Abraçar alguém: 8 benefícios

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Você já abraçou alguém hoje? Pode ser que não. Por que não faz isso agora? Existem muitos benefícios relacionados a um bom abraço. É sobre isso que nós queremos falar neste artigo. Se você pensou que esse gesto só serve para mostrar o quanto você gosta de alguém, podemos afirmar que você está enganado. Garantimos que, quando você terminar esta leitura, você sairá procurando pessoas para abraçar!

Benefícios dos abraços

Se abraços não fossem bons, não existiria um dia nacional para homenageá-lo. Caso você não saiba sobre a existência dele, anote na agenda: é o dia 22 de maio. Não esqueça de encontrar as pessoas importantes para você nesse dia e de caprichar nas saudações. Ainda assim, podemos afirmar que não é só nesse dia que você deve abraçá-las. Comece a fazer isso hoje!

Isso porque já está cientificamente comprovado que os abraços são muito vantajosos para nós. Iremos apontar aqui 10 benefícios relacionados a esse gesto de carinho. Pegue o papel e a caneta e anote cada um deles para que você não se esqueça nunca mais dessas vantagens. Se possível, deixe esse lembrete em um lugar fácil para você sempre se lembrar de abraçar alguém.

Ele é uma prova de empatia

Vamos começar com o óbvio. Um abraço é uma excelente demonstração do quanto nós nos importamos com os problemas de outra pessoa. Muitas vezes ele será mais significativo para um amigo do que uma palestra de uma hora sobre como ele deveria resolver os seus problemas. Isso porque há momentos em que conselhos mais irritam do que ajudam e um abraço fala mais do que as nossas próprias palavras.

Ele melhora o nosso humor

Nos dias em você se sentir desanimado e triste, faz muito bem encontrar alguém para abraçar. Ao fazermos isso, uma substância chamada de ocitocina é liberada no nosso corpo, a qual aumenta a nossa sensação de bem-estar. É bom saber que às vezes a melhor terapia é gratuita e pode ser realizada ao lado das pessoas que nós amamos.

Ele reduz o nosso estresse

O hormônio ocitocina também nos ajuda a desestressar. Às vezes, quando nós estamos estressados, nós desejamos ficar longe de todas as pessoas. No entanto, talvez essa não seja a melhor decisão. Abraçar alguém tem um efeito calmante que ajuda a reduzir a nossa pressão arterial. Agora você já sabe: quando tiver alguma apresentação para fazer, pode sair abraçando todo mundo que ver pela frente!

Ele nos faz mais resistentes a doenças

Esse benefício te pegou de surpresa não é mesmo? Quando nós abraçamos as pessoas, hormônios responsáveis pelo combate de infecções no nosso corpo são liberados! Se você soubesse que o seu sistema imunológico seria fortalecido por esse gesto de carinho, você iria abraçar mais pessoas durante o dia, não é mesmo?

Ele aumenta a nossa autoestima

Quando você recebe esse ato de carinho, você sente que é amado, o que aumenta a sua autoconfiança. Você já percebeu o quanto é importante ser verdadeiramente abraçado por alguém? Não é diferente quando esse gesto demora alguns segundos ou minutos? Você realmente sente que essa pessoa se importa com você e isso te faz se sentir importante.

Ele te ajuda a compartilhar melhor as suas emoções

Podemos afirmar que um dos benefícios do abraço é nos ajudar a dividir com outras pessoas aquilo que nós sentimos. Isso porque quem tem dificuldade de se relacionar pode ter dificuldades em compartilhar as suas emoções. Um abraço tem o poder de nos acalmar e de nos ajudar a colocar para fora aquilo que nós sentimos.

Ele ajudam a aliviar dores

Existem pesquisas que afirmam que abraços podem ajudar a amenizar a agonia de uma dor. Nós já sabíamos que, quando abraçamos uma pessoa que está sofrendo, isso pode ajudá-las a se sentir melhor. Mas é interessante termos a consciência de que esse gesto pode aliviar a dor física de alguém, não é mesmo?

Ele faz com que nos sintamos protegidos

Você já experimentou abraçar alguém que se sentia inseguro? Seja porque essa pessoa estava a ponto de enfrentar um medo que ela tinha ou porque ela realmente estava passando por uma situação de perigo? Se sim, então você sabe o quanto essa atitude pode ajudar essa pessoa a se sentir protegida. Se você ainda não fez isso, experimente!

Leia Também:  Teoria da Evolução e Psicanálise

Considerações finais: abraçar

Como você pôde ver, um só abraço pode ajudar uma pessoa de diferentes formas. São benefícios incríveis que não se limitam a questões emocionais. Esse gesto pode ajudar uma pessoa a ser mais resistente a doenças e a ser mais saudável. Assim sendo, é importante que você reserve momentos do seu dia para abraçar o máximo de pessoas possível!

Precisamos também falar que certas pessoas podem apresentar resistências a se render a um abraço ou a qualquer outra demonstração de afeto. Por essa razão, é necessário que existam profissionais dispostos a ajudar a essas pessoas a entenderem o motivo dessa dificuldade. Se você deseja fazer isso, nós te recomendamos o nosso curso de Psicanálise Clínica.

Isso porque as nossas aulas te deixarão apto à atender a demandas como essa. É importante mencionar que elas são 100% online e, por isso, estão disponíveis para você a qualquer hora! Caso você seja uma pessoa ocupada, não terá problemas para alcançar a sua formação. Assim sendo, não perca tempo e se matricule conosco!

Não esqueça de compartilhar esse artigo sobre a importância de abraçar outras pessoas. Certamente há muita gente precisando saber sobre os benefícios de um bom abraço. Não esqueça também de aproveitar todas as vantagens que esse gesto tem a oferecer.Por fim, também não deixe de ler os outros artigos que foram publicados neste blog. Há muito conteúdo relacionado à psicanálise esperando por você!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 8 =