Filme À Prova de Fogo ensina qual lição sobre o amor?

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Desde de sempre o cinema foi projetado a fim de que nos enxerguemos nos personagens e possamos identificar neles as nossas ações (ou a falta delas). Assim é À prova de fogo, filme cristão que trabalha o valor do amor e de Deus na vida das pessoas. Continue a leitura e veja quais valiosas lições ele nos dá.

Enredo

À prova de fogo conta a história de Caleb, bombeiro dedicado excessivamente à profissão que exerce. Ele é reconhecido por nunca abandonar seus colegas em situações críticas, fazendo valer o seu status. Além disso, durante anos, Caleb não se desapega da internet e foca exclusivamente em bens materiais. Isso se torna insustentável para sua esposa Catherine.

Caleb carrega uma aparente cegueira, já que não nota o quanto seu egoísmo é bastante venenoso para seu casamento. As discussões entre ele e a mulher se acaloram a cada dia, visto que a sua postura nada muda. Por conta de diversos assuntos mal trabalhados e cansada de discutir, Catherine pede divórcio e o deixa.

Ao se aconselhar com o pai, este lhe recomenda um guia para ser seguido durante 40 dias. Segundo ele, foi esse guia que ajudou a restaurar sua relação anos atrás e seu contato com Deus. Durante todo o processo, Caleb se mostra revolto com a proposta e até pensa em desistir. Contudo, uma reviravolta em sua vida o convence a ir em frente.

Os personagens

Os personagens de À prova de fogo carregam particularidades que contribuem bem à trama e a desenrolam de forma concisa. São esses pontos que definem a sua personalidade, atitudes e respostas a determinados estímulos externos. Vamos a uma análise mais detalhada sobre:

Caleb

Caleb aparenta ser aquele tipo de pessoa que prioriza seu lado profissional em detrimento da vida pessoal. Note que não estamos condenando a dedicação ao trabalho de alguém, nada disso. Contudo, isso se torna um problema quando começa a afetar outros campos de sua vida. Imagine sentar à mesa com alguém que só fala de trabalho?

Além disso, Caleb tem um apego excessivo ao que é material, denotando alguma falta em sua vida. Talvez seja por isso que ele não consiga suprir a necessidade emocional de sua esposa: ele sente falta de algo. Ao invés de procurar sua satisfação existencial ao lado dela, prefere uma rota mais fácil por meio de objetos. Não há relação que se sustente com esse tipo de egoísmo.

Catherine

Catherine parece ser a maior vítima da individualidade que Caleb alimenta durante o filme. A mulher não se sustenta por conta da distância que este cria em relação ao seu trabalho. Em vez de conciliar sua relação com a esposa, ele dá foco maior ao corpo de bombeiros. Como qualquer mulher frustrada com isso, Catherine passa a reclamar.

Mesmo que esteja certa até determinado ponto, Catherine contribui à cissão do casal. Caleb se sente mais motivado a se afastar devido às cobranças da esposa da esposa. Sempre que possível, ela aponta as falhas do marido e o condena por isso.

O que pode afetar negativamente uma relação?

À prova de fogo, ainda que seja entretenimento, traz uma luz interessante ao declínio de um casamento. Infelizmente, muitos casais se tornam desleixados quanto à presença do parceiro. Sem perceber conscientemente, estão alimentando uma cisão que poderá afastá-lo permanentemente do outro. Veja o que afeta um relacionamento:

Distância

Em hipótese alguma escolha qualquer outro evento se este se colocar acima do seu relacionamento. Isso vai acabar por consumir a sua vida conjugal e tornar a figura do parceiro distante de você. Além disso, seu cônjuge sentirá, entre muitas coisas, estranheza perto de você. Ele se sentirá desconfortável com a sua presença ao longo do tempo.

Julgamentos

Mesmo que incomode você, evite fazer julgamentos em relação ao parceiro. Além de não resolver nada, isso apenas alimentará tensões entre você e o cônjuge. Sem contar também que passa uma imagem bastante negativa a seu respeito.

Individualidade

Embora cada um precise preservar sua identidade, um casal precisa fazer valer esse título. É necessário agregar constantemente o outro como forma de se manter atento com as necessidades dele. Não é criando uma bolha que você vai impedir que os problemas te atinjam, por exemplo. É preciso se engajar ao parceiro e trabalhar a relação juntos.

Lições

À prova de fogo carrega lições ardentes do que não devemos fazer em nossos relacionamentos. Independente da posição que ocupa, vale ressaltar que você é humano, falho e precisa aprender constantemente a ser melhor. Veja alguns ensinamentos:


Leia Também:  12 filmes sobre Amor Próprio: assista e inspire-se

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Divida tudo com o seu parceiro

Eventualmente, acabamos nos isolando do relacionamento por motivos pouco justificáveis. Entramos numa espiral de individualismo para o bem e para o mal, e que acaba por construir um muro na relação. Sendo assim, faça de tudo para manter o parceiro na sua vida. Agregue-o nos momentos bons e trabalhe junto com ele nos momentos difíceis.

Procure atender as necessidades do outro

Se o seu parceiro está queixoso ou diferente, dê abertura a uma conversa e descubra o motivo. Deixe que ele desabafe e elucide as razões pelas quais o seu comportamento mudou. Sendo assim, mostre que se importa com o que ele sente e precisa.

Nunca se desvie da relação

Como abordado em todo o texto, jamais deixe a relação em segundo plano. Uma relação é um projeto mútuo, construído simultaneamente por duas partes. Quando uma deixa de trabalhar, a outra sofre com o peso da solidão emocional. Com tudo o que faz, pense sempre em como isso afetará vocês dois.

A importância de um guia

À prova de fogo mostra o quanto o ser humano pode falhar em questões mais simples. Acomodados com a situação, reluta bastante em trabalhar uma mudança. Entretanto, uma pessoa é tão cega a esse ponto para não perceber isso? Quando não consegue fazer isso sozinho, tem de desistir?

Sempre que tiver problemas no relacionamento, mostre a iniciativa de querer resolvê-los. Procurar a ajuda de um especialista para sanar as dores do momento se mostra vital para reconquistar o prazer de antes. Um terapeuta te ajudará a amar de novo e ser amado.



Comentários finais: À prova de fogo

À prova de fogo é uma lição de como devemos manter o amor acima de tudo. Claro que possuímos obrigações, mas estas, em momento algum, devem se sobrepor na relação. Jamais relegue o seu parceiro a uma posição de coadjuvante.

Sempre que possível faça uma leitura de como anda a sua relação com o outro. Procure melhorar em diversos aspectos, a fim de que sua relação perdure positivamente. Seu parceiro agradecerá pelo o esforço e retribuirá da mesma forma.

Para melhorar ainda mais sua relação, procure pelo nosso curso de Psicanálise Clínica online. O objetivo dele é agregar conhecimento com o intuito de que possa estudar adequadamente o comportamento humano. A partir daí, seu relacionamento pode melhorar exponencialmente.

Como as aulas são online, não atrapalham a rotina de sua relação ou do seu trabalho. É possível se dedicar gradativamente às apostilas que dividem os módulos, aprendendo tudo a seu tempo. Isso fica mais fácil com a ajuda dos professores que te aproximam de uma experiência real de aprendizado.

Deixe-nos uma mensagem e saiba mais sobre o curso de Psicanálise de alta excelência com preço baixo. Depois disso, vá assistir À prova de fogo para continuar inpirado e motivado!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 1 =