seu caminho e faça de tudo para superá-los. Mesmo que seja desconfortável de início, pense no que está adicionando em sua vida na questão experimental.

As adversidades servem para moldar a nossa estrutura interna, criando resiliência para passar pelas próximas. Além disso, aproveite o sabor da conquista a cada novo desafio atingido.

Não seja ansioso

À procura da felicidade mostrou que Chris não tinha conhecido o seu pai até aquela fase da vida. Pensando nisso, ele disse a si mesmo o quanto seria um bom pai e que seus filhos saberiam quem ele era. Mesmo querendo um bom futuro para si e ao garoto, ele procurava viver no agora. As preocupações, atribuições e necessidades eram lidadas com um olhar no presente.

Com isso, indicamos para que não pense excessivamente no amanhã. Ele é fluido, composto unicamente das ações que organizamos hoje. Evite a todo custo se render à ansiedade e deixar que ela domine as diretrizes da sua vida. Você só tem um agora por vez e precisa trabalhar para que cada um dê certo.

Leia Também:  Personagem Coringa em Batman: interpretação da Psicanálise

Aproveite das conquistas

Nem tudo na vida de Chris ou de qualquer pessoa é apenas dor e sacrifício. Após tanta luta, a recompensa vem, dado os esforços que se faz para alcançá-la. Com isso, celebre cada conquista que tiver na vida, compartilhando com quem esteve do nosso lado. Além do mais, em cada conquista podemos encontrar:

O valor do sacrifício

Por vezes, nos queixamos de fazer determinado trabalho com o intuito de favorecer outro. A ideia era que aproveitássemos ao máximo do nosso tempo de diversão. Contudo, pense no que um sacrifício pode fazer para você no futuro. É essa abdicação momentânea que permite a passagem de sonhos e objetos maiores em seu futuro.

Motivações

É uma sensação bastante gostosa colher os frutos de determinado trabalho e esforço, não é? Sendo assim, pense em como se sentirá e estará quando atingir o que deseja à sua vida. Perceba que essa alegria do presente pode ser reproduzida infinitamente no futuro. Nada melhor do que trabalhar motivado com resultados, não acha?



Compartilhe seus sucessos

Todos nós temos aquela pessoa que acreditou e nos apoiou desde o início, independente do que o mundo dissesse. Assim que alcançar os resultados que procurava, tente dividi-los com ela. Isso acaba por reforçar a confiança que uma pessoa tem em você e nas suas capacidades. Mostre o quanto a intervenção positiva dela o ajudou nesse caminho.

Comentários finais: À procura da Felicidade

À procura da felicidade extrapola o seu grau de entretenimento e nos fornece profundas lições sobre a vida. Graças ao filme, conhecemos a trajetória de uma figura que se assemelha a nós em diversos aspectos. Nos inspiramos a continuar usando a perseverança de Chris para seguir em frente e burlar desafios.

Se possui um sonho e quer concretizá-lo, lute avidamente por ele. Desafios sempre existirão em sua vida, mas serão eles que te ajudarão a ir cada vez mais longe. Acredite no seu próprio potencial e no que pode fazer por si e pelos os outros. Quem sabe, assim como o protagonista de À procura da felicidade, você também alcança o seu momento feliz?

Uma excelente forma de começar a fazer isso é através do nosso curso de Psicanálise online. Por conta da ferramenta, você pode entrar em contato com alguns aspectos vitais e até então desconhecidos para si mesmo. A plenitude que alcançará o ajudará a sempre ir mais longe.

Nossas aulas são ministradas via internet, possibilitando um maior comodismo na hora de aprender. Você estuda no momento em que achar conveniente sem perder nada de importante ao curso. As apostilas criadas com o mais completo conteúdo são destrinchadas com a ajuda de professores bastantes qualificados. São eles os responsáveis por lapidar o seu potencial.

Quer começar a virada em sua vida e garantir boas chances de sucesso? Entre em contato conosco e faça o nosso curso de Psicanálise. Sua história pode ser tão inspiradora para as pessoas quanto o enredo de À procura da Felicidade. Basta continuar vivendo. É o que o personagem principal do filme se recusou a deixar de fazer.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =