15 grandes livros sobre relacionamento afetivo

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Mesmo quem possui longas datas de relacionamento precisa, eventualmente, de uma guia para colocar a relação em alta. Com o tempo, acabamos “perdendo a mão” e nos acomodando na relação, ou entãonos afastando do parceiro. Assim, confira uma lista com 15 livros sobre relacionamento para ressignificar a relação.

“Em busca de nós mesmos”, Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez

Respectivamente filósofo e psicólogo, além de professores, a dupla indica fazer uma análise de como o mundo atual nos influencia. Com isso, o comportamento social dos relacionamentos é destrinchado na pós-modernidade. A ideia aqui é promover o autoconhecimento sobre o contexto atual a fim de se relacionar bem com os demais.

“101 coisas que não me contaram antes do casamento”, Linda e Charlie Bloom

Um dos grandes livros sobre relacionamento da lista faz uma proposta simplista para trabalhar as relações. De leitura fácil, carrega uma mensagem de autoajuda com base na experiência dos autores. Aqui são abordados temas como a adaptação da convivência e a relação com a família e os amigos após casados.

“Homem cobra, mulher polvo”, Içami Tiba

De forma humorada, o autor brinca com as representações dos gêneros durante o livro. Aqui, as relações carregam certo estigma quanto ao comportamento feminino e masculino, ainda que seja um bom entretenimento. O bacana é que os leitores podem se identificar facilmente com a proposta do livro diante do comportamento dos personagens.

“O livro do amor- Volumes I e II”, Regina Navarro Lins

Carregando um dos nomes mais apaixonados dos livros sobre relacionamento, esse funciona como um mapa do amor na história. A escritora, psicanalista e especialista em sexualidade identifica perfeitamente que a época em que vivemos influencia diretamente sobre nós. A relação é regida pelos tempos em que vivemos.

Além disso, faz um tratamento por diversos pontos da história sobre:

  • Casamento;
  • Fidelidade;
  • Questões quanto ao gênero.

“Por que os homens amam as mulheres poderosas?”, Sherry Argov

Embora não se comporte como um manual de conquista direto, o livro ajuda as leitoras a manterem a autoestima. A autora busca quebrar paradigmas a respeito da imagem sobre a mulher, comportamento e sucesso profissional. Ao fim, temos uma valiosa lição de que devemos ser autênticos e não mudar por ninguém.

“Casais inteligentes enriquecem juntos”, Gustavo Cerbasi

Fugindo do clichê de alguns livros sobre relacionamento, Gustavo Cerbasi indica que o casal deve caminhar juntos em qualquer direção. Em suma, o sucesso da relação depende de como as finanças são administradas. Ademais, a divisão de contas também pesa, visto que o descontrole disso descarrilha a relação. Um ótimo guia para a relação conjugal.

“A vida não é justa”, Andrea Pachá

A juíza utilizou de sua experiência na vara de família para criar contos reais sobre relacionamentos amorosos que se findavam. Aqui ela esclarece como divórcios e outras separações acontecem de fato. Fazendo um retrospecto da relação, a juíza caminha de trás para frente e destrincha as motivações da separação. Certamente, se trata de um livro com gatilho promissor.

“A carícia essencial”, Roberto Shinyashiki

O psiquiatra usa uma catapulta bem simples para construir a história: todos nós gostamos de nos sentir importantes na relação. Com base nisso, indica caminhos e sugestões de como fazer valer a empatia, que, segundo ele, é peça fundamental em um relacionamento. Isso vale para o amor, trabalho ou amizades.

“Como ter um casamento divertido”, Kathi Lipp

Um dos melhores livros sobre relacionamento defende que o casamento pode e deve ser divertido. A autora traz luz para a necessidade de um casal fazer valer o bom humor na relação. A ludicidade deve ser priorizada ao invés da seriedade constante que nos entregamos. Caso não a faça, a felicidade dos dois pode ser corrompida.

Leia Também:  Turismo de experiência: o que é?

“Relacionamento amoroso: como encontrar sua metade ideal e cuidar dela”, Ailton Amélio da Silva

Segundo Ailton, 9 entre 10 pessoas desejam a felicidade amorosa quando pensam em relações. Durante 10 capítulos, o terapeuta usa de sua experiência para dar valiosas sugestões aos leitores. Por conta disso, eles aprendem a serem melhores quando querem que a relação dê certo. Não o bastante, também mostra como escolher o parceiro ideal.

“Amar ou depender”, Walter Riso

Em suma, Riso fala da necessidade em superar o apego afetivo e moldar isso numa experiência saudável. Ele deixa bem claro que a entrega amorosa não encaixa com uma figura ausente em sua vida. Com isso, se deve ter respeito para ambas as partes. Segundo ele, existem alguns pontos a serem avaliados por quem ama de forma dependente:

O efeito da dependência

Walter indica que a dependência afetiva causa sofrimento com o passar do tempo. Além disso, a depressão pode tomar conta do sujeito, bem como em relações desgastadas.

Insegurança

De acordo com ele, a insegurança causada pela relação tóxica eclode ferozmente em algum momento.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


“A afetividade masculina”, Walter Riso

Aqui, Walter defende que o homem precisa ser educado emocionalmente e se afastar da imagem bruta construída pela sociedade. Como consequência, isso vai permitir melhorar suas relações com as mulheres, outros homens e crianças.

“A Função Do Orgasmo”, Wilhelm Reich

Um dos livros sobre relacionamento da lista trabalha diretamente a função da energia sexual como resultado de doenças. Segundo o autor, quanto mais reprimimos nossa sexualidade, mais doentes ficamos.

“Amar E Ser Livre”, Prem Baba

De forma simples e objetiva, Prem Baba indica que uma relação saudável e bem construída pode deixar o mundo melhor. Qualquer mudança externa, primeiro, deve ser feita internamente.

“Profecia celestina”, James Redfield

A ficção trata da história de um homem na própria busca espiritual. Oscilando entre o imaginário e real, indica que os companheiros devem respeitam a individualidade e emoções um do outro.

Considerações finais: livros sobre relacionamento

A lista acima com livros sobre relacionamento serve de parâmetro para avaliar o seu relacionamento. Com base nas propostas dessas leituras, será que a sua relação está tão bem quanto imagina? Se não, o que você pode fazer para melhorá-la? A resposta para algumas questões se encontra nas páginas acima.

Dê uma chance para a literatura entrar em sua vida e fazer algo positivo para você e seu parceiro. Quem sabe o que pode vir como consequência? É importante que você tente.

Ademais, procure por nosso curso de Psicanálise online. Com essa ferramenta, é possível avaliar as próprias motivações e a causa de determinados comportamentos que afetam a relação. Tome a iniciativa de melhorar um bem bastante precioso construído com quem ama.

Nosso curso é ofertado via internet para facilitar a inclusão de alunos de todo Brasil. Ainda que distantes, eles não ficam privados de aprenderem um rico conhecimento sobre a mente humana. Isso porque nossos professores os aproximam da proposta de nossas ricas apostilas, divididas em diversos módulos. Você nunca perderá nada e ainda pagará um preço acessível por isso.

Contate-nos já e reserve sua vaga em nosso curso de Psicanálise. Ademais, não esqueça de compartilhar os livros sobre relacionamento que indicamos para outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 8 =